24 de março de 2011

Barcelona feminista: passeata do 8 de Março

Passeata do 8 de Março na Carrer de Ferran

Música deste post: Woman is the n* of the world, John Lennon &Plastic Ono Band

- Por que es la huelga? O jovem paquistanês atrás do balcão nos olha com curiosidade, quando entramos na loja de facas e canivetes, na Carrer de Ferran, saídas da passeata do 8 de Março. Esclareço que não se trata de uma greve, mas de uma marcha em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Ele me olha incrédulo: nunca tinha ouvido falar de semelhante exotismo.

Do lado de fora, as manifestantes continuam seu desfile -- éramos mais de 3 mil -- iniciado nas Ramblas e a caminho da Plaça de la Generalitat, no coração do Bairro Gótico. Um pouco por militância, um pouco por pirraça, explico ao garoto que, desde a Década de 80, as Nações Unidas consagram este dia à celebração da identidade e da independência das mulheres do mundo inteiro.

Meu interlocutor desconversa e vinga-se do discurso carregando no preço das facas que tentamos comprar para cortar os queijos e frios recém comprados no Mercat de la Boquería-- sim, aderimos à passeata saindo do mercado, carregando o farnel que nos acompanhará, amanhã, no trem para Carcassonne. O melhor que consigo é pagar 5 Euros num canivete com 4 centímetros de lâmina. Prudente, o moço: com semelhante arma, meu radicalismo feminista não seria capaz de castrar nem um pernilongo...

A antipatia do rapaz, porém, não conseguiu estragar minha alegria: fazia tempo que eu não via uma passeata tão grande e tão animada. Ao contrário das "celebrações" de 8 de Março que tenho visto por aí-- que mais parecem festejo do Dia das Mães de escola primária-- a marcha das mulheres de Barcelona era francamente feminista. Falava do pleno arbítrio sobre nossos corpos, da hipocrisia reinante no mercado de trabalho e denunciava a assimetria nas relações com o "mundo macho".

Taí mais uma razão para adorar esta cidade: Barcelona fica linda em lilás.

Mais sobre Barcelona
Siga o link ou navegue no mapa para encontrar todas as dicas da Fragata sobre a cidade




A Espanha na Fragata Surprise

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário