![]() |
Que fofura de lugar é Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis |
Qualquer atividade Floripa pra mim, está associada a algum tipo de farra em torno de uma mesa. É por isso que este post conjuga as dicas de dicas de Florianópolis passeios e gastronomia.
A Ilha de Santa Catarina é um paraíso pra quem gosta de frutos do mar e qualquer rolezinho básico em Floripa acaba em torno de travessas de ostras, camarões, polvos e lulas. Melhor impossível.
![]() |
Eu fui só tomar banho de mar, mas o resultado foram esses camarões ao alho e óleo devorados em uma barraca na Paia dos Ingleses 😋 |
Além da mesa farta, tem muita coisa legal pra fazer em Florianópolis. Quer praia bonita? Tem. Aldeias bucólicas pé na areia, a poucos quilômetros do centro? Também tem.
O fato de essas coisas legais geralmente desembocarem em algum tipo de comilança é só uma feliz coincidência. Se você gosta de combinar paisagens e sabores, vai adorar Floripa.
Bora explorar a cidade comigo, com as dicas de passeios e gastronomia em Florianópolis:
![]() |
Tão bonito que tem repeteco logo no início do post: este é o entardecer que eu vi em Santo Antônio de Lisboa |
Florianópolis: passeios e gastronomia
⭐Santo Antônio de LisboaTaí um lugar que eu estava doida pra conhecer — e que correspondeu plenamente às minhas expectativas.
![]() |
Santo Antonio de Lisboa parece pertencer a outro tempo |
A antiga aldeia colonizada por açorianos fica em uma tranquila enseada, voltada para a Baía Norte e o continente. Santo Antônio de Lisboa é tão sossegado quanto as águas abrigadas que banham sua praia.
A povoação de Santo Antônio de Lisboa, uma das mais antigas da Ilha de Santa Catarina, foi iniciada no Século 18. O tempo passou, mas as feições atuais do bairro ainda permitem reconhecer a pequena colônia.
![]() |
Muitas das ruas de Santo Antônio de Lisboa são fechadas aos automóveis |
É nessa pista à beira-mar que se concentra a maior parte dos restaurantes e bares de santo Antônio de Lisboa, geralmente com mesas ao ar livre.
São perfeitos pra a gente contemplar a vista bonita e — o que foi que eu disse no começo do post? —se deliciar com ostras cruas, ao bafo, gratinadas...
![]() |
Logo na entrada para Santo Atonio de Lisboa, vale a parada na lojinha de artesanato Feito pelo Desfeito e no antiquário que funciona ao lado (abaixo) |

Logo na entrada de Santo Antônio de Lisboa, vale a pena parar para uma visita à loja de artesanato Feito pelo Desfeito e ao antiquário que fica logo ao lado.
Eu fiquei bem tentada a comprar tuuuuudo que vi na lojinha, mas acabei me contentando com um farol (perfeito para guiar minha coleção de barquinhos) e um Santo Antônio muito bonitinho, presente pra minha mãe.
Em um dia comum de semana, foi fácil estacionar o carro antes de chegar ao centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa, onde a circulação de automóveis é restrita. O bairro foi mesmo feito para ser percorrido a pé, pequenininho e sossegado.
![]() |
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades: sem ouro e sem riquezas, um Barroco encantador feito só com o talento dos artesãos |

Não deixe de visitar a surpreendente Igreja Nossa Senhora das Necessidades — responsável pelo nome original da aldeia.
Por trás de uma fachada muito simples, o interior da igrejinha comove pelo engenho dos artesãos que, sem acesso à riqueza e aos douramentos, capricharam em sofisticados entalhes para compor uma decoração ao mesmo tempo requintada e singela.
A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades é de meados do Século 18 e sua construção coincide com os primórdios da aldeia de Santo Antônio de Lisboa. Os entalhes barrocos que adornam o templo já incorporam elementos do estilo rococó.
![]() |
As antigas casinhas da colônia açoriana hoje abrigam lojas de artesanato, cafés e restaurantes |

Santo Antônio de Lisboa está a 15 km do Centro de Florianópolis e a 13 km da Avenida Beira-Mar Norte. O acesso é pela Rodovia José Carlos Daux (a SC-401).
O percurso é bem sinalizado, mas, para não correr risco de errar, o melhor ponto de referência para a entrada da aldeia é o antigo posto de pedágio.
![]() |
Armadilha para pescar ostras e as bichinhas no meu prato |
Já que tudo em Floripa acaba em belisco, não deixe de provar as famosas ostras de Santo Antônio de Lisboa em um dos muitos bares de frente para o mar.
Eu escolhi ao acaso o Freguesia, que tem mesinhas com guarda-sóis ao ar livre, na calçada da praia. Sou suspeita pra falar, porque amo, mas as ostras cruas (minhas favoritas) e ao bafo estavam deliciosas.
![]() |
O Freguesia é um dos muitos bares de ostras de Santo Antonio de Lisboa |
⭐Freguesia Oyster Bar
Rua 15 de Novembro nº 179, Santo Antônio de Lisboa
Funciona diariamente das 10 à meia noite. O cardápio tem ostras de todo jeito: gratinadas, no estrogonofe, de moqueca, à dorê, no ceviche... Eu sou ortodoxa, fui no tradicional e adorei.
Santo Antônio de Lisboa fica bem no centro da chamada Rota do Sol Poente, um caminho à beira-mar, voltado para as águas calmas da Baía Norte, que tem ainda a antigas aldeias de Sambaqui, ao Norte, e Cacupé, ao Sul.
No dia que visitei Santo Antônio, assisti a um belo pôr do sol (apesar das nuvens) e segui o Caminho dos Açores (a rua principal da aldeia, que vai desembocar na Estrada Haroldo Soares Glavan, que acompanha o mar) rumo ao Sul, para encontrar meus amigos no famoso restaurante Zé do Cacupé.
A casa, tradicionalíssima, é perfeita pra ir de turma — só assim você dá conta de pedir todas as tentações do cardápio, como as ostras, polvos, camarões, lulas... Uma esbórnia.
Cacupé é pequenininha, sossegada, praticamente se resume à estradinha à que margeia a praia (as transversais, geralmente, são entradas de condomínios.
⭐Restaurante Zé do Cacupé
Estrada Haroldo Soares Glavan nº 1964, Cacupé
O restaurante Zé do Cacupé fica na rua da praia e você pode ter dificuldade de encontrar estacionamento, em dias mais movimentados.
![]() |
Praia de Coqueiros, no Continente |
Bairro gostoso, eminentemente residencial e com carinha de balneário de antigamente (apesar da poluição não aconselhar muito o banho em suas águas), Coqueiros é outro point para quem quer conjugar passeios e comilanças em Floripa.
O bairro de Coqueiros fica no continente, banhado pela Baía Sul.
A vista da beira-mar, em Coqueiros, é muito bonita, pois a área fica quase em frente ao Centro de Floripa, do outro lado das águas.
As praias da região ganham com o charme adicional das formações de pedras que sugerem cidades de fantasia.
![]() |
Rancho Açoriano, em Coqueiros |
Foi exatamente por isso que eu fui até lá: almocei muito bem, em um mesão cheio de amigos, no Rancho Açoriano, especializado em peixes (pedimos tainha, corvina e robalo, estavam todos ótimos).
⭐Rancho Açoriano
Rua Desembargador Pedro Silva nº 3.240, Coqueiros.
Rua Jeronimo Coelho nº 60.
Aberto de segunda a sexta das 7h às 19h (os bares vão até as 22h). Sábados, das 7h às 14h (bares até as 17h). Fecha aos domingos.
![]() |
Mercado de Floripa: sou fã desta tradição |
Se eu sou fã de mercados, é claro que eu não poderia deixar de ir bater o ponto no Mercado Público de Florianópolis, um dos mais bacanas do Brasil no quesito comilança.
O mercado de Floripa é bem cuidado, bonito, arrumado, e muito limpo, mas o que o torna imperdível, mesmo, são as opções de petiscos e pratos oferecidos por lá — as ostras estão entre as estrelas da casa.
![]() |
O Mercado de Floripa tem artesanato, hortaliças, frutas e muitos boxes bacanas para quem quer só petiscar |

O que é bom, porém, não muda: foi um prazer reencontrar os pastéis de camarão do tradicional Box 32, onde arrematei a farra com umas patinhas de rã à milanesa que estavam dos deuses.
![]() |
Pastéis de camarão e patinhas de rã: farra boa no Boxe 32 |

Feiras e Mercados - Índice
Construído na primeira metade do Século 19, o Mercado Público de Florianópolis ocupa uma área onde a tradição da venda de frutos do mar remonta ao início da colonização da Ilha de Santa Catarina.
Além dos bares e restaurantes que atraem multidões de turistas e manezinhos, o mercado vende tudo um pouco — das hortaliças e frutas às peças de vestuário, passando pelo artesanato. Sempre um ótimo passeio.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Encantador!!
ResponderExcluir