30 de maio de 2014

Granada: passeios grátis - os palácios da Universidade


Palácio La Madraza, sede da primeira Universidade de Granada, Andaluzia, Espanha
Salão do Oratório, no Palácio La Madraza, núcleo original da primeira Universidade de Granada

Na cidade da Alhambra, é quase impossível dar um passo pelas partes mais antigas da cidade sem dar de cara com alguma maravilha. 

Haja orçamento para pagar a entrada em todos os palácios, museus e mosteiros que aparecem no caminho. Ainda bem que dá para agendar alguns passeios grátis em Granada, tão bacanas quanto os que cobram ingresso. 

Universidade de Granada: Faculdade de Direito

Na Faculdade de Direito, uma placa comemora a fundação da Universidade de Granada pelo imperador Carlos V, no Século 16


Uma cidade que  tem uma Universidade com quase 500 anos — e que ainda por cima tem a política de manter vivos edifícios históricos, usando-os como sede de seus cursos — é fácil oferecer aos visitantes a possibilidade de contemplar parte do esplendor da cidade sem gastar um tostão sequer.

Melhor ainda, visitar alguns dos palácios que abrigam faculdades e escolas da Universidade de Granada é um jeito quase íntimo de ver suntuosos salões, galerias e pátios.

Palácio La Madraza, sede da primeira Universidade de Granada, Andaluzia, Espanha
No pátio central de La Madraza, o piso de vidro deixa ver os vestígios do antigo espelho d'água da época moura encontrado durante uma escavação arqueológica

O ambiente jovem e arejado dá um novo sentido a esses espaços (alguns deles exibindo obras de arte inestimáveis), integrando-os ao cotidiano, retirando aquela solenidade de museu que sempre coloca a beleza alguns andares acima de quem a contempla.

Na minha passagem por Granada, visitei três desses prédios, a Faculdade de Tradução, a Faculdade de Direito e o Palácio La Madraza, o único que não funciona como escola, mas como espaço de exposições e eventos culturais e tem, portanto, mais cara de museu.

Faculdade de Direito da Universidade de Granada

Faculdade de Direito: García Lorca estudou aqui


Os três ficam bem próximos, na região da Catedral. As duas faculdades, por exemplo, são perfeitas para paradinhas estratégicas para tomar um café.

Veja como foi meu roteiro pelas maravilhas da Universidade de Granada. Tem mapinha no final do post.

Passeios grátis em Granada 


⭐Palácio La Madraza
🏠 Calle Oficios, em frente à entrada da Capela Real da Catedral.

🕒 De segunda a sábado das 10:30h às 13h e das 15:30h às 18:30h. Aos domingos, das 11h às 13h. Só visitas guiadas, que são realizadas a cada meia hora. 

💲Entrada gratuita

Palácio La Madraza, sede da primeira Universidade de Granada, Andaluzia, Espanha

O exterior do Palácio La Madraza já não exibe características mouras


A Universidade de Granada, hoje uma das maiores da Espanha, com 80 mil estudantes, foi fundada em 1531, pelo imperador Carlos V.

A tradição universitária da cidade, porém, é dois séculos mais antiga e vem da época moura.

Desde o Século 14, a Madraça (centro de estudos do Corão) da Mesquita Mayor já havia expandido as áreas do conhecimento que lecionava para abarcar a Matemática, a Medicina e o Direito.

Salão do Oratório do Palácio de La Madraza, Granada
O Salão do Oratório da antiga Madraça foi cuidadosamente restaurado
Salão do Oratório do Palácio de La Madraza, Granada

Essa universidade moura, a primeira de Granada, funcionava no belo Palácio La Madraza, construído no Século 14.

O exterior do edifício foi bastante alterado ao longo do tempo, mas uma cuidadosa restauração trouxe de volta preciosidades da era muçulmana, como o Salão do Oratório, decorado com o característico rendilhado em gesso e preciosa azulejaria.

Escavações arqueológicas feitas na década passada revelaram vestígios do espelho d’água que havia no pátio central da madraça — um piso de vidro permite ao visitante observar essa descoberta.

Palácio de la Madraza, Granada

Após a tomada de Granada dos mouros pelos Reis Católicos, o Palácio de La Madraza foi doado ao governo da cidade e sofreu muitas reformas e perdeu as características mouras


Palácio de la Madraza, Granada
A espetacular decoração do forro do Salão dos Cavaleiros (esq) não tem um prego sequer, só encaixes

No Século 16, o Palácio La Madraza foi doado ao Ayuntamento de Granada (o governo local). É dessa época outra maravilha presente no edifício: o Salão dos Cavaleiros, no andar superior, que era a sede das reuniões dos mandatários de então.

Dá vontade de deitar no chão para admirar melhor o forro do teto (e as fotos, com certeza, teriam ficado melhores) em estilo mudéjar, um intrincado e delicado quebra cabeças de madeira que não usa um prego sequer, só encaixes.

⭐ Palácio de Las Columnas
🏠 Faculdade de Tradução (Facultad de Traducción e Interpretacion de la Universidad de Granada) - Calle Puentezuelas nº 55 (entre as ruas Santa Teresa e Obispo Hurtado). 

🕒Não tem um programa de visitas. É só chegar (e aproveitar que os preços da cafeteria são camaradas).

💲 Grátis

Palácio Las Columnas, sede da Faculdade de Tradução da Universidade de Granada, Espanha

Jardim interno da Faculdade de Tradução


A Faculdade de Tradução, considerada a melhor da Espanha, funciona no antigo Palácio de las Columnas, do final do Século 18. 

O palácio pertenceu à Fernández de Córdoba, descendente do Gran Capitán (comandante militar a serviço dos Reis Católicos que é uma figura meio mitológica em Granada).

Palácio Las Columnas, sede da Faculdade de Tradução da Universidade de Granada, Espanha
A elegantíssima escadaria do Palacio de Las Columnas

O Palácio de las Columnas tem um jardim interno muito bonito, cercado por uma galeria envidraçada com um lindo gradeado em ferro.

A dica para visitar a faculdade foi da guia que me acompanhou em um passeio a pé pelos bairros do Albaicín e de Sacromonte, que estudou lá. Ela me recomendou que não deixasse de prestar atenção à escadaria, que realmente é a principal atração do edifício.

Faculdade de Direito da Universidade de Granada

Faculdade de Direito da Universidade de Granada


⭐ Faculdade de Direito
🏠 (Facultad de Derecho) – Plaza de la Universidad. 


A Faculdade de Direito eu descobri por acaso. O prédio, do Século 16, já foi sede do Colégio San Pablo, mantido pelos Jesuítas até o Século 18, quando a ordem foi banida da Espanha.

Ele fica bem pertinho do Mosteiro de San Jerónimo (uma visita que me deixou apaixonada e que você não pode perder).

Quando dei de cara com a fachada da Faculdade de Direito, fiz questão de entrar e fiquei boba.

Faculdade de Direito da Universidade de Granada

O pátio central do edifício, que já foi um colégio de Jesuítas


Os cartazes com horários de aulas, avisos, anúncios de festas e os indefectíveis avisos oferecendo vagas em repúblicas ou buscando parcerias para dividir apartamento — a cara de qualquer universidade — estão por toda parte e só dão um tempero mais bacana ao vetusto colégio.

Jardim da Faculdade de Direito de Granada
Fiquei imaginando se García Lorca terá aproveitado esse jardim da faculdade no intervalo entra as aulas

Jardim da Faculdade de Direito de Granada

Aproveitei a cantina para tomar um café e esquentar a alma e andei um bom tempo pelos pátios e corredores da faculdade.

Quando você estiver de bobeira pelo centro de Granada, não deixe de passar por lá. Quando debruçar no balcão da cantina, pense que o poeta Garcia Lorca, ex-aluno da Faculdade de Direito, pode ter apoiado o cotovelo bem ali...

E ainda tem mapinha, pra facilitar a vida 😊

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

3 comentários:

  1. Espetacular! Gosto bastante desses roteiros fora do circuito turístico principal, pois escondem pequenas preciosidades que só os locais conhecem! Obrigada por compartilhar conosco essa informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom, né, Natalia, descobrir algo perfeitamente integrado ao cotidiano e, ainda assim, super especial. Acho que esse é o grande prazer das viagens :)

      Excluir