27 de fevereiro de 2006

Punta Cana: sombra e água fresca


Praia de Bávaro, Punta Cana, República Dominicana
Punta Cana, capital do sossego


Música deste post: Avarandado, João Gilberto

Eu mereço: quatro livros bacanas, farto estoque de biquínis e alguns vestidinhos na bagagem, lá fui eu passar uma semana de papo para o ar, em Punta Cana, na República Dominicana. 

Um break onde só interessavam o sol, a praia e o sossego. E viva o Caribe!

Praia de Bávaro, Punta Cana, República Dominicana

Minha dura rotina em Punta Cana: desabar na espreguiçadeira, diante deste mar


Decidi viajar de última hora. Na quarta-feira anterior ao Carnaval, concluí que era desaforo ficar em Brasília durante os feriados.

Com um pouquinho de sorte e bastante insistência, consegui um pacote com passagens aéreas e seis noites de hospedagem no Hotel Barceló Beach and Golf, na Praia de Bávaro, por cerca de R$ 2.300. E era só que que tinha disponível.

Punta Cana, República Dominicana
Acredite: a cor do mar é esta mesminha 😉

Como chegar a Punta Cana
O voo da Copa Airlines é para quem tem pecados cabeludos a pagar: sai de Guarulhos às 4 da manhã (check-in às 2h) para Cidade do Panamá, e de lá tem a conexão para Santo Domingo.

 Acho que se pesquisarem muito, não vão encontrar horário pior: tarde demais para quem não dormiu, cedo demais para justificar o pernoite. A vantagem é que o free-shop no Panamá é uma Disneylândia para consumistas.

Hotel Barceló Beach and Golf, Punta Cana
A varanda do meu quarto de hotel tinha esta vista

Atualização: muita água já rolou sob a ponte das rotas aéreas desde essa minha viagem a Punta Cana. Hoje já há voos da Copa Airlines para a Cidade do Panamá saindo de seis capitais brasileiras, em horários mais decentes.

A chegada ao Panamá é de manhãzinha. O voo para Santo Domingo saiu com algum atraso, mas às 14 horas eu já estava sentindo o calor úmido da capital dominicana, onde gostaria de ter passado um ou dois dias para ver de perto a primeira ocupação espanhola nas Américas.

Praia de Bávaro, Punta Cana
A Praia de Bávaro, em Punta Cana, está a 200 km da capital Santo Domingo

Mas pacote é pacote. Logo após o desembarque no Aeroporto Internacional Las Américas, em Santo Domingo (e depois de um procedimento bem rápido e tranquilo na imigração), o grupo com o qual viajei foi gentilmente tocado para a van que nos levaria a Punta Cana.

É bom destacar que esse foi um pacote do bem: incluía passagem aérea, traslados e hospedagem, mas não era uma excursão (vocês sabem que sou alérgica a excursões). Chegando ao resort, cada um se dedicava aos seus interesses e só voltamos a nos ver na hora de pegar o transporte de volta para Santo Domingo.

Entre Santo Domingo e Punta, o percurso é de 200 km, percorridos em cerca de quatro horas. A estrada quase sempre margeia um mar muito azul, mas nada de praias. Pedras e manguezais são a paisagem mais constante durante o trajeto.

Hotel Barceló Beach and Golf, Punta Cana

Meu apartamento no Barceló Beach and Golf Resort era no terceiro andar. A terceira varanda, da esquerda para a direita


Hospedagem em Punta Cana

⭐Hotel Barceló Beach and Golf
O Barceló Beach and Golf é um desses resortões caribenhos, onde os gringos se recolhem para curtir a natureza, com o mínimo de contato com a população local.

O hotel tem apartamentos confortáveis, varanda com vista para o mar, lindo coqueiral e uma praia inacreditável: areia branquinha e fininha, água quase invisível, de tão transparente, muitas espreguiçadeiras e funcionários que servem bebidas na areia, para eu não me preocupar nem em levantar a cabeça da minha almofada.

Hotel Barceló Beach and Golf, Punta Cana
O esquema do resort é organizado pra que o hóspede só levante da espreguiçadeira para mergulhar no mar — se quiser

Punta Cana, República Dominicana

Quem quer agito, deve procurar outro lugar. Apesar de o hotel ter uma boate e uma infinidade de bares, ninguém, em sã consciência, vem aqui pelas noitadas. É o dolce far niente à beira mar que conta.

O Barceló funciona no esquema all inclusive e tem sete restaurantes, além da pizzaria que atende a piscina. A comida não é nenhum espetáculo, mas não compromete.

Também ter serviço de praia (bebidas) e o bar da piscina serve petiscos para os hóspedes que estão morgando nas espreguiçadeiras (se bem que eu precisei levantar algumas vezes para ir até o balcão).

Punta Cana, República Dominicana
O hotel organiza alguns passeios (pagos à parte) para os hóspedes. Deste atracadouro, embarquei para ir visitar golfinhos que vivem em um tanque no meio do mar. Abaixo, os passeios de lancha, a maior aglomeração que testemunhei em Bávaro Beach

Punta Cana, República Dominicana

O restaurante da praia, especializado em frutos do mar, é o mais procurado e tem sempre uma filinha na hora do almoço.

A Praia de Bávaro é um lugar para desestressar, esquecer da vida e boiar no mar durante horas. 

Depois de dois dias, já estava tão preguiçosa que não queria levantar nem para tirar fotografias — quase todas as minhas fotos de Punta Cana são das copas dos coqueiros, que eu fazia deitada na espreguiçadeira, mesmo 😁.

Punta Cana, República Dominicana
E, depois de um dia duríssimo, vem um cair da tarde bonito de apertar o coração

Punta Cana, República Dominicana

O que fazer em Punta Cana
O Barceló Beach and Golf Resort oferece uma série de passeios aos hóspedes, daqueles bem convencionais e com preços tremendamente salgados. 

O único que me interessou foi a visita ao tanque dos golfinhos, no meio do mar. Por US$ 80, os turistas nadam com os bichinhos, ganham "aperto de mão" e até beijo. 

Hoje em dia eu já teria buscado mais informações sobre as condições de vida dos bichinhos, antes de embarcar nessa canoa. Mas, aparentemente, os golfinhos são bem tratados e acompanhados por veterinários. 

Barceló Beach and Golf Resort, Punta Cana
O que fazer em Punta Cana? Eu li quatro livros e me acabei no banho de mar

A região em torno do hotel não tem cidades, só um povoadinho e mais uma infinidade de resorts. Não há oportunidade de contato com a população local, exceto com os trabalhadores do hotel, sempre correndo para atender os hóspedes — geralmente casais europeus estreantes em viagens ao Caribe.

Como experiência antropológica, Punta Cana pode ser bem estéril. Para descansar, porém, foi o destino perfeito.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário