24 de junho de 2002

Novas confusões em Foz


Fila de caminhões na Estação Aduaneira de Foz do Iguaçu

Fila de caminhões na Estação Aduaneira de Foz do Iguaçu 


No final da tarde do dia 20 de junho de 2002, cerca de mil caminhoneiros cercaram a Estação Aduaneira de Interior (Eadi) de Foz do Iguaçu (PR). Eles tentavam forçar a liberação das cargas retidas pela operação padrão que vinha sendo realizada pelos auditores da Receita. 

A partir daí, cercos, invasão, ameaças, servidores mantidos em cárcere privado, buzinaços, desrespeito à fila de caminhões e transtornos ao trabalho de despacho de cargas tornaram-se cena corriqueira na Eadi.

Na manhã de 21 de junho, o fato mais grave: a Eadi sofreu uma invasão, liderada pelo vereador e presidente licenciado do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Foz do Iguaçu, Dilto Vitorassi. Um de seus acompanhantes chegou a tomar a arma de um segurança, cena inúmeras vezes reprisada pelos telejornais locais.

Poucas horas depois, o vereador seria agraciado pelo delegado da Receita com um passe-livre para circular pela estação, apesar de ser reincidente: ele já havia liderado uma invasão à Eadi em 1998, quando ameaçou fisicamente auditores e técnicos que realizavam uma operação padrão.

Por conta de tudo isso, eis-me de volta a Foz do Iguaçu, novamente a trabalho e desta vez num frio de rachar.

Os auditores da Receita estão em greve em todo o país e aqui, na Aduana de Foz, o movimento se caracteriza não pela interrupção das atividades, mas pela intensificação dos procedimentos, a chamada "operação-padrão". Esse método foi inventado pela categoria na década de 80, uma forma de, estritamente dentro da lei, expressar seu descontentamento e reforçar a pressão pelo atendimento de suas reivindicações.

O resultado concreto são cerca de 2 mil caminhões na fila para passar pela fiscalização na EADI, a Estação Aduaneira. Hoje a situação está calma: o feriado desta segunda feira é o terceiro dia sem funcionamento na EADI. Amanhã, com a retomada do expediente, o bicho vai pegar. No final da tarde, acompanho uma delegação do Sindicato dos Auditores que vai à Polícia Federal  pedir reforço na segurança da Aduana.

(Publicada originalmente na revista Conexão- Unafisco Sindical)



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário