Corypha umbraculifera: entre 40 e 80 anos ensaiando o espetáculo |
No resto do mundo, bebe-se no final do dia para espantar a pressão do trabalho, ou para prolongar o expediente em outro cenário. No Rio, trabalha-se para merecer essas horinhas despreocupadas — que, afinal, são parte essencial do que realmente importa na vida.
Na quarta-feira passada, fui tomar um chope depois do trabalho no Belmonte, na Praia do Flamengo, quase na esquina da minha rua. A paisagem é o imenso jardim projetado por Burle Marx, no Aterro.
O assunto eram viagens e alguém comentou que era um absurdo eu ter dedicado um post deste blog à Puya raimundii, a prodigiosa bromélia andina, e ignorar solenemente um espetáculo da natureza que está acontecendo ali, do outro lado da rua -- e a menos de 1.000 metros da minha casa.
A Rua Paissandu desembocando no Aterro - e olha o Corcovado, lá no fundo |
Como a bromélia andina, a Corypha também só dá uma florada — quando a planta alcança entre 40 e 80 anos de idade. Desde o ano passado, várias palmeiras da espécie estão florindo no Aterro. Depois disso, elas vão morrer, como a Puya raimundii.
Segundo o site dedicado ao paisagista Burle Marx, a florada da Corypha é a maior do reino vegetal. “Acima da copa de folhas em leque, que começam a secar e a cair, forma-se nova copa, de oito metros de diâmetro, constituída de mais de um milhão de flores brancas”.
Aproveitei a linda manhã de sábado para fazer autocrítica, ver de perto a Corypha e, de quebra, dar uma volta pela vizinhança com a câmera fotográfica. Voltei para casa achando a palmeira linda e cada vez mais convencida de que não há lugar no mundo mais propício à felicidade do que o Rio de Janeiro no verão.
Para ver a Corypha: do alto da passarela do aterro já dá para ver algumas palmeiras na florada. Bom mesmo é dar uma longa caminhada pelo parque, procurando outros exemplares.
Belmonte - Praia do Flamengo n° 300.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário