24 de junho de 2022

Hospedagem próxima ao aeroporto de Brasília

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O voo partiu às 4:45h da madruga. Dormir do ladinho do aeroporto evitou estresse e desconforto

Minha viagem para Montevidéu, agora em maio, acabou me dando a raríssima oportunidade de testar um hotel em Brasília. Por motivos óbvios — sou moradora da cidade — esse é o tipo de dica que sempre fica faltando no meu repertório.

Meu voo para Montevidéu saiu às 4:45h da manhã. Achei melhor providenciar uma hospedagem em Brasília perto do aeroporto e acabar logo com o estresse de não dormir com medo de perder a hora do embarque e na eterna incerteza de conseguir táxi ou uber no meio da madrugada — acredite, isso acontece na Capital Federal.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O Ibis Styles Brasília Aeroporto é uma versão bem decente do conceito de "hotel só pra dormir"

Pra minha sorte, existe um decentíssimo Hotel Ibis Styles, classificado como 3 estrelas e localizado a cerca de 600 metros do Aeroporto Juscelino Kubitschek. É opção para quem tem que pegar um voo muito cedinho na cidade, desembarca tarde da noite ou quer descansar durante uma conexão em Brasília, em esquema de day use

Tenho horror a pegar voo muito cedo, em qualquer lugar do planeta. Não recomendo a ninguém. Mas tem horas que não tem jeito.

Amanhecer em Brasília visto de um avião
Acordar antes do sol pra viajar? Só quando não tem outro jeito

Veja como foi minha experiência de hospedagem em Brasília perto do aeroporto e anote a dica:

Hospedagem em Brasília perto do aeroporto

⭐Ibis Styles Brasília Aeroporto
Aeroporto Internacional de Brasília, Setor de Concessionárias, Lote 2

Site> Ibis Styles Brasília Aeroporto

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
No lobby do hotel funcionam um bar e espaço para jogos

Que fique bem claro: esta não é uma dica de hospedagem em Brasília pra quem vem curtir a cidade como turista, para passar alguns dias acompanhando as atividades do Congresso Nacional ou em reuniões em ministérios e outros órgãos públicos.

A localização do Ibis Styles Brasília Aeroporto já diz tudo. O hotel está a apenas 600 metros do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Traduzindo, pra quem não conhece a cidade: ele está bem longe das atrações, dos órgãos públicos, do comércio e dos bares e restaurantes da capital.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O terminal de passageiros do aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek visto do estacionamento do hotel: à luz do dia, dá até para ir a pé, arrastando a malinha. Abaixo, um avião se preparando para decolar, clicado de uma janela do hotel

O hotel é uma boa opção para quem vai pegar um voo de madrugada em Brasília, ou chega tardão no aeroporto e tem que esperar uma conexão no dia seguinte. Eu pesquisei direitinho e o Ibis foi a única hospedagem que encontrei bem pertinho do aeroporto. As alternativas sempre estavam a cerca de 3km de distância, pelo menos.

Pra você ter uma ideia das distâncias:
Do hotel até a Catedral de Brasília, Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional a distância é de cerca de 15 km.

➡ O Setor Hoteleiro Sul (o mais próximo ao aeroporto), está a 14 km do hotel.

O shopping mais próximo é o Park Shopping, no Guará, a cerca de 10 km.

Do hotel ao começo do Plano Piloto (as quadras 16 da Asa Sul), a distância é de 8 km. Para chegar à ponta final da Asa Norte (as quadras 16), você precisa percorrer 20 km.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
A recepção funciona 24 horas e me acordou na hora certinha pra pegar o voo. Abaixo, o restaurante, que serve as três refeições

Por que decidi me hospedar perto do Aeroporto de Brasília na véspera de viajar

Brasília tem problemas crônicos de transporte. Depois do horário administrativo (lá pelas 19 horas) os ônibus escasseiam meeeeesmo e sempre foi uma luta para conseguir um táxi.

Já contei aqui na Fragata que quando fui para a Ilha de Páscoa, preferi passar a noite no aeroporto, pra não correr o risco de perder o voo, que saía às 5h da manhã, porque não tinha a menor confiança de que conseguiria um táxi no meio da madrugada

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto

O quarto é básico e compacto, mas eu dormi bem

Eu já estava escaldada de passar sufoco voltando de shows, restaurantes e cinema depois de uma certa hora, me desesperando para conseguir um táxi que me levasse pra casa.

Minha ida para a Ilha de Páscoa foi em 2013, antes de aparecerem os aplicativos de transporte. Com a chegada do Uber, esse cenário mudou bastante e ficou mais fácil encontrar um carro na madrugada em Brasília.

A disparada dos preços dos combustíveis, porém, acabou com minha alegria: na volta de Montevidéu, desembarquei perto da meia-noite e não consegui um uber que me trouxesse do aeroporto (sorte que lá tem sempre uma fila de táxis). Esta semana, uma amiga veio aqui em casa e passou o mesmo sufoco, na hora de ir embora.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O hotel recebe hóspedes na modalidade convencional ou em regime de day use, boa pedida pra quem precisa fazer uma conexão longa em Brasília durante o dia

Optar pela hospedagem perto do aeroporto de Brasília me livrou desse estresse e também dos riscos de ficar esperando táxi ou uber na porta do meu prédio, na calada da noite.

O Ibis Styles conta com um grupo pequeno de taxistas que fazem ponto lá a noite toda — ainda que todos eles estejam levando passageiros para o aeroporto na hora que você fizer seu check-out, a distância até o terminal é tão curtinha que rapidinho aparece um carro.

Além disso, sair às 3:40 da manhã de um hotel, com porteiros, carregadores e pessoal da recepção trabalhando é sempre mais seguro do que sair de um edifício do Plano Piloto.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O cantinho do business center no lobby. Ainda que o hotel esteja na área do aeroporto, o isolamento acústico não deixou as turbinas dos aviões atrapalharem meu sono

Preços do Ibis Styles Brasília Aeroporto

Dependendo de sua programação, dá pra escolher entre a diária normal (na casa dos R$ 300 para ocupação simples ou dupla), ou day use (R$ 119 mais 13% de taxas para uma pessoa ou R$ 169 mais 30% de taxas para duas pessoas).

Para hospedagem comum, o horário de check-in e check-out é ao meio-dia. O day use vai das 10h às 18h.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O banheiro está subdividido em três áreas independentes

Eu fiz a reserva normal, cheguei ao hotel por volta das 18h e às 21h já estava dormindo o soninho merecido, para quem ia acordar as 3h da madruga.

Se seu voo atrasar ou for cancelado, é possível cancelar a reserva (de hospedagem comum) até as 18 horas da data prevista para o check-in, mas isso só vale para quem reservou a tarifa flexível.

O café da manhã está incluído em algumas classes de tarifas e é servido das 6h às 10h.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O jantar, servido em sistema de bufê, estava bem comestível

Uma falha do hotel é não oferecer transfer de e para o aeroporto de Brasília. Os táxis que fazem ponto no hotel não rodam pelo taxímetro. Eles cobram R$ 20 pela corrida curtinha (repito, 600 metros). Durante o dia, eu não teria dúvidas em ir arrastando a minha malinha até o terminal. No meio da madruga, tem que pagar, né?

Acomodações do Ibis Styles Brasília Aeroporto

A característica da rede Ibis Styles é oferecer acomodações, básicas, compactas e confortáveis. É uma versão bem decente do conceito de “hotel só pra dormir”.

Na unidade do Aeroporto de Brasília, os apartamentos têm 18 m², com duas camas de solteiro ou uma cama de casal e isolamento acústico (fundamental, porque o hotel é bem próximo de um trecho da pista do aeroporto). De vez em quando, dá pra escutar o ruído de uma turbina de avião, mas nada que perturbe o sono.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto
O apartamento é compacto, mas tem um desenho muito bem resolvido

Eu dormi bastante bem na caminha de solteiro e aprovei os travesseiros e a roupa de cama. Também curti o chuveiro.

A área do apartamento é bem “econômica”, mas dá pra circular sem trombar com os móveis. Tem ar-condicionado, uma TV de tela plana com oferta variada de canais por assinatura e uma área de trabalho.

O WiFi gratuito funciona em todas as áreas do hotel.

O hotel tem uma academia de ginástica, bar e restaurante e uma sala de jogos, com sinuca e fliperama (que não estava sendo usada, ainda por conta da pandemia). No lobby há um pequeno business center, com alguns computadores.

Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto

Do restaurante, só anotei o horário do jantar (das 19h à meia-noite),  que é servido em regime de bufê. Jantei no hotel e achei a comida apenas correta. Com refrigerante, paguei R$ 63 pela refeição.

O serviço de despertador me acordou na hora certinha e o pessoal da recepção já tinha deixado um táxi de sobreaviso para me levar ao aeroporto.

Para resumir a ópera, gostei da experiência, porque tornou a minha necessidade de estar no aeroporto às 3:45h da manhã muito menos sofrida. Se alguma vez eu precisar pegar outro voo na madrugada (estou batendo na madeira pra afastar a possibilidade, mas nunca se sabe...), seja em Brasília, seja em qualquer outro canto, é bem possível que eu passe a noite em um hotel coladinho ao aeroporto.

Todas as dicas de Brasília aqui na Fragata

Hospedagem comentada - índice de posts

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.