14 de abril de 2014

Páscoa sem chocolate: a tradição ucraniana no Paraná


Igreja ucraniana de São Josafat, Prudentópolis, Paraná
Igreja ucraniana de São Josafat, em Prudentópolis. O grande "biombo" ao fundo é o Ikonóstas, que, no catolicismo de rito oriental e bizantino, separa a nave, onde ficam os fiéis, do altar sagrado, espaço reservado aos sacerdotes


Para ver um jeito diferente de celebrar a Páscoa, que tal dar um pulo em Prudentópolis, a cidade paranaense que tem a maior concentração de descendentes de ucranianos no Brasil? A celebração da Páscoa ucraniana no Paraná é preservada pelas colonias e pode ser um jeito bem gostoso de aproveitar o feriado.

Na Páscoa ucraniana o chocolate não entra. A tradição é presentear amigos e parentes com as Pêssankas, ovos de verdade, que são tratados e decorados com pinturas simbolizando desejos de prosperidade, fartura e boa sorte.

Os ovinhos de páscoa ucranianos, delicadamente trabalhados, são talismãs que protegem contra o mal e garantem a felicidade e a saúde de quem os recebe.


Pêssankas, ovos de páscoa decorados segundo a tradição ucraniana
As pêssankas são ovos de verdade, geralmente de galinha, que são esvaziados, lavados e decorados. Os desenhos e as cores têm uma simbologia própria. As flores, por exemplo, significam felicidade. O amarelo representa a juventude

Sempre achei a Páscoa uma festa simpática. Embora eu não tenha religião, gosto dessa ideia de celebrar passagens e recomeços, um rito tão antigo quanto a humanidade  — no Hemisfério Norte, a data está associada à chegada da primavera, o renascimento da natureza após o inverno.

Quando era bem criança, o Domingo de Páscoa era o dia em que se descobriam os espelhos, as rádios voltavam a tocar hits “profanos”, depois de três dias de música clássica, e a cidade podia abandonar o luto que caracterizava a Semana Santa. E, é claro, havia os ovos de chocolate.

Veja as dicas:


Páscoa ucraniana no Paraná


Capela nos jardins da igreja ucraniana de São Josafat - Prudentópolis - Paraná
O jardim da Igreja de São Josafat tem uma capelinha, campanário e cruzeiro com inscrições em ucraniano

Campanário e cruzeiro nos jardins da igreja ucraniana de São Josafat, em Prudentópolis, Paraná


Apesar de não ter chocolate, a Páscoa ucraniana no Paraná promete ser saborosa e divertida.

Prudentópolis, cidade onde a tradição da colônia é mais forte, é um bom lugar para descobrir os sabores da culinária ucraniana (como a linguiça cracóvia e outras delícias) e está se tornando conhecida pelas muitas opções de ecoturismo (tem mais de uma centena de cachoeiras) e do turismo de aventura — foi lá que eu fiz rapel, na Reserva do Ninho do Corvo, e fiquei fã.

O mais interessante é descobrir um pouco das tradições trazidas da Ucrânia pelos imigrantes que começaram a chegar ao Brasil no final do Século 19 — hoje, nosso País tem cerca de um milhão de descendentes de ucranianos, o maior contingente da América Latina.


Ikonóstas e altar da igreja ucraniana de São Josafat, Prudentópolis, Paraná
O Ikonóstas e o altar de São Josafat

Comece o passeio em Prudentópolis pela Igreja de São Josafat, a principal paróquia do catolicismo ucraniano (que tem uma liturgia diferente do catolicismo romano, mas subordina-se à autoridade do papa) na região.

Minha anfitriã por lá foi Mieroslawa Krevei, a diretora do Museu da Cidade, ótimo papo, super solícita em apresentar a tradição de seus antepassados aos visitantes.

Dona Mieroslawa, com certeza, vai lhe explicar a importância da preservação dos ritos religiosos para a unidade da colônia ucraniana.

Igreja ucraniana de São Josafat - Prudentópolis - Paraná
Nossa anfitriã, Dona Mieroslawa, mostrando o livro sagrado que orienta a celebração das missas 

 A celebração das missas no idioma ucraniano (até hoje), por exemplo, foi essencial para que a língua sobrevivesse entre os descendentes.

Do mesmo jeito, as festas ucranianas ajudaram a preservar a culinária, as danças e a proximidade entre as diversas comunidades rurais — que mantêm, cada uma, sua igrejinha de madeira, com a arquitetura característica e que podem render outro ótimo passeio.

A arte das Pêssankas
Para ver a arte da confecção de Pêssankas, procure o ateliê da artesã Vera Lúcia Daciuk. Quando estive na cidade, assisti a uma demonstração de todas as etapas de decoração dos ovinhos, feita por ela, e fiquei impressionada.

Confecção de pêssankas, ovos de páscoa decorados segundo a tradição ucraniana
Pêssankas ao vivo: Vera Lúcia em ação

Confecção de pêssankas, ovos de páscoa decorados segundo a tradição ucraniana


Depois de furar os ovos com um preguinho, Vera injeta ar neles com uma seringa, "expulsando" seu conteúdo. Com outra seringa, injeta água para retirar os resíduos.

Depois, começa a pintar os ovos, num processo bem trabalhoso, já que cada cor do desenho vai sendo recoberta por camadas de parafina, para evitar borrões nos contornos.

As cores mais claras são aplicadas primeiro, terminando com o preto. Depois, é só usar a chama de uma vela para derreter e parafina e, voilá, a Pêssanka está prontinha.

Igreja ucraniana de São Josafat - Prudentópolis - Paraná
A Igreja de São Josafat fica no Centro de Prudentópolis

Prudentópolis e a Páscoa Ucraniana no Paraná


⭐ Igreja Matriz de São Josafat
Rua São Josafat s/n, Centro. Cheque os horários de visitas pelo telefone 42-3446-1140.

⭐ Ateliê de Vera Lúcia Daciuk - Pêssankas
Ria Lamenha Lins nº 868, fone 42-9961-9160. As pêssankas custam R$ 25.

Ózera Hotel Fazenda - Prudentópolis - Paraná
O lago do Ózera Hotel Fazenda

Como chegar a Prudentópolis
Prudentópolis fica a 200 quilômetros a Oeste de Curitiba, pela BR-277.

A Viação Princesa dos Campos tem ônibus ligando Curitiba a Prudentópolis (quatro horários diários: 8:30h. 11:15h, 15:30h e 18h), com passagens a R$ 48,53.

A viagem leva pouco menos de quatro horas. O retorno a Curitiba é feito em três horários: 8:10h, 11:30h e 18:10h.

Ózera Hotel Fazenda - Prudentópolis - Paraná
Os chalés do Ózera Hotel

Hospedagem em Pudentópolis

Ózera Hotel Fazenda
Rodovia BR-373, km 260, Bairro Rio dos Patos. Fone 42-3446-5316 

Instalado numa área de 48 hectares, a 22 km do centro de Prudentópolis, o Ózera Hotel Fazenda (ózera significa “lago”, em ucraniano) oferece acomodações em chalés simples, mas confortáveis, com varanda, quarto e banheiro.

O ambiente dos quartos é espaçoso, com TV, armário e mesa de trabalho.

Ózera Hotel Fazenda - Prudentópolis - Paraná


O Ózera Hotel Fazenda tem duas piscinas cobertas e aquecidas (uma delas é só para as crianças), piscina de hidromassagem, parquinho infantil e atividades aquáticas, como caiaques e pedalinhos.

Também tem quadras esportivas e organiza passeios ecológicos a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Fiquei hospedada no Ózera Hotel Fazenda em outubro do ano passado, a convite da Cooptur. Para ver o valor das diárias, consulte o hotel.

Ózera Hotel Fazenda, Prudentópolis - Paraná

Hospedagem comentada – índice reúne todos os posts sobre o tema publicados no blog

*Estive em Prudentópolis em outubro de 2013, a convite da Cooperativa de Turismo do Paraná-Cooptur, que tem roteiros para a cidade. O conteúdo do post, porém, reflete a minha opinião, formada a partir da experiência com o roteiro e os serviços testados ao longo da viagem. Veja mais detalhes dessa presstrip neste post.




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário