9 de dezembro de 2016

Dicas de Florianópolis - passeios e gastronomia

Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa é um lugar danadinho de encantador em Florianópolis


Qualquer atividade Floripa pra mim, está associada a algum tipo de farra em torno de uma mesa. É por isso que este post conjuga as dicas de dicas de Florianópolis passeios e gastronomia.

A Ilha de Santa Catarina é um paraíso pra quem gosta de frutos do mar e qualquer rolezinho básico em Floripa acaba em torno de travessas de ostras, camarões, polvos e lulas. Melhor impossível.

Ostras em Florianópolis
Camarões em Florianópolis

Em Florianópolis, todos os meus rolês acabavam em camarões ou em ostras


Além da mesa farta, tem muita coisa legal pra fazer em Florianópolis. Quer praia bonita? Tem. Aldeias bucólicas pé na areia, a poucos quilômetros do centro? Também tem.

O fato de essas coisas legais geralmente desembocarem em algum tipo de comilança é só uma feliz coincidência. Se você gosta de combinar paisagens e sabores, vai adorar Floripa.

Bora explorar a cidade comigo, com as dicas de passeios e gastronomia em Florianópolis:

Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
Floripa pra mim é mar — e frutos do mar



Florianópolis: passeios e gastronomia


⭐Santo Antônio de Lisboa


Taí um lugar que eu estava doida pra conhecer. E Santo Antônio de Lisboa correspondeu plenamente às minhas expectativas — tipo favorito instantâneo.

Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa parece pertencer a outro tempo


A antiga aldeia colonizada por açorianos fica em uma tranquila enseada, voltada para a Baía Norte e o continente. Santo Antônio de Lisboa é tão sossegado quanto as águas abrigadas que banham sua praia.

A povoação de Santo Antônio de Lisboa, uma das mais antigas da Ilha de Santa Catarina, foi iniciada no Século 18. O tempo passou, mas as feições atuais do bairro ainda permitem reconhecer a pequena colônia. 

Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
Muitas ruas de Santo Antônio de Lisboa são fechadas aos automóveis


O traçado urbano de Santo Antônio de Lisboa se resume, praticamente, a uma rua principal (chamada Caminho dos Açores), margeada por casinhas antigas, e a “rua da praia”, um caminho à beira-mar sombreado por árvores frondosas.

É nessa pista à beira-mar que se concentra a maior parte dos restaurantes e bares de santo Antônio de Lisboa, geralmente com mesas ao ar livre.

São perfeitos pra a gente contemplar a vista bonita e — o que foi que eu disse no começo do post? —se deliciar com ostras cruas, ao bafo, gratinadas... 

loja de artesanato em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
loja de artesanato em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
loja de artesanato em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
Logo na entrada para Santo Antônio de Lisboa, vale a parada na lojinha de artesanato Feito pelo Desfeito 

Antiquário em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis
E bem ao lado da loja tem um antiquário muito interessante

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa


Logo na entrada de Santo Antônio de Lisboa, vale a pena parar para uma visita à loja de artesanato Feito pelo Desfeito e ao antiquário que fica logo ao lado.

Eu fiquei bem tentada a comprar tuuuuudo que vi na lojinha, mas acabei me contentando com um farol (perfeito para guiar minha coleção de barquinhos) e um Santo Antônio muito bonitinho, presente pra minha mãe.

Em um dia comum de semana, foi fácil estacionar o carro antes de chegar ao centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa, onde a circulação de automóveis é restrita. O bairro foi mesmo feito para ser percorrido a pé, pequenininho e sossegado. 

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades: sem ouro e sem riquezas, um Barroco encantador, feito só com o talento dos artesãos


Não deixe de visitar a surpreendente Igreja Nossa Senhora das Necessidades — responsável pelo nome original da aldeia.

Por trás de uma fachada muito simples, o interior da igrejinha comove pelo engenho dos artesãos que, sem acesso à riqueza e aos douramentos, capricharam em sofisticados entalhes para compor uma decoração ao mesmo tempo requintada e singela.

A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades é de meados do Século 18 e sua construção coincide com os primórdios da aldeia de Santo Antônio de Lisboa. Os entalhes barrocos que adornam o templo já incorporam elementos do estilo rococó.

Casas coloniais em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Loja de artesanato em Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis
As antigas casinhas da colônia açoriana hoje abrigam lojas de artesanato, cafés e restaurantes


Como chegar a Santo Antônio de Lisboa


Santo Antônio de Lisboa está a 15 km do Centro de Florianópolis e a 13 km da Avenida Beira-Mar Norte. O acesso é pela Rodovia José Carlos Daux (a SC-401).

O percurso é bem sinalizado, mas, para não correr risco de errar, o melhor ponto de referência para a entrada da aldeia é o antigo posto de pedágio.

Armadilhas para pescar ostras de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Ostras de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis

Armadilha para pescar ostras (no alto) e as bichinhas no meu prato


Onde comer em Santo Antônio de Lisboa


Já que tudo em Floripa acaba em belisco, não deixe de provar as famosas ostras de Santo Antônio de Lisboa em um dos muitos bares de frente para o mar.

Eu escolhi ao acaso o Freguesia, que tem mesinhas com guarda-sóis ao ar livre, na calçada da praia. Sou suspeita pra falar, porque amo, mas as ostras cruas (minhas favoritas) e ao bafo estavam deliciosas.

Bar de ostras de Santo Antonio de Lisboa

O Freguesia é um dos muitos bares de ostras de Santo Antônio de Lisboa


⭐Freguesia Oyster Bar 
Rua 15 de Novembro nº 179, Santo Antônio de Lisboa

Funciona diariamente das 10 à meia noite. O cardápio tem ostras de todo jeito: gratinadas, no estrogonofe, de moqueca, à dorê, no ceviche... Eu sou ortodoxa, fui no tradicional e adorei.

⭐ Rota do Sol Poente


Santo Antônio de Lisboa fica bem no centro da chamada Rota do Sol Poente, um caminho à beira-mar, voltado para as águas calmas da Baía Norte, que tem ainda a antigas aldeias de Sambaqui, ao Norte, e Cacupé, ao Sul.

No dia que visitei Santo Antônio, assisti a um belo pôr do sol (apesar das nuvens) e segui o Caminho dos Açores (a rua principal da aldeia, que vai desembocar na Estrada Haroldo Soares Glavan, que acompanha o mar) rumo ao Sul, para encontrar meus amigos no famoso restaurante Zé do Cacupé.

A casa, tradicionalíssima, é perfeita pra ir de turma — só assim você dá conta de pedir todas as tentações do cardápio, como as ostras, polvos, camarões, lulas... Uma esbórnia.

Cacupé é pequenininha, sossegada, praticamente se resume à estradinha à que margeia a praia (as transversais, geralmente, são entradas de condomínios.

⭐Restaurante Zé do Cacupé
 Estrada Haroldo Soares Glavan nº 1964, Cacupé

O restaurante Zé do Cacupé fica na rua da praia e você pode ter dificuldade de encontrar estacionamento, em dias mais movimentados. 

Praia de Coqueiros em Florianópolis

A Praia de Coqueiros fica no Continente


⭐ Coqueiros


Bairro gostoso, eminentemente residencial e com carinha de balneário de antigamente (apesar da poluição não aconselhar muito o banho em suas águas), Coqueiros é outro point para quem quer conjugar passeios e comilanças em Floripa. 

O bairro de Coqueiros fica no continente, banhado pela Baía Sul.

A vista da beira-mar, em Coqueiros, é muito bonita, pois a área fica quase em frente ao Centro de Floripa, do outro lado das águas.

As praias da região ganham com o charme adicional das formações de pedras que sugerem cidades de fantasia.

restaurante Rancho Açoriano em Florianópolis
restaurante Rancho Açoriano em Florianópolis
Restaurante Rancho Açoriano, em Coqueiros


A vibe residencial de Coqueiros só é quebrada em frente à praia, onde há uma grande concentração de bares e restaurantes.

Foi exatamente por isso que eu fui até lá: almocei muito bem, em um mesão cheio de amigos, no Rancho Açoriano, especializado em peixes (pedimos tainha, corvina e robalo, estavam todos ótimos).

⭐Rancho Açoriano
Rua Desembargador Pedro Silva nº 3.240, Coqueiros.

⭐ Mercado Público de Florianópolis
Rua Jeronimo Coelho nº 60. 
Aberto de segunda a sexta das 7h às 19h (os bares vão até as 22h). Sábados, das 7h às 14h (bares até as 17h). Fecha aos domingos.

Mercado Público de Florianópolis
Mercado de Floripa: sou fã desta tradição


Se eu sou fã de mercados, é claro que eu não poderia deixar de ir bater o ponto no Mercado Público de Florianópolis, um dos mais bacanas do Brasil no quesito comilança.

O mercado de Floripa é bem cuidado, bonito, arrumado, e muito limpo, mas o que o torna imperdível, mesmo, são as opções de petiscos e pratos oferecidos por lá — as ostras estão entre as estrelas da casa.

Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis
O Mercado de Público de Florianópolis tem artesanato, hortaliças, frutas e muitos boxes bacanas para quem quer só petiscar


Fazia tempo que eu não ia ao Mercado de Floripa e fiquei surpresa com as melhorias implantadas na reforma feita após o incêndio de 2005, e na reforma de 2013.

O que é bom, porém, não muda: foi um prazer reencontrar os pastéis de camarão do tradicional Box 32, onde arrematei a farra com umas patinhas de rã à milanesa que estavam dos deuses.

Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

Pastéis de camarão e patinhas de rã: farra boa no Boxe 32


Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: 
Feiras e Mercados - Índice

Construído na primeira metade do Século 19, o Mercado Público de Florianópolis ocupa uma área onde a tradição da venda de frutos do mar remonta ao início da colonização da Ilha de Santa Catarina.

Além dos bares e restaurantes que atraem multidões de turistas e manezinhos, o mercado vende tudo um pouco — das hortaliças e frutas às peças de vestuário, passando pelo artesanato. Sempre um ótimo passeio.

Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis, Santa Catarina

Mais sobre Santa Catarina



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Um comentário: