22 de agosto de 2013

Hospedagem em Liverpool - Hotel Adelphi, atração turística que inspirou o Titanic

Decoração Belle Époque do Hotel Adelphi de Liverpool
O Adelphi Hotel é um ícone da Belle Époque em Liverpool

Meu mergulho na cidade dos Beatles foi tão intenso que até na hora de escolher a hospedagem em Liverpool eu quis um ícone da cidade.

O Hotel Adelphi de Liverpool é uma instituição britânica. Fundado em 1826, quando o Porto de Liverpool era uma importante porta de comunicação com as colônias, ele rapidamente se tornou um emblema de opulência.

Liverpool vista da janela de um quarto no Adelphi Hotel
Liverpool vista da janela do meu quarto no Adelphi Hotel

Considerado o mais luxuoso hotel da Inglaterra fora de Londres, o Hotel Adelphi foi pouso da nobreza e de celebridades, como o escritor Charles Dickens. Sua decoração é tão icônica — pra usar a palavra da moda — que foi copiada nos cenários luxuosos do filme Titanic.

Atualmente, o Hotel Adelphi está velhão e precisando de reforma, mas é tão bonito que eu relevei as falhas de conservação. Além do mais, ele estava com tarifas interessantes (£ 58), um preço bem m[odico, considerando o padrão da hospedagem em Liverpool.

Veja como foi minha experiência de hospedagem no Hotel Adelphi de Liverpool:

Hospedagem em Liverpool - Hotel Adelphi

Lounge do Hotel Adelphi, Liverpool
O lounge do Hotel Adelphi já foi um salão de baile. Hoje é ponto de encontro dos aposentados, principal público do hotel

Um pouquinho da história do Hotel Adelphi 
Aberto na primeira metade do Século 19, o edifício original do Hotel Adelphi era uma adaptação de duas townhouses que confrontavam os Ranelagh Gardens, bem no Centro de Liverpool. 

Esse prédio foi posto abaixo para dar lugar a um edifício maior, mais luxuoso e mais moderno em 1876.

Quando o Hotel Adelphi reabriu nessa segunda sede, tinha até um tanque para criação de tartarugas, no subsolo —  uma das razões da fama da casa era a sopa do quelônio, servida em seu restaurante, que atraía gourmets de todas os quadrantes da terra.

Escadaria do Hotel Adelphi, em Liverpool
A escadaria do Adelphi Hotel

Em 1914, foi inaugurada a versão atual do Hotel Adelphi, puro luxo Belle Époque. O edifício e sua decoração são tão especiais que foram a inspiração para os cenários do navio Titanic, no filme de James Cameron (1997).

Os tempos de glória do Adelphi ficaram para trás. Em 2010, ele quase foi fechado pela fiscalização sanitária pela precariedade dos serviços de limpeza, o que obrigou a casa a mudar a administração.

Lobby do Hotel Adelphi, Liverpool
Mesmo maltratado, o Adelphi ainda encanta

Hotel Adelphi, Liverpool

Mas ainda é perfeitamente possível adivinhar os grandes dias do Hotel Adelphi na suntuosidade de cada detalhe dos forros, colunas, candelabros e claraboias que compõem seus ambientes.

Os quartos standard, porém, são hoje quase espartanos. Apesar de amplos, faltam-lhes os confortinhos básicos, como telefone, cofre e secador de cabelos.

No meu apartamento, por exemplo, a TV era velhíssima, do tipo "bunduda", e desligava sozinha. Mimo, mesmo, só a jarra elétrica para fazer chá e café.


Hotel Adelphi, Liverpool
Julia Stanley, mãe de John Lennon, trabalhou como camareira no Hotel Adelphi. E Ringo virou hóspede frequente, quando as fãs começaram a sitiar sua casa, no início da fama

Hotel Adelphi, Liverpool



Como foi minha hospedagem no Hotel Adelphi 
Quando você se hospeda em uma relíquia histórica — pagando barato, ainda por cima — tem que saber o que lhe espera, O bichinho está precisando de um trato, mas mesmo assim eu adorei me hospedar no Hotel Adelphi.

Tirando a sensação de que a menininha do Iluminado ia aparecer a qualquer momento, quando eu andava pelos compridíssimos (e larguíssimos) corredores desertos do hotel, foi muito bom mergulhar naquela atmosfera Belle Époque.

A pior coisa da hospedagem foi a chatice do WiFi (gratuito) que sismou de não funcionar no meu quarto.

A melhor coisa foi explorar os belos ambientes do Adelphi Hotel. Uma viagem ao passado que permanentemente me fazia ouvir um charleston ou um foxtrot, acompanhados pelo chiado de um disco de carnaúba tocado num gramofone (bem que podia ser Honey Pie, a adorável extravagância que Paul compôs para o Álbum Branco...).

Apartamento do Hotel Adelphi de Liverpool
Os quartos do Hotel Adelphi são bem básicos
O Hotel Adelphi hoje é administrado pela cadeia hoteleira Brittania e seu principal público é bem diferente dos nobres e milionários que fizeram a fama da casa. Excursões de aposentados provocam filas intermináveis na recepção para check in ou check out.

Prepare-se, então, para sempre ceder seu lugar na fila do elevador à velhinha com o andador.

O público atual do Hotel Adelphi, porém, é gente muito mais simpática do que devem ter sido os aristocratas que o frequentavam, antigamente.

São pessoas que puxam conversa (com sotaques quase ininteligíveis pra mim) e sonham em voltar para passar o Natal no hotel —  a ceia natalina do Adelphi ainda é tão famosa que as reservas para se hospedar e participar dela começam a ser feitas em julho de cada ano.

Hotel Adelphi de Liverpool
Os corredores do hotel têm um toquezinho de mal-assombrados, mas eu amei o astral Belle Époque

Na minha última noite em Liverpool, quando fotografava os diversos ambientes do hotel, percebi um senhor de seus 60 anos, funcionário da casa, que me acompanhava com um olhar cúmplice e sonhador.

Quando o olhei, ele sorriu, suspirou e comentou "She's a beauty, isn't she?". Eu podia ter respondido com uma torrente de adjetivos encantados, mas só consegui responder "Yes, it is".

Só depois é que me toquei que, ao ignorar a humanização do Adelphi, eu tinha citado um verso dos Beatles. Em Liverpool, até a minha secura involuntária virou poesia.

Veja mais imagens de Liverpool na página da Fragata Surprise no Facebook

Fachada do Hotel Adelphi, Liverpool
O Adelphi está precisando de uma reforma, 
mas a imponência do edifício ainda está toda lá
The Britania Adelphi Hotel
Ranelagh Place, Liverpool, L3 5UL, a cerca de 400 metros da Estação Ferroviária de Lime Street. 

O edifício do Adelphi Hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico britânico. Tem 402 apartamentos, restaurantes e uma legendária piscina coberta, no sétimo andar.

Fica a menos de 20 minutos de caminhada da Albert Dock e do Cavern Club.

Diárias no apartamento single por £ 58. Não espere muito dos quartos, mas se você é como eu e não resiste a um cenário fascinante, aposto que vai curtir.

Hotel Adelphi, Liverpool
São só 400 metros entre o hotel
 e a Estação de Lime Street
Todas as postagens sobre hotéis, pousadas e hostels organizadas no índice Hospedagem comentada


Inglaterra - todas as dicas - post índice



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário