segunda-feira, 19 de março de 2012

Praias da Paraíba:
Coqueirinho e Areia Vermelha

Entardecer na Praia do Coqueirinho (PB):
minha despedida do verão foi em grande estilo
Minha despedida do verão deste ano foi muito bacana. Passei o Carnaval em João Pessoa e aproveitei para conhecer duas praias próximas à capital (que bate um bolão nesse quesito, com as melhores praias urbanas do Nordeste). As escolhidas foram as praias de Areia Vermelha e do Coqueirinho, que adorei e recomendo.

Areia Vermelha: no meio do Atlântico, com a água na altura dos tornozelos...
O litoral paraibano é curtinho. Da divisa com o Rio Grande do Norte até a Praia de Pontinhas, na divisa com Pernambuco, ao Sul, são 138 quilômetros de mar calmo, graças à barreira de recifes que protege aquele trecho do litoral nordestino.
Praia de Areia Vermelha
O banco de areia aflora a 800 metros da Praia de Camboinhas
Na verdade, não é uma praia, mas um banco de areia em frente à Praia de Camboinhas, no município de Cabedelo, colado a João Pessoa. É um lugar para brincar de estar no meio do oceano com a água na altura dos tornozelos — é inevitável a ilusão de um superpoder...

A 800 metros de Camboinhas, o banco de areia lota de banhistas, que chegam em pequenas embarcações e se esbaldam nas "barracas de praia" montadas em jangadas e lanchas, ancoradas em torno da ilhota. Cerveja gelada, mesinha, guarda sol e camarõezinhos suculentos completam a farra em Areia Vermelha. E a vista da cidade é linda.

Os barquinhos substituem as barracas de praia
Como chegar a Areia Vermelha
Os bares de Camboinhas oferecem o transporte em lanchinhas, que cobram R$ 15 por passageiro.  É bom tomar cuidado e procurar indicações sobre os mais confiáveis, pois o que levou a mim e meus amigos, na segunda-feira de Carnaval, simplesmente desapareceu. 


Mas é preciso ficar de olho na subida da maré
Quando a maré subiu, tivemos que pedir abrigo num  barco de passeio que estava ancorado nas proximidades e nos viramos para conseguir uma carona de volta à praia. Saldo da brincadeira: três celulares e uma câmera fotográfica irremediavelmente afogados. Por sorte, consegui salvar o cartão de memória com as fotos deste post...

Apertem os cintos, a praia sumiu!
As barracas que atendem os visitantes cobram uma taxa de R$ 7 por cada mesa. Leve muito protetor solar e não esqueça do chapéu, pois o racionamento de guarda sóis é rígido: um por mesa e não adianta chorar.

Praia do Coqueirinho

Protegida por uma falésia, em uma curva suave do Litoral, o Coqueirinho encanta à primeira vista, contemplado lá do alto. As águas, mansinhas  cortesia da barreira de recifes  são tão cristalinas que, nas partes mais rasas, ganham o tom dourado da areia. O belo coqueiral e a mata nativa em frente ao mar escondem um riacho de águas geladinhas.


As falésias que cercam a pequena enseada são um senhor mirante e vale a pena dar uma parada para contemplar o marzão, antes de descer a ladeira íngreme rumo ao mergulho. É possível deixar o carro em estacionamentos, no topo da falésia. Várias barracas atendem os visitantes, algumas delas bem organizadinhas, com espreguiçadeiras confortáveis. O tira-gosto onipresente é o ensopado de caranguejo catado.

O Coqueirinho tem uma boa estrutura de barracas


Esse paraíso costuma ficar infernal nos finais de semana, com barracas lotadas e muito barulho. Nós, porém, demos a maior sorte. Em pleno Domingo de Carnaval, a farra na cidade de Jacumã, a poucos quilômetros da praia, foi muito mais sedutora para as multidões do que a placidez do mar azul do Coqueirinho. Ainda bem que tem gosto para tudo...

É só deixar o carro no estacionamento, no alto da falésia, e descer o ladeirão

Como chegar à Praia do Coqueirinho
Basta seguir pela Rodovia PB-008. Ela está 25 km ao Sul de João Pessoa. 


Mais sobre a Paraíba
João Pessoa, ao sabor das marés


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter    Instagram    Facebook    Google+

4 comentários:

  1. Apesar de não conhecer muito bem o Nordeste, acho que meu local preferido!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paraíba é muito legal, mesmo, Bruno. Acho João Pessoa uma delícia, com a orla tão bem preservada. Espero que mais viajantes descubram o estado, mas que o turismo de massas não descaracterize um lugar tão bacana. Abs

      Excluir
  2. Estivem em João Pessoa há dois anos atrás, com meus pais, meu marido e as meninas... Adorei!!
    Era agosto, então não era período de férias no Brasil e correu tudo bem...
    Minhas filhas (que são pequenas) ficaram encantadas com a Areia Vermelha...
    Vale a pena conhecer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mage, aquela sensação de estar no meio do mar com a água nos tornozelos é um barato. Também adorei Areia Vermelha :)

      Excluir