terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Cartagena - dicas práticas

Igreja de Santo Domingo, no Centro Histórico
Como chegar a Cartagena
(atualizado em janeiro de 2016)
Minha viagem, em 2007, foi a pequena odisseia de sempre, para quem vive fora do eixo Rio-São Paulo e queria fazer um voo internacional: Brasília-Guarulhos-Bogotá (com milhagem da Varig), pernoite na capital colombiana e só no domingo de manhã, mais de 24 horas depois de ter saído de casa, a chegada a Cartagena.

Atualmente, está mais fácil ir de Brasília até a Colômbia, com o voo direto da Copa Airlines até o Panamá, grande hub para a região do Caribe e América Central e que oferece conexões para Cartagena.

As famosas muralhas de Cartagena. À direita, o Museu Naval visto do alto das fortificações
Os preços também melhoraram muito. Com uma boa pesquisa e dependendo do período, é possível encontrar passagens na faixa dos R$ 1.300. Se seu voo for via Bogotá, não faça a bobagem que eu fiz, reservando pouquíssimo tempo para a capital colombiana. A cidade é maravilhosa e desde minha passagem por lá eu sonho em voltar.

Onde ficar
Hotel Bóvedas de Santa Clara
Calle del Torno nº 39-29, San Diego
O Hotel Bóvedas e minha sacada com vista para a muralha,
no terceiro andar ((à esquerda). À direita, detalhe de uma das muitas fachadas fofas do bairro de San Diego
Uma espécie de caçula do luxuoso Sofitel, o Bóvedas tem preços bem mais em conta e oferece a seus hóspedes a chance de usar vários serviços de seu irmão famoso, como a piscina, a sauna, os jardins e o copioso café da manhã, com preços bem mais em conta. 

Seria preciso ter uma manhã de 24 horas para provar todos os queijos, pães, panquecas, bolos, geleias  ovos e frios que me eram oferecidos, todos os dias, pela simpática equipe. O Sofitel funciona no antigo Convento de Santa Clara, um edifício lindo. O café é servido no pátio interno, um antigo claustro, hoje coberto de plantas, muito fresco e agradável.

O jardim do Sofitel Santa Clara, onde era servido o café da manhã também para os hóspedes do Bóvedas
O Bóvedas pode não ter muita oferta de serviços, mas o quarto bate um bolão. Amplo e mobiliado com muito bom gosto, tem dois ambientes, com um espaço tipo saleta, com a TV e um divã onde eu adorava desabar ao chegar da rua, fugindo do calorão do meio da tarde.

Se você quiser ser mimada e paparicada, esse hotel é um bom lugar. A cama gigantesca, com lençóis de algodão egípcio e o menu de travesseiros garantem um soninho de anjo. Se você pedir, eles desarrumam e arrumam a sua mala.

As Bóvedas, o antigo arsenal de Cartagena...

... e o trecho das muralhas em frente ao hotel
Pena que o prometido solarium com jacuzzi estivesse em obras, durante minha estadia. Minha varanda, debruçada sobre o antigo arsenal (as Bóvedas) e as muralhas de Cartagena, porém, compensava o incômodo. Diárias a US$ 180.

Hospedagem comentada – índice reúne todos os posts sobre o tema publicados no blog

Onde comer
As casinhas coloridas na Praça de San Diego
A Praça de San Diego, no bairro do mesmo nome, é muito tranquila, cercada de casarões com fachadas floridas e cheia de restaurantes simpáticos. Gostei mais das opções daqui, mais arrumadinhas e com jeitinho mais desolado, que da maioria dos restaurantes do Centro Histórico.

Um dos restaurantes da Praça San Diego que curti bastante foi o Juan del Mar, onde comi uns langostinos deliciosos, devidamente acompanhados de vinho branco. Sei que a bebida nacional é o rum, mas por mais que curta histórias de piratas, não consegui aderir a suas preferências etílicas.

Também tem um restaurante thai-japonês (desculpem, não anotei o nome) no qual voltei duas vezes, pois a comida é simplesmente ótima e os preços bem razoáveis.

Veja mais imagens de Cartagena na página da Fragata no Facebook


Mais sobre Cartagena 
O que fazer na cidade

A Colômbia na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário