15 de outubro de 2013

Jane Austen em Bath: dois cenários de romance


Termas Romanas de Bath
As Termas Romanas, atração mais conhecida de Bath. Ao fundo, a torre da abadia medieval da cidade

Quer se sentir dentro de um romance como Orgulho e Preconceito e Persuasão? Então você precisa conhecer Bath, no Sul da Inglaterra, a cerca de 1h30 de Londres.

E não pode perder a visita a dois lugares que evocam mais fortemente a presença de Jane Austen em Bath: as Termas Romanas e os Assembly Rooms.

Pump Room das Termas Romanas de Bath, Inglaterra
O Pump Room das Termas Romanas era onde a alta sociedade de Bath se encontrava para tomar as águas, tidas como medicinais. Aqui também eram feitos negócios, casamentos e fofocas. O local é cenário de várias páginas de Jane Austen

Bath inteirinha evoca páginas de romance. A arquitetura muito bem preservada da cidade rende lindos passeios. Mas as Termas Romanas e os Assembly Rooms são essenciais para quem quer seguir a trilha de Jane Austen, já que foram palco de momentos cruciais de Persuasão (meu livro favorito dela) e de boa parte da ação de A Abadia de Northanger.

As Termas Romanas e os Assembly Rooms são tão bonitos e cheios de história que nem precisavam ser cenário de romance pra entrar na sua lista de motivos para ir a Bath. Veja as dicas:


2 cenários de Jane Austen em Bath


Termas Romanas de Bath, Inglaterra
Detalhe de um dos salões do edifício georgiano das Termas de Bath

⭐ Termas Romanas de Bath
🏠 Abbey Church Yard

🕒 Diariamente, das 9h às 18h (em julho e agosto, até as 22h). No inverno, das 9:30 às 17:30.

💲 Os ingressos para uma única visita custam £12,75 (£13,25 em julho e agosto), mas há passes para a temporada e tarifas para famílias.

Cheque os preços no site (The Roman Baths). Vale muito a pena comprar o bilhete combinado para a visita aos Assembly Rooms (£16,25).


Great Bath, piscina romana nas Termas Romanas de Bath, Inglaterra
O Great Bath, a antiga piscina de águas quentes do spa romano

Great Bath, piscina romana nas Termas Romanas de Bath, Inglaterra

As Termas de Bath são a construção romana mais preservada da Inglaterra. A origem do local é o culto celta à deusa celta Sulis, que era praticado em torno da fonte de água que chega à superfície numa temperatura de 46º C.

Aos conquistarem a região que hoje é Somerset, no Século 1º d. C., os romanos, como era habitual, incorporaram a deusa Sulis a seu panteão, identificando-a como Minerva.

Também construíram um spa requintado, que caiu no gosto de vários povos que sucederam os romanos no controle da cidade. Basta dizer que as Termas Romanas de Bath funcionaram até a metade do Século 20, quando o lugar foi transformado em museu.

Termas romanas de Bath


A imagem mais famosa das Termas Romanas é o Great Bath (a piscina central, cercada por elegantes colunas).

Essa piscina era o centro das atividades nas termas, que combinavam o lazer, a religião, o tratamento de saúde e intensa atividade social.

Além dos vestígios romanos bem preservados, as Termas de Bath abrigam uma mostra interativa, com uma série de achados arqueológicos, vídeos e até atores caracterizados, montada para contar a história do lugar.

Vestígios do Templo da deusa celta Sulis e do culto a Minerva nas Termas Romanas de Bath
A origem das Termas de Bath é o culto à deusa celta Sulis, que os romanos sincretizaram como Minerva. Abaixo, o edifício georgiano das termas e a vizinha Abadia de Bath (esq)

Abadia e Termas de Bath, Inglaterra

Termas de Bath, Inglaterra


As feições atuais do conjunto das Termas Romanas de Bath são do Século 18, quando os dois grandes artífices da arquitetura, John Wood, pai e filho, projetaram o grande edifício georgiano com suntuosos salões e acomodações para que a aristocracia pudesse desfrutar das águas medicinais com todo conforto.

Desse conjunto georgiano, o pedacinho mais famoso é o Pump Room (“sala de bombeamento”),onde a água sulfurosa chegava por um sistema de canalização e era servida por garçons de libré e luvas imaculadas.

Banho do Rei, piscina nas Termas de Bath
Construído no Século 12, o King’s Bath (“banho do rei, acima) foi usado até meados do Século 20. A estatueta no nicho retrata o rei Bladud, a quem a lenda atribui a descoberta da fonte termal e a fundação da cidade de Bath. Abaixo, fonte de águas quentes que romanos e celtas consideravam sagrada

Fonte que alimenta as Termas Romanas de Bath


Era nesta sala que a alta sociedade inglesa se encontrava durante a "temporada de Bath" (de outubro a junho) para beber as águas medicinais e tecer romances, intrigas, associações e futricas, honrando a tradição iniciada pelos romanos.

O Pump Room das Termas Romanas de Bath foi palco de algumas cenas cruciais de Persuasion e fez "pontas" nas adaptações do romance para a TV e o cinema.

Termas Romanas de Bath, Inglaterra



⭐ Assembly Rooms
🏠 Bennett Street

🕒 Diariamente, das 10:30h às 18 horas. O Museu da Moda fecha às 16 horas.

💲 Entrada £2 (£7,75 para o Fashion Museum)

Site > The Assembly Rooms and Fashion Museum


Salão de Chá dos Assembly Rooms, Bath, Inglaterra
O Salão de Chá dos Assembly Rooms

Os Assembly Rooms, palacete inaugurado em 1771, era o único lugar de Bath capaz de rivalizar com o Pump Room das Termas Romanas pelo título de centro da vida social aristocrática em Bath.

A alta sociedade inglesa lotava seu Salão de Chá, também usado para concertos, o Salão de Baile, o Salão Octogonal e a Sala de Jogos, onde os frequentadores se reuniam para jogar whist, o carteado da moda na época.

Você com certeza já viu esses salões nas versões para TV e cinema de Persuasão e de A Abadia de Northanger, mas eles hoje atraem muito menos visitantes que o Fashion Museum (Museu da Moda), que funciona no subsolo dos Assembly Rooms de Bath.

Exposição de vestidos da estilista Laura Ashley no Salão de Baile dos Assembly Rooms de Bath
Exposição de vestidos da estilista Laura Ashley no Salão de Baile dos Assembly Rooms de Bath

Exposição de vestidos da estilista Laura Ashley no Salão de Baile dos Assembly Rooms de Bath


Na tarde em que visitei os Assembly Rooms, só encontrei gente no gigantesco Salão de Baile dos Assembly Rooms, onde havia uma exposição da estilista Laura Ashley. Nos demais ambientes, eu estava completamente sozinha, o que contribuiu para a sensação de estar percorrendo os bastidores de alguma cena de romance.

Os Assembly Rooms são lindos e requintadíssimos. A decoração delicada tem muitos detalhes em gesso e estuque, cores pasteis nas paredes, candelabros de cristal que parecem feitos de renda... Tudo isso humaniza a imponência do pé direito a perder de vistas de cada ambiente.

Salão Octogonal, Assembly Rooms, Bath, Inglaterra
O Salão Octogonal era usado para concertos musicais e é cenário de uma cena importante de Persuasão, quando o Capitão Wentworth vai embora com ciúmes de Anne Elliott

Preste especial atenção aos nove candelabros do Século 18 que iluminavam os Assembly Rooms. Eles são considerados os exemplares mais requintados que sobreviveram até os nossos dias em toda a Inglaterra.

O edifício dos Assembly Rooms também saiu da prancheta dos arquitetos John Wood, pai e filho —como boa parte das famosas construções georgianas de Bath — e construído na clássica pedra cor de caramelo que caracteriza o conjunto histórico local.

Detalhe do teto do Salão de Baile dos Assembly Rooms de Bath
Detalhe do teto do Salão de Baile. Abaixo, o Salão de Chá

Salão de Chá dos Assembly Rooms de Bath

Assembly Rooms, ou salas de reunião, em português, foi um tipo de clube ou centro social muito comum nas cidades da Inglaterra, Escócia e Irlanda, nos Séculos 18 e 19. Eram destinados ao lazer da aristocracia.

Embora Jane Austen tome emprestadas as vozes de vários personagens para descrever os suntuosos salões e as tramas que se desenvolvem nos Assembly Rooms, o olhar da autora não era estranho ao local, já que ela costumava frequentar os eventos sociais realizados ali, na época em que viveu em Bath.

Ingresso para o Museu da Moda de Bath, Inglaterra


Museu da Moda, Bath, Inglaterra
O Museu da Moda de Bath funciona no subsolo dos Assembly Rooms e cobre cinco séculos de história do vestuário

Museu da Moda, Bath, Inglaterra


Quando for aos Assembly Rooms, aproveite para visitar o Fashion Museum, que reúne a coleção de trajes doada à cidade pela historiadora da moda Doris Langley Moore.

O acervo reúne peças de vestuário masculino e feminino desde o Século 16 até o presente, com exemplares de grandes estilistas.

Museu da Moda, Bath, Inglaterra
O acervo tem peças de estilistas famosos e trajes históricos que faziam parte da coleção particular da historiadora da moda Doris Langley Moore

Museu da Moda, Bath, Inglaterra



Mais sobre Bath
Hospedagem em Bath: dois hotéis pertinho de tudo o que interessa
Bate e volta de Bath a Stonehenge
O que fazer em Bath
O encanto da arquitetura georgiana em Bath
Abadia de Bath, mais antiga que a Inglaterra
Atrações gratuitas em Bath e em outras 18 cidades da Europa



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Comprei todos os livros da Jane Austen numa promoção (R$ 5,00 cada!), mas só li mesmo até hoje "Orgulho e Preconceito"... A lista de livros pra ler tá enooooorme, mas não volto a Bath sem ler Persuasion e Northanger Abbey então! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Persuasion é maravilhoso, a obra mais madura e talvez mais melancólica de Austen. Northanger Abbey é divertida, mas não é essencial. Bj, Fernanda

      Excluir