26 de dezembro de 2023

Restaurantes e cafés no Rio de Janeiro

Pulpitos con cremoso da Boutique do Mar, uma excelente pedida na Gávea

Paul McCartney é um belo pretexto gastronômico. Aproveitei a temporada em torno do show de Macca no Maracanã para experimentar ótimos restaurantes e cafés no Rio de Janeiro. Afinal, entre um nanananá e um ho-hey-ho, todo mundo precisa se alimentar, né?

Foram cinco dias no Rio, com direito a um show espetacular — como sempre, porque Macca não erra — e algumas refeições memoráveis. Escolhemos restaurantes e cafés no Rio de Janeiro com culinárias, propostas e faixas de preço bem variadas, do tradicional ao moderninho, em diversos bairros.

Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
Show de Paul McCartney no Rio de Janeiro em 2023
Macca no Maraca e (no alto) a vista sempre linda do Forte de Copacabana, grande lugar para o café da manhã

Entre os restaurantes em Copacabana, teve o excelente libanês Basha, o tradicional Cervantes, o totalmente raiz Galeto Sat’s e o modernoso Venga Chiringuito. Na Lapa, as delícias do Restaurante Lília. Na Gávea, nos esbaldamos na cozinha mediterrânea da Boutique do Mar.

Na lista de cafés e confeitarias, morremos de paixão pelos doces da Frédéric Epicerie (no Leme), curtimos a clássica Confeitaria Colombo (na filial instalada no CCBB, no Centro), e amamos o café da manhã com vista para o mar do Café 18 do Forte, no Forte de Copacabana.

Feirinha da Gávea na Praça Santos Dummont no Rio de Janeiro
Biscoitos Globo no Rio de Janeiro
Por falar em gastronomia carioca, pra mim não existe praia no Rio sem bishcoitos Globo. No alto, a feirinha de domingo na Praça Santos Dummont, na Gávea, cheia de opções simpáticas de comidinhas

E, como não poderia faltar sorvete — ainda mais no calor de 37 graus que chegou a fazer no Rio durante nossa temporada — experimentamos a Momo Gelato do Copacabana Palace e o delicioso sorvete sem lactose da Hoba Sorveteria, que funciona em Botafogo, mas mantém uma barraquinha na Feirinha da Gávea, ao domingos.

Veja como foi essa temporada de Paul McCartney, restaurantes e cafés no Rio de Janeiro.

Restaurantes e cafés no Rio de Janeiro

6 restaurantes no Rio de Janeiro

Restaurante libanês Basha no Rio de Janeiro
Almoçamos divinamente no Basha, um restaurante libanês de responsa

Restaurante Basha
Avenida Nossa Sra. de Copacabana nº 198 (esquina com Rua Ronald de Carvalho). Metrô Cardeal Arcoverde a 500 metros.

🕒 Horário: diariamente, das 10h às 23h.

O restaurante libanês Basha fica ali quietinho, em uma esquina de Copacabana, pronto pra seduzir os fregueses com pequenas perfeições. O lugar é simples, com mesas ao ar livre e um salão climatizado, tem serviço muito simpático e a comida é de fazer a gente sair flutuando.

Pra começar, pedimos o Combinado Basha (R$ 95), uma bandeja com mini-quibes, mini-esfihas, falafels, homus, babaganoush (a pastinha de berinjela servida com romã fica um escândalo de gostosa), tabule e cesta de pães. Cada item estava simplesmente irretocável.

Restaurante libanês Basha no Rio de Janeiro
O delicioso combinado Basha. E a romã é um toque sublime no babaganoush
Pão torradinho, temperado e com sementonhas de gergelim, hummm
O quibe cru foi pedido por pura gula e estava delicioso

Teria sido o suficiente para saciar os três glutões que éramos. Mas ainda pedimos meia porção de quibe cru (R$ 35), porque ninguém queria que uma refeição tão deliciosa acabasse. E o quibe estava delicioso.

Restaurante libanês Basha no Rio de Janeiro
Uma refeição tão boa teria mesmo que ser arrematada com docinhos irresistíveis, como o bolo de semolina (no alto) e a baclava aberta

E ainda nos acabamos nas sobremesas de doces árabes (R$ 15 cada), como o inenarrável bolo de semolina e uma de baclava de responsa.

Veredito: o Basha é um show de bola.

Restaurante Boutique do Mar no Rio de Janeiro
Botamos o cardápio da Boutique do Mar na roda e tudo que provamos estava perfeito

⭐Boutique do Mar
Praça Santos Dumont nº 6b, Gávea

🕒Horário: de quarta a domingo, do meio-dia às 18h.

Depois de dar uma volta pela agradável Feira da Gávea, na Praça Santos Dumont (tem antiguidades, artesanato e comidinhas da Feira da Junta Local), nada melhor do que emendar com um almoço na Boutique do Mar, restaurante despojado, com mesinhas na calçada (algumas delas dispostas em um pequeno deque de madeira), e uma cozinha simplesmente espetacular.

Restaurante Boutique do Mar no Rio de Janeiro
Esta é uma fortíssima candidata a melhor casquinha de siri da minha vida
Mexilhões, pastel de camarão e ostras: farra de entradas

Nosso almoço na Boutique do Mar foi, provavelmente, a melhor refeição que fizemos nesta temporada no Rio de Janeiro. Provamos várias opções do cardápio, que muda a cada dia, de acordo com que o chef Márcio Dantas encontra na feira e, por isso mesmo, é anotado em um lousa exposta na calçada.

A inspiração do cardápio é toda mediterrânea — o chef trabalhou muito tempo em Barcelona. E haja inspiração, porque rigorosamente nada do que provamos estava menos do que delicioso. Antes de pedir, Rita, dona da casa e casada com o chef, explica todos os pratos e já aguça o nosso apetite.

Restaurante Boutique do Mar no Rio de Janeiro
Robalete com batatas fritas: chora, fish and chips
O cardápio é anotado na lousa, porque muda todo dia

Começamos com as ostras cruas (R$ 9 a unidade), emendamos com os mexilhões no vinho (R$ 59), pastel de camarão (R$ 17) e com as casquinhas de siri mais gostosas da minha vida (R$ 23 cada).

Como pratos principais, que nosso grupo de quatro pessoas compartilhou fraternalmente, como tira-gostos, fomos de pulpitos con cremoso (um purê de batas super aerado e passado por um sifão, R$ 96) e o robalete com batatas fritas (R$ 69), uma versão praiana do fish and chips que deixaria muito britânico com vontade de se mudar para o Rio (como se não bastassem todos os outros motivos pra isso).

A Boutique do Mar não é um restaurante barato, como vocês puderam ver. Mas nossa refeição valeu cada centavo.

Restaurante Lília no Rio de Janeiro
Lília: ótima cozinha na Lapa

Lília Restaurante
Rua do Senado nº 45, Lapa. Metrô Carioca a 700 metros.

🕒Horários: segundas das 11:30h às 15h. De terça a sábado 11:30h às 15h e das 19:30h às 22:30h. Convém fazer reserva.

Prepare as panturrilhas, porque subir a escadaria íngreme do velho sobrado da Lapa, onde funciona o Lília Restaurante, vai valer muito a pena.

A focaccia do couvert
Abobrinha defumada
Carne crua com massago
Rillette de copa-lombo

Foi nesta casa, tocada pelo chef Lúcio Vieira, que fizemos outra grande refeição desta temporada no Rio de Janeiro. O Lília Restaurante tem decoração rústica nos dois salões — no primeiro e no segundo pavimento — com pé-direito muito alto, ar-condicionado na temperatura exata e atendimento profissionalíssimo.

No almoço, a casa oferece um menu em quatro etapas, a R$ 118. Tem a focaccia de couvert e até quatro opções de entrada, prato principal e sobremesa — algumas das alternativas têm cobrança adicional.

Lília Restaurante no Rio de Janeiro
Adoro o pé-direito alto dos velhos casarões

Este ano, o Lília Restaurante passou a funcionar também para o jantar, com menu degustação (R$ 380,00) de onze etapas. Um irmão do restaurante, o Bistrô Lília, funciona no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB-Rio.

Como entrada, pedimos abobrinha defumada com creme de queijo boursin, vinagrete de castanha de caju e rúcula, a rillette de copa-lombo defumado com creme de palmito pupunha e cebola assada e a carne crua (adicional de R$ 30) com pasta de alho, picles de cebola e massago. Estavam todos ótimos.

Lília Restaurante no Rio de Janeiro
Bife ancho com shitake e batatas

Lula na brasa com batata-baroa

Frango defumado com purê de abóbora

Lília Restaurante no Rio de Janeiro

Risoto de tomate seco com cogumelos

Na hora dos pratos principais, nos dividimos a pedir as quatro opções do cardápio e, claro, todo mundo provou a escolha de todo mundo. Eu fui de risoto de tomate seco com cogumelos, parmesão e couve-flor.

Mas belisquei e aprovei a sobrecoxa de frango defumado com purê de abóbora, a lula na brasa com batata-baroa (adicional de R$ 58) e o bife ancho com shitake e batatas (adicional de R$ 52).

Lília Restaurante no Rio de Janeiro

As sobremesas também estavam notáveis: os morangos assados com creme de iogurte e chocolate branco, a queijadinha de queijo coalho com paçoca de castanha de caju e a ganache de chocolate branco queimado com caramelo de cupuaçu.

Como não vi um elevador, acredito que as escadarias do Lília Restaurante sejam um limitador ao acesso de quem tenha alguma dificuldade de locomoção menos leve.

Restaurante Galeto Sat's no Rio de Janeiro
Galeto Sat's: gostoso, farto, barato e aberto até as 4h da madruga

⭐Galeto Sat's
Rua Barata Ribeiro nº 7, Loja D, Copacabana. Metrô Cardeal Arcoverde a 500 metros.

🕒 Horários: de domingo a quarta, do meio-dia às 4h da manhã. De quinta a sábado, do meio-dia às 5h da manhã.

Quem disse que você precisa quebrar o porquinho pra comer bem no Rio de Janeiro? Os santíssimos bares, botequins e restaurantes da velha guarda estão lá para provar que é perfeitamente possível fazer uma boa refeição sem gastar os olhos da cara. Um deles é o Galeto Sat’s, vizinho do classiquíssimo Cervantes.

Restaurante Galeto Sat's no Rio de Janeiro
O Sat's é meio botecão, meio restaurante da velha guarda e serve um galeto de responsa

Foi lá que almoçamos no nosso último dia no Rio — um almoço pra lá de tardio, com todo mundo verde de fome. E ficamos satisfeitíssimos com os suculentos galetos na brasa que aterrissaram em nossa mesa em duas versões: a clássica (sem molho), e a receita da casa, com molho de laranja e muito alho.

Com acompanhamento de arroz, farofa de ovo e batatas fritas, o tal do franguinho bate um bolão. Gastamos R$ 60 por cabeça e adoramos o almoço.

Restaurante Cervantes no Rio de Janeiro
Cervantes depois de ver Macca: a fome era tanta que nem deu pra mandar afastar as mãozinhas pra fazer a foto

⭐ Cervantes
Avenida Prado Júnior nº 335, Loja B, Copacabana. Metrô Cardeal Arcoverde a 500 metros.

🕒Horários: Diariamente, das 10 às 5h da manhã.

A esta altura, já virou uma tradição da família ir jantar no Cervantes depois de assistir a um grande show de Rock no Rio de Janeiro.

O fato de a casa ficar aberta até as 5h da matina contribui para a preferência. Mas o que nos fisgou, de verdade, foram os alhinhos crocantes que caem como confete sobre o ótimo filé à Oswaldo Aranha servido lá. E o que dizer do ponto da carne, tostadinha por fora e quase mugindo por dentro?

Restaurante Cervantes no Rio de Janeiro
Não é que eu seja uma tarada carnívora. Eu gosto mesmo é desse alho torradinho e crocante 😉

Sou freguesa do Cervantes há algumas décadas — duvido que haja um boêmio, residente ou de passagem pelo Rio, que nunca tenha parado para a saideira e um legendário sanduíche de pernil com abacaxi (R$ 36), depois que todos os outros botecos do mundo empilharam as cadeiras à sua volta.

Talvez por isso o Cerva seja tão frequentemente citado aqui na Fragata — e sempre com muito amor.

Como tradição é tradição e a gente respeita, lá fomos nós destruir os filés à Oswaldo Aranha do Cervantes (R$ 165) depois do show de Paul McCartney (aproveite que tem uma estação de metrô bem pertinho e dá pra ir do Maracanã até lá sem muito perrengue).

Na chegada, encontramos uma fila razoável — pensa que só nós somos espertos? —, mas nada desesperadora. Em cerca de 40 minutos, com direito a pastéis servidos na calçada como cortesia da casa, já estávamos a caminho da nossa mesa.

O prato de filé à Oswaldo Aranha, acompanhado de farofa de ovo e batatas fritas, é pensado para duas pessoas, mas é capaz de alimentar até três seres civilizados — o que nós, definitivamente, não somos. A refeição estava tão boa que desapareceu sem deixar rastro em questão de minutos. Depois do próximo show no Rio, estamos lá de novo.

