25 de novembro de 2018

Roteiro musical nos EUA - Jazz, Rock e Blues em Nova Orleans, Nashville e Memphis


Roteiro musical por Nova Orleans, Nashville e Memphis
Memphis, Nova Orleans e Nashville: um roteiro pra quem gosta de boa música


Música deste post: Me and Bobby McGee, Janis Joplin

Vocês já sabem que a Fragata é um blog descabeladamente roqueiro, né? Pois nessas férias de novembro, finalmente fiz a viagem que eu planejava há séculos: meu tão acalentado roteiro musical nos EUA.

Foram duas semanas animadíssimas. A primeira parada foi em Nova Orleans, berço do Jazz, no estado da Luisiana.

Na sequência, duas cidades do estado do Tennessee que são sinônimos de boa música: Nashville, a cidade do Country — influência essencial do Rock — e a mitológica Memphis, terra do Blues e onde os deuses da música pariram o Rock’n’Roll.

Arquitetura colonial de Nova Orleans

Meu roteiro musical nos EUA teve muito jazz e a charmosíssima arquitetura colonial do French Quarter em Nova Orleans


Meu roteiro musical nos EUA foi um delicioso mergulho. Teve muita música ao vivo, "peregrinações" a lugares históricos do Jazz, Country, Rock e Blues e a oportunidade de aprender mais sobre a história do Sul dos Estados Unidos, ponto central da luta pelos Direitos Civis da população afro-descendente.

Visitei museus imperdíveis pra quem gosta de música, como o Hall da Fama do Blues (Memphis), o Museu do Jazz de Nova Orleans, o Hall da Fama do Country (Nashville) e Graceland, a mansão de Elvis Presley.

E me emocionei muito no Museu Nacional dos Direitos Civis, instalado no antigo hotel onde Martin Luther King foi assassinado, em Memphis.

Ryman Auditorium em Nashville
Ryman Auditorium em Nashville
O Ryman Auditorium, em Nashville, é a "catedral" da Música Country


Cumpri o delicioso ritual de ir de bar em bar para ouvir música ao vivo em Bourbon Street e Frenchmen Street (New Orleans), nos honky tonks da Broadway (Nashville) e na legendária Beale Street (Memphis).

E ainda assisti um show inesquecível do guitarrista Joe Bonamassa, um senhor bluesman, no histórico Orpheum Theater, de Memphis.

Enfim, meu roteiro musical pelos EUA foi uma jornada especialíssima, que já emplacou os primeiros lugares na parada de sucessos entre todas as viagens da minha vida. Amei e recomendo.

Show de Joe Bonamassa em Memphis nos Estados Unidos
Assisti ao super bluesman Joe Bonamassa na segunda fila. Dava até pra ver as horas no relógio dele 😁


Veja como foi meu roteiro e aguarde posts bem detalhadinhos com todas as dicas práticas e sobre cada etapa da viagem 😊. Já tem mapa com atrações, restaurantes e dicas de hospedagem, lá no final do post.

➡️ Pra ir entrando no clima: 60 músicas para viajar - dicas para inspirar sua playlist
Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉

Roteiro musical nos EUA:
Nova Orleans, Nashville e Memphis

Ingressos nos Estados Unidos: como organizei meu roteiro musical

Bagagem prática: 2 semanas, 2 estações e uma mala de mão

➡️ Quanto tempo para cada cidade

Descontando a (longa) viagem de ida e volta entre Brasília e Nova Orleans, tive 12 dias “líquidos” para curtir muito jazz, blues e Rock’n’Roll nos Estados Unidos.

Acho que meu roteiro musical nos EUA ficou bem redondinho: dividi minha estadia em quatro dias inteiros para Nova Orleans (cinco noites), dois dias (três noites) em Nashville e três dias (quatro noites) em Memphis.

Bairro do Faubourg Marigny em Nova Orleans
Faubourg Marigny, bairro que é o irmão mais novo e mais sossegado do famoso French Quarter


4 dias em Nova Orleans

1º dia - Nova Orleans - Passeio pelos bairros históricos Faubourg Marigny e French Quarter. À noite, Jazz e Blues na Frenchmen Street. 

Onde ouvir música em Nova Orleans - Jazz e outras maravilhas

2º dia - Nova Orleans - Canal Street, Museu do Jazz, Museu do Cabildo, mais um passeio pelo lindo French Quarter e noite na Bourbon Street.

Whitney Plantation na Luisiana
A Whitney Plantation foi transformada em um museu que conta a história das grandes fazendas da Luisiana a partir de relatos de pessoas que sobreviveram à escravidão


3º dia - Nova Orleans - uma escapada para ver duas lindas fazendas coloniais, a Whitney Plantation e a Laura Plantation, às margens do Rio Mississipi e a cerca de 80 km de Nova Orleans.

Veja como foi esse passeio: Visita às plantations próximas a Nova Orleans

À noite, fui assistir a uma apresentação no reputado Preservation Hall, uma casa voltada para a divulgação e valorização do Jazz.

4º dia - Nova Orleans – Aproveitei a manhã para fazer um passeio de barco em um pântano para ver jacarés (crocodilos, na verdade) e outros bichos.

Veja como foi: Passeio de barco pelos pântanos próximos a Nova Orleans

Garden District em Nova Orleans
Quando os EUA compraram a Luisiana de Napoleão, as famílias ricas norte-americanas que vieram viver em Nova Orleans se estabeleceram no Garden District


À tarde, explorei o Garden District, bairro histórico onde se instalaram as primeiras famílias norte-americanas em Nova Orleans, após os EUA comprarem a Luisiana de Napoleão. A área tem casarões e jardins lindíssimos.

No comecinho da noite, fui ver uma apresentação (grátis) de Jazz no Parque Louis Armstrong.

Saiba mais sobre essa etapa da viagem
Roteiro em Nova Orleans - 4 dias (5 noites)

O que fazer em Nova Orleans

Música ao vivo em um honky tonk de Nashville
Cheguei em Nashville à noitinha, deixei a mala do hostel e corri para aproveitar a animação e a música ao vivo dos honky tonks da Broadway, a rua da farra


3 dias em Nashville

5º dia - Passeio de despedida de Nova Orleans, deslocamento para Nashville. À noite, comecei a explorar os honky tonks (bares com música ao vivo) da capital do Country e do Rockabilly.

Conhece a história da linha de streetcars que inspirou o dramaturgo Tennessee Williams? Dá uma olhada: Nova Orleans e o Bonde chamado Desejo

6º dia - Nashville - visitas ao Ryman Auditorium (a "catedral" da Música Country), ao Johnny Cash Museum (quem não ama Johnny Cash??) e ao Frist Art Museum (e mais farras nos honky tonks).

À noite, assisti ao show da banda tex-mex The Mavericks, no Schermerhorn Symphony Center.

Schermerhorn Symphony Center em Nashville
Schermerhorn Symphony Center, em Nashville


Veja todas as atrações dessa cidade muito bacana: 
O que fazer em Nashville
Onde ouvir música em Nashville - por dentro dos honky tonks
Pra inspirar sua viagem: Trilha sonora para Nashville

Dicas de Nashville - como organizar sua visita
O que comer e beber em Nashville

Hall da Fama da Country Music em Nashville
O Hall da Fama da Country Music é um super museu, centro de pesquisa, documentação e divulgação do gênero musical que movimenta a economia e a cultura de Nashville

7º dia - Nashville -  A primeira parada do dia foi no Hall da Fama da Música Country, um museu interativo muito bacana (apesar de Country não ser minha praia). 

Depois, fiz uma peregrinação ao Studio B da gravadora RCA, uma espécie de maternidade de incontáveis clássicos do Rock.

Aproveitei a tarde para explorar The Gulch, o bairro mais descolado de Nashville, com direito a uma passadinha na loja Two Old Hippies, cheia de coisinhas interessantes, e a assistir a um show em The Station Inn, famoso por sua programação musical.

Beale Street, a Rua do Blues em Memphis nos Estados Unidos
Beale Street, com direito a neve na primeira quinzena de novembro 


4 dias em Memphis

8º dia - Viagem de Nashville para Memphis. Cheguei no final da tarde e aproveitei a noite para as primeiras incursões na Beale Street, a rua do Blues e do Rock'n'Roll, onde pulei por alguns bares assistindo apresentações musicais. As casas costumam ter shows às 19h, 20h e 22 horas.

9º dia - Memphis - Comecei a explorar pra valer a terra santa da música em dois museus absolutamente imperdíveis (é difícil quer ir embora): o Hall da Fama do Blues e o Rock and Soul Museum. À noite, é claro, eu fui ouvir música na Beale Street.

Veja todas as dicas de atrações: O que fazer em Memphis, a cidade do Blues

Graceland, a casa de Elvis Presley
Graceland, a mansão de Elvis, é o centro de um conjunto de museus que celebram a memória do "Rei do Rock"


Pra facilitar seu planejamento:
A melhor época para visitar Memphis - festivais de música e outros eventos
Transporte em Memphis - como chegar e como circular pela cidade do Blues

10º dia - Memphis - Comecei o dia (gelado) com a visita a Graceland, a mansão de Elvis Presley que virou museu.

Veja como foi: Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis

E minha tietagem ao Rei do Rock não parou por aí. Veja esses passeios:
Roteiro em Memphis nos passos de Elvis

Estátua de Elvis Presley em Memphis nos Estados Unidos
Memphis é tãããão bacana que o rei do Rock Elvis Presley é apenas um das centenas de personagens espetaculares da música que marcaram a história da cidade

À noite, flutuei de felicidade assistindo ao showzaço do guitarrista Joe Bonamassa no Orpheum Theater.

Detalhe: fui e voltei do teatro caminhando sob os floquinhos de neve que já estavam caindo desde o começo da tarde. Pois é... neve na primeira quinzena de novembro. A surpresa não foi só minha: os noticiários só falavam disso 😀.

Museu Nacional dos Direitos Civis em Memphis nos EUA

A coroa de flores na sacada do Lorraine Motel marca o local onde Martin Luther King recebeu o fatal tiro de um supremacista branco, no final da tarde de 4 de abril de 1968. O local é hoje a sede do Museu Nacional dos Direitos Civis


11º dia - Memphis - Comecei o dia no Museu Nacional dos Direitos Civis, instalado no motel onde Martin Luther King foi assassinado, em 1968. Uma visita essencial. Siga o link pra ver como foi.

À tarde, visitei o Sun Studio (onde foram gravados mais de uma centena de clássicos do Rock'n'Roll). À noite...adivinhe? Lá estava eu fazendo o bar hopping de Beale Street.

12º dia - Viagem de Memphis para Nova Orleans — eu deveria ter tido uma linda tarde para me despedir da Cidade do Jazz, mas o voo atrasou e eu fiquei só no jantarzinho comportado no French Quarter.

13º dia - Embarque para Brasília.

Sun Studio em Memphis
Sun Studio, em Memphis: esse microfone aí da foto captou as vozes de Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Carl Perkins e mais uma pá de gente que eu amo


➡️ Como viajei aos Estados Unidos 

Voei de Brasília para Nova Orleans com a American Airlines, fazendo conexão em Miami e em Dallas. Somando os voos e as esperas nos aeroportos, foi uma jornada de cerca de 24 horas (ufa...😫).

Comprei a passagem Brasília-Nova Orleans com três meses de antecedência e consegui uma tarifa na casa dos US$ 850, ida e volta.

Na volta ao Brasil, também foram três voos: Nova Orleans-Miami, Miami-Manaus e Manaus-Brasília (este último trecho operado pela Gol).

Party bikes, ou bicicletas da farra, em Nashville
Broadway, a rua da música ao vivo em Nashville
A animação é permanente na Broadway, a avenida dos honky tonks de Nashville. E tem até farra móvel: a galera enche a cara, pedala e se esgoela cantando sucessos de todos os gêneros musicais nas party bikes (no alto)


➡️ Deslocamentos nos Estados Unidos

Quando comecei a organizar a viagem, cogitei fazer os deslocamentos entre Nova Orleans, Nashville e Memphis de ônibus. As distâncias, porém, não animam.

De Nova Orleans a Nashville são mais de 14 horas de viagem por terra. Entre Memphis a Nova Orleans, os percursos de ônibus são feitos em cerca de 11 horas.

Optei, então, por fazer apenas o percurso Nashville-Memphis de ônibus, com a empresa Greyhound, uma viagem de cerca de quatro horas, com wifi a bordo e poltronas confortáveis.

Museu do Jazz de Nova Orleans
Dancei que me acabei na visita ao Museu do Jazz de Nova Orleans — aliás, praticamente todos os museus desse roteiro musical nos EUA eram dançantes


As passagens de ônibus entre Nashville e Memphis custam a partir de US$ 20, dependendo da data da viagem, da antecedência da compra e da categoria do bilhete.

De Nova Orleans a Nashville, voei com a empresa aérea low cost Sun Country, que oferece tarifas bem camaradas: com bom planejamento, é possível encontrar passagens na casa dos US$ 50 — mas atenção: a empresa cobra o despacho de bagagem (US$ 25) e cobra ainda mais caro pela mala de cabine (US$ 48).

De Memphis para Nova Orleans, voei com a Delta Airlines, com escala em Atlanta. A tarifa ficou em torno de US$ 250.

Lamothe House, meu hotel em nova Orleans

Hospedagem em Nova Orleans, Nashville e Memphis

Gostei muito das minhas escolhas de hospedagem nas três cidades. Em Nova Orleans, fiquei na Lamothe House, instalada em um casarão antigo e elegante, na Esplanade Avenue (que demarca a "fronteira" entre o Faubourg Marigny e o French Quarter). Confortável, super bem localizado e com atendimento muito simpático. Adorei.

Veja minha avaliação da Lamothe House e da IHSP French Quarter House, onde dormi uma noite na volta a Nova Orleans: 

Placa em homenagem aos Allmann Brothers em um hostel de Nashville
Meu quarto no hostel de Nashville homenageia os Allman Brothers, uma banda que eu considero pra caramba 🎸


A segunda hospedagem foi no Nashville Downtown Hostel, muitíssimo bem localizado e muito simpático. Fiquei em um quarto individual, com banheiro compartilhado. Era a única opção disponível.

Dois meses antes da viagem, já estava difícil achar hotel a preço razoável em Nashville para minhas datas, que coincidiram com um jogo de futebol americano entre os New England Patriots e os Tennessee Titans.

Não sou muito de hostel, mas aprovei a experiência. Veja como foi:
Hospedagem em Nashville - hostel muito confortável e com localização imbatível

Holiday Inn Memphis Downtown
Adorei meu hotel em Memphis


O melhor hotel da viagem foi o Holiday Inn Memphis Downtown. Quarto confortabilíssimo, localizado de cara para o gol em relação a tudo que interessa na cidade e com uma equipe que faz a gente se sentir em casa. E ainda tem transfer grátis de e para o aeroporto 😀.

Veja como foi a experiência: Hospedagem em Memphis: ótimo hotel perto das grandes atrações 



Os Estados Unidos na Fragata Surprise
Piece of cake: é simples e rápido fazer o visto americano em Brasília
Memphis
Miami
Nashville
Nova Orleans
Nova York
Orlando
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

7 comentários:

  1. Comecei minha viagem pelo blog. Que beleza e sensibilidade na escritam Você é dez. Este post é uma imersão cultural. Voltarei algumas vezes. Parabéns, você se torna menina quando escreve.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pretendo fazer esta viagem e gostaria de saber se novembro/ dezembro é um bom periodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, minha viagem foi em novembro e eu adorei. Veja nos posts com as dicas práticas das cidades as informações sobre festivais e épocas mais lotadas:

      - A melhor época para visitar Memphis - festivais de música e outros eventos
      (https://www.fragatasurprise.com/2019/03/melhor-epoca-para-visitar-Memphis.html)

      - Dicas de Nashville - como organizar sua visita
      (https://www.fragatasurprise.com/2019/01/dicas-de-nashville.html)

      - Dicas de Nova Orleans - informações práticas para seu planejamento de viagem
      (https://www.fragatasurprise.com/2018/12/dicas-de-nova-orleans.html)

      Excluir
  3. Olá! Parabéns pelas excelentes informações. Eu e minha esposa estamos pretendendo ir na segunda quinzena de Outubro para New Orleans e Memphis. Dá para ir de New Orleans para Memphis de carro? Qual a melhor opção custo benefício?
    Obrigado!
    Att.,
    Rudney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudney, dá pra ir de carro, sim. São 400 km de estrada entre Nova Orleans e Memphis. Se eu gosse vc, dava uma pesquisada na rota (no Google Maps, por exemplo) pra ver uma cidade interessante no caminho e planehar uma parada.
      Boa viagem. Acho que vc vai amar essas duas cidades espetaculares

      Excluir
  4. Muito bom o texto, rico em informações. Penso em fazer a rota em fevereiro

    ResponderExcluir