28 de maio de 2014

Além da Alhambra: o Mosteiro de San Jerónimo, em Granada


Igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada
Igreja de San Jerónimo: linda de fazer o coração parar

- Você tem que ir! Essa quase uma intimação veio de uma senhora que encontrei em café. E foi a dica perfeita para mim, que queria ver maravilhas além da Alhambra e fiquei perdidamente apaixonada pelo Mosteiro de San Jerónimo, em Granada.

Construído no Século 15, o Mosteiro de San Jerónimo é de uma beleza tão impactante que, mesmo que não existisse a Alhambra, acho que ele colocaria Granada no mapa de cidades imperdíveis da Espanha.

Fachada do Mosteiro de San Jerónimo, Granada
A elegância da fachada do Mosteiro de San Jerónimo

Fachada do Mosteiro de San Jerónimo, Granada

E, shame on me, eu não tinha a menor ideia da existência do Mosteiro de San Jerónimo de Granada, até encontrar aquela senhora naquele abençoado café.

É por situações como essa que eu recomendo que você estique sua estadia em Granada para ir além da vista à Alhambra, sua mais famosa atração. Essa magnífica cidade reúne maravilhas herdadas de mouros e de cristãos e não cansa de surpreender.

Uma dessas lindezas é o Mosteiro de San Jerónimo, que eu recomendo vivamente que você inclua no seu roteiro pela Andaluzia. Veja os motivos:

Mosteiro de San Jerónimo, Granada


Alameda de acesso ao Mosteiro de San Jerónimo, em Granada
Alameda de acesso ao Mosteiro de San Jerónimo

Alameda de acesso ao Mosteiro de San Jerónimo, em Granada


O que ver no Mosteiro de San Jerónimo
Logo na chegada, o Mosteiro de San Jerónimo já impressiona, com sua fachada em pedra cor de caramelo desdobrando-se em gomos elegantes.

A entrada do mosteiro é por uma bela alameda ajardinada, onde estudantes da Universidade de Granada, que tem várias faculdades na vizinhança, aproveitavam um pouquinho do sol que conseguia se filtrar entre as nuvens de inverno.

Claustro do Mosteiro de San Jerónimo, Granada
Um dos claustros mais lindos que já vi...

Claustro do Mosteiro de San Jerónimo, Granada

Depois de atravessar a entrada do Mosteiro de San Jerónimo, dei de cara com um dos claustros mais bonitos que já vi na vida (e olha que se os claustros tivessem um programa de milhagem, meu cartão já seria platinum-ultra-plus, 😀).

Dominado pelo campanário de linhas sóbrias, o claustro do mosteiro é decorado por arcadas elegantes e perfumado pelas onipresentes laranjeiras andaluzas.

Campanário do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada
A entrada de visitantes do mosteiro (esq) e o campanário visto do claustro

Mosteiro de San Jerónimo, Granada, Espanha
Nas salas em torno do claustro está exposta uma bonita coleção de arte sacra

Coleção de arte sacra do Mosteiro de San Jerónimo, Granada

No inverno rigoroso de Granada, que fica a poucos quilômetros dos picos da Sierra Nevada, as laranjeiras carregadas de frutos dourados dão um tom quase tropical ao claustro, na friaca de janeiro (mas não se espante: é nessa época que as laranjeiras dão frutos, mesmo). 

Em  torno do claustro, várias salas funcionam como um pequeno museu onde são exibidas telas, imagens sacras e móveis com muitos entalhes e douramentos.

Mosteiro de San Jerónimo, Granada
Nessa parte da vista, eu já estava apaixonada. E ainda não tinha visto o melhor

Mosteiro de San Jerónimo, Granada

Entrando de sala em sala a gente pode explorar não apenas as obras expostas nesse museusinho de San Jerónimo, mas também o requinte da construção. Os portais dos aposentos e as arcadas do claustro são de pedra entalhada com esmero.

Os forros das salas exibem traves de madeira preciosa e decoração delicada. A coleção de arte sacra do mosteiro é interessante, mas não consegue fazer mais sucesso que a beleza do edifício.

A essa altura, eu já queria voltar ao café e cobrir a minha “guia turística” de beijos pela dica para visitar o Mosteiro de San Jerónimo, mas eu ainda não tinha visto nada.

Mosteiro de San Jerónimo, Granada

Mosteiro de San Jerónimo, Granada

Quando eu já havia contornado quase toda a galeria em torno do claustro, vi a plaquinha despretensiosa: “Iglesia”. 

Abri a porta imaginando que ia ver uma capelinha e quase caí pra trás: que coisa linda é a Igreja de San Jerónimo!!

Igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada
Fala se não é de cair pra trás. O altar-mor de San Jerónimo é considerado um ponto alto da escultura andaluza

Altar-mor da igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada

A construção desse tesouro renascentista foi determinada pelos Reis Católicos, logo após a Reconquista cristã de Granada.

Com cada pedacinho de seu interior coberto de obras de arte, o destaque da Igreja do Mosteiro de San Jerónimo é o retábulo maneirista que recobre o altar mor, considerado um marco da escultura andaluza.

Igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada
A construção da igreja foi patrocinada pela família do Gran Capitán, personagem célebre da Reconquista

Igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada

A construção da Igreja de San Jerónimo foi patrocinada pela família de Gonzalo Fernández de Córdoba y Enríquez de Aguilar, o Gran Capitán, um dos heróis da Reconquista cristã da Península Ibérica sob o comando dos reis católicos.

O Gran Capitán celebrizou-se por ter capturado Boabdil, último rei da Dinastia Násrida (Nazari), encerrando o domínio mouro em Granada. Gonzalo está sepultado em San Jerónimo.

Igreja do Mosteiro de San Jerónimo, em Granada

Uma nota inquietante na visita ao Mosteiro de San Jerónimo é saber que todo aquele esplendor foi duramente vandalizado pelas tropas napoleônicas, durante a ocupação francesa de Granada (1810-1912).

Para nossa sorte, existe a arte do restauro e San Jerónimo está lá, linda e pronta para nocautear visitantes distraídas como eu, que passei mais de meio século sem suspeitar de sua existência.

Decoração do teto da igreja do Mosteiro de San Jerónimo, Granada


Mosteiro de San Jerónimo, em Granada

Se você também não tinha ouvido falar da maravilha do Mosteiro de San Jerónimo de Granada, peço desculpas por ter lhe roubado a chance de ter uma surpresa tão arrebatadora quanto a minha.

Mas aposto que se você for a San Jerónimo por causa deste post, vai ter a mesma vontade de me cobrir de beijos que eu senti em relação à senhorinha do café.

Placa do Caminho de Santiago em Granada
O Caminho de Santiago passa pelo Mosteiro de San Jerónimo

Mosteiro e Igreja de San Jerónimo 
🏠 Calle Rector López Argueta nº 9, esquina com a Calle Gran Capitán, Centro

🕒 Aberto diariamente. De março a outubro, as visitas ocorrem das 10h às 13:30 e das 16h às 19h, de segunda a sexta. Aos sábados, domingo e feriados, das 10h às 14:30h e das 16h às 19h.

O horário de inverno (de outubro a março) é um pouquinho mais curto: das 10h às 13:30h e das 15h às 18:30h, de segunda a sexta e das 10h às 14:30h e das 15h às 18:30h aos sábados, domingos e feriados.

💲 A entrada no Mosteiro de San Jerónimo custa €4.

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Cynthia,

    Que post lindo! Eu me senti fazendo um tour!
    Existem lugares que me fazem lembrar de minha mãe, das preferencias de viagem dela.

    Bjs
    Sissym
    Blogzoom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das muitas surpresas que Granada me fez, Sissym. Cidade inesquecível :)

      Excluir