19 de junho de 2017

Museus de Florença - guia de sobrevivência


Davi de Michelangelo na Galleria dell'Accademia, Florença
Galleria dell'Accademia: todo mundo quer ver Davi — e com toda razão

Chicotes e algemas são para os fracos. Prazer com sofrimento mesmo é visitar as espetaculares galerias da Accademia e Uffizi, os dois museus de Florença mais famosos e lotados .

Os acervos da Accademia e da Galleria degli Uffizi são verdadeiras epifanias, mas o processo de vê-los é inevitavelmente resfolegante. Uma overdose de contato físico e posições bizarras – já me peguei admirando um quadro por baixo de um sovaco não identificado — que deixam a gente um caco.

Mas é bom demais!

Corredores da Galleria degli Uffizi, em Florença
Tem sempre muito movimento nos corredores da Galleria degli Uffizi. Mas deixe para se assustar quando entrar nas salas onde estão as obras mais famosas 😉

Tão bom que eu não resisto. Em janeiro eu estive pela terceira vez em Florença e — todas as juras anteriores esquecidas — lá estava eu, serelepíssima, na fila para o terceiro capítulo dos 500 tons de todas as cores da paleta renascentista da Galleria degli Uffizi.

E para mais uma maratona de esticação de pescoço para ver o Peladão, vulgo Davi de Michelangelo, na Galleria dell'Accademia.

É verdade que essa visita de agora foi na altíssima estação em Florença — em janeiro, no movimentadíssimo período das festas entre Natal e Dia de Reis.

"A Primavera" de Botticelli, na Galleria degli Uffizi, em Florença
A Primavera, de Botticelli, é assim

Visitantes contemplam "A Primavera" de Botticelli, na Galleria degli Uffizi, em Florença
Mas o mais provável é que você a veja assim

Mas as visitas anteriores à cidade foram em desenxabidos dias comuns de começo de abril e meados de novembro. O que não mudou foi o mundaréu de gente que encontrei no interior dos dois museus de Florença, especialmente na Uffizi.

A Gallleria degli Ufizzi é a quarta atração cultural mais popular da Itália. Registrou 2 milhões de visitantes em 2016 — atrás apenas no Pantheon, em Roma (7,3 milhões), do Coliseu/Fórum Romano (6,4 milhões) e das ruínas de Pompeia (3,3 milhões).

Gipsoteca Bertolinni, na Galleria dell'Accademia
Gipsoteca Bertolinni, na Galleria dell'Accademia

Gipsoteca Bertolinni, na Galleria dell'Accademia


Coladinha na Uffizi está a Accademia, em quinto lugar no ranking de atrações da Itália, com 1,5 milhão de visitantes no ano passado. 

O clima de lotação esgotada que impera nesses dois museus de Florença pode mesmo interferir no prazer da contemplação das maravilhas de seus acervos.

É por isso que eu criei uma série de "estratégias de sobrevivência" para facilitar minhas visitas, e compartilho as dicas com você neste post, dedicado à Semana dos Museus (MuseumWeek).

Decoração do forro de um corredore da Galleria degli Uffizi, em Florença
A decoração dos tetos dos corredores da Galleria degli Uffizi é um escândalo de bonita. Esta pintura lembra o apreço do Duque Cosimo de Médici às artes e às letras

A Semana dos Museus, que começa nesta segunda-feira (19/6), celebra e divulga essas instituições fundamentais na preservação da memória e do patrimônio cultural pelo mundo.

Como já é tradição, blogueiros de viagem de todo o Brasil também se engajaram na celebração da data com uma blogagem coletiva falando sobre seus museus preferidos.

Veja as participações anteriores da Fragata na MuseumWeek

2014 - Gosta de museus? Vá para Berlim!

2015 - O Museu da Acrópole de Atenas

2016 - Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial

E aperte os cintos, pois nossa visita à Uffizi e à Accademia vai começar 😊.


Museus de Florença - como organizar a visita



Davi, de Michelangelo, na Galleria dell'Accademia, Florença
O peladão colossal: Davi, de Michelangelo, a grande estrela da Galleria dell'Accademia

Davi, de Michelangelo, na Galleria dell'Accademia, Florença


Por que ir à Galleria degli Ufizzi e à Accademia

A Galleria degli Uffizi tem apenas o melhor acervo renascentista do planeta. Você pode ver maravilhas arrebatadoras dessa escola artística espalhadas pelos quatro cantos da terra, mas ouso dizer que nenhum outro museu consegue reunir tantas obras primas, oferecendo um painel tão completo do que foi o Renascimento — esse momento mágico do engenho humano.

Além das obras de Michelangelo, Rafael, Ticiano, Da Vinci e Botticelli, os nomes mais famosos da coleção, uma visita à Uffizi é a chance de contemplar e descobrir outros gênios como Perugino, Filippino Lippi, Fra Angelico, Ghirlandaio...

E de bônus ainda tem uns barrocos de rasgar a roupa, como Caravaggio e sua discípula Artemísia Gentileschi (ando louca pelo trabalho desta mulher). Te convenci? 

O Nascimento de Vênus, de Botticelli, na Galleria degli Uffizi, em Florença
O Nascimento de Vênus, de Botticelli, na Uffizi

Obras de Caravaggio na Galleria degli Uffizi: Medusa, pintada em 1596, e Baco, de 1995
Eu vou à Galleria degli Uffizi para ver os renascentistas. Mas também me derreto pelo gênio barroco de Caravaggio. Estes são Medusa, pintada em 1596, e Baco, de 1595


Já a Galleria dell’Accademia é famosa basicamente pelo indescritível Davi, de Michelangelo — obra cuja contemplação, paga, sozinha, sua visita a Florença.

O peladão eclipsa tudo a seu redor, mas o restante do acervo da Accademia também é maravilhoso.

"Madona do Cinto", de Andrea Giusto Manzini, na  Galleria dell'Accademia, em Florença
A Accademia tem obras pré-renascentistas apaixonantes. Na foto, a Madona do Cinto, de Andrea Giusto Manzini, em primeiro plano

Lá estão os inacabados Prigioni ("prisioneiros"), também de Michelangelo, estátuas projetadas para o túmulo do papa Júlio II — e o fato de as obras não terem sido concluídas, com seus personagens ainda não totalmente libertados do mármore, as torna ainda mais impressionantes, como na escultura Atlante.

Entre os pintores renascentistas, na Accademia você encontrará uma lindíssima Anunciação, de Filippino Lippi, as versões de Santi de Tito, de Bronzino e de Lippi (completada por Perugino) para A Deposição de Cristo da Cruz e obras de Ghirlandaio, Botticelli e Andrea del Sarto.

O Rapto das Sabinas, de Gianbologna, na Gipsoteca Bartolinni, na Galleria dell'Accademia, em Florença
Na Gipsoteca Bartolinni da Accademia está exposto o estudo definitivo para O Rapto das Sabinas, de Giambologna

Na Gipsoteca Bartolini, a Accademia reúne uma vasta coleção de cópias em gesso de estátuas greco-romanas e estudos para grandes obras, como a moldagem original do Rapto das Sabinas, de Giambologna — uma das esculturas que eu mais amo na vida, e cujo mármore está exposto na Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria.

Pensa que acabou aí? A Accademia tem uma coleção belíssima de obras pré-renascentistas, dos séculos 13, 14 e 15 — que pouca gente se dá ao trabalho de ver.

"A Deposição da Cruz", de Filippino Lippi na Galleria dell'Accademia, Florença
A Deposição da Cruz, de Filippino Lippi (esq), na Accademia

Sala das Miniaturas, na Galleria degli Uffizi, Florença
A Sala das Miniaturas, na Galleria degli Uffizi

Como comprar ingresso para as galerias Uffizi e Accademia

Para visitar a Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia, comprar o ingresso com antecedência é fundamental para evitar o sofrimento de pegar duas filas — a da bilheteria e a da entrada.

Os "Prigioni", esculturas de Michelangelo na Galleria dell'Accademia, Florença
Os Prigioni, de Michelangelo, no corredor que leva á exposição apoteótica de Davi (ao fundo)

Os "Prigioni", esculturas de Michelangelo na Galleria dell'Accademia, Florença


Durante muito tempo, a Pietà de Palestrina (à esquerda) teve autoria atribuída a Michelangelo. Hoje, os estudiosos acreditam que a obra seja de Lorenzo Bernini ou de Niccolò Menghini. À direita, detalhe de um dos Prigioni

Também é possível comprar os ingressos com hora marcada para entrar, pagando uma taxa suplementar.

O Polo Museale Fiorentino vende entradas para a Uffizi e Accademia pela internet. Se você vai ficar pouco tempo em Florença, essa é a melhor opção.


Estátuas de grandes artistas decoram a fachada exterior da Galleria degli Uffizi, Florença
Estátuas de grandes artistas decoram a fachada da Uffizi

Na Galleria degli Uffizi, foi absolutamente impossível driblar a multidão para fazer uma foto da Anunciação de Leonardo da Vinci, mas esta linda Anunciação de Botticelli estava livre de muvuca. À direita, a Madona do Magnificat, também de Botticelli

A não ser em casos muito específicos (tipo a visita às casas de Lennon e McCartney, em Liverpool, que tem vagas limitadíssimas), não curto comprar ingresso para museus com muita antecedência, para não ficar amarrada.

Antes de viajar, sou uma pesquisadora obsessiva, exatamente para poder improvisar: quanto mais eu sei sobre o destino, mais consigo inventar um roteiro inesperado, ao sabor do humor do dia.

Ingresso com hora marcada para a Galleria della Accademia, Florença
Ingresso com hora marcada para a Galleria della Accademia. O agendamento custa € 4

➡️ A solução que encontrei em Florença me pareceu bem prática: comprei as entradas para a Galeria degli Uffizi e Accademia quando já estava na cidade, na véspera da visita e com horário de entrada marcado.

Peças sacras do Século 13 e 14, na Galleria dell'Accademia, Florença
Peças sacras dos século 13 e 14, na Accademia

Foi fácil, sem filas e indolor e eu ainda poupei a aporrinhação de ter que descobrir onde trocar o voucher que se recebe por e-mail, em caso de compra pela internet.

➡️ Comprei os ingressos para os dois museus na Accademia (o guichê fica do outro lado da rua, em frente à entrada principal), perto da hora do museu fechar.

É possível fazer o mesmo na Uffizi (na Porta 2), e em um posto de venda de ingressos que funciona ao lado da Igreja de Orsanmichele.


O Duomo de Florença e o Palazzo Vecchio vistos da Galleria degli Uffizi
Bonus track: alé de todos os tesouros que tem no recheio, a Galleria degli Uffizi ainda tem vista pra o melhor de Florença

Como receber os ingressos comprados pela internet
Se se você vai ficar pouco tempo em Florença, repito, é uma boa precaução comprar os ingressos com antecedência. Antes de entrar nos museus, é preciso trocar a confirmação recebida via internet pelos bilhetes.

➡️ Na Galleria degli Uffizi, dirija-se à Porta 3, 15 minutos antes da hora marcada para entrar — sem choro nem vela: não adianta chegar antes disso.

➡️ Na Accademia, vá direto para a fila para quem tem hora marcada (procure a plaquinha que diz “prenotato” ou “prenotazione”). Na entrada, sua confirmação será trocada pelo bilhete.

Coleção de Madonnas do Século 15, Galleria dell'Accademia, Florença
Coleção de Madonnas do Século 15, na Accademia. Abaixo, uma peça de altar pré-renascentista

Peça de altar pré-Renascentista exposta na Galleria dell'Accademia, em Florença


Mesmo com hora marcada, haverá fila
Pronto, você já tem seu ingresso com hora marcada, agora é só se dirigir à entrada e... tcharâânn.. entrar na fila.

Sim, visitar a Uffizi e a Accademia é ir ao céu sem precisar morrer, mas tem sempre um sofrimentinho.

Meu ingresso na Accademia estava marcado para as 11 horas (quebrando minha regrinha de ouro de preferir sempre os primeiros horários. Mas, gente, a temperatura média em Florença era de zero grau nos dias que passei na cidade e estava difícil sair da cama muito cedo ).

"Hércules e Nesso, escultura romana na Galleria degli Uffizi, Florença
Hércules e Nesso é uma das obras mais conhecidas da Galleria degli Uffizi. A escultura romana foi restaurada (melhor dizer reconstruída) por Giovanni Caccini, no Século 16

A Galleria degli Uffizi tem uma coleção magnífica de esculturas. Estas são a Cabeça de Zeus e a Vênus Agachada, obras romanas do Século 1º em mármore de carrara

Resolvi chegar 15 minutos antes da hora marcada e encontrei uma fila quilométrica de gente na mesma situação que eu.

Quando soaram as 11 badaladas (literalmente, porque a Igreja de San Marco fica a menos de uma quadra da Accademia e faz questão de repicar os sinos de hora em hora), achei que a fila ia andar, mas ainda foi preciso esperar uns 10 minutos para termos a entrada liberada.

E depois disso ainda tem a espera para passar pelo detector de metais...

Tribuna, uma sala octogonal que foi o embrião da Galleria degli Uffizi, em Florença
Onde tudo começou: depois que Cosimo de Médici passou a reunir sua coleção de arte no terceiro andar da Uffizi, seu sucessor, Francesco, mandou construir a Tribuna, uma sala octogonal com essa bela cúpula (dir), para abrigar as peças. 200 anos depois, em 1769, o Duque Leopoldo de Habsburgo abriu a galeria à visitação pública

Na Uffizi foi a mesma coisa. O bolo de gente na porta do museu era tanto que tive um certo trabalho para confirmar a fila que se dirigia à porta 3 (a entrada de quem tem hora marcada). E a bicha estava quase dobrando o quarteirão. 

Para escapar de todas as filas na Uffizi e na Accademia
Os museus e monumentos históricos italianos estão adotando um regime que permite furar as duas filas — não só a da bilheteria, mas a da entrada.

Basta o visitante tirar o escorpião do bolso: quem compra uma visita guiada em grupo, tem ingresso vip, direto e sem aporrinhações. É o uso do poder econômico aplicado à fruição estética.


Galleria degli Uffizi, Florença
O duque Cosimo de Médici mandou construir a Ufizzi para reunir os escritórios dos magistrados de Florença ao lado da residência ducal, o Palazzo Vecchio

➡️ Essa modalidade fura-fila total é oferecida por agências, a preços que variam entre € 32 e € 40, dependendo se há transporte incluído.

Também há guias credenciados que passam pelas filas recrutando candidatos a formar um grupo fura-fila e cobram cerca de € 20 pelo serviço.

Galleria dell'Accademia, Florença
Quem vai à Accademia só pra ver Davi corre o risco de perder esses tesouros do acervo do museu

Galleria dell'Accademia, Florença


Eu acho que essa opção é igual a ir a um show dos Rolling Stones na pista prime: você paga bem mais caro para ver o que há de melhor de uma expressão artística, mas ainda vai ter que se espremer com um monte de gente que insiste em berrar no seu ouvido e tapar a sua visão.

Sim, porque a entrada é vip, mas lá dentro está todo mundo no mesmo barco — e todo mundo quase escapa de ser hipérbole, neste caso...

"Pietá" de Perugino, na Galleria degli Uffizi, Florença
Acho esta Pietà, de Perugino, uma das obras mais comoventes da Uffizi. Ela fica na mesma sala da Anunciação de Da Vinci e passa quase despercebida

Como abstrair as multidões durante a visita aos museus de Florença
Quem já foi sabe a dor e a delícia de ver a Uffizi e a Accademia, dois lugares recheados do que há de mais sublime na arte.

Apesar das multidões, do falatório e da disputa por espaço, porém, é possível fazer de sua visita aos museus de Florença uma experiência tão plácida quando o olhar das madonas pintadas pelos mestres.

"Medusa", de Caravaggio, na Galleria degli Uffizi, em Florença
Eu sempre acho que a Medusa de Caravaggio tá passada com a multidão 😁

➡️ Eu prefiro chegar bem cedo, de manhã, ou mais para o final da tarde, para evitar a hora do rush das excursões — nada contra excursões, mas os grupos grandes costumam provocar mais tumulto do que os visitantes individuais.

➡️ Estudo o mapa dos museus para saber onde estão as obras mais famosas. Se a visita for de manhã cedo, vou primeiro a elas. Se minha visita for à tarde, deixo para o final. Geralmente, essa estratégia me garante encontrar menos concorrência.

A Adoração dos Reis Magos, conjunto de peças de Altar exposto na Accademia
A Adoração dos Reis Magos, conjunto de peças de Altar exposto na Accademia

➡️ Outro recurso do qual não abro mão é ouvir música. Além de embalar a visita, abafa o vozerio que tanto me incomoda.

➡️ Por fim, programo tempo suficiente para uma visita sem pressa, com muitas pausas. Quando a muvuca aperta, eu paro para um café, respiro e volto novinha para mais um round.


Entrada da Galleria degli Uffizi, em Florença
A área externa da Galleria degli Uffizi. É aqui que você vai fazer fila. Com ou sem hora marcada 😀

⭐ Galleria degli Uffizi
Piazzale degli Uffizi, 6. 

Horário: de terça a domingo, das 8:15 às 18:50h (de junho a setembro, até as 22 horas nas terças-feiras). Fecha no Ano Novo, Natal e 1º de Maio.
Ingresso: € 12,50 (€ 8 na baixa estação). Suplemento para hora marcada € 4.


⭐ Galleria dell'Accademia
Via Ricasoli nº 58-60. 

Horário: de terça a domingo, das 8:15h às 18:50h. Fechada no Ano Novo, Natal e 1° de Maio. Entrada: € 12,50. Suplemento para hora marcada € 4.


Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença


Mapa-índice de destinos na Itália - Dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links 



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

61 comentários:

  1. Adorei esse post! vai me ajudar muito no planejamento de florença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, Gabi. Florença tem muita coisa pra ver - muita meeeesmo - e planejamento é essencial. bjo

      Excluir
  2. Fico boba com a riqueza de detalhes das esculturas!

    ResponderExcluir
  3. Que post fantástico! Uma riqueza de detalhes fenomenal. Já fui à Florença e tive oportunidade de ver de perto, mas na correria. Acho que vale a pena ter um bom tempo para curtir tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erval :)
      Olha, eu acho que Florença não é mesmo pra ser vista uma vez só. Vale a pena voltar com calma :)

      Excluir
  4. Tem lugar que não tem como fugir da multidão, mas valeu pelas dicas para contornar esse problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não tem multidão que estrague a alegria de ver essas maravilhas, Rafael :)

      Excluir
  5. Que legal! Escrevemos sobre os mesmos lugares mas totalmente diferente!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso! Eu sou apaixonada por Florença.. Mas infelizmente quando estive por lá não tive tempo para visitar nenhum museu! Agora com certeza já está na lista para a próxima visita! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. na próxima, não perca. A cidade realmente é tão bonita que quase não dá vontade de entrar nos museus, mas são muito bacanas, mesmo.

      Excluir
  7. Esses dois museus são ótimos e o post está completíssimo. É mesmo um manual de sobrevivência rsrs

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Senti saudade de Florença lendo seu post. E mesmo tendo a sua sensação de disputa por espaço as vezes, vale cada tentativa para ver as obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Sim, Florença vale demais. Eu ainda quero voltar mais vezes :)

      Excluir
  9. Post super favoritado para quem eu finalmente for a Florença! Faço questão de visitar os 2 museus! Meus pais estiveram na Uffizi ano passado e eu comprei o ingresso pra eles online - sem condições de perder tempo na fila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá, Fernanda, vc não vai se arrepender. As belezas da Uffizi e da Accademia a gente carrega na alma pra o resto da vida :)
      Bj

      Excluir
  10. Tenho verdadeira alergia a multidões, mas pelo visto nesse caso vale a pena o sacrifício!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto muita muvuca, Paulo, mas tem lugares que não tem jeito... Florença é espetacular e todo mundo quer um pedacinho :)

      Excluir
  11. Quando se trata de museu, Florença é incomparável! Eu já fui nesses museus e pretendo voltar ano que vem e você deu umas dicas espetaculares, muito obrigada! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Os dois museus merecem mais de uma visita na vida. Aproveite :)

      Excluir
  12. Realmente vale todo esforço para ver ou rever essas obras magníficas! Aquele detalhe da mão do Davi impressiona!!!
    Faltou meu link no post =)
    Parabéns pelo seu!!
    Andrea Santos (@dedonomapa)

    ResponderExcluir
  13. Florença é mesmo um museu a céu aberto, né? Que cidade incrível!

    ResponderExcluir
  14. Adorei! Com certeza está na minha lista de prioridades na Itália!

    ResponderExcluir
  15. Encantada com tanta coisa linda! Se eu já estava louca pra conhecer Florença e essa região da Itália, agora mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o jeito como você escreveu os relatos, baita texto! E que coleção impressionante! Arte renascentista é linda demais. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cyntia! O post é quase tão sensacional quanto as obras Renascentistas! Sou apaixonada por elas e amei que você trouxe algumas para compartilhar aqui. Eu também fico que nem a Medusa, de Caravaggio, com a multidão! Parabéns pela dica e por não perder o humor! ;)

    ResponderExcluir
  18. Florença é uma cidade incrível e ver de perto obras do renascimento deve ser tudo de bom. Quando fui à Florença não tive tempo de ir à Galeria, mas pretendo ainda conhecê-la.

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse guia de sobrevivência. Realmente, precisa de toda uma logística para otimizar as visitas à eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouquinho de estratégia para chegar perto do paraíso, Nathalia :)

      Excluir
  20. Esses museus são maravilhosos mesmo!!!
    Adoramos essas dicas para aproveitar o máximo dos lugares!! Está tudo anotado para a nossa próxima visita a Florença.

    ResponderExcluir
  21. Tudo o que você disse é a maior verdade. Mas nós amantes de arte temos que passar por isso para poder sentir a emoção de ver nossas obras favoritas. Tudo na vida tem um custo, não é?

    ResponderExcluir
  22. Sou doida para conhecer Florença. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post. Um post muito útil e que todo mundo tem que ler ainda de ir para Florença. Beijo!

    ResponderExcluir
  24. kkkk.. a melhor descrição do planeta sobre visitar museus e demais atrações turísticas famosas "Prazer com sofrimento". Rachei de rir mas é isso mesmo! Dica anotada pra quando for a Florença, principalmente porque o período Renascentista é o meu favorito da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu "sofreria" em Florença todo dia, se pudesse, Fernanda :)

      Excluir
  25. Oi Cyntia! Eu adorei o seu post pela naturalidade com que descreve os dramas vivenciados para vermos as obras que queremos, ha ha ha... Já salvei para uma consulta futura!!! Parabéns!!!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  26. Ola Cyntia,amooooo suas dicas.Seu blog está entre os melhores.Viajo sempre com suas dicas.Cyntia,o dia em que esses 2 museus ficam abertos até mais tarde ,na temporada de verão, é na terça-feira e não quarta.E também é um bom horário para visita,pois não está tão cheio e a maior parte das pessoas que lá se encontram estão interessadas nos shows que estão acontecendo nesses museus,nesses horários.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, como senti (de novo) a emoção de estar diante da estátua de Davi, meu marido precisou me chacoalhar para eu voltar à realidade kkkk. Adorei o post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Olá!!
    Tem algo relacionado à compra via internet para o museu da Accademia que não entendi. Quando se chega ao local, já pode ir direto para a fila de quem comprou com hora marcada ou é necessário ir até um local que fica do outro lado da rua para trocar o voucher online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Frederico, basta levar a confirmação para a fila dos com-horário.
      abs

      Excluir
  29. Cyntia, adorei seus comentários sobre os 2 principais museus de Florença. Vou estar lá no 1º domingo de maio/2018 e pretendo aproveitar o passe livre para conhecer o L'Acaademia. Você sabe dizer se o horário para entrada grátis tem início logo pela manhã? Eu tive o dissabor de constatar que o horário de museu grátis em Portugal iniciava só de tarde. Obrigada se puder me retornar. Fátima Saraiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima, pelo que apurei, a gratuidade vale para o dia todo, no primeiro domingo do mês. Só se prepare para a fila...:)

      Excluir
  30. Cyntia,

    e o Florence Card? Não dá direito ao fura-fila desses dois museus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá, sim, mas eu sempre acho que esses cartões ficam mais caros do que comprar as entradas individualmente. No caso desta passagem por Florença, mesmo ficando mais que os 3 dias da validade do cartão e indo a vários museus (San Marco + Uffizi + Accademia) e igrejas pagas (Santa Croce + Santa Maria Novella + conjunto do Duomo/Batistério) o que paguei de ingressos, com direito a reservar o horário, ainda ficou mais barato.

      Excluir