15 de fevereiro de 2002

Lagos Andinos no Chile - uma escala em Peulla


Rio Peulla e Cerro Tronador no Chile
As margens pedregosas do Rio Peulla e o Cerro Tronador, na região dos Lagos Andinos, Chile

Imagine um hotel em estilo em estilo alpino, completamente isolado, no meio das montanhas. Frio de rachar, picos nevados e um silêncio celestial. Antes que Jack Nicholson invada este post munido de um machado, aviso que estamos à beira dos Lagos Andinos, no Chile, na minúscula vila de Peulla, aos pés do majestoso Cerro Tronador.

O lugarzinho tem menos de 100 habitantes e pode ser uma parada para o almoço ou um pernoite para quem faz o Cruzeiro dos Lagos Andinos, um programa muito popular para quem visita aquele pedaço de mundo. 

Casa de Fazenda em Peulla no Sul do Chile
Casa de fazenda no Vale do Rio Peulla

Peulla parece perdida no mapa. Plantada numa nesga de terra, entre os lagos Nahuel Huapi e Todos los Santos, é parada obrigatória para quem viaja de Bariloche, na Argentina, a Puerto Varas, em território chileno.

Eu passei 24 horas em Peulla e amei a experiência. Veja como foi:

Lagos Andinos, Chile


vale do Rio Peulla e o Cerro Tronador no Chile
Vale do Rio Peulla e Sua Majestade, o Tronador, ao fundo

A escala em Peulla na travessia dos Lagos Andinos
Num final de tarde gelado do verão patagônico, fui a única entre todos os passageiros do catamarã vindo de Bariloche que ficou em Peulla para passar a noite. 

Às três da tarde, quando ouvi o apito do barco (o único que passa por lá) partindo para Petrohué, cheguei a me preocupar com as 24 horas de absoluta solidão que teria pela frente.

Vulcão Osorno no Chile
O Vulcão Osorno acompanha parte da travessia do Lago Esmeralda

Poucas horas depois, porém, eu já estava celebrando a decisão. Primeiro foi a caminhada na mata. Depois foi a fumegante banheira do meu apartamento no Hotel Peulla, com vista para as montanhas. 

Por fim, a suave companhia de um cálice de brandy espanhol Carlos I (como é agradável a realeza engarrafada!) na varanda envidraçada, com vista para o crepúsculo.

Vale do Rio Peulla no Chile
Meu passeio em Peulla teve até travessia de ponte meio Indiana Jones

Se fosse um filme, essa era a hora de Jack Nicholson entrar em cena, berrando "Here's Johnny!!". 

Mas o iluminado que surgiu na tela, dourado pelo sol poente, foi sua majestade, o Cerro Tronador, um vulcão que, mesmo inativo, adora rugir — como se precisasse do barulho para impor respeito sobre a paisagem.

Poucas coisas no mundo são tão bonitas quanto os Apus, os nevados andinos que os povos da cordilheira reconhecem como os espíritos de seus ancestrais. Contemplá-los no isolamento do Hotel Peulla é uma experiência inesquecível. Mas o melhor ainda estava por vir.

Passagem para a Travessia dos Lagos Andinos
Minha passagem para a travessia dos Lagos Andinos, passeio popular entre os turistas que circulam por Bariloche e o Sul do Chile

Passeio a Cavalo à sombra do Cerro Tronador
Na manhã seguinte, muito cedinho, lá estava eu, na sela de um cavalinho meio arisco, a caminho da Cascada Los Helechos (algo como “cachoeira das samambaias”).

O Hotel Peulla oferece algumas excursões para os arredores e a que me pareceu mais atraente foi essa — sou uma amazona sofrível, mas adoro andar a cavalo.

Acho que acertei em cheio, pois o passeio tinha uma certa “porção Indiana Jones”, bem do jeito que eu gosto: travessia do Rio Peulla enfrentando a correnteza, uma ponte de madeira, suportada por cabos de aço, e trechos de mata fechada para explorar.

Passeio a cavalo nos Lagos Andinos no Chile
Olha eu aí, atravessando o Rio Peulla com meu cavalinho

Passeio a cavalo nos Lagos Andinos no Chile
A amazona é sofrível, mas a paisagem é demais!

Tudo isso permanentemente cercada de uma profusão de framboesas e amoras silvestres que quase me matam: caí de cabeça da sela, colhendo as frutinhas — deliciosas, aliás. 

Às três da tarde, na hora de pegar o catamarã, eu lamentei não ficar mais um pouco naquele hotel isolado.  E se Jack Nicholson aparecesse com o machado... Depois de vê-lo "voando" no teleférico de Passageiro, Profissão Repórter, eu não seria capaz de fugir de sua companhia, mesmo...

Travessia dos Lagos no Chile
No dia seguinte, a travessia do Lago Esmeralda

Lago Todos os Santos no Chile
Que se chama Lago Esmeralda basicamente por isso

Dicas práticas de Peulla 

Em 2002, quando fiz essa viagem, o Hotel Peulla era praticamente a única coisa que existia no lugar, além do posto de fronteira e umas três ou quatro casinhas afastadas, na orla do Parque Nacional Vicente Peréz Rosales.

Hoje, o Hotel Peulla está fechado e dois novos hotéis foram construídos lá.

Viagem aos Lagos Andinos no Chile
Minha viagem aos Lagos Andinos começou em Bariloche, Argentina, e terminou em Puerto Varas, Chile. De lá, peguei o voo em Puerto Montt para Santiago

Do ancoradouro no Lago Todos los Santos (Lago Esmeralda) partem os catamarãs para Petrohué, de onde seguem os ônibus para Puerto Varas

Chegar é complicado, por isso Peulla é visitada basicamente pelos viajantes que fazem a travessia dos lagos andinos, uma viagem maravilhosa. 

Puerto Varas no Chile
O fim da aventura foi em Puerto Varas, aqui clicada da janela do meu quarto de hotel. Abaixo, euzinha diante do Lago Llanquihue, que banha a cidade

Lago Llanquihue em Puerto Varas no Chile

As fotos deste post foram escaneadas de cópias de papel meio maltratadas pelo tempo, sorry. As imagens em que apareço em Peulla foram clicadas pelo garotinho que me serviu de guia a Los Helechos, o simpático Felipe, que tinha 14 anos, na época. 

O texto é do meu diário de viagem ao Chile e à Argentina, em fevereiro de 2002, mas as informações de hospedagem foram atualizadas em abril de 2011.

O Chile na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

4 comentários:

  1. hahaha que legal! estive aí em 2006! O hotel continuava sendo a única coisa por lá, mas tinha outro sendo construído. Eu não fiz a travessia completa, estava fazendo um tour só na parte chilena. Então vim de Puerto Varas e depois da noite em Peulla voltei pra lá.Não fu ia única a ficar rs mas achei que foram poucas pessoas mesmo, a maioria não dorme por lá, mas é gostoso pra relaxar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do sossego, Fernanda. E a paisagem é maravilhosa. Bjs

      Excluir
  2. Puxa que leitura gostosa! Como vc escreve bem! Congrats

    ResponderExcluir