14 de março de 2017

Toscana - bate e volta a Lucca partindo de Florença

Muralhas de Lucca na Toscana, Itália
O cair da tarde de inverno sobre as muralhas de Lucca é uma linda memória. O passeio bate e volta até lá, saindo de Florença, é muito fácil e confortável


Poucas escapadas em uma viagem ficam tão redondinhas quanto o bate a volta a Lucca, partindo de Florença. Tudo se encaixa: a curta distância entre as cidades, a facilidade de transporte, o preço da passagem de trem...

Mas não faça o bate e volta só pela praticidade. Lucca é uma das cidades mais lindas da Toscana, um tesouro cercado por muralhas renascentistas perfeitamente preservadas—e transformadas em um dos parques mais agradáveis que já visitei.

Piazza dell'Anfiteatro em Lucca na Itália
Luca na Toscana, Itália

Dentro das muralhas, Lucca é plana e perfeita para ser explorada a pé ou de bicicleta. No alto, o comecinho do movimento da happy hour na Piazza dell'Anfiteatro 


Dentro das muralhas, Lucca tem um Centro Histórico que é um verdadeiro mosaico das expressões artísticas. Quer vestígios romanos? Lucca tem — como a curiosa Piazza dell’Anfiteatro.

As igrejas vão do românico ao renascentista sem fazer cerimônias e estão cheinhas de obras de arte dos grandes mestres. Um deleite para os olhos.

Catedral de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália

A Catedral de Lucca é apenas uma das belíssimas igrejas da cidade


Com origens etruscas, Lucca foi colônia romana e importante cidade-estado (a República de Lucca) medieval, enriquecida pelo comércio da seda, por mais de 600 anos.

O lindo conjunto arquitetônico que está aconchegado entre suas muralhas foi herdado dessa prosperidade.

Arcadas no Centro Histórico de Lucca na Itália

Guarde o mapa e procure a sua Lucca


Mas Lucca não é só um grande museu. Ela tem também aquela característica de beleza pé no chão que se esparrama por ruas pacatas, com o inequívoco ar de lugar onde mora gente.

O melhor a fazer por lá é descobrir a sua própria Lucca, o que só acontece quando guardamos o mapa e deixamos a cidade nos levar pela mão, traçando nosso caminho no aceno de um campanário que surge sobre os telhados ou do desenho de uma janela que se esgueira do fundo de uma ruela pela qual passamos distraídas.

Feira de livros usados no Centro Histórico de Lucca na Itália
Igreja de San Pietro Somaldi em Lucca na Itália
No alto, a simpática feirinha de livros usados que encontrei, perambulando pelo Centro Histórico de Lucca. Acima, a Igreja gótica de San Pietro Somaldi, do Século 12


Oratório de rua em Lucca na Itália
Oratório de rua em Lucca na Itália
Oratório de rua em Lucca na Itália
Você vai encontrar muitos oratórios de rua em Lucca

Veja minhas dicas para organizar um bate e volta a Lucca e o que colocar em seu roteiro nessa cidade deslumbrante da Toscana:

Bate e volta a Lucca


Muralhas de Lucca na Itália
Muralhas de Lucca na Itália

Lucca preserva com carinho os 4 km de muralhas que contornam seu Centro Histórico


⭐Muralha de Lucca

Quatro quilômetros de muralhas, perfeitamente preservados, cercam completamente o Centro Histórico de Lucca, um cinturão defensivo que garantiu a altivez e a independência da República de Lucca frente às investidas expansionistas de outras potências da Península Itálica.

Embora a muralha de Lucca tenha origem ainda na época dos romanos, as fortificações que vemos hoje, sua construção foi iniciada no comecinho do Século 16 e concluída em meados do Século 17.

Passeio sobre as muralhas de Lucca
Passeio sobre as muralhas de Lucca
O topo da muralha de Lucca foi convertido em um parque linear muito bonito e agradável


Seja pela sua intimidadora imponência, seja por desinteresse dos adversários, o fato é que esse cinturão defensivo jamais foi posto a prova por um ataque militar. 

Quem chega de trem a Lucca ainda pode ter uma ideia do recado dado pelas muralhas da cidade aos candidatos a conquistadores. Basta sair da estação ferroviária para dar de cara com elas, espetaculares, protegendo tesouros históricos e arquitetônicos, alguns quase milenares.

muralhas de Lucca na Itália

Sem a função defensiva de antigamente, a cidade bem que poderia ter colocado abaixo suas fortificações, como aconteceu com tantas outras.

Mas, ainda no Século 19, Lucca preferiu transformar suas muralhas em um adorável parque linear e muito arborizado.

Muralha de Lucca
Centro Histórico de Lucca na Itália
Muralha de Lucca na Itália
Muralha de Lucca Itália
Centro Histórico de Lucca na Itália

É possível dar a volta completa em torno do Centro Histórico de Lucca caminhando sobre a muralha


É possível dar a volta completa no Centro Histórico de Lucca caminhando 4 km pelo topo da muralha, à sombra de árvores frondosas. Ainda estão lá os 11 bastiões defensivos — geralmente aproveitados como espaços de lazer — e três portas de acesso à cidade.

A muralha de Lucca é aproveitada por moradores e visitantes para caminhadas, atividades esportivas ou para a mera contemplação — ver o cair de uma tarde de inverno com aquela luz da Toscana sentada em um banquinho foi um dos grandes espetáculos que já assisti na vida.

Muralha de Lucca na Itália
Se bater o cansaço no passeio pela muralha, você vai encontrar muitos banquinhos pra sentar e até espaço para um piquenique
Porta San Pietro na Muralha de Lucca, Itália
Porta San Pietro na Muralha de Lucca, Itália
A Porta de San Pietro, do Século 16, é uma das entradas da muralha de Lucca 


No interior do cinturão amuralhado de Lucca, no nível da rua, ainda é possível encontrar trechos do antigo fosso, com água corrente e tudo (procure a Via del Fosso, que começa junto às muralhas, na altura do Museu do Horto Botânico).

E se você achar estranho um fosso na parte de dentro das muralhas (eu também achei) saiba que essa barreira aquática foi projetada assim mesmo, como uma segunda linha de defesa, aproveitando a água canalizada a partir do Rio Serchio que abastece a cidade.

Catedral de Lucca
Catedral de Lucca
Catedral de Lucca
Catedral de Lucca
O Duomo de San Martino é do Século 11


⭐Catedral de Lucca (Duomo de San Martino)
🏠 Piazza Antelminelli

🕒 Horário de inverno (novembro a março): de segunda a sexta, das 9:30h às 17h. Sábados, das 9:30h às 19h. Domingos, das 12h às 18h. Horário de verão (15 de março a outubro): de segunda a sábado das 9h às 19h. Domingos, das 9:h às 10h e das 12h às 19h.
💲 Entrada: € 3 (e mais € 3 para subir o campanário)

Para quem desce do trem e atravessa a Muralha de Lucca na altura do Baluarte de San Colombano – o acesso ao Centro Histórico mais próximo da Estação Ferroviária — a Catedral de San Martino está logo em frente.

Catedral de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália
Antes de entrar, preste atenção aos belos entalhes em mármore no pórtico da Catedral


Para quem desce do trem e atravessa a Muralha de Lucca na altura do Baluarte de San Colombano – o acesso ao Centro Histórico mais próximo da Estação Ferroviária — a Catedral de San Martino está logo em frente.

É um belíssimo edifício do Século 11, construído originalmente em estilo românico (bem visível ainda no campanário) e que foi ganhando elementos góticos em sucessivas reformas.

A Catedral de Lucca é uma visita imperdível. Antes de entrar, preste atenção nos detalhes da intrincada decoração que recobre sua fachada e no elegantíssimo pórtico de entrada.

Catedral de Lucca, Itália
Catedral de Lucca, Itália
Catedral de Lucca, Itália
Do piso ao teto, a decoração da Catedral de Lucca é preciosa


No interior da Catedral, a nave central, com mais de 30 metros de altura, está decorada com lindos afrescos. O altar-mor é feito de mármores de diversas cores.

Alguns altares laterais do Duomo de San Martino estão adornados por telas de grandes mestres da pintura, como a Madona com o Menino e Santos, de Ghirlandaio, e uma Última Ceia, de Tintoretto. 

Uma coisa que achei bem legal na Catedral de Lucca é o folder explicativo distribuído aos visitantes, que serve como guia pelas principais atrações do edifício.

Catedral de Lucca, Itália
Catedral de Lucca, Itália

O material é bem didático e me ajudou muito a compreender os tesouros abrigados no Duomo de San Martino. O folheto é gratuito e entregue quando a gente compra o ingresso. Não esqueça de pegar o seu, porque as explicações enriquecem muito a visita.

Se não fosse esse folheto, um aspecto interessantíssimo da Catedral de Lucca me teria passado batido. Um dos pilares do pórtico de entrada do Duomo (à direita de quem entra, na base do campanário) tem gravada a imagem de um labirinto, com uma inscrição alusiva a Teseu — que decifrou o Labirinto de Creta e venceu o Minotauro.

Acredita-se que essa imagem tenha relação com gravações que adornam a Catedral de Chartres, na França, que seriam marcas/código feitas pela Ordem dos Templários, proscrita no Século 14.

⭐ Igreja de San Michele in Foro
🏠 (São Miguel no Fórum) Piazza San Michele

🕒 Das 07:40h às 12h e das 15h às 17:30h. 
💲Entrada gratuita

Igreja de San Michele in Foro em Lucca, Itália

No topo da fachada da igreja, o Arcanjo Miguel toma conta do antigo Fórum Romano

Madonna com Auréola de Lucca
A famosa Madonna com Auréola fica em uma quina da fachada da Igreja de San Michelle in Foro

Outra maravilha de Lucca, a Igreja de San Michele in Foro ocupa o centro do antigo Fórum Romano (daí o nome), o centro nervoso das cidades da Antiguidade sob domínio latino.

Ao longo dos séculos, o antigo Fórum de Lucca conservou a importância política e econômica daqueles tempos, reunindo os edifícios que serviam de sede aos diversos poderes da cidade.

A Igreja de San Michele era a representante do poder religioso em uma praça que também abrigava a sede do Consiglio Maggiore, o parlamento local.

Igreja de San Michele in Foro em Lucca na Itália

A relativa simplicidade do interior da Igreja de San Michele in Foro contrasta com a fachada espetacular


San Michele in Foro nasceu românica, lá nos confins do Século 8. Mas aquela fachada maravilhosa em pedra branca, coberta de entalhes, começou a tomar forma no Século 11, quando a prosperidade de Lucca passou a permitir esses luxos.

A igreja passou por muitas intervenções ao longo do tempo. Em sua fisionomia predominam o gótico e o românico, mas a igreja é um pequeno compêndio sobre os estilos arquitetônicos e das artes decorativas religiosas da Toscana. Uma aula de História da Arte, para quem curte o assunto.

Na coleção de tesouros artísticos de San Michele, não faltam também as obras de grandes mestres, como a Madona com o Menino, cerâmica esmaltada (técnica bem frequente na Toscana), de Luca della Robbia, e a tela Quatro Santos, de Filippino Lippi.

Piazza San Michelle, antigo Fórum Romano de Lucca, Itália
Piazza San Michelle, antigo Fórum Romano de Lucca, Itália
Piazza San Michelle, antigo Fórum Romano de Lucca, Itália
Piazza San Michelle, antigo Fórum Romano de Lucca, Itália

A Piazza San Michele concentra edifícios imponentes, mantendo a tradição herdada do Fórum Romano


Em destaque na fachada de San Michele, pairando sobre a igreja e a praça, está a imagem do “dono da casa”, o Arcanjo Miguel matando um dragão com sua lança.

Segundo me contou uma senhorinha que ajuda a cuidar do templo, a estátua do Arcanjo traz no dedo um anel com um diamante enorme.

À noite, dependendo do ângulo da lua e da posição que se ocupe na praça, seria possível ver a luz que atravessa a pedra preciosa. Depois ela piscou o olho e disse que essa é só uma lenda de Lucca. Mas deu vontade de passar a noite na cidade pra conferir 😉.

⭐Basílica de São Frediano
🏠 Piazza San Frediano
🕒 Diariamente, das 9h às 18h
💲 Entrada: € 3.

Basílica de San Frediano em Lucca na Itália
Basílica de San Frediano em Lucca na Itália
Na Toscana, só a Basílica de San Frediano, em Lucca, e a Igreja de San Miniato, em Florença, têm um mosaico em estilo bizantino como decoração na fachada


A belíssima Igreja de San Frediano chama a atenção de longe pelo mosaico do Século 13 que adorna o topo de sua fachada.

Uma das mais antigas igrejas de Lucca, San Frediano é um autêntico templo gótico à moda da Toscana. O mosaico em sua fachada, porém, tem um pezinho na tradição bizantina que marcou a arte religiosa da região da Romanha — como em Ravena.

Entre as igrejas toscanas, essa decoração em mosaico só está presente em San Frediano, em Lucca, e em San Miniato al Monte (Florença). A obra, porém sofreu algumas alterações: o mosaico original tinha uma imagem da Virgem Maria, mas esta foi “deletada” pela abertura de uma janela na fachada.

Basílica de San Frediano em Lucca na Itália
O órgão da Basílica de San Frediano é do Século 15


Minha contemplação da Basílica de San Frediano foi ainda maior interessante porque, além de receber um folheto explicativo junto com o ingresso, ainda ganhei a companhia do jovem noviço que estava na bilheteria e me guiou por boa parte da visita, chamando a atenção para muitos detalhes que passariam despercebidos — depois vocês não entendem porque eu gosto de viajar no inverno: se a igreja estivesse lotada, isso jamais teria acontecido.

Basílica de San Frediano em Luca na Itália
Basílica de San Frediano em Luca na Itália

As colunas de San Frediano ainda conservam antigos afrescos, assim como os altares laterais (no alto). Acima, a famosa pia batismal e a Anunciação do ateliê de Luca della Robbia (Na foto da esquerda)


O interior de San Frediano é um autêntico museu. Suas capelas laterais são lindíssimas, decoradas com afrescos e cheias de obras de arte, com destaque para as cerâmicas policromadas, bem típicas da Toscana. Uma delas é uma Anunciação feita pela oficina de Luca della Robbia.

Também chamam a atenção as colunas ornadas com afrescos. Outra grande estrela é uma pia batismal, do Século 12.

Torre medieval em Lucca na Itália
Na Idade Média, Lucca chegou a ter 250 torres

⭐As torres de Lucca

Na Toscana, a “Cidade das Torres” é San Gimignano, com suas 14 estruturas remanescentes do período medieval, época em que teve cerca de 70 delas. O que dizer, então, de Lucca, que chegou a ter mais de 250 torres?

Erguidas entre os séculos 11 e 14, as torres de Lucca tinham principalmente funções defensivas — como observatório e também como alojamento longe dos ataques — mas por toda a Toscana elas também eram símbolo de poder econômico e militar das famílias que as construíam.

Pelo menos duas dessas torres ainda podem ser visitadas em Lucca, oferecendo vistas maravilhosas da cidade e da região — mas eu não estava para subidas nesta viagem e ficarei devendo as imagens lá do alto 😏.

Torre Guinigi em Lucca na Itália
Torre Guinigi em Lucca na Itália
Torre Guinigi em Lucca na Itália
A Torre Guinigi tem um "jardim suspenso" no topo


⭐ Torre Guinigi
🏠 Via Sant'Andrea 45

🕒 Visitação diária, a partir das 9:30h. Última subida às 16:30h (janeiro, fevereiro, novembro e dezembro), 17:30h (março e outubro), 18:30h (abril e maio) e 19:30h (junho a setembro). 
💲 Ingresso: € 4.

A Torre Guinigi é a mais famosa de Lucca — bastava ver o tamanho da fila de gente que aguardava a vez e fazer a subida — com 45 metros de altura e frondosas copas de árvores (!!) no seu terraço de observação, lá no topo. c

Foi construída no Século 14 pela Família Guinigi, que governou à cidade, e ficava anexo ao palazzo do clã. Se você se animar a subir, saiba que são 225 degraus até o topo.

⭐Torre delle Ore
🏠 Via Fillungo, esquina com a Via dell'Arancio
🕒 Visitas de março a outubro, a partir das 9:30. O horário da última subida às 17:30h (março e outubro), 18:30h (abril e maio) e 19:30h (junho a setembro). 
💲 Entrada: € 4. 

A Torre dele Ore é do Século 13 e foi dominada por diversas famílias por cerca de 200 anos, até ser comprada pela cidade para se torre do relógio local.

O mecanismo do relógio que está atualmente lá no alto é do Século 18. A estrutura tem 50 metros de altura.

⭐ Piazza dell'Anfiteatro

Praça do Anfiteatro em Lucca na Itália
Praça do Anfiteatro em Lucca na Itália

Apenas quatro arcos dão acesso à Piazza dell'Anfiteatro


Essa é uma das praças mais interessantes que já vi. Sua origem é o antigo anfiteatro romano de Lucca, construído no Século 2 d.C.

Ao longo dos séculos, o anfiteatro foi ganhando novas funções na vida da cidade — de paiol de pólvora a cadeia —, enquanto as construções iam se empilhando em seu interior sem que alterassem sem formato elíptico, tanto interna quando externamente.

Praça do Anfiteatro em Luca na Itália

No lugar das arquibancadas do antigo anfiteatro, a praça hoje tem uma profusão de janelas

Praça do Anfiteatro em Luca na Itália
Mesmo muito alterado, ainda é possível reconhecer o traçado do anfiteatro romano


Quem olha de fora da Piazza dell'Anfiteatro consegue reconhecer perfeitamente a estrutura romana, apesar dos acréscimos construtivos. Já seu interior é uma praça fervilhante de janelas dos edifícios que a cerca. O centro da praça já abrigou um movimentado mercado.

Grande parte das construções da Piazza dell’Anfiteatro, hoje, