17 de maio de 2015

Brasília: passeio de barco no Lago Paranoá


Ponte JK, Brasília, vista durante passeio de barco no Lago Paranoá
A Ponte JK, moldura do nosso passeio no Lago Paranoá, em Brasília

Em Brasília a gente costuma dizer que o céu é o nosso mar. O céu do Planalto é maior, mais perto e mais bonito que qualquer outro que eu já tenha visto. Mas nem esse mar figurado aplaca a minha saudade do um mar molhado e mergulhável, essencial a quem nasceu na beira da praia.

Essa falta quem supre é o Lago Paranoá, dono de um dos crepúsculos mais encantadores que conheço.

É por isso que fiquei super animada com a notícia do lançamento de um passeio no Lago Paranoá, o Lago Sunset Experience, promovido pela agência Experimente Brasília.

Blogueiros de viagem participam de passeio de barco no Lago Paranoá
Intrépidos navegantes: os blogueiros em ação 

A empresa foi uma das parceiras do #EncontroBSB, reunião de blogueiros de viagem que rolou em Brasília, no último fim de semana de abril (saiba mais aqui) e convidou a todos nós, 34 blogs participantes, para dar um passeio no Lago Paranoá e testar a atração.

Veja como foi: 

Passeio no Lago Paranoá, Brasília


Passeio no Lago Paranoá, Brasília
A escuna Maria, Maria é segura e confortável

Lago Paranoá, o mar de Brasília

Não sei se você sabe, mas o Lago Paranoá é artificial, resultado do represamento das águas do Rio Paranoá.

Esse foi o recurso encontrado pelos construtores de Brasília para amenizar a secura deste nosso pedaço de mundo.

Quando eu vim morar em na cidade, achava esse nosso "mar interior" — o Lago Paranoá tem 48 quilômetros quadrados e cerca de e 80 km de perímetro — muito subutilizado pela falta de opções à beira d'água e pela poluição que sempre desencorajou o mergulho naquelas águas.

Para quem não integra o seleto clube dos donos das 11 mil embarcações registradas em Brasília (terceira frota náutica do país), o jeito mais comum de aproveitar o Lago Paranoá eram os muitíssimos bares instalados nos diversos complexos de lazer de suas margens.

Escuna Maria, Maria, que faz passeios no Lago Paranoá
A Maria, Maria pronta pra zarpar. Ela foi construída em Camamu, Bahia

A poluição do lago vai sendo pouco a pouco resolvida — já há vários trechos recomendáveis ao banho — e, felizmente, as atividades aquáticas começam a se diversificar e a ficar mais acessíveis, como atesta a multiplicação de locais para a prática de stand up paddle (nova febre em Brasília) e remo.  

O passeio no Lago Paranoá a bor de uma escuna, portanto, é super bem vindo, uma alternativa mais relaxada para quem quer curtir as águas de um jeito mais contemplativo.

Como é o passeio de escuna no Lago Paranoá

O passeio Lago Sunset Experience é feito na escuna Maria, Maria. Essa embarcação foi construída em 1987, em um estaleiro de Camamu (BA), seguindo a tradição da carpintaria naval dos saveiros do Recôncavo Baiano.

A Maria, Maria navegou muito tempo na região de Paraty e está em Brasília desde 2010.

Passeio Lago Sunset Experience, no Lago Paranoá

Além da expertise dos construtores baianos, que é sempre uma garantia (vocês não imaginam como essa Fragata é exigente com barcos, 😊) a escuna pareceu muito bem cuidada e segura. Ela tem capacidade para 50 passageiros.

Embarcamos para nosso passeio no Lago Paranoá começou no Píer do Coco Bambu (SCES Trecho 2) , do ladinho da L4 Sul (Avenida das Nações, para os de fora).

Como diz o nome, a ideia da Lago Sunset Experience é levar os passageiros para apreciar o pôr do sol nas águas do Lago Paranoá. É um programinha bem relax, com direito a serviço de bar, musiquinha agradável e a contemplação de Brasília por um ângulo que a gente raramente tem a chance de enquadrar.

Blogueiros de viagem em passeio de escuna pelo Lago Paranoá
Blogueiros participantes do #EncontroBSB curtindo o fim de tarde no lago

O que eu mais gostei no passeio foi a chance de namorar a Ponte JK, que eu acho linda, bem de pertinho (a escuna passa sob ela, indo e voltando no trajeto pelo lago), com direito a bebericar Aperol Sritze 😉.

Para ver as datas, preços e horários, consulte o site da Experimente Brasília.

Participei do passeio de barco no Lago como convidada da Experimente Brasília, que foi uma das patrocinadoras do #Encontro BSB. Como sempre, as opiniões expressas no post refletem a minha experiência durante a atividade.

#EncontroBSB de blogueiros de viagem

#EncontroBSB
Brasília, 24 a 26 de abril de 2015

Organização: Camilla Kafino (blog Ensaios de Viagem)
Apoio: Camila Torres ( blog Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (blog Nós no Mundo).
Patrocínio: Melhores Destinos e Experimente Brasília


Blogs participantes 
A Fragata Surprise . Across the Universe . AnnaBeatrip
As Peripécias de Uma Flor . Blog da Glacy . Blog Viajando por Aí Camelo Bike Tour . Colecionando Ímãs . Colecionando Viagens . De Uns Tempos pra Cá 
Dicas e Roteiros de Viagens . Espacinhos . Férias de Mochila . Guia Mundo Afora 
Janela ou Corredor Melhores Destinos . My Destination Anywhere . Na Muchila 
Nathalia Depolo . Nerds Viajantes Nós no Mundo . Olhar de Viajante 
Outros Ares . RêVivendo Viagens TipTrip Viagens 

Passeio de barco ao pôr do sol no Lago Paranoá

Brasília na Fragata Surprise

A Copa do Mundo na esquina de casa



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário