27 de outubro de 2019

Mercado da Boqueria, Barcelona: uma atração turística muito gostosa


Entrada do Mercado da Boqueria, Barcelona
Mercado da Boqueria, Barcelona, uma festa para os cinco sentidos


Atualizado em outubro de 2019

O Mercado da Boqueria, em Barcelona, virou atração turística bem antes da moda turística de frequentar mercados. 

Também, pudera: seus 2,5 mil metros quadrados exibem belezas e cores pra satisfazer o olhar mais exigente — os museus podem ser mais eruditos, mas museus não têm cheiro e aquelas frutinhas pintadas nas naturezas mortas não são comestíveis.

Tudo isso no meio das Ramblas, o pedaço mais turístico de Barcelona.

Botticelli na Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
A Galleria degli Uffizi, em Florença, e o Mercado da Boqueria (abaixo): se reparar direito, não tem muita diferença, não 😁

Fila em uma barraca de frios no Mercado da Boqueria, Barcelona


Muito antes da consagração de vários mercados como points gourmet meio gentrificados — estão aí o Mercado de San Miguel, em Madri, e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, só para citar dois exemplos ibéricos, o Mercado da Boqueria de Barcelona já era uma senhora locação para selfies e assemelhados.

Aliás, a Boqueria já era moda antes da popularização do celular.

Não estranhe se você chegar ao Mercado da Boqueria e encontrar uma parte do público admirando as bancas de frutas, especiarias, queijos, frios e mariscos com o mesmo ar compenetrado de quem contempla uma obra de arte.

Barraca de frutas secas e o balcão de um restaurante do Mercado da Boqueria, Barcelona
Mercado da Boqueria: uma voltinha para abrir o apetite e uma farra em um balcão

Os quadros exibidos na Boqueria são mesmo um espetáculo, com a vantagem de satisfazerem os cinco sentidos, não apenas a visão — embora os comerciantes não gostem muito dessa deliciosa mania brasileira de apalpar as mercadorias, o tato, tadinho, também faz parte do nosso aparelho sensorial.

Nesta passagem por Barcelona, fiz várias visitinhas ao Mercado da Boqueria e almocei divinamente em um de seus restaurantes. Veja o que você vai encontrar por lá:


Veja tudo que eu andei curtindo em Barcelona nas últimas férias:
Roteiro em Barcelona - cinco dias adoráveis

O que fazer nas Ramblas de Barcelona


Mercado da Boqueria, Barcelona

Curte feiras e mercados? Siga o link pra ver todas as dicas da Fragata


Mercado da Boqueria, Barcelona

Onde fica: La Rambla, 91
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20:30h

Um pouquinho da história do Mercado da Boqueria
Herdeiro de uma tradição iniciada no Século 13, quando os comerciantes mercavam seus produtos próximos à Porta da Boqueria, nas muralhas da Rambla, o mercado atual foi oficialmente inaugurado em 1840, com o nome oficial de Mercat de Sant Josep.

Frutas no Mercado da Boqueria, Barcelona
E com vocês, as frutas da Boqueria 😊

Hoje o Mercado da Boqueria é o maior e mais famoso de toda a Catalunha, um lugar imperdível para quem gosta de se inebriar com delícias, não só locais mas de varias partes do mundo. 

Também é uma grande opção para o café da manhã, o almoço, ou a happy hour — deixo o jantar fora da lista, porque ele fecha às 20:30h e é quase uma perversão jantar tão cedo em Barcelona 😊.

Frutas cristalizadas e doces do Mercado da Boqueria, Barcelona
Frutas cristalizadas, frutinhas de marzipã...

A Porta da Boqueria foi demolida no Século 18, quando Barcelona pôs abaixo sua muralha. Também já não existe mais o Convento de São José, que deu o nome ao mercado, já que era em sua área externa que os mercadores instalavam suas barracas.

Fundado no Século 16 por Monges Carmelitas, o Convento de São José foi queimado durante as chamadas Bullangas, na década de 30 do Século 19, abrindo espaço para a sede definitiva do Mercado da Boqueria.

Balcão de restaurante de frutos do mar no Mercado da Boqueria, Barcelona
Uma tacinha de cava para contemplar as navajas (esq) e as vieiras
Frutos do mar servidos no Mercado da Boqueria, Barcelona
Mas depois da contemplação, olha só o meu almoço

(As Bullangas foram insurreições anti-absolutistas que cobravam a vigência da Constituição Espanhola de 1812, redigida em Cádizquando essa cidade da Andaluzia era o único pedacinho de território espanhol livre da ocupação napoleônica.

Chamada de La Pepa, por ter sido promulgada no Dia de São José — Pepe, em espanhol, é o apelido dado aos Josés —, a Constituição de Cádiz foi concebida debaixo de pesado bombardeio francês e era muito progressista para sua época.

Eu contei um pouco desta história e do excelente passeio guiado e gratuito que fiz sobre o tema aqui neste post: Passeios em Cádiz, a herança de Hércules).

Barraca de jamón espanhol no Mercado da Boqueria, Barcelona
São espetáculos como os apresentados nesta barraca de jamón (presunto) que me impedem de virar vegetariana

O que fazer no Mercado da Boqueria
Não tem um jeito elegante de dizer isso: o que mais tem pra fazer no Mercado da Boqueria é babar, suspirar e hiperventilar.

Eu perco as estribeiras diante daquelas barracas abarrotadas de frutos do mar, frutas secas, frutas e hortaliças fresquinhas, embutidos, presuntos, queijos, temperos.

As palavras que me vêm à cabeça pra descrever a cena sempre incluem taquicardia, volúpia, deleite...

Mariscos vendidos no Mercado da Boqueria, Barcelona
Bichinhos de concha: só de ver, meu apetite se assanha
Restaurante Quim de la Boqueria, Mercado da Boqueria, Barcelona
Quim de la Boqueria, um dos restaurantes mais disputados do mercado

A visão, cheiro e o tato (só lembrando: os comerciantes o-dei-am que a gente apalpe as frutas, portanto, aja discretamente) de tanta coisa gostosa certamente vai abrir seu apetite.

A boa notícia é que, sim, dá pra comer muitíssimo bem no Mercado da Boqueria.
Lá funcionam alguns restaurantes competentíssimos, como El Quim de la Boqueria, onde cada centímetro de balcão é disputado a cotoveladas — às vezes, literalmente.

Balcão de embutidos no Mercado da Boqueria, Barcelona
Frios e embutidos da Boqueria: adéu, dieta saudável
Restaurante El Ramblero de La Boqueria, Mercado da Boqueria, Barcelona
Almocei no Ramblero de la Boqueria e recomendo

Desta vez, meu almoço no Mercado da Boqueria foi no balcão de um concorrente, o Ramblero de la Boqueria, onde me esbaldei nas vieiras e lagostins com algumas taças de cava. Foi uma senhora refeição que custou € 30. Não dá pra dizer que é barato, mas foi uma grana muito bem paga.

➡️ Aulas de culinária na Boqueria
Se você curte cozinhar, pode se interessar pelas aulas de culinária oferecidas por uma escola particular que funciona ao lado dos escritórios do Mercado da Boqueria (no edifício contíguo, voltado para a Plaça Gardunya, na parte de trás do mercado. 

Pra saber mais, dê uma olhadinha neste site > www.bcnkitchen.com

Mais sobre Barcelona
Siga o link ou navegue no mapa para encontrar todas as dicas da Fragata sobre a cidade






A Espanha na Fragata Surprise

A Europa na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

2 comentários:

  1. Rejane me contou do seu blogue e cá estou me divertindo entre mil e um lugares sem precisar sair do canto. A propósito, botei lá no meu blogue paradão um link pro movimento de cá. Passe lá: é no wwww.sopaodotiao.blogspot.com (Tião)

    ResponderExcluir
  2. Fui ver a Sopa, Tião, e gostei muito. bj

    ResponderExcluir