Venga Chiringuito no Rio de Janeiro
Venga: comidinhas espanholas com a brisa de Copacabana

⭐Venga Chiringuito
Avenida Atlântica nº 3880, Copacabana (esquina com Rua Francisco Sá). Metrô Cantagalo a 1,2 km. A rede tem ainda um restaurante em Ipanema e um bar de tapas no Leblon. Veja os endereços no site do Venga.

🕒 Horários: de domingo a quinta, do meio-dia à meia-noite. Sexta e sábado, do meio-dia às 00:30h.

Experimentei o Venga Chiringuito na nossa primeira noite desta temporada no Rio. Estava hospedada pertinho e a paella da casa tinha sido muito bem recomendada por uma amiga filha de espanhol e assídua frequentadora da pátria paellera.

Venga Chiringuito no Rio de Janeiro

Postado no calçadão da Avenida Atlântica (o que, em geral, não é um bom indicador pra quem quer comer bem), Venga Chiringuito é um lugar bem simpático, com boa trilha sonora, serviço atencioso e comida gostosinha.

Pedimos croquetes de bacalhau (R$ 32), pra acompanhar as bebidas. Depois foi a vez da paella marinera (R$ 120) que estava muito correta, mas não matou minhas saudades da Espanha.

3 Cafés e confeitarias no Rio de Janeiro

Frédéric Epicerie, confeitaria no Rio de Janeiro
As delícias da Frédéric Epicerie, como essa torta de pistache, ficam escondidinhas em uma rua sossegada do Leme

⭐Frédéric Epicerie
Rua Gustavo Sampaio nº 802, Leme (esquina com Rua Antônio Vieira).

🕒 Horários: de terça a quinta das 8h às 19h. Sextas e sábados das 8h às 21h. Domingos das 8h às 19h. Fecha às segundas.

Aberta em 2019, a Fèdéric Epicerie é mais famosa por seus chocolates, arte do chef belga Frédéric de Maeyer — e a gigantesca mousse de chocolate com caramelo salgado e crumble de speculoos (R$ 29), pedida por minha sobrinha Carolina, honrou a tradição da casa.

Pequenininha e quase escondida no térreo de um edifício residencial de uma rua tranquila do Leme, a Frédéric Epicerie funciona como um bistrô/café, dependendo da hora do dia e da vontade do freguês.

Pequena e aconchegante, a Frédéric Epicerie serve delicinhas como a mousse de chocolate e esse sensacional bolo de nozes com damascos

Nós, por exemplo, fomos até lá para a sobremesa, depois do lauto almoço na Boutique do Mar, e amamos a torta de pistache, o brigadeiro (R$ 10) e o bolo de nozes com damascos (R$ 19). Essas belezuras que você vê nas fotos agradam muito ao olhar, mas fazem ainda mais bonito com o paladar, também.

O cardápio da casa passa pelos chocolates, pães, sanduíches, doces — o mini-éclair de limão siciliano (R$ 12) é famoso — e tem um menu executivo para o almoço que custa R$ 89, com entrada, prato principal e sobremesa, com opções muito tentadoras.

Mas tudo isso eu vou provar nas próximas visitas. Por enquanto, fica a memória dos doces deliciosos que provamos nesse primeiro encontro.

Confeitaria Colombo no CCBB Rio de Janeiro
Depois das exposições, que tal repor as energias com os docinhos da Colombo no CCBB?

⭐Confeitaria Colombo no CCBB

Rua Primeiro de Março nº 66, Centro. Metrô Uruguaiana a 700 metros e Estação Candelária do VLT a 300 metros.

🕒 Horários: de quarta a segunda, do meio-dia às 18h. Fecha às terças-feiras.

Falar da Confeitaria Colombo é até uma redundância, né? A casa, afinal, é uma tradição inaugurada em 1894 e, desde então, um xodó carioca. Sua sede original na Rua do Ouvidor, é uma atração turística inescapável, com uma das mais belas decorações Belle Époque que a gente tem no Brasil.

Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro
O CCBB tem sempre uma programação legal

Sou fã da Colombo original e da Colombo do Forte deCopacabana, mas ainda não tinha experimentado a unidade que funciona desde 2017 no Centro Cultural Banco do Brasil.

E achei genial a ideia de me acabar nos docinhos do casa depois de alimentar o espírito em uma das sempre interessantes exposições em cartaz no CCBB — no caso desta temporada, a bela Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz até 29 de janeiro de 2024.

Esta tartelete de limão (R$ 13,90) que você vê na imagem estava ótima.

Café 18 do Forte no Rio de Janeiro
18 do Forte: baita café da manhã com uma vista deslumbrante

Café 18 do Forte
Praça Coronel Eugênio Franco nº 1, Posto 6, Forte de Copacabana
. Metrô General Osório a 1,5 km.

🕒Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h. O ingresso no Forte de Copacabana custa R$ 10, com meia-entrada (R$ 5) para professores da rede pública, estudantes, maiores de 60 anos e portadores da ID Jovem. Se você seguir o Forte no Instagram, a entrada é gratuita.

Por falar em Colombo e Forte de Copacabana, desta vez a gente resolveu variar a programação — mas não muito. O café da manhã especial desta temporada no Rio foi no vizinho da velha confeitaria, o Café 18 do Forte, que oferece a mesma vista de rasgar a roupa de suas mesinhas postadas junto à balaustrada da fortaleza.

E não só a vista, mas um café da manhã de responsa.

Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
Café da manhã no Forte de Copacabana, pra o dia nascer feliz

O Café 18 do Forte tem um menu alentado, que vai do sanduíche ao waffle belga, passando pelo bagel, ovos mexidos e bolinho de bacalhau.

Mas, aparentemente, a estrela da casa é mesmo o Café do Forte (R$ 156), para duas pessoas — nós éramos três e não demos conta de tudo — e no qual todos os itens, rigorosamente, estavam excelentes.

A lista de itens do café da manhã é vasta: são quatro opções de bebidas para escolher (café espresso, filtrado, capuccino ou chocolate quentes), acompanhadas de pães, manteiga, pasta de avocado, frios, pães de queijo canastra, bolos, iogurte com granola e frutas, bolinhos de chuva com geleia e doce de leite...

Como já disse, tudo estava sensacional, mas é preciso destacar os ovos mexidos com farofa de bacon e o bolo de laranja, que me fez suspirar.

Bonus track:
2 sorveterias no Rio de Janeiro

Momo Gelato, sorveteria no Rio de Janeiro
Aloka do sorvete aprovou o gelato de chocolate belga com uísque da Momo

Momo Gelato
Avenida Atlântica nº 1702, Copacabana (térreo do Copacabana Palace). Metrô Cardeal Arcoverde a 450 metros. A rede tem outros endereços no Rio na Tijuca, Ipanema, Leblon e Shopping da Gávea).

🕒Horários: de domingo a quinta, do meio-dia às 22h. Sextas e sábados, do meio-dia às 23h.

É claro que não haveria um post sobre comida aqui na Fragata sem que aloka do sorvete cite suas aventuras geladas, né?

A Momo Gelato tem vários endereços no Rio e até uma loja recentemente inaugurada em São Paulo, na Rua Oscar Freire. A unidade que funciona no térreo do Copacabana Palace tem a vantagem do sorvete com vista pra o mar, uma combinação tão perfeita quanto acarajé e coca-cola.

Eu tinha ouvido muitos elogios aos sorvetes Momo sem lactose — eu sempre prefiro sorvete de frutas, sem leite, coisa de paladar baiano cultivado na Sorveteria da Ribeira. Mas, na hora H, acabei seduzida pelo gelato de chocolate belga com uísque, que estava muito gostoso. Merece destaque especial a casquinha de biscoito, super crocante, fantástica. Da próxima vez, vou experimentar o sorbet de caju com água de coco.

Os preços da Momo Gelato começam em R$ 21 para o copinho/casquinha menor, com até dois sabores, na linha básica de sorvetes da casa.

Sorvetes Hoba no Rio de Janeiro
O sorvete de amoras da Hoba me fez levitar

Sorvetes Hoba

Rua Fernandes Guimarães nº 49, Botafogo. Metrô Botafogo a 1 km

🕒 Horário: diariamente, das 11h às 20:45h

No calorão que estava fazendo no Rio, você nem imaginam a felicidade que eu senti ao experimentar o sorvete de amora da Hoba Sorvetes (R$ 15 o copinho).

A casa fica em Botafogo, mas o feliz encontro aconteceu na Feirinha de domingo da Praça Santos Dumont, na Gávea, onde a Hoba mantém uma barraquinha muito providencial.

Os sorvetes da Hoba são totalmente veganos, não levam nadinha de leite, o que os torna ainda mais fresquinhos e ressalta o sabor das frutas — eu sou fã das notas mais azedinhas e amora é uma das minhas paixões. E tem outros sabores tentadores, como manga e mousse de maracujá. Os chocólatras não ficam órfãos: tem sorvete de cacau, feito com leite de castanha de caju.

Comer e beber no Rio de Janeiro

Todas as dicas do Rio de Janeiro (post índice)

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.