2 de julho de 2011

Dois de Julho em Ipanema


Estátua do Corneteiro Lopes em Ipanema, Rio de Janeiro

O Corneteiro Lopes em Ipanema: sem pedestal


Música deste post: Hino ao Dois de Julho, Tatau e Orquestra Sinfônica Juvenil

Hoje é dia de baiano estar em Salvador, acompanhando os carros do Caboclo e da Cabocla desde a Lapinha, no Cortejo do Dois de Julho.

Estátua do Corneteiro Lopes em Ipanema, Rio de Janeiro
A estátua do Corneteiro Lopes foi criada pelo cartunista Ique

Eu, que estou no Rio, fui confraternizar com o meu favorito entre os heróis da Independência da Bahia. Encontrei-o na esquina da Visconde de Pirajá com a Garcia D'Ávila, de tocaia atrás de um poste, o joelho quase no chão.

É assim, sem pedestal, que Ipanema homenageia o Corneteiro Lopes, personagem decisivo na vitória dos baianos contra os portugueses na Guerra de Independência.

Dois de Julho em Ipanema


Rua Maria Quitéria, Ipanema
A caminho do meu encontro com o Corneteiro, ainda cruzei com Maria Quitéria, mulher retada que combateu disfarçada de homem na Guerra da Independência da Bahia

O Dois de Julho é a mais bela e emocionante das celebrações da Bahia. Repete na rua o que foi na História: quem faz é o povo. Tudo a ver com esse corneteiro rente ao chão do monumento criado pelo cartunista Ique, pelo qual os transeuntes passam batidos.

Do metrô até a estátua do Corneteiro Lopes a gente ainda cruza as ruas Joana Angélica e Maria Quitéria, também heroínas da Independência da Bahia. Só em Ipanema, mesmo...

Estátua do Corneteiro Lopes em Ipanema, Rio de Janeiro

O Corneteiro Lopes foi fundamental na vitória final dos baianos sobre os portugueses, na Guerra de Independência


Sobre o Dois de Julho, já contei aqui na Fragata, embora não tenha louvado adequadamente o Corneteiro Lopes, o cara que adotei como meu padroeiro há muitos e muitos anos.

(Leia o post: Dois de Julho - com tiranos não combinam brasileiros corações)

Aprendi criança sua história: combate duro contra os portugueses, os baianos em desvantagem, o comandante ordenou o toque de “Retirada”.

O Corneteiro Lopes, apavorado com o calor da batalha, teria errado e tocado “Avançar e Degolar”, levando os portugueses a crer na chegada de reforços brasileiros e batendo, eles sim, em retirada.

Estátua do Corneteiro Lopes em Ipanema, Rio de Janeiro

O Brasil não aprende isso na escola, mas foi só após a vitória na Batalha de Pirajá, em 2 de julho de 1823, que Portugal aceitou a declaração de independência


Se o corneteiro fosse gringo (ou paulista), a ordem de tocar a retirada seria aquela hora que sobe o som no cinema e o herói toma a decisão de mudar a história, recusando-se a botar a tropa em fuga. 

Como o Corneteiro Lopes era baiano (de adoção, pois nasceu português), acho que ele errou mesmo e, no fim, deu tudo certo, ganhamos a guerra.

Mas não tentem fazer isso em casa: escorregar no acaso e aterrissar na glória é privilégio exclusivo dos filhos do Recôncavo 😉.

Estátua do Corneteiro Lopes em Ipanema, Rio de Janeiro

Como encontrar à estátua do Corneteiro Lopes
Como falei, lá no começo, a estátua do Corneteiro Lopes fica na esquina da Avenida Visconde de Pirajá com a Rua Garcia D'Ávila, em Ipanema. Fique ligada, porque é fácil passar batida pela escultura sem pedestal, geralmente cercada de lixeiras da Comlurb.

O melhor jeito de chegar lá é pegar o metrô e descer na Estação General Osório, que deixa você de cara para o gol da Avenida Visconde de Pirajá. 

A Rua Garcia D'Ávila (um verdadeiro senhor feudal baiano do século 16, dono do Castelo da Praia do Forte) fica a seis quadras a Oeste da estação de metrô.

Estação de metrô general Osório, Ipanema, Rio de Janeiro
Um mural na Estação General Osório do metrô lembra a Banda de Ipanema

No caminho até encontrar o Corneteiro você vai passar pela Rua Vinícius de Moraes (carioca, mas cidadão de Itapuã), Rua Joana Angélica (freira do Convento da Lapa, em Salvador, assassinada por soldados portugueses nos primeiros dias da Guerra de Independência), Rua Maria Quitéria (baiana de Cachoeira, soldado das tropas baianas). Ou seja: vai andar em muito boa companhia.



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

7 comentários:

  1. Fotos excelentes, obrigado pela partilha :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Cyntia, muito bom. Sobre o Corneteiro Lopes, me lembrei que aqui na Câmara de Salvador tem o único quadro que retrata a importância do Corneteiro Lopes para as lutas da nossa independência.
    Mas esse Corneteiro de Ipanema é o máximo. beijos

    ResponderExcluir
  3. E aí, amiga a Fragata vai ficar ancorada? Solte as amarras, singrar é impreciso e necessário. O lago é tão misterioso quanto o rio. Basta abrir as velas que a brisa sopra.

    ResponderExcluir
  4. A Fragata está concluindo alguns reparos e voltará a singrar os mares em breve...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ter historiadores esclarecendo como de fato a história do Brasil ocorreu.
    Tento também há 40 anos contribuir para o engrandecimento da nossa memória com meus 3 livros Rio Antigo por Camões, o Recife Antigo por Camões e nesse ano de 2022 o lançamento do Brasil Antigo por Camões onde devo incluir algumas informações desse site maravilhoso. Gostaria de conhecer a equipe e contribuir com minhas imagens o engrandecimento desse site. Eduardo Camões. facebook Rio Antigo por Camões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camões, a "equipe" do blog sou eu mesma, uma "euquipe" formada por uma jornalista apaixonada por histórias e viagens. Obrigada por navegar com a Fragata :)

      Excluir
  6. Bom dia. Lindo texto. Reproduzir no instagram e coloquei os créditos devidos @serrinhab em homenagem aos 200 anos hoje da Indep. Da Bahia.

    ResponderExcluir