![]() |
Burano é uma venezinha sem palácios e grandiloquências |
Burano é uma venezinha sem palácios ou construções grandiloquentes, um charme de casinhas pintadas em cores fortes à beira dos canais e com uma tremenda cara de lugar onde mora gente (e mora mesmo! Mas só 4 mil pessoas).
Burano, assim como Murano (famosa pela indústria de peças em vidro) e Torcello, fica na Laguna de Veneza, conectada à cidade dos doges por transporte regular em barcos robustos e seguros.
Veja as dicas para um bate e volta de Veneza à Ilha de Burano:
Pequenininha, coloridíssima e muito sossegada, Burano aconchega o visitante e oferece um contraponto (e um descanso) das grandiloquências e das multidões que marcam qualquer passeio em Veneza.
Aliás, quando você for a Burano, vá nessa vibe. Não busque grandes monumentos, porque a ilha não tem.
O barato de Burano é passear por seus canais e se embrenhar por seus becos, sempre acompanhada pelas cores vibrantes de suas fachadas, contrastando com a bruma que emana da laguna.
A bruma, na verdade, é a grande responsável pela tradição. Dizem os locais que pintar as casas em cores quase berrantes foi o recurso usado para que os pescadores de Burano (a cidade é uma vila pesqueira desde tempos imemoriais) tivessem mais facilidade de encontrar o caminho de volta para casa no meio do nevoeiro.
➡️O bordado de Burano
Além das casas coloridas, Burano também é famosa pelos seus bordados, uma tradição que remonta ao Século 15.
Simples e delicado, o merletto buranese lembra um pouco o bordado Richelieu e se caracteriza pelo punto in aria -- chamado assim porque o bordado não fica sobre o tecido, mas como uma espécie de renda.
Os trabalhos em bordado de Burano não são barat9s, mas pesquisando bastante nas lojinhas da ilha dá para achar algo pagável.
Comprei uma espécie de sobre-toalha de mesa, duas peças de presente para minhas duas irmãs. Com cerca de 1,20 metro de lado, custaram 30 euros cada. Mais barato que em Fortaleza...
➡️ Onde Comer na Ilha de Burano
|⭐Trattoria Da Romano
Via Galuppi 221 - Burano, fone 041 730030
Esse restaurante familiar talvez seja o segredo mais bem guardado de Burano e foi uma dica da dona do hotel onde me hospedei em Veneza. A Trattoria da Romano é excelente.
Fui muito bem recebida no salão quase vazio — além de mim, um casal americano e só — atendida por uma miríade de integrantes da Família Romano.
Pensei em tomar um conhaque para espantar o frio, mas fui convencida a trocar a pedida por um Spritze, drinque de Prosecco com Aperol (um parente do Campari) que é simplesmente delicioso.
A entrada de cozze (mexilhões) e o espaguete aos frutos do mar estavam simplesmente fantásticos e me trouxeram de volta à vida, depois da travessia glacial da Laguna de Veneza.
➡️ Como chegar a Burano
Os barcos de Veneza para Burano partem do cais Fondamente Nuove, com paradas nas ilhas de Murano e Mazzorbo e a travessia dura cerca de 45 minutos. A passagem custa € 8. Veja o mapa:
A Europa na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário