23 de setembro de 2010

Veneza - bate e volta à ilha de Burano


Ilha de Burano, Itália
Burano é uma venezinha sem palácios ou grandiloquência

Uma boa dica de passeio pra quem está em Veneza é fazer um bate e volta à Ilha de Burano, uma fofura que fica a 30 minutos de viagem de barco, partindo das Fondamente Nuove.

Burano é uma venezinha sem palácios ou construções grandiloquentes, um charme de casinhas pintadas em cores fortes à beira dos canais e com uma tremenda cara de lugar onde mora gente (e mora mesmo! Mas só 4 mil pessoas).

Ilha de Burano, Itália

Burano (assim como Murano. famosa pela indústria de peças em vidro, e Torcello) fica na Laguna de Veneza, conectada à cidade dos doges por transporte regular em barcos robustos e seguros.

Veja as dicas: 

Bate e volta de Veneza à Ilha de Burano

Pequenininha, coloridíssima e muito sossegada, Burano aconchega o visitante e oferece um contraponto (e um descanso) da grandiloquência e das multidões que marcam qualquer passeio em Veneza.

Aliás, quando você for a Burano, vá nessa vibe. Não busque grandes monumentos, porque a ilha não tem.

Ilha de Burano, Itália
No geral e nos detalhes, Burano é encantadora

janelas na Ilha de Burano, Itália

Ilha de Burano, Itália


O barato de Burano é passear por seus canais e se embrenhar por seus becos, sempre acompanhada pelas cores vibrantes de suas fachadas, contrastando com a bruma que emana da laguna.

A bruma, na verdade, é a grande responsável pela tradição. Dizem os locais que pintar as casas em cores quase berrantes foi o recurso usado para que os pescadores de Burano (a cidade é uma vila pesqueira desde tempos imemoriais) tivessem mais facilidade de encontrar o caminho de volta para casa no meio do nevoeiro.

Ilha de Burano, Itália
As cores fortes de Burano ajudam os pescadores a encontrarem o caminho de casa no eterno nevoeiro da Laguna de Veneza

Ilha de Burano, Itália

Burano, Itália


O bordado de Burano
Além das casas coloridas, Burano também é famosa pelos seus bordados, uma tradição que remonta ao Século 15.

Simples e delicado, o merletto buranese  lembra um pouco o bordado Richelieu e se caracteriza pelo punto in aria — chamado assim porque o bordado não fica sobre o tecido, mas como uma espécie de renda.

Os trabalhos em bordado de Burano não são barat9s, mas pesquisando bastante nas lojinhas da ilha dá para achar algo pagável.

Comprei uma espécie de sobre-toalha de mesa, duas peças de presente para minhas duas irmãs. Com cerca de 1,20 metro de lado, custaram 30 euros cada. Mais barato que em Fortaleza...

Pôr do sol na Ilha de Burano, Itália
Ver o pôr do sol na Laguna de Veneza é um programão em Burano

Sede do antigo Partido Comunista na Ilha de Burano, Itália
Sede do antigo Partido Comunista de Burano


Onde Comer na Ilha de Burano
|⭐Trattoria Da Romano

Via Galuppi 221 - Burano, fone 041 730030

Esse restaurante familiar talvez seja o segredo mais bem guardado de Burano e foi uma dica da dona do hotel onde me hospedei em Veneza. A Trattoria da Romano é excelente.

Fui muito bem recebida no salão quase vazio — além de mim, um casal americano e só — atendida por uma miríade de integrantes da Família Romano. Sabe quando a gente se sente em casa?

Ilha de Burano, Itália


Pensei em tomar um conhaque para espantar o frio, mas fui convencida a trocar a pedida por um Spritze, drinque de Prosecco com Aperol (um parente do Campari) que é simplesmente delicioso.

A entrada de cozze (mexilhões) e o espaguete aos frutos do mar estavam simplesmente fantásticos e me trouxeram de volta à vida, depois da travessia glacial da Laguna de Veneza.

Fachada antiga na Ilha de Burano, Itália

Casas à beira de um canal na Ilha de Burano, Itália


Como ir de Veneza a Burano
Os barcos de Veneza para Burano partem do cais Fondamente Nuove, com paradas nas ilhas de Murano e Mazzorbo. A travessia dura cerca de 45 minutos. A passagem custa € 8. Veja o mapa:



Meu roteiro completo: três semanas na Itália

Mais sobre Veneza

Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário