8 de agosto de 2022

Livrarias de Montevidéu

Livraria Escaramuza, Montevidéu
Escaramuza Libros, em Cordón: as livrarias de Montevidéu não se contentam em ser ótimas. Elas insistem em ser bonitas

Não sei qual é a substância na água do Prata responsável por este efeito, mas o fato é que as duas margens do rio banham cidades muito afeitas à leitura. 

Já cantei aqui na Fragata minha paixão pelo elenco de livrarias de Buenos Aires, mas preciso proclamar que as livrarias de Montevidéu não ficam devendo às que vicejam al otro lado del río.

As livrarias de Montevidéu não se acanham: elas não se escondem nos shoppings, se espalham por todas as áreas da cidade. Variam no porte e no espírito — tem as grandonas impessoais e as charmosinhas artesanais —, costumam ter equipes muito bem preparadas para orientar o cliente e acervos respeitáveis. 

Não satisfeitas com isso, as livrarias de Montevidéu costumam ser muito bonitas.

Monumento a Gabriela Mistral em Pocitos, Montevidéu
A chilena Gabriela Mistral, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, é homenageada na orla de Pocitos

Fuçar as prateleiras das livrarias de Montevidéu é sempre um grande programa. Como já me conheço, fiz questão de comprar a minha passagem de volta do Uruguai já com direito a despacho de bagagem, prevendo o estrago que eu ia fazer no meu cartão de crédito. 

Mas até que me comportei direitinho: foram apenas 6 kg de livros (9 exemplares) adquiridos nos safáris literários.

Se comprei pouco, namorei muito as livrarias de Montevidéu. Aposto que você também vai curtir. Veja algumas livrarias sensacionais que visitei em Montevidéu:

Livrarias de Montevidéu


Montevidéu, uma cidade que gosta de livrarias

Segundo a Câmara Uruguaia do Livro, a capital uruguaia tem “um dos melhores índices de livrarias per capita do mundo”. São mais de 60, para uma população de 1,5 milhão de pessoas (uma livraria para cada 25 mil habitantes).

Montevidéu ainda está longe de alcançar o recorde de Buenos Aires — a campeã mundial, com uma livraria para cada 3.800 habitantes — mas já faz uma bela figura.

Livraria Linardi y Risso, Montevidéu
Fundada em 1944, a Livraria Linardi y Risso, na Cidade Velha, é uma instituição montevideana

O Uruguai tem a menor taxa de analfabetismo da América Latina (menos de 2% da população). Segundo o Centro Regional de Promoção de Livros da América Latina e Caribe da Unesco, foi o país que publicou o maior número de títulos por habitante, em 2017.

Esses dados explicam, em parte, o sucesso, a vitalidade e a longevidade das livrarias de Montevidéu. Mas não podemos esquecer a longa tradição leitora e literária do Uruguai, terra de escritores como Eduardo Galeano, Mario Benedetti (meu xodó) e Juan Carlos Onetti.

Banca de livros usados na Feira de Tristán Narvaja, Montevidéu
Com um pouco de organização psicológica dá pra garimpar livros a bons preços na muvuca da Feira de Tristán Narvaja

Além das livrarias de Montevidéu, outro grande ponto para garimpar livros é a Feira de Tristán Narvaja, onde há sempre uma profusão de bancas de sebos, com ótimos preços. Se você é do tipo que consegue não enlouquecer no meio do burburinho, vai fazer bons negócios.

7 livrarias em Montevidéu

Livraria Más Puro Verso, Montevidéu
Más Puro Verso funciona em um precioso edifício de 1917 e tem acervo bem variado

Librería Más Puro Verso
Calle Sarandi nº 675, Cidade Velha
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 18h

Quem caminha com um mínimo de atenção pela “5ª Avenida da Cidade Velha de Montevidéu", a quase estreita rua de pedestres Sarandí, dificilmente vai deixar de notar o edifício art nouveau onde funciona a Livraria Más Puro Verso. 

Daí para o olhar atravessar as vitrines e descobrir uma elegante escadaria no interior do prédio, adornada por um belo vitral, é um pulo — e a aquisição de um vício para o resto da vida.

Livraria Más Puro Verso, Montevidéu
A livraria é tão bonita que eu quase me distraio do acervo. A escadaria e o vitral de Más Puro Verso compõem um dos cartões postais mais fotografados da Cidade Velha de Montevidéu

Livraria Más Puro Verso, Montevidéu

Há quem diga que ela é a resposta da margem oriental do Rio da Prata à badalada Livraria El Ateneu Grand Splendid, de Buenos Aires. Realmente, ambas compartilham a beleza com sotaque Belle Époque, mas acho Más Puro Verso, por ser menorzinha, muito mais aconchegante e convidativa ao esporte de fuçar prateleiras de livros. 

Afinal, ela é a irmã caçula — e mais, digamos, exibida da excelente Librería Puro Verso, que funciona na Avenida 18 de Julio, a pouco mais de 1 km de distância.

Livraria Más Puro Verso, Montevidéu
O café do mezanino tem vista para o Teatro Solís

Livraria Más Puro Verso, Montevidéu

Em uma cidade cheia de livrarias bonitas, Más Puro Verso se esmera. O Edifício Pablo Ferrando, onde ela ocupa o térreo e o mezanino, é uma joia de 1917, originalmente sede de uma ótica que funcionou até o final dos anos 90.

A livraria só chegou em 2008, com um acervo bem variado — já fiz ótimas compras lá — que vai dos best sellers aos livros de arte. Para curtir a atmosfera e decoração belle époque da casa, faça uma pausa no café que funciona no mezanino. 

Escaramuza Libros, Montevidéu
Escaramuza: linda e inteligente

Escaramuza Libros
Calle Pablo de Maria nº 1185, Cordón
Horário:
Segunda a sábado, das 9h às 21h.

Não contente em ser linda, a Escaramuza Libros ainda faz questão de existir como um centro de agitação cultural, sintonizada com a tradição da vizinhança, o Bairro de Cordón, promovendo oficinas sobre diversos temas — literatura, desenho, música, cinema, fotografia e muito mais — para crianças, jovens e adultos.

Escaramuza Libros, Montevidéu
Com vibe de centro cultural, Escaramuza Libros funciona em um casarão de 1903 e tem ambientes muito aconchegantes

Escaramuza Libros, Montevidéu

Aberta em 2016, a livraria funciona em uma casa de 1903, muito bonita e bem restaurada. 

Decorada com uma baita elegância, Escaramuza tem um ambiente muito convidativo ao garimpo de livros: aconchegante, silencioso e com pessoal super bem treinado para atender à freguesia. E o acervo é de encher os olhos — e esvaziar as carteiras de bookaholics como eu.

Escaramuza Libros, Montevidéu
Este café é um dos cantnhos mais simpáticos que encontrei em Montevidéu

Pra completar, o café que funciona no pátio dos fundos é um dos cantinhos mais simpáticos que encontrei em Montevidéu. Aliás, esse não é um mero acessório à venda de livros. A Escaramuza faz questão de se identificar como uma livraria-café onde se pratica “a convergência de dois mundos: o ofício de livreiros e a arte da cozinha”, como aponta em seu site.

Morri de pena de não experimentar a parte da cozinha (só uma medialuna, que estava ótima, para acompanhar o café), mas o que vi nas prateleiras fez muito bem para minha alma.

Livraria Puro Verso, Montevidéu
Puro Verso: antro de tentações
 
Librería Puro Verso
Avenida 18 de Julio nº 1199, Centro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábados, das 10h às 18h.

A Livraria Puro Verso é o tipo de lugar onde eu teria que entrar devidamente embalada numa camisa de força. Ô, antro de tentações, viu?

Prece a caverna de Ali Babá: a fachada meio acanhada não entrega os tesouros que se escondem lá dentro. Uma vez que eu entro, haja disciplina pra não lotar um container de compras —  o que ajuda a manter o autocontrole é a lembrança desmancha-prazeres de que depois sou eu mesma quem vai carregar o monte de livros pelo resto do dia, até voltar para o hotel.

Livraria Puro Verso, Montevidéu
A caverna de Ali Babá em plena Avenida 18 de Julio

Livraria Puro Verso, Montevidéu

Puro Verso foi inaugurada em 2003 e rapidamente se transformou num clássico livreiro da capital uruguaia. Ela orgulhosamente anuncia em seu site dispor de um acervo de 50 mil títulos que passeiam pelas humanidades, ciências e literatura. Ao vivo, é muito instigante fuçar aquelas prateleiras cheias de convites.

No porão da livraria, são realizadas oficinas literárias e outras atividades culturais. Lá também funciona o wine bar Teluria Vinoteca, especializado em vinhos alemães, além de uma sessão de livros usados.

Livraria Puro Verso, Montevidéu
Encontro às cegas com um livro: adorei a ideia
 
Livraria Puro Verso, Montevidéu

Uma coisa que adorei na Puro Verso foi a proposta de um “Encontro às cegas com um livro”. Em um cantinho da livraria, diversos livros embalados em papel pardo oferecem apenas pistas do que o potencial comprador vai encontrar por trás do embrulho, convidando à descoberta de autores e obras.

Escolhi um livro que se identificava como obra “de uma autora venezuelana” sobre uma imigrante italiana, “a luta de uma mulher que não se deixa abater”. Só depois de comprar o volume e desfazer o embrulho é que conheci minha nova companhia: Serafina Altieri, obra da escritora Miriam Marinoni. Depois que eu ler eu conto como foi o resultado dessa blind date literária.

Minerva Livros, Montevidéu
Minerva: aos domingos, um oásis sitiado pela muvuca

Calle Tristán Narvaja nº 1679/1683, Cordón
Horário: de segunda a sexta, das 9:30h às 20h. Sábados, das 10h às 14h. Domingos, das 9h às 15:30h.

No território onde aos domingos se instala a cordial algaravia da Feira de Tristán Narvaja, em Cordón, está a Babilónia Libros ( Dr. Tristán Narvaja nº 1591), sebo que vai muito além do comércio de livros e da função de centro cultural e é recomendadíssimo por todos os bookworms que passam pela cidade.

Era lá que eu pretendia fuçar prateleiras no dia em que visitei a feira. Mas caos é caos (por mais afetuoso que seja) e as marolas de gente da Feira de Tristán Narvaja acabaram me navegando até a simpaticíssima Minerva Libros.

Encontrei a livraria completamente sitiada por toda sorte de utilidades, quinquilharias e tranqueiras à venda na feira e entrar no espaço climatizado e silencioso da Minerva foi quase como atravessar o portal de Nárnia.

O acervo é muito bom, o atendimento é amável e competente e o espaço parece um oásis de ordem no meio da babel instaurada do lado de fora.

A Minerva organiza oficinas literárias sobre diversos temas e autores e promove até saraus e apresentações musicais. 


Livraria La Lupa, Montevidéu
La Lupa: e não é que essa história de "escala humana" funciona mesmo?

La Lupa 
Peatonal Bacacay nº 1318 bis, Cidade Velha
Horário:
 de segundas a sextas-feiras, das 9:30h às 20:30h. Sábados, das 10h às 21h30.

Vizinha do tradicional Café Bacacay, a pequenininha e aconchegante La Lupa Libros se autoproclama como “uma livraria pensada para a escala humana” e convida os frequentadores a fazerem dela um ponto de encontro e de troca de ideias.

Realmente, essa história de escala humana funciona. O espaço enxuto de La Lupa resulta muito relaxante e atraente — minha ansiedade sempre se assanha diante dos quilômetros de prateleiras.

 Sem a taquicardia do “o que será que estou deixando de ver”, viajei com muito prazer pelas seções de literatura, arte, arquitetura e história.

Livraria La Lupa, Montevidéu
Aproveita e combina a passada por La Lupa com um pulinho ao Café Bacacay, que é vizinho

Livraria La Lupa, Montevidéu
Clarice Lispector estava em destaque na vitrine de La Lupa

La Lupa Livros mantém a Criatura Editora, que publica autores estreantes e os “independentes”, contemplando diversas áreas, inclusive a literatura infantil. 

A livraria promove exposições de artes visuais e fotografia, palestras e debates. Vale a pena checar a programação, quando você passar por Montevidéu.


Livraria Linardi y Risso
Entrar em Linardi y Risso é como receber um abraço de livros

Librería Linardi y Risso
Juan Carlos Gómez nº 1435, Cidade Velha
Horário: de segunda a sexta, das 10:30h às 18:30h

Até agora, eu vinha falando de boas livrarias de Montevidéu. Mas agora eu vou falar de uma pequena e bela catedral de livros. 

A Librería Linardi y Risso, fundada em 1944, é uma daquelas peças essenciais ao atraente mosaico da Cidade Velha de Montevidéu.

Especializada em latino-americanos, Linardi y Risso se orgulha de ter tido como clientes gente como Eduardo Galeano, Pablo Neruda, Haroldo de Campos e Mário Benedetti. 

Ainda engatinhando, em 1945, abriu as portas para uma importante exposição do pintor Joaquín Torres García e os discípulos de seu ateliê.

A livraria está instalada no térreo de um edifício com origens no Século 18. Seu belo interior, com vigas à mostra e sólidas estantes de madeiras nobres, funciona como um abraço — a trilha sonora, que toca baixinho, também é de primeira.

Mas sensacional, mesmo, é seu acervo, que atrai pesquisadores e apaixonados por livros de todos os cantos do mundo. Além de livros novos, Linardi y Risso negocia livros usados, edições raras e também tem seu próprio selo editorial. 

Navegar pela prateleiras de Linardi y Risso é uma festa pra a alma. Ainda mais que tive um guia tremendamente atencioso e conhecedor de livros (desconfio que era um dos donos da casa, Andrés Linardi), que além de tudo é um ótimo  papo e me deu dicas preciosas sobre a Cidade Velha de Montevidéu. 

Aproveitei a aula e sai de lá feliz como uma criança, carregando os Contos Completos do querido Mario Benedetti e uma edição novinha de As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano — deve ser o quinto ou sexto exemplar que já comprei, já que vivo dando a obra de presente a quem ainda não leu. Mas, desta vez, nem vem que não tem, viu pipôl. Vou reler e guardar para o resto da vida 😊.

Livraria El Virrey, Montevidéu
El Virrey talvez não seja a livraria para ficar comparando cheiros de livros, mas tem ótimo acervo de autores uruguaios

Librería El Virrey
21 de Setiembre nº 11300, Punta Carretas
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h.

El Virrey nem estava na minha lista, mas estava em meu caminho e foi a primeira livraria que visitei, nesta viagem a Montevidéu.

Instalada no ponto mais movimentado da 21 de Setiembre, uma das principais ruas de comércio de Punta Carretas, ela faz o gênero objetivo: tem o acervo muito bem organizado e atendentes competentes, o que facilita muito a vida do cliente. 

Talvez não seja o lugar para ficar cheirando a tinta de impressão (eu adoro cheiro de livro e pago esse mico, mesmo) e suspirando diante de edições raras. 

Someliísses aromático-literárias à parte, logo na chegada Montevidéu, foi lá que me abasteci de material de leitura para os primeiros dias na cidade. O acervo de autores uruguaios de El Virrey é bem robusto, inclusive com coleções meio de bolso, com autores das novíssimas gerações.

 

Viagem de 2011
Atrações

O Uruguai na Fragata Surprise
Colónia del Sacramento
Punta del Este

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Mas os Contos Completos, do Benedetti você ainda não deu nenhuma vez, certo? Daí que.......

    ResponderExcluir
  2. Esse é daqueles livros que a gente passa o resto da vida lendo :)

    ResponderExcluir