13 de abril de 2016

Colômbia: o Museu do Mosteiro Ecce Homo

Pátio do mosteiro colonial de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Claustro do Mosteiro de Santo Ecce Homo, do Século 17

Anote no seu caderninho: quando você for curtir os encantos de Villa de Leyva (meu novo xodó na Colômbia), vale a pena encarar 13 quilômetros de estrada estreita e mal conservada para conhecer um pequeno tesouro colonial, o Mosteiro de Santo Ecce Homo, do Século 17.

O mosteiro, hoje um museu, é um testemunho dos primórdios da presença espanhola na Região de Boyacá. Fica em um vale sossegado, de vegetação retorcida e terra esturricada que lembra um pouco o Semiárido brasileiro.

Fachada da igreja do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
A fachada do Mosteiro de Ecce Homo sofreu muitas alterações ao longo do tempo, mas a entalhada na entrada da igreja, em pedra entalhada, é original

Fundado pelos dominicanos em 1620, o Mosteiro de  Ecce Homo hoje é um passeio imperdível para quem gosta de arquitetura e arte colonial.

O acervo do Museu do Mosteiro Ecce Homo tem ênfase na arte sacra dos séculos 17 e 18, mas o melhor da visita é percorrer o belíssimo edifício e aprender um pouquinho sobre o processo de colonização do Vice-Reino de Nova Granada, que abarcava os atuais territórios da Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá.

Veja como foi a visita e como chegar ao Mosteiro de Ecce Homo:



Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia

Igreja do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
O altar-mor da igreja do Mosteiro de Ecce Homo

O que ver nessa visita:
⭐ O claustro do Mosteiro de Ecce Homo
A fachada externa de Ecce Homo, muito simples, não dá pistas para o que vamos encontrar no interior do mosteiro. 

O primeiro encantamento é com o claustro de inspiração renascentista do mosteiro, muito florido, onde alguns totens pré-colombianos convivem com peças fósseis encontradas na região e imagens sacras.

Mosteiro colonial de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
As colunas que sustêm as arcadas em torno do claustro teriam sido trazidas de um sítio pré-colombiano das redondezas. À direita, um típico confessionário colonial da Colômbia

Historiadores acreditam que as colunas das arcadas que circundam o pátio do claustro do Mosteiro de Ecce Homo tenham sido pilhadas do observatório astronômico pré-colombiano El Infiernito, que fica nas proximidades.

O poço, no centro do claustro, dá um toque ainda mais bucólico à cena, mas ele é uma adição recente, acrescentado em uma reforma de 1966.

Capela do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Púlpito e coro da igreja do mosteiro

⭐ A Igreja de Ecce Homo
Outro ponto alto é a igreja do mosteiro de Ecce Homo, em estilo mudéjar, com um magnífico altar dourado, do Século 17.

Contribuem para o efeito cênico da igreja o intrincado jogo das vigas de madeira nobre que sustentam o teto, a beleza do coro e do púlpito em madeira. Uma capela lateral também exibe um altar precioso.

Altar barroco na capela do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Só o altar-mor da igreja já valeria a visita

Fóssil de uma cobra no Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Fóssil de uma cobra encontrado na região - pelo tamanho, deve ser uma ancestral da sucuri

Os mosteiros na colonização da Colômbia
Desde o início da colonização espanhola na América, as ordens religiosas costumavam vir na esteira dos soldados, reforçando o domínio militar do território com a conquista das almas dos povos locais.

Na região de Boyacá, onde ficam Villa de Leyva e Ecce Homo, os jesuítas e dominicanos eram as ordens mais presentes. Essas ordens trataram de estabelecer vários mosteiros, voltados para esse processo de conversão dos indígenas ao cristianismo.

O Mosteiro de Ecce Homo, por exemplo, tinha uma “Escola de Deus” destinada às crianças nativas.

Museu do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Recriação da oficina de tecelagem do mosteiro. Acima, à direita, calçados de palha trançada usados pelos indígenas da região

Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Instrimentos da lida: junta de bois, pedra de moinho, embornais e outros utensílios. Abaixo, a simplicidade da cela de um dominicano

Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia


Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Além de ofícios práticos e doutrinação religiosa, os dominicanos também ensinavam artes aos indígenas. Essas peças foram produzidas no mosteiro

Os mosteiros do Vice-Reino de Nova Granada (ao qual pertencia o território da atual Colômbia) guardavam alguma correspondência com as missões jesuíticas estabelecidas no Sul do nosso continente.

Eram unidades que visavam à autossuficiência, com plantações e oficinas e onde se pretendia evangelizar e ocidentalizar a população indígena, apresentando-as, também, às técnicas produtivas trazidas do Velho Mundo.

O grande diferencial, talvez, tenha sido a governança dessas unidades religiosas: nos mosteiros, mandavam apenas os padres, ao contrário das missões jesuíticas, que tinham um governo civil indígena.

Altar do Século 17 no Museu do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Altar do Século 17 em uma capela do mosteiro

Um pouco dessa história está representada em vários ambientes recriados nas salas que cercam o claustro do Mosteiro de Ecce Homo, onde estão expostos utensílios usados na lavoura e nas oficinas, além de aspectos da vida religiosa.

As antigas capelas do Rosário, Ecce Homo e da Crucificação exibem ricas peças litúrgicas e uma interessante coleção de imagens sacras usadas em procissões e outras celebrações religiosas.

Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Coleção de imagens sacras do mosteiro usadas em procissões e outras celebrações

Arte sacra colonial no Museu do Mosteiro Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia


Objetos sacos expostos no Museu do Mosteiro Ecce Homo
Objetos sacros e litúrgicos expostos na Sacristia e na Capela da Crucificação

A imagem de Ecce Homo
A peça mais famosa do mosteiro já não está lá. É o quadro Ecce Homo, que deu o nome ao local.

A obra foi pilhada durante o Saque de Roma de 1527 — quando as tropas do Sacro Império Romano-Germânico do espanhol Habsburgo Carlos V fizeram uma razia na cidade eterna — e trazida para Nova Granada por um soldado, pai do patrocinador do Mosteiro de Ecce Homo.

Quando chegou a vez do mosteiro ser saqueado, a tela foi roubada e levada para a cidade de Sutamarchán, a 13 km, onde está até hoje.

Ecce Homo, em latim, significa “eis o homem", a frase usada por Pilatos para apresentar Cristo, já prisioneiro, à turba que definiu sua crucificação. Jesus é representado com a coroa de espinhos, uma ironia de seus captores romanos com a suposta afirmação de que ele seria “rei” dos judeus.

Exposição de peças sacras coloniais na Sacristia do Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia
Acervo de objetos sacros e litúrgicos exposta na Sacristia (acima) e na Capela da Crucificação


Exposição de peças sacras coloniais na Capela da Crucificação do Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia


Um pouco da história do Mosteiro de Ecce Homo
A missão primordial do Mosteiro de Ecce Homo, instalado bem distante das povoações da área, era servir de retiro para os frades mais velhinhos da Ordem Dominicana que atuavam na província de Boyacá.

O sossego do mosteiro só durou até o início das turbulências políticas do Século 19 e as lutas pela independência da Colômbia.

Cemitério do Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia
O cemitério do Mosteiro de Ecce Homo

O Mosteiro de Ecce Homo foi ocupado diversas vezes pelas várias facções em luta, que o utilizaram como quartel e depósito.

Ecce Homo teve que esperar quase 100 anos para reconquistar sua tranquilidade monástica. Hoje, apesar de transformado em museu, ainda tem vida religiosa e alguns frades residentes.

Claustro do Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia


Mosteiro do Santo Ecce Homo - dicas práticas

Onde fica: Vereda do Vale de Ecce Homo, área rural do município de Sutamarchán, a 13 km da Villa de Leyva.

Horário de abertura: de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Preço: entrada gratuita.

Refeitório do mosteiro colonial de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Refeitório do mosteiro

Como chegar ao Mosteiro de Ecce Homo
Para quem está de carro, é bem tranquilo ir da Villa de Leyva até o mosteiro, é só pegar a estradinha Leyva-Moniquirá e prestar atenção à placa que indica a entrada para Ecce Homo.

Não há transporte público ligando Villa de Leyva a Ecce Homo. Eu fiz esse passeio com um táxi indicado pelo hotel.

Claustro do Mosteiro de Ecce Homo, Colômbia


Por 150.000 COP (cerca de R$ 180), o motorista contratado me levou a algumas atrações nos arredores de Leyva (Observatório Astronômico El Infiernito, Museu El Fosil, Pozos Azules e ao mosteiro).

Fica salgado pra quem está viajando sozinha, mas o observatório astronômico e Ecce Homo valem muito a pena.

Claustro do Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário