26 de março de 2014

Casa de Pilatos em Sevilha, um autêntico palácio andaluz


Pátio da Casa de Pilatos em Sevilha

O pátio principal da Casa de Pilatos mescla elementos mouriscos, estátuas greco-romanas e uma fonte renascentista


Em sua época de ouro, o Século 17, nenhum esplendor era estranho a Sevilha. E isso fica bem claro quando transpomos os portais da impressionante Casa de Pilatos, o palácio que até hoje é a residência dos Duques de Medinaceli na cidade

A Casa de Pilatos é um impressionante conjunto de pátios e pavilhões onde há um feliz encontro de estilos artísticos e decorativos. O mudéjar está lado a lado com o greco-romano, o gótico e o renascentista.

Sala mudéjar na Casa de Pilatos em Sevilha
Alguns dos ambientes mais bonitos da Casa de Pilatos, como este salão conhecido como Estúdio Pretor, são preciosas amostras do estilo mudéjar. Mesmo depois da Reconquista cristã, a nobreza sevilhana preservou a estética mourisca


Esse autêntico palácio andaluz começou a se esboçado ainda no Século 15, pelos nobres da Casa de Alcalá.

O nome Casa de Pilatos vem da celebração da Semana Santa, quando a procissão da Via Crucis partia exatamente de lá: a casa representava o palácio de Pôncio Pilatos.

Veja as dicas para incluir a impressionante Casa de Pilatos no seu roteiro em Sevilha:

Visita à Casa de Pilatos em Sevilha


azulejos mudéjares na Casa de Pilatos em Sevilha
Peças romanas na Casa de Pilatos em Sevilha
Pátio central da Casa de Pilatos em Sevilha
Pátio central da Casa de Pilatos em Sevilha

Estátuas romanas, azulejos mudéjares... Se não fosse Sevilha, talvez esse ecletismo ficasse over


Endereço, preço e horários

Plaza de Pilatos nº 1.
🕒Diariamente (mesmo! Inclusive no feriado de 1º de Janeiro!!), das 9h às 19h (no inverno, de novembro a março, fecha às 18h).
💲A visita completa custa € 12

O térreo da Casa de Pilatos é percorrido de maneira independente, com audioguia. O primeiro andar, só com visitas guiadas. Para ver apenas o térreo, o bilhete custa €10.

Jardim Italiano e Pavilhão Renascentista na Casa de Pilatos em Sevilha
Jardim Italiano e Pavilhão Renascentista na Casa de Pilatos em Sevilha
Jardim Italiano na Casa de Pilatos em Sevilha
Jardim Italiano e Pavilhão Renascentista na Casa de Pilatos em Sevilha
Jardim Italiano e Pavilhão Renascentista na Casa de Pilatos em Sevilha
O Jardim Italiano, com seu Pavilhão Renascentista, é um dos espaços mais bonitos da Casa de Pilatos

A torrente de estilos e estéticas que decoram os diversos ambientes da Casa de Pilatos só é páreo para a procissão de títulos nobiliárquicos dos senhores desse palácio.

A lista que faz a gente voltar várias vezes a narração do audioguia para não se perder na história: Duques de Medinaceli, marqueses de Tarifa, duques de Alcalá... A família Ribera, fundadora da casa, esteve no topo do poder em Sevilha desde o Século 14.

A visita à Casa de Pilatos começa no andar térreo e é feita de maneira independente. Aproveite essa etapa para aprender mais um pouco sobre a história de Sevilha ouvindo o audioguia.

Casa de Pilatos em Sevilha
Coleção de peças romanas do acervo da Casa de Pilatos em Sevilha
Esta sala — voltada para um jardim mourisco e com forro preciosamente decorado — guarda relíquias escavadas em Itálica, cidade romana próxima a Sevilha e fundada em 206 a.C. 


Enquanto isso, tente não ficar tonta com a suntuosidade do conjunto de salas da Casa de Pilatos, abarrotadas de relíquias trazidas de Itálica, cidade romana nos arredores de Sevilha, e da região de Nápoles, onde um dos moradores do palácio, o Marquês de Tarifa, foi vice-rei, no reinado de Felipe II da Espanha.

Uma boa ideia é alternar a vista a essas salas do pavimento térreo da Casa de Pilatos com algumas fugidas aos magníficos jardins do palácio.

Um dos jardins, em estilo mourisco, data dos primeiros anos da construção (Século 15) e é um atestado do poder da Família Rivera, primeira proprietária da Casa de Pilatos.

Sala romana da Casa de Pilatos em Sevilha
Oratório da Casa de Pilatos em Sevilha
Oratório da Casa de Pilatos em Sevilha
A sala romana (no alto) e o oratório do palácio. A peça em mármore representa a coluna à qual os romanos teriam amarrado Cristo, para o açoitá-lo


Afinal, a água encanada para regar todo aquele verde era um luxo acessível apenas à mais alta nobreza, naquela época.

Uma arcada do pátio principal leva ao jardim italiano e, de repente, é como mudar de país.

Limitado por dois pavilhões em estilo renascentista, o jardim italiano da Casa de Pilatos é um espaço simetricamente organizado e poderia pertencer a qualquer villa toscana mais requintada, pois todas as plantas foram trazidas de lá e o paisagismo segue fielmente essa tradição.

A gente até esquece temporariamente das adoráveis laranjeiras de Sevilha.

Escadarias da Casa de Pilatos em Sevilha
Escadarias da Casa de Pilatos em Sevilha

A escadaria que leva ao piso superior, onde ficam os aposentos dos Duques de Medinaceli. A partir daqui, o acesso só é possível em vistas guiadas e sem fotos


No piso superior da Casa de Pilatos, alguns aposentos ainda são usados pelos Duques de Medinaceli. É por isso que esse pavimento só pode ser percorrido em visitas guiadas.

Também é proibido fotografar essa parte da Casa de Pilatos.

A visita guiada ao andar superior passa por salas de estar, dormitórios e salões de refeições decorados em estilo mais francamente renascentista, com o acréscimo de objetos decorativos de épocas mais recentes.

decoração mudéjar da Casa de Pilatos em Sevilha
decoração mudéjar da Casa de Pilatos em Sevilha
decoração mudéjar da Casa de Pilatos em Sevilha
decoração mudéjar da Casa de Pilatos em Sevilha

As salas mudéjares da Casa de Pilatos têm decoração magnífica, do piso ao teto


O destaque dessa parte da Casa de Pilatos é a coleção de pinturas e esculturas, as paredes cobertas de afrescos e os tetos ricamente decorados — um deles exibe A Apoteose de Hércules, de Francisco Pacheco, obra maravilhosa.

A pinacoteca da Casa de Pilatos é um escândalo. Entre as obras, há diversos trabalhos de El Greco (que parece ser o pintor favorito dos Duques de Medinaceli, pela quantidade de telas dele que há na coleção, luxo total).

Pátio da Casa de Pilatos em Sevilha
decoração mudéjar da Casa de Pilatos em Sevilha
A salada de estilos da Casa de Pilatos acaba resultando bem agradável ao olhar. No alto, o Pátio Central. Acima, azulejos mudéjares no acesso ao Jardim Italiano


Tem um João Batista esculpido por Michelangelo, uma profusão de telas de Luca Giordano, um óleo impressionante de Goya (O Arrasto do Touro, da série Tauromaquias) entre outras preciosidades.

Talvez por estar um pouquinho afastada do miolo mais badalado de Sevilha —  a cerca de um quilômetro da Plaza del Triunfo, onde estão a Catedral e o Alcázar — a Casa de Pilatos acaba ficando fora da maioria dos roteiros de quem visita a cidade.

Jardim da Casa de Pilatos em Sevilha

Uma pena, porque é uma visita imperdível, um documento precioso sobre a pujança da nobreza sevilhana na época de ouro da cidade.

Eu quase deixei de ver essa maravilha exatamente porque, de tanto tropeçar em belezas, nunca conseguia chegar lá, enroscando pelo caminho em outras atrações.

Casa de Pilatos em Sevilha
Casa de Pilatos em Sevilha
No alto, um pátio da Casa de Pilatos. Acima, a entrada do palácio, na confluência das ruas San Estéban e Caballerizas


Como chegar à Casa de Pilatos

Meu conselho: quando você for à Casa de Pilatos, deixe a preguiça de lado e vá a pé.

A caminhada é uma ótima oportunidade de ver a arquitetura menos famosa — e, certamente, menos rebuscada que a dos exemplares mais alucinantes do barroco sevilhano — de casarões e igrejas quase anônimos que ficam no percurso da Catedral até a Casa de Pilatos.

Apenas 800 metros separam a Catedral de La Giralda da Casa de Pilatos.



A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário