13 de abril de 2014

Andaluzia: passeio pelas muralhas de Cádiz


Fortaleza de San Sebastián em Cádiz
Cádiz vista da Fortaleza de San Sebastián. Essa passarela é o Paseo Fernando Quiñones, que liga a fortificação ao continente. Ao fundo, à esquerda, a Praia de La Caleta


Se o mundo fosse um baile, a gente poderia dizer que Cádiz contemplou a passagem do tempo em uma mesa de pista.

A pouco mais de 100 quilômetros do Estreito de Gibraltar, avançada sobre o mar, Cádiz foi um senhor o camarote para quem quisesse observar o vai e vem de esquadras de guerra e frotas comerciais entre a Europa e a África e na rota entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

Essa posição estratégica, é claro, foi cobiçada por todas as civilizações que andaram por aquele pedaço de mundo. Isso explica a onipresença das muralhas de Cádiz, uma sucessão de bastiões, muros  e fortes que contorna toda a cidade.

Muralhas de Cádiz
Muralha de San Carlos em Cádiz
Muralhas de Cádiz
As muralhas de Cádiz são patrimônio da humanidade pela Unesco


O tempo das invasões ficou para trás. As muralhas de Cádiz, hoje declaradas como patrimônio da humanidade pela Unesco, agora servem para passear, ver o mar e a cidade por um ângulo privilegiado.

As muralhas contribuem muito para o encanto de Cádiz e rendem caminhadas deliciosas, sempre na companhia das aves marinhas e do bater das ondas do Atlântico contra as fortificações.

Muralhas de Cádiz na Andaluzia

O melhor jeito de explorar as muralhas de Cádiz é com o roteiro fornecido pelo escritório de turismo da cidade, com um mapa e explicações históricas.

Eu fiz, adorei e conto tudo neste post. Veja as dicas:

Muralhas de Cádiz, Andaluzia
 
Fortaleza de San Sebastián em Cádiz

A Muralha Norte da Fortaleza de San Sebastián tem uma baita vista para Cádiz


Passeio pelas muralhas de Cádiz

Cada conquistador que passou por Cádiz (cartagineses, romanos, visigodos e mouros, só para começar) deixou sua contribuição para a fortificação da cidade.

Mas o complexo de muralhas que vemos hoje em Cádiz começou a ser desenhado após a Reconquista cristã.

Paseo Fernando Quiñones ligando a Fortaleza de San Sebastián à cidade de Cádiz
O mar é indissociável da história de Cádiz

Para fazer o roteiro completo pelas muralhas de Cádiz, basta passar no escritório de turismo da cidade, pegar o folheto explicativo com mapa e caminhar no seu ritmo, seguindo a linha laranja pintada nas ruas da cidade, demarcando o itinerário. 

O ponto de partida do passeio pelas muralhas de Cádiz é exatamente a sede do escritório de turismo, no Paseo de Canalejas, um jardim muito agradável, em frente ao Porto Turístico.

Campo del Sur em Cádiz
Baluarte de los Mártires nas Muralhas de Cádiz
Baluarte de los Mártires nas Muralhas de Cádiz
O passeio pelas muralhas de Cádiz tem sempre a simpática companhias das gaivotas e outras aves marinhas. Lá no alto o Campo del Sur, com vista para as torres da Catedral Nova. Acima e ao centro, o Baluarte de los mártires

Além da rota das muralhas de Cádiz, há outros três roteiros muito interessantes, cada um identificado por uma cor.

O itinerário da cidade medieval é verde, o dos grandes armadores (donos das frotas marítimas que comerciavam com as colônias) é roxo e o da História da Constituição, azul (saiba mais: Passeios em Cádiz).

Fortaleza de San Sebastián em Cádiz
A Fortaleza de San Sebastián é a mais impressionante, mas não é a única estrutura notável nas muralhas de Cádiz

Eu segui todos esses roteiros e recomendo: é um jeito bacana de percorrer os principais pontos do Centro Histórico de Cádiz compreendendo o contexto de cada construção, aprendendo sobre a história da cidade e a nossa também.

Afinal, Cádiz herdou de Sevilha o monopólio do comércio com as Américas, no Século 17, e muito da beleza que você vai ver por lá foi paga com o ouro, a prata e outras riquezas do nosso continente.

Canpo del Sur e Muralhas de Cádiz na Andaluzia
Fortaleza de San Sebastián nas muralhas de Cádiz
O calçadão da Muralha Norte de San Sebastián é um tremendo mirante para o mar. No alto, mais um clique do Campo del Sur


O Escritório de Turismo de Cádiz também promove passeios em grupo, com guias, por essas rotas. Se calhar das datas dos passeios coincidirem com seus dias na cidade, não perca, porque são muito legais.

Foi desse jeito que fiz o passeio pela Rota da Constituição Gaditana e adorei, pois a guia que acompanhou minha turma era historiadora e excelente contadora de histórias.

muralhas de Cádiz
muralhas de Cádiz

Roteiro das muralhas de Cádiz


O roteiro das muralhas de Cádiz é longo, por isso resolvi dividi-lo em duas etapas. Comecei pela mais famosa entre as fortificações de Cádiz, a Fortaleza (castillo) de San Sebastián, do Século 18.

A Fortaleza de San Sebastián fica numa posição simplesmente espetacular, sobre um banco de areia em frente à única praia gaditana, La Caleta. 

O castelo é ligado à cidade por um caminho pavimentado em pedra, o Paseo Fernando Quiñones. São cerca de 500 metros de caminhada até lá, com o mar batendo dos dois lados da "passarela" — e o vento também.

Praia de La Caleta em Cádiz
Praia de La Caleta e Fortaleza de Santa Catalina


O local onde está a Fortaleza de San Sebastián já era utilizado na defesa de Cádiz (então chamada Qadir) desde o tempo dos mouros, que instalaram uma torre de vigia no banco de areia.

Antes dos mouros, os fenícios e cartagineses teriam usado a ilhota para fins religiosos. Historiadores acreditam que antes do castelo a área abrigou um templo do deus Moloch, a quem os devotos ofereciam sacrifícios de bebês (😱😱).

Na outra ponta da praia de La Caleta, no bairro marinheiro de La Viña, fica a Fortaleza de Santa Catalina, do Século 16.

Muralha de San Carlos, Cádiz, Andaluzia
As muralhas de San Carlos já chegaram a ter 90 canhões para a defesa de Cádiz. Na parte baixa da fortificação ficavam os alojamentos, arsenal e paióis de pólvora

Passeio sobre a Muralha de San Carlos, Cádiz, Andaluzia

Santa Catalina foi construída por ordem do rei Filipe II, depois que os ingleses tentaram tomar Cádiz. A fortaleza tem a forma de uma estrela de cinco pontas e está bem mais conservada que San Sebastián. Abriga uma capela do Século 17 e uma exposição permanente sobre a relação de Cádiz com o mar e as navegações.

Antes de entrar na Fortaleza de Santa Catalina, preste atenção ao simpático Baleário de La Palma, do início do Século 20 e com uma carinha muito Belle Èpoque, que fica ao lado.

Neste balneário — um pavilhão construído sobre a praia — os elegantes de Cádiz se reuniam para beber, fofocar, fechar negócios e, quem sabe, até tomar banho de mar. Hoje, o Baleário de La Palma abriga o Centro de Arqueologia Subaquática da Andaluzia.

Muralhas de San Carlos, Cádiz, Andaluzia
De manhã cedo ou ao cair da tarde, as Muralhas de San Carlos viram uma pista de caminhada linda e cheia de história

Muralhas de San Carlos, Cádiz, Andaluzia

 Na segunda etapa do roteiro pelas muralhas de Cádiz, comecei a caminhada na Plaza de España, onde está o Monumento à Constituição.

Ao lado da praça, uma escadaria dá acesso às Muralhas de San Carlos, que têm uma vista maravilhosa para a Baía de Cádiz.

De manhã cedinho, quase deserto e envolto na bruma, o antigo caminho percorrido pelas sentinelas que guardavam a cidade das embarcações inimigas é de uma beleza indescritível. 

No passado, as Muralhas de San Carlos chegaram a ter 90 canhões defendendo a Baía de Cádiz. Sob o baluarte, no interior da muralha, havia paióis de pólvora e alojamentos para a guarnição militar.

Fortaleza de la Candelaria, Cádiz, Andaluzia
Fortaleza de La Candelaria

Fortaleza de la Candelaria, Cádiz, Andaluzia

Hoje, o lugar é um dos queridinhos de Cádiz para caminhadas e corridas, especialmente no começo da manhã e no final da tarde.

Prosseguindo o caminho sobre a muralha de Cádiz leva até a bela Alameda de Apodaca, um parque elegante que foi frequentado pela elite gaditana desde o Século 17 — muito arborizado, o lugar ainda é  um oásis no calor da cidade durante o verão.

Alameda de Apodaca, Cádiz
Alameda de Apodaca

Alameda de Apodaca, Cádiz

No final da Alameda Apodaca, sobre o Cabo Chico, está o Baluarte de La Candelária, do Século 17.

Essa foi uma importante defesa da entrada do Porto de Cádiz. Hoje, o Baluarte foi convertido em espaço para exposições e concertos. 

Muralhas de Cádiz: horários e endereços


⭐Fortaleza de San Sebastián 
Playa La caleta s/n. Diariamente, das 9:30h às 20h. Entrada gratuita

Quando você for à Fortaleza de de San Sebastián, especialmente se for na temporada de calor, leve seu suprimento de água e capriche no protetor solar, pois não há sombra nem qualquer estrutura tipo lanchonete lá dentro.

Fortaleza de San Sebastián, Cádiz
Muralhas da Fortaleza de de San Sebastián

Há uma taberna no começo do Paseo Fernando Quiñones e só.

As construções da Fortaleza de San Sebastián foram estabilizadas e restauradas recentemente, mas a principal atração do lugar é o mirante espetacular, debruçado sobre a Baía de Cádiz, construído na parte Norte da Muralha.

Entrada da Fortaleza de Santa Catalina, Cádiz
Entrada da Fortaleza de Santa Catalina

⭐ Baluarte de Santa Catalina 
Playa La Caleta s/n. Diariamente, das 11h às 19:30h (até às 20:30, no verão)

Escritório de Turismo de Cádiz 
(Delegación Municipal de Turismo) - Paseo de Canalejas s/n (a melhor referência é a Avenida León de Carranza, esquina com Calle Cristobal Colón).

Escritório de Turismo de Cádiz
O escritório de turismo de Cádiz fica no agradável Paseo de Canalejas, em frente ao porto da cidade

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. amei encontrar um relato tão punjante sobre Cadiz. Irei em maio. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Lilian, acho que vc vai se apaixonar. E tenho certeza que vai ver uma cidade ainda mais bonita do que eu vi, pois estive lá no inverno. Em maio, Cadiz deve ser deslumbrante. Aproveite. Bjo

      Excluir