Final de tarde em El Montículo |
Os aymaras — principal contingente populacional da Bolívia — acreditam que os picos nevados da cordilheira são seus antepassados, os Apus, que protegem e trazem boa sorte. Na vida cotidiana de La Paz são muitas as demonstração de respeito a essas entidades e uma das mais interessantes é o costume de pedir a bênção da montanha para os recém casados, logo após a cerimônia católica.
![]() |
Juras de amor rabiscadas na balaustrada do mirante e, à direita, o portal que dá acesso ao parque |
![]() |
Depois de casar na igreja, é hora de pedir a bênção da montanha |
É uma área arborizada, que oferece vista de 180 graus para o sudoeste de La Paz — exatamente a direção da Cordilheira Real — com uma igrejinha cuja torre parece ter saído de uma missão espanhola de western-spaghetti, muito concorrida para a realização de casamentos.
![]() |
A igrejinha da Imaculada Conceição, em El Montículo, estava lotada para mais um casamento |
O sacerdote chega para celebrar o casamento |
Estive em El Montículo em uma tarde de sábado. O lugar era puro sossego, até ser tomado por um alegre alarido: lá vem a noiva! De véu, grinalda, buquê e vestido meia cauda, ela posava para fotos, cercada de gente de roupa engomada, que não parava de bombardeá-la com uma espécie de estopa, uma neve fake (referência às neves eternas da montanha) que, desde cedo, cobria as calçadas em frente a todas as igrejas por que passei — sábado parece ser o dia preferido para casamentos em La Paz.
Nem deu tempo de achar graça. Por outra vereda do parque já despontava outra passeata semelhante. E depois mais outra, e outra... Uma profusão de noivas tomando El Montículo de assalto.
Foi assim que eu descobri esse simpático costume paceño. O Illimani não entra na igreja, mas é o principal padrinho dos casais. É a ele que são feitas as maiores reverências, dirigidos os pedidos de felicidade, harmonia e muitos filhos saudáveis. Depois, a montanha "posa" para as fotos com o casal e fica para sempre registrado no álbum que os noivos vão mostrar aos netos.
Uma tradição muito singela e bonita—e, vamos combinar, muito mais bacana do que prender cadeados em pontes e assemelhados, que além de danificar patrimônio público, ainda reflete uma ideia muito pouco avessa à liberdade que deveria ser associada ao amor.
Quando você for a La Paz com seu amor, dê uma passada por El Montículo para pedir a bênção do Illimani.
Como chegar
Plaza del Montículo
Esquina das ruas Gregório Reynolds com Presbítero Medina, bairro de Sopocachi. Do centro de La Paz até o mirante, pagamos cerca de 10 bolivianos na corrida de táxi. São cerca de 2,5 km de distância.
A Bolívia na Fragata Surprise
La Paz: dicas para você aproveitar uma cidade surpreendenteAltiplano Boliviano: Cenário perfeito para uma road trip
Os quatro espetáculos da Ilha do Sol
Copacabana, princesinha do Lago Titicaca
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Copacabana, princesinha do Lago Titicaca
Nenhum comentário:
Postar um comentário