19 de março de 2011

Cafés em Barcelona (mas eu só quero chocolate...)

Café del'Opera, Barcelona
Café del'Ópera: tem chocolate, churros e carinha Belle Époque

Se tem uma hora que eu quero gritar “Abaixo o Imperialismo!” com todas as minhas forças é quando tomo café fora de casa.

O mundo inteiro — Brasil incluído — parece ter esquecido como é que se prepara café, sucumbindo ao gosto norte-americano por aquela aguinha suja, que eles confundem com a velha e boa infusão de rubiácea.

Em Barcelona, isso não é um problema, porque existem os chocolates com churros, uma tradição espanhola que a Catalunha honra com louvor.  Se você está procurando lugares para tomar café da manhã em Barcelona, confira essas sugestões:

Três cafés em Barcelona 


Café digno do nome é coisa que ainda se encontra no interior de São Paulo e Minas e nos bravos botequins cariocas que não aposentaram a velha Monarca em favor das maquininhas de expresso-com-gosto-de-nada que infestam os quatro cantos do planeta.

Experimente tomar café em qualquer hotel do mundo: se você for como eu, vai sair direto para apedrejar o Consulado Americano mais próximo.

O resultado é que, viajando, raramente arrisco tomar café — exceções feitas aos expressos. Minha adição química volta-se, então, para o chocolate.

Rambla do Raval, Barcelona
Rambla sem muvuca? É a Rambla do Raval
Apesar do frio que fazia em março, em Barcelona, era muito agradável sentar nas mesinhas ao ar livre do Café Nemrut, em frente à Escola de Belas Artes — cuja fachada, em estilo clássico, vive permanentemente vandalizada por pichadores.

Quem nos atende de dia e serve nosso chocolate muito espesso é Barán, curdo da Turquia.

Barán vive em Barcelona há mais de uma década e fala português muito bem, graças à namorada brasileira, a cuiabana Jane. É ela que nos atende à noite, quando paramos para o último trago e mais uma fatia de tortilha, antes de ir dormir — o Café Nemrut fica do ladinho da nossa pousada.

Outro lugar onde gostava de bater ponto era no El Fornet, na esquina da Carrer de Ferrán com Carrer de Avinyó, no Bairro Gótico (essa casa não existe mais, mas a rede El Fornet tem outros pontos em Barcelona).

O El Fornet faz um chocolate bem decente, boa combinação os donuts quentinhos, muito melhores que os de Nova Iorque (isso é só uma provocação ao imperialismo, que acabou com meu prazer de tomar café em viagens 😉).

Outra parceria bem bacaninha é de chocolate com os bocadillos (sanduíches) de jamón ibérico, servidos no Café de les Delícies, na Rambla do Raval.

Mas o chocolate mais matador de Barcelona é o servido no Café del’Ópera, acompanhado de churros quentinhos.

Foi essa combinação que me fez parar de choramingar de saudade da minha cafeteira italiana e transformou definitivamente em alegria o percalço de ficar sem café em Barcelona.

Escola de Belas Artes de Barcelona
Escola de Belas Artes, paisagem do meu "café" da manhã

Lugares para tomar café... ôps... chocolate-da-manhã em Barcelona

⭐Café de les Delícies
Rambla do Raval 47

Se você gosta de tomar o desjejum ouvindo Mahler, veio ao lugar certo (mas cheque com seu médico se a sua dose de Prozac não está subestimada).

O café de les Delices é é pequeno, no estilo “charmoso-detonado” e cheio de livros. A conta para o chocolate com bocadillo (ambos muito bons) foi de  6,40 por pessoa.

⭐Café del’Ópera
La Rambla n° 74

Já falei sobre o Café del'Ópera aqui na Fragata. É uma casa bem tradicional nas Ramblas, em frente ao Teatro Liceu.

O lugar é bonitão, com decoração Belle Époque e vive cheio, especialmente nos dias frios (quando esquenta, o que lota são as mesas ao ar livre.

Desta vez, fomos ao Café del'Ópera fazer uma farra de tapas e cava, mas caímos no chocolate com churros de sobremesa. A dupla sai por € 6.

Mais sobre o Café del'Ópera e as Ramblas:
O que fazer nas Ramblas de Barcelona


⭐Café Nemrut
Carrer de Avinyó 21

Experimente a tortilha de abobrinha, simplesmente de rasgar a roupa. A tortilha tradicional, de batata, também é perfeita. Por € 6 Euros, você faz a festa de tortilha e chocolate quente.


Roteiros por Barcelona

Mais passeios e atrações em Barcelona


Gastronomia em Barcelona

Hospedagem em Barcelona - Gràcia e Eixample
Transporte em Barcelona: como chegar e como circular pela cidade

A Espanha na Fragata Surprise
A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário