20 de fevereiro de 2007

Cartagena - dicas práticas

Igreja de Santo Domingo, no Centro Histórico
(atualizado em janeiro de 2016)

Como chegar a Cartagena
Minha viagem a Cartagena, em 2007, foi a pequena odisseia da época, para quem vivia fora do eixo Rio-São Paulo e queria fazer um voo internacional: Brasília-Guarulhos-Bogotá (com milhagem da Varig), pernoite na capital colombiana e só no domingo de manhã, mais de 24 horas depois de ter saído de casa, a chegada a Cartagena.

Atualmente, está mais fácil ir de Brasília e outras cidades brasileiras à Colômbia. A Copa Airlines voa de seis capitais para a Cidade do Panamá, grande hub para a região do Caribe e América Central. De lá, há conexões para Cartagena, Bogotá e outros destinos colombianos.

As famosas muralhas de Cartagena. À direita, o Museu Naval visto do alto das fortificações

Os preços dos bilhetes aéreos entre Brasil e Colômbia também melhoraram muito. Com uma boa pesquisa e dependendo do período, é possível encontrar passagens na faixa dos R$ 1.300. 

Se seu voo for via Bogotá, não faça a bobagem que eu fiz, reservando pouquíssimo tempo para a capital colombiana. A cidade é maravilhosa e desde minha passagem por lá eu sonhava em voltar e aproveitar mais a capital colombiana. Retornei a Bogotá em 2016, uma viagem deliciosa. Veja como foi: Dicas práticas e roteiro na Colômbia - sete dias em Bogotá eVilla de Leyva

O Hotel Bóvedas e minha sacada com vista para a muralha,
no terceiro andar ((à esquerda). À direita, detalhe de uma das muitas fachadas fofas do bairro de San Diego

Hospedagem em Cartagena
Hotel Boutique Bóvedas de Santa Clara by Accor
Calle del Torno nº 39-29, San Diego

Uma espécie de caçula do luxuoso Sofitel, o Hotel Boutique Bóvedas de Santa Clara tem preços bem mais em conta e oferece a seus hóspedes a chance de usar vários serviços de seu irmão famoso, como a piscina, a sauna, os jardins e o copioso café da manhã. 

Seria preciso ter uma manhã de 24 horas para provar todos os queijos, pães, panquecas, bolos, geleias  ovos e frios que me eram oferecidos, todos os dias, no café da manhã servido pela simpática equipe do Hotel Sofitel Santa Clara. 

A distância entre o Sofitel e o Hotel Bóvedas é bem curtinha (130 metros). O Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena funciona no antigo Convento de Santa Clara, um edifício lindo. O café é servido no pátio interno, um antigo claustro, hoje coberto de plantas, muito fresco e agradável.

O jardim do Sofitel Santa Clara, onde era servido o café da manhã também para os hóspedes do Bóvedas

O Hotel Boutique Bóvedas de Santa Clara não tem muita oferta de serviços. Os hóspedes sempre vão ter que recorrer ao atendimento do Sofitel (como quando eu caí em um bueiro e fui atendida por uma paramédica enviada pelo hotel maior. Aliás, ótimo atendimento).

O que compensa, além de usar toda a estrutura do Sofitel Santa Clara, é que o preço do Bóvedas é muito mais pagável e o quarto do hotel bate um bolão. Muito amplo e mobiliado com extremo bom gosto, meu apartamento no Bóvedas tinha dois ambientes. No espaço organizado como uma saleta ficava a TV enorme e um divã onde eu adorava desabar ao chegar da rua, fugindo do calorão do meio da tarde.

Se você quiser ser mimada e paparicada, o Hotel Boutique Bóvedas de Santa Clara é um bom lugar. A cama gigantesca, com lençóis de algodão egípcio e o menu de travesseiros garantem um soninho de anjo. Se você pedir, eles desarrumam e arrumam a sua mala.

As Bóvedas, o antigo arsenal de Cartagena...

... e o trecho das muralhas em frente ao hotel

Pena que o prometido solarium com jacuzzi estivesse em obras, durante minha estadia. Minha varanda, debruçada sobre o antigo arsenal (as Bóvedas) e as muralhas de Cartagena, porém, compensava essa lacuna. 

As diárias do Hotel Boutique Bóvedas de Santa Clara estavam em US$ 180.

Hospedagem comentada – índice reúne todos os posts sobre o tema publicados no blog

As casinhas coloridas na Praça de San Diego

Onde Comer em Cartagena
A Praça de San Diego, no bairro do mesmo nome, é muito tranquila, cercada de casarões com fachadas floridas e cheia de restaurantes simpáticos. Gostei mais das opções que encontrei lá, mais arrumadinhas e com jeitinho mais desolado do que a maioria dos restaurantes que vi no Centro Histórico de Cartagena.

Um dos restaurantes da Praça San Diego que curti bastante foi o Juan del Mar, onde comi uns lagostins deliciosos, devidamente acompanhados de vinho branco. Sei que a bebida nacional colombiana é o rum, mas por mais que curta histórias de piratas, não consegui aderir a suas preferências etílicas.

Na mesma Praça de San Diego experimentei um restaurante thai-japonês (desculpem, não anotei o nome) no qual voltei duas vezes, pois a comida é simplesmente ótima e os preços bem razoáveis.

Veja mais imagens de Cartagena na página da Fragata no Facebook


 

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário