![]() |
Casa de fazenda no Vale do Rio Peulla, Chile |
O lugarzinho tem menos de 100 habitantes e pode ser uma parada para o almoço ou um pernoite para quem faz a Lagos Andinos.
Peulla parece perdida no mapa. Plantada numa nesga de terra, entre os lagos Nahuel Huapi e Todos los Santos, é parada obrigatória para quem viaja de Bariloche, na Argentina, a Puerto Varas, em território chileno.
Eu passei 24 horas em Peulla e amei a experiência. Veja como foi:
![]() |
Vale do rio Peulla, com Sua Majestade, o Tronador, ao fundo |
Num final de tarde gelado do verão patagônico, fui a única entre todos os passageiros do catamarã vindo de Bariloche que ficou em Peulla para passar a noite. Às três da tarde, quando ouvi o apito do barco (o único que passa por lá) partindo para Petrohué, cheguei a me preocupar com as 24 horas de absoluta solidão que teria pela frente.
Poucas horas depois, porém, eu já estava celebrando a decisão. Primeiro foi a caminhada na mata. Depois foi a fumegante banheira do meu apartamento, com vista para as montanhas. Por fim, a suave companhia de um cálice de brandy Carlos I (como é agradável a realeza engarrafada!) na varanda envidraçada, com vista para o crepúsculo.
![]() |
A caminho de Los Helechos, olha eu
na ponte meio Indiana Jones
|
Poucas coisas no mundo são tão bonitas quanto os Apus, os nevados andinos que os povos da cordilheira reconhecem como os espíritos de seus ancestrais. Contemplá-los no isolamento do Hotel Peulla é uma experiência inesquecível. Mas o melhor ainda estava por vir.
➡️ Passeio a Cavalo à sombra do Cerro Tronador
Na manhã seguinte, muito cedinho, lá estava eu, na sela de um cavalinho meio arisco, a caminho da Cascada Los Helechos (algo como “cachoeira das samambaias”).
O Hotel Peulla oferece algumas excursões para os arredores e a que me pareceu mais atraente foi essa — sou uma amazona sofrível, mas adoro andar a cavalo.
Acho que acertei em cheio, pois o passeio tinha uma certa “porção Indiana Jones”, bem do jeito que eu gosto: travessia do Rio Peulla enfrentando a correnteza, uma ponte de madeira, suportada por cabos de aço, e trechos de mata fechada para explorar.
![]() |
A amazona é sofrível, mas a paisagem... |
![]() |
Olha eu aí, atravessando o Rio Peulla com meu cavalinho |
Às três da tarde, na hora de pegar o catamarã, eu lamentei não ficar mais um pouco naquele hotel isolado. E se Jack Nicholson aparecesse com o machado... Depois de vê-lo "voando" no teleférico de Passageiro, Profissão Repórter, eu não seria capaz de fugir de sua companhia, mesmo...
![]() |
No dia seguinte, a travessia do Lago Esmeralda (Todos los Santos) de catamarã... |
Em 2002, quando fiz essa viagem, o Hotel Peulla era praticamente a única coisa que existia no lugar, além do posto de fronteira e umas três ou quatro casinhas afastadas, na orla do Parque Nacional Vicente Peréz Rosales.
Hoje, o Hotel Peulla está fechado e dois novos hotéis foram construídos lá.
Do ancoradouro no Lago Todos los Santos (Lago Esmeralda) partem os catamarãs para Petrohué, de onde seguem os ônibus para Puerto Varas. Chegar é complicado, por isso Peulla é visitada basicamente pelos viajantes que fazem a travessia dos lagos andinos, uma viagem maravilhosa.
![]() |
..com a emoção de avistar o Vulcão Osorno, já perto da chegada a Petrohué |
O Chile na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
hahaha que legal! estive aí em 2006! O hotel continuava sendo a única coisa por lá, mas tinha outro sendo construído. Eu não fiz a travessia completa, estava fazendo um tour só na parte chilena. Então vim de Puerto Varas e depois da noite em Peulla voltei pra lá.Não fu ia única a ficar rs mas achei que foram poucas pessoas mesmo, a maioria não dorme por lá, mas é gostoso pra relaxar.
ResponderExcluirEu gostei muito do sossego, Fernanda. E a paisagem é maravilhosa. Bjs
ExcluirPuxa que leitura gostosa! Como vc escreve bem! Congrats
ResponderExcluirObrigada!! :)
Excluir