10 de maio de 2015

Itacaré: hospedagem com conforto e pé na areia

Praia de São José, Itacaré, Bahia
Minha hospedagem em Itacaré foi na fantástica Praia de São José

Uma temporada de praia pode ter muitos significados, a depender do viajante. Pode ser uma imersão no sossego, agito, azaração, malhação diária nas muitas trilhas para as praias...

Uma coisa é certa: em Itacaré, a hospedagem que você escolhe vai influir decisivamente no tipo de escapada que você terá.

A minha viagem a Itacaré era para desacelerar e me desconectar e, para isso, acho que acertei em cheio ao escolher o Itacaré Eco Residence (que na época se chamava Eco Resort), uma delícia de hotel cercado de mata, e silêncio, com instalações cinco estrelas e um senhor mar, literalmente na porta, a deliciosa Praia de São José.

Veja como foi minha ótima experiência:


Hospedagem em Itacaré

Praia de São José, Itacaré, Bahia
O condomínio onde está instalado o hotel é cortado por este rio, que pode ser explorado em caiaques e SUP

Localização do Itacaré Eco Residence
Cercado pela mata de uma antiga fazenda de Cacau, o resort Itacaré Eco Residence faz parte de um complexo turístico que também conta com um condomínio (poucas casas, quase não dá para vê-las no meio da vegetação), na Área de Proteção Ambiental (APA) São José-Serra Grande.

As instalações do Itacaré Eco Residence
O resort tem um edifício principal onde ficam a recepção, salão de TV e jogos e o restaurante. O grupo principal de apartamentos fica em uma parte mais alta da propriedade, cerca de 100 metros ladeira acima, todos com vista para o mar.

Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia
O corpo principal do Hotel Itacaré Eco Residence e a ladeira que leva ao edifício onde ficava meu apartamento, vistos da varanda do meu quarto

Essa parte da ladeira pode ser complicada pra quem tem crianças pequenas ou para pessoas com alguma dificuldade de locomoção — se você se enquadra em um desses casos, peça uma acomodação nos apartamentos da parte baixa do Itacaré Eco Residence, que têm vista para o manguezal e ficam bem próximos ao restaurante.

Uma coisa que adorei no hotel foi a integração de toda sua estrutura com a natureza. Os edifícios não destoam, encravados na mata, preservando a escala humana.

Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia
A vista da varanda do meu apartamento

Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia


Os telhados de sapé ajudam o conjunto a não brigar com o entorno e a preservar a sensação de que estamos muito longe da cidade.

E estamos mesmo: a cidade de Itacaré fica a cerca de seis quilômetros do Itacaré Eco Residence. Da estrada, depois que atravessamos a portaria do complexo ecoturístico Vila de São José, ainda rodamos uns dois ou três km em meio à vegetação cerrada, até chegar ao hotel.

Estrutura de praia do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia
O restaurante da praia e as cabaninhas com espreguiçadeiras, pra quem gosta de sombra e água fresca

Estrutura de praia do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia


Estrutura de praia do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia


O atendimento no Itacaré Eco Residence
A equipe do resort é muto eficiente, sem perder a simpatia e a informalidade. Desde a chegada ao Itacaré Eco Residence, me senti em casa  — não esqueça que Itacaré fica na Bahia 😊.

A experiência foi bacana desde a chegada, com a recepção atenciosa e eficiente no check-in e a satisfação de constatar que o apartamento que reservei era tão bom quanto aparecia nas fotos do site.

Trilha para a Praia de São José, Itacaré, Bahia
Uma curta trilha na mata liga o corpo principal do hotel à praia

As acomodações no Itacaré Eco Residence
O Itacaré Eco Residence tem 56 apartamentos, em cinco categorias. Eu fiquei em uma suíte luxo, com vista para o mar.

O quarto é enorme (40 metros quadrados) e tem varanda espaçosa, com uma rede.

O banheiro também é bastante amplo. A bancada da pia fica em uma espécie de closet, junto com o armário, que tem bastante espaço. As amenities são simplezinhas, para o padrão do hotel.

Apartamento do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia
O quarto é amplo e confortável

O apartamento tem TV de tela plana, mas há poucos canais a cabo disponíveis. Um aparelho de DVD tenta compensar a falta de opções televisivas (você pode pegar os filmes emprestados na recepção, mas não espere uma cinemateca). 

As opções no frigobar são as básicas de sempre: cerveja, refrigerantes e salgadinhos de pacote.

Apartamento do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia
Ô, saudade desta varanda... Abaixo, o banheiro

Apartamento do Itacaré Eco Residence, Praia de São José, Itacaré, Bahia


Atividades/programação
O Itacaré Eco Residence tem uma academia com esteiras e outros equipamentos de ginástica, trilhas demarcadas na mata e oferece caiaques e pranchas de stand up paddle (SUP) para quem quiser explorar o rio que corta a propriedade.

Todos os dias, às 10 horas, uma van do hotel leva hóspedes à famosa Prainha (uma viagem de 10 minutinhos) e volta para buscá-los às 13 horas.

Outro passeio diário oferecido pelo resort é à cidade de Itacaré. As vans partem do hotel às 17h e às 19h e deixam os hóspedes bem na confluência das duas ruas mais fervidas do Centrinho, a Pituba e a Lodônio Almeida (Passarela da Vila). O retorno é às 19:30h e às 22 horas. 

Quem viaja com crianças tem a opção de uma sala de brinquedos e atividades organizadas para os pequenos acima dos cinco anos.

piscina do Itacaré Eco Residence, Praia de São José
A piscina principal do hotel fica em frente ao mar

piscina do Itacaré Eco Residence, Praia de São José


Sombra e água fresca
Para lagartixar, há duas piscinas no Itacaré Eco Residence. A menor, ao lado do corpo principal do hotel, é alimentada pelas águas minerais, ricas em lítio, que vêm de um riachinho que desce do morro.

Segundo me explicou o dono do hotel, que é geólogo, só existem águas iguais na República Tcheca. Ele também me explicou que o lítio tem propriedades antidepressivas, mas acho que meu bem estar naquela piscina era mais pela tranquilidade e pela gostosura da água 😊.

piscina do Itacaré Eco Residence, Praia de São José
A piscina menor do hotel, super sossegada, é alimentada pelas águas de um riachinho

piscina do Itacaré Eco Residence, Praia de São José


Na beira da Praia de São José, acessível por uma trilha (a uns 200 metros do edifício principal do resort), há uma ótima estrutura, com restaurante, piscina e cabaninhas cobertas de sapé na areia da praia. As espreguiçadeiras são confortabilíssimas.

Bares e restaurantes do Itacaré Eco Residence
O café da manhã e o jantar, incluídos na diária do Itacaré Eco Residence, são servidos no restaurante Mãe Josepha, no corpo principal do hotel.

Bar da piscina do hotel Itacaré Eco Residence
Era bom demais encerrar o dia bebericando à beira mar. O drinque da foto é o Gabriela, especialidade do hotel, feito com polpa de cacau

O buffet das duas refeições é muito variado e a comida é realmente gostosa. Tem opções para todos os gostos, do filé aos frutos do mar, massas, saladas.

O café da manhã é copioso, com vários tipos de pães, bolos, salgados, tapioca feitinha na hora... Minha crítica: a variedade de sucos era pouco criativa.

Restaurante Mãe Josefa, Itacaré Eco Residence
Restaurante Mãe Josepha
Restaurantes do hotel Itacaré Eco Residence
Peixinho com banana do restaurante da praia, e, abaixo, espaguete com frutos do mar do Mãe Josepha

Restaurantes do hotel Itacaré Eco Residence


O bar e o restaurante da praia funcionam até as 17 horas, com cardápio a la carte. Experimentei o peixe grelhado com banana da terra, que estava bem bom.

O que eu curtia mesmo era pedir bebidinhas e comidinhas direto da espreguiçadeira da praia, como os camarões ao alho e óleo (perfeitos), a caipiroska de maracujá e o "Gabriela", drinque que mistura vodka, suco de cacau (feito da polpa da fruta, azedinha, parecida com graviola e que eu adoooooro).


Bares e restaurantes do hotel Itacaré Eco Residence
Caipirinha de maracujá ao pôr do sol e o autêntico camarão pé-na-areia, servido na cabaninha da praia




⭐ Itacaré Eco Residence
Rodovia BA 001 Km 6, Condomínio Vila São José, Itacaré. É o tipo de lugar que estraga a gente.... Recomendo demais.

No feriadão de Tiradentes, as diárias com meia pensão estavam na casa dos R$ 600. Reservei pelo Booking com cerca de dois meses de antecedência.


Itacaré Eco Residence
Doce ou salgado? Essa era a dúvida cruel do meu feriadão em Itacaré hospedada em um hotel que tem rio e praia pra a gente escolher

Praia de São José, Itacaré, Bahia


Mais sobre Itacaré
Sossego e conforto: dicas para planejar uma escapada a Itacaré
Prainha e São José, dois paraísos em Itacaré

A Bahia na Fragata Surprise

Litoral Norte
Recôncavo
Sertão
Raso da Catarina



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário