7 de maio de 2015

Praias de Itacaré - o sossego da Prainha e São José


Prainha em Itacaré na Bahia
A Prainha, em Itacaré, é a véspera do dia da criação

Descrever as praias de Itacaré é uma senhora perda de tempo. O que as fotos não mostram, o discurso também não consegue reproduzir.

A temperatura perfeita da água, a massagem suave que a areia fininha faz nas solas dos pés e o canto ritmado e reconfortante das ondas quebrando na praia você vai ter que constatar pessoalmente.

Praia de São José em Itacaré
Prainha em Itacaré na Bahia
A Prainha sempre emplaca a lista das praias mais lindas do Brasil — com toda razão. No alto, a Praia de São José, outra perfeita conjugação de beleza e sossego


Nos quatro dias do feriadão de Tiradentes, me esbaldei nas águas mornas de duas praias de Itacaré, a Praia de São José, onde estava hospedada, e a famosa Prainha, sempre muito bem cotada no ranking das mais bonitas do Brasil.

Eu não conheço todas as praias do país, mas confira a foto que abre este post e me diga se os elogios à Prainha são exagerados...

Prainha, Itacaré, Bahia
Guarda-sol na Prainha? Só se você levar

A Prainha é quase selvagem e a Praia de São José também é bastante isolada, com acesso difícil pela areia e entrada por um condomínio onde fica o resort onde me hospedei.

Se você quer um pedaço de mar muito sossegado pra chamar de seu, veja essas dicas para aproveitar essas duas maravilhosas praias de Itacaré:

Prainha, Itacaré, Bahia
Prainha, Itacaré, Bahia
Os morros nas duas pontas da enseada dificultam o acesso à Prainha



Praias de Itacaré - algumas dicas 


Oficialmente, Itacaré tem 11 praias, algumas delas ainda bem selvagens e isoladas, acessíveis por trilhas ou pelo beneplácito dos donos das terras em frente ao mar.

A geografia da região ajuda a manter as muitas praias de Itacaré assim, nesse estado de paradisíaco sossego. O litoral do município é marcado por formações rochosas que avançam para o mar, formando entre elas as pequenas enseadas, que ficam aconchegadas e quietinhas entre os morros de pedra.

Prainha, Itacaré, Bahia
Uma manhã na Prainha: mar, coqueiral e a quase total ausência de seres humanos

Em Itacaré, é bem difícil ir de uma praia a outra caminhando pela areia. Entre elas e a estrada, o comum é haver uma propriedade privada (geralmente, uma antiga fazenda de cacau), também barrando o passo.

Além da dificuldade para chegar às praias de Itacaré mais afastadas da cidade, é bom lembrar que desfrutar de um ambiente assim, tão preservado, exige algum estoicismo.

A estrutura da Prainha, por exemplo, é mínima: há um chuveiro para os banhistas e uma barraquinha que vende água de coco. E mais nadinha.

Cadeiras, guarda-sóis e outros mimos, só se você levar. Caso contrário, ajeite a canga na sombra diáfana fornecida pelas copas dos coqueiros e, se der sorte, use algum dos poucos troncos de árvores caídas para improvisar um banco. Tenho certeza que você não vai reclamar 😊.

Prainha, Itacaré, Bahia
A bandeira vermelha sinalizava correntes marítimas fortes. Mesmo com as ondas mais baixinhas, convém tomar cuidado com os humores do mar da Prainha

Prainha de Itacaré, sempre na lista das mais bonitas
Eu fiquei sem palavras quando atravessei a pequena porteira de acesso à Prainha e vi aquela enseada que parece traçada na prancheta, de tão perfeitinha. Não é à toa que ela aparece em todas as listas de "10 praias mais bonitas do Brasil".

Sem seres humanos à vista, parecia que eu estava que eu estava contemplando o Éden antes do criador entregar as chaves a Adão e Eva.

A Prainha é fechada, em cada ponta, por morros cobertos de mata cerrada. Um coqueiral exuberante acompanha a curva elegante e suave da enseada.

Essa área pertence a uma fazenda (impossível não olhar para a varanda da casa da propriedade sem uma certa invejinha).

Prainha, Itacaré, Bahia

Como chegar à Prainha de Itacaré
Há uma trilha que parte da Praia da Ribeira, a última das praias urbanas de Itacaré, na direção Sul (urbana apenas porque dá para chegar lá de carro, tá?).

Quem já fez o percurso entre a Praia da Ribeira e a Prainha afirma que o caminho é muito bonito, por dentro da mata, passando por cachoeiras.

São cerca de 40 minutos e a caminhada é considerada de pouca dificuldade. Também tem uma trilha para a Prainha partindo da Praia de São José. 

Prainha, Itacaré, Bahia
Como a maioria das praias de Itacaré, a Prainha é um antigo point de surfistas

Como eu estava hospedada na Praia de São José, até cogitei fazer essa trilha, mas o joelho que me enche a paciência desde os 20 anos agora deu pra doer de verdade.

Então eu aproveitei a desculpa e fui ate a Prainha com a van do Itacaré Eco Residence, que deixa a gente de cara para o gol (no caso, a porteirinha da praia). A van parte às 10 horas do hotel e volta para recolher os hóspedes às 13 horas. 

Se você não quiser fazer trilha nem estiver hospedada no Itacaré Eco Residence, a alternativa é contratar o passeio com as agências locais.

Eu recomendo expressamente a visita à Prainha — mas você já viu as fotos, portanto, estou chovendo no molhado 😉.


Praia de São José: sossego e excelente estrutura

A Praia de São José parece irmã gêmea da Prainha, só que menorzinha. É a mesma enseadinha de curva suave, fechada nas duas pontas por dois portentosos pedregulhos cobertos de mata e acompanhada por um espesso coqueiral. 

Praia de São José, Itacaré, Bahia
Um riacho cristalino que deságua na Praia de São José 

Se a Praia de São José já tem mais marcas da presença humana (a estrutura do Itacaré Eco Residence, com cabaninhas de palha, restaurante e piscina à beira mar), ela também tem um encanto de deixar a gente muda.

E pra completar o cenário de tô no paraíso e nem precisei morrer, tem um rio cristalino que vem da mata para desaguar na Praia de São José. Antes, ele faz algumas curvas graciosas, cercado por um denso coqueiral.

Praia de São José, Itacaré

A Praia de São José está cercada por um complexo ecoturístico, o Vilas de São José, que compreende o Itacaré Eco Residence e um condomínio, cujas casas ficam meio escondidas na vegetação (só com o ângulo certo do sol para divisar seus telhados entre as copas das árvores, ou à noite, quando dá para perceber algumas luzes).

Toda a área em frente à Praia de São José foi uma fazenda de cacau, o que contribuiu para a preservação da mata nativa (os pés de cacau só crescem à sombra). A propriedade está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA São José-Serra Grande).

Praia de São José, Itacaré
A chegada à Praia de São José pela beira do rio

Como chegar à Praia de São José

Quem está hospedado no Itacaré Eco Residence é local na Praia de São José: tem acesso direto à praia por uma trilha que margeia o rio.

Se não for o seu caso, o jeito é fazer a trilha que vem da Prainha ou passar o dia no hotel no esquema day use. O conjunto praia, rio e mata é simplesmente maravilhoso, pela beleza e pelo sossego. 

Praia de São José, Itacaré, Bahia


Índice de praias da Fragata Surprise


Mais sobre Itacaré
Sossego e conforto: dicas para planejar uma escapada a Itacaré
Onde me hospedei: Itacaré Eco Residence, conforto pé na areia 


Mais sobre a Bahia na Fragata Surprise
Recôncavo Baiano



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário