15 de outubro de 2017

O que ver no Casco Viejo da Cidade do Panamá


Passeio nas muralhas da Cidade do Panamá

As muralhas do Casco Viejo da Cidade do Panamá viraram um gostoso passeio à beira-mar


A atração turística mais conhecida da Cidade do Panamá é seu Centro Histórico, chamado pelos locais de Casco Viejo ou Casco Antiguo.

A antiga povoação colonial espanhola, núcleo original da cidade, o Casco Viejo da Cidade do panamá hoje concentra diversas opções de lazer — museus, bares, restaurantes, mirantes — com uma atmosfera divertida e uma bela vista para o mar muito azul. 

Casa típica de imigrantes caribenhos no Casco Viejo da Cidade do Panamá

Algumas casas de madeira ainda resistem no Casco Viejo. Elas eram geralmente destinadas à moradia dos imigrantes afro-caribenhos que chegaram em massa para a construção do Canal do Panamá


Casa típica de imigrantes caribenhos no Casco Viejo da Cidade do Panamá

Não à toa, o bairro é um passeio imperdível na capital panamenha. Um passeio ou vários, na verdade, pois há muito o que ver no Casco Viejo da Cidade do Panamá.

Se você associa a ideia de cidade colonial a um conjunto harmônico de construções antigas como as de Quito ou do Pelourinho, em Salvador, uma visita ao Casco Viejo da Cidade do Panamá pode resultar em uma experiência reveladora.

Casarões do Casco Viejo da Cidade do Panamá

Casarões do Casco Viejo da Cidade do Panamá

Casarões do Casco Viejo da Cidade do Panamá

A mescla de estilos arquitetônicos e decorativos conta a história da ocupação do Casco Viejo da Cidade do Panamá


O bairro prima muito mais pela diversidade de estilos — do colonial ao art deco — do que pela uniformidade que se espera desse tipo de lugar.

Pode ser desconcertante para quem busca o clichê, mas esse talvez seja o grande encanto a ser procurado no Casco Viejo da Cidade do Panamá: os traços das mutações impressas pela passagem do tempo em um núcleo urbano colonial que esteve em uso contínuo desde o último quarto do Século 17.

Praça da Catedral, Casco Viejo da Cidade do Panamá

No Casco Viejo, hoje, predominam os traços do Século 19. Esta é a Praça da Catedral, cujo campanário aparece no canto esquerdo da foto, embrulhada em andaimes e proteções por conta de um trabalho de restauro


O coração da Cidade do Panamá se permitiu incorporar às suas feições todos os ditames das modas, sem perder sua essência. Só essa peculiaridade já recomenda a visita ao Casco Viejo.

Acrescente aí aquela característica comum à maioria dos centros históricos — a grande concentração de equipamentos turísticos — e pode ter certeza de que o Casco Viejo será um dos seus passeios mais interessantes na Cidade do Panamá.

Bora passear, então:

A parte moderna da Cidade do Panamá vista das muralhas do Casco Viejo

As muralhas do Casco Viejo são um bom lugar pra ver e fotografar o famoso skyline da moderna Cidade do Panamá



Casco Viejo da Cidade do Panamá

Plaza Francia, Casco Viejo da Cidade do Panamá

Plaza Francia foi construída nas muralhas, no antigo Baluarte de Chiriquí. Repare o calçamento de tijolos vermelhos, presente em toda a zona turística do Casco Viejo da Cidade do Panamá


Como chegar ao Casco Viejo da Cidade do Panamá

O bairro de San Felipe, geralmente chamado de Casco Antiguo ou Casco Viejo, está a cerca de 5 km do centro da Cidade do Panamá.

A estação de metrobus mais próxima ao Casco Viejo é a 5 de Mayo, da Linha 1 (que passa pela região hoteleira e percorre a Cinta Costera).

Plaza Bolívar, Casco Viejo da Cidade do Panamá

Monumento ao Libertador, na Plaza Bolívar. Ao fundo, o campanário da Igreja de São Francisco


Plaza Bolívar, Casco Viejo da Cidade do Panamá
A Plaza Bolívar está cercada de casarões do Século 19

Plaza Bolívar, Casco Viejo da Cidade do Panamá

O preço da passagem no transporte público na Cidade do Panamá é de 35 centavos de Balboa (ou de dólar, dá no mesmo).

Fiz duas visitas ao Casco Viejo da Cidade do Panamá. Uma foi com o tour privado oferecido pela agência Guia Panamá. O outro passeio eu fiz por conta própria (atualização: em 2018, em uma conexão no Panamá a caminho de Nova York, voltei para mais um agradável passeio pelo Casco Viejo).

Casco Viejo da cidade do Panamá, ruínas do Colégio dos Jesuítas

Ruínas de La Compañia, o Colégio dos Jesuítas, sede da primeira universidade do Panamá


Casco Viejo da cidade do Panamá, ruínas do Colégio dos Jesuítas

Casco Viejo da cidade do Panamá, ruínas do Colégio dos Jesuítas

Nesta segunda ida, usei o Uber para chegar ao Casco Viejo e achei prático. A corrida do bairro de El Cangrejo (onde estava hospedada) até lá, um percurso de 5 km, custou US$ 4,20. Na volta, o trajeto custou US$ 4,50.

Segurança no Casco Viejo do Panamá
A Cidade do Panamá, em geral, tem índices de violência bastante moderados. O Casco Viejo, em especial, tem policiamento dia e noite e também é grande a quantidade de vigias de lojas, restaurantes e hotéis.

Casco Viejo do Panamá, passeio sobre as muralhas

Tem muitas barracas de artesanato nas muralhas do Casco Viejo. A cobertura de buganvílias oferece abrigo do calor feroz que faz na Cidade do Panamá 


O Centro Histórico da Cidade do Panamá é apontado como uma área muito segura e eu andei por lá à vontade, sem ser importunada, com a câmera pendurada no pescoço.

A única coisa que incomoda um pouquinho é a quantidade de carros circulando. Então, preste atenção ao atravessar a rua — o plano é fechar o Casco Viejo aos automóveis, mas isso ainda deve demorar um pouquinho.

Casco Viejo da Cidade do Panamá
Há um projeto para acabar com a circulação de automóveis pelas ruas do Casco Viejo, mas eles ainda estão por lá. As obras de restauração também ainda são comuns no bairro histórico

Casco Viejo da Cidade do Panamá

Casco Viejo da Cidade do Panamá

➡️ O truque para saber se você está na área turística com segurança reforçada é olhar para cima e para baixo.

A porção tombada do Centro Histórico do Panamá tem as ruas pavimentadas por blocos avermelhados (parecem cerâmica) e toda a fiação passa por dutos subterrâneos, para não “brigar” com as fachadas.

Assim que você pisar em asfalto e enxergar fios nos postes, saiba que saiu do perímetro mais policiado do Casco Viejo.

Casco Viejo da Cidade do Panamá

Preste atenção no calçamento de tijolinhos vermelhos. Ele é o indicador de você está na área bem policiada do Casco Viejo


O que ver no Casco Viejo da Cidade do Panamá 
Quando a primeira Cidade do Panamá (Panamá Viejo) foi devastada por um ataque de piratas, em 1671, os colonizadores espanhóis trataram de encontrar um terreno com maiores vocações defensivas para reinstalar sua povoação.

Casco Viejo da Cidade do Panamá - Baluarte das Monjas

A vista do Baluarte das Monjas é bem fotogênica, né?


O local escolhido foi uma península bem protegida por um anel de arrecifes, uma barreira natural contra desembarques de indesejáveis bucaneiros.

Em 1673, dois anos após o ataque do pirata Henry Morgan, a nova Cidade do Panamá já estava pronta para receber seus habitantes, cercada por uma vistosa muralha e acessível apenas aos colonizadores europeus — os indígenas e africanos viviam do lado de fora da fortificação.

Bóvedas da Plaza Francia, Casco Viejo, Cidade do Panamá

As bóvedas da Plaza Francia


 As muralhas do Casco Viejo ainda estão lá, convertidas em um agradável calçadão à beira mar, sombreado por buganvílias e colorido pelos artigos oferecidos nas banquinhas de artesanato.

Também sobrevive no Casco Viejo o traçado urbano clássico das povoações da América Espanhola, um quadriculado de ruas quase traçadas a régua a partir de uma praça — a Plaza Mayor, hoje Plaza de la Independencia, onde não falta a indefectível Catedral.

Museu do Canal Interoceânico, no Casco Viejo da Cidade do Panamá

O neoclássico é o estilo dominante nos casarões do bairro. Este casarão abriga Museu do Canal Interoceânico (Canal do Panamá)


O sistema defensivo da Cidade do Panamá contava com quatro baluartes — Chiriquí, Barlovento, Mano de Tigre e Puerta de Tierra, que era o portal de acesso à povoação.

O Baluarte de Chiriquí, assentado sobre um conjunto de compartimentos abobadados (as bóvedas) que servia de arsenal e alojamento, é hoje a Plaza Francia, uma homenagem ao país de Ferdinand de Lesseps, o pioneiro na tentativa de construir o Canal do Panamá.

Convento de São Domingos, no Casco Viejo da Cidade do Panamá

Convento de São Domingos, do Século 17


Além de 350 anos de uso contínuo, a diversidade arquitetônica nas fachadas do Casco Viejo da Cidade do Panamá também se deve a três incêndios de grandes proporções, que destruíram boa parte de suas construções mais antigas.

Por isso, não procure aquela harmonia de sobrados avarandados que se vê em Cartagena (embora o calor inclemente seja muito parecido).

greja de São Felipe Neri, Casco Viejo da Cidade do Panamá

Fiquei encantada com a decoração da Igreja de São Felipe Neri


greja de São Felipe Neri, Casco Viejo da Cidade do Panamá

greja de São Felipe Neri, Casco Viejo da Cidade do Panamá

As feições das atuais construções do Centro Histórico da Cidade do Panamá são, em sua maioria, herança da virada do Século 19 para o Século 20. A diversidade é a grande marca do Casco Viejo panamenho.

Em um passeio pelo Casco Viejo, você verá velhas igrejas coloniais, como La Merced, cuja fachada foi transplantada, pedra por pedra, de Panamá Viejo.

Também verá casarões neoclássicos, edifícios art déco e algumas construções em madeira, legado dos descendentes de africanos recrutados nas Antilhas para trabalhar na escavação do Canal do Panamá.

Casco Viejo da Cidade do Panamá - Igreja de São José

O altar-mor barroco da Igreja de São José é famoso por sua beleza


Casco Viejo da Cidade do Panamá - Igreja de São José

Não deixe de visitar a Plaza Bolívar para ver a Igreja de São Francisco, com sua curiosa torre com escadaria em espiral.

A vizinha Igreja de São Felipe Neri tem delicada decoração interior em estuque e um gigantesco presépio, com peças doadas por diversas famílias panamenhas.

Igreja de São José, no Casco Viejo da Cidade do Panamá

Os altares laterais da Igreja de São José também são magníficos. Abaixo, o altar de Santa Edviges recebe oferendas de casinhas dos fiéis que sonham em conseguir uma moradia própria


Igreja de São José, no Casco Viejo da Cidade do Panamá

Outra grande atração da área, o festejado Teatro Nacional, uma preciosidade da Belle Époque, está sendo restaurado e temporariamente fechado à visitação.

Na Plaza de la Independencia, a Catedral do Século 18 também está fechada para reformas. Você pode aproveitar para fazer uma visitinha ao Museu do Canal Interoceânico, que celebra os tratados Torrijos-Carter, firmados entre os Panamá e Estados Unidos na década de 70, passo essencial para a devolução do canal ao panamenhos.

Máscara indígena tradicional do Panamá

Na tradição indígena do Panamá, essas máscaras coloridíssimas e meio assustadoras espantam os maus espíritos


Máscara indígena tradicional do Panamá
Máscaras de animais são usadas pelos brincantes de folguedos tradicionais. Esta, representando um cachorro, foi comprada em uma das muitas lojas de artesanato do casco Viejo, na minha primeira viagem ao Panamá

As lembranças mais fortes do período colonial no Casco Viejo você encontrará no interior da Igreja de São José.

O edifício é uma reconstrução feita no Século 20, após um incêndio, mas o altar dourado de San José é um legítimo representante do Barroco do Século 18, entalhado em mogno e recoberto por folhas de ouro.

Mais antigos ainda do que o célebre altar são o Convento dos Jesuítas — antiga sede da Real e Pontifícia Universidade de San Javier, a primeira instituição de ensino superior do Panamá — e o Convento de São Domingos, ambos em ruínas.




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Um comentário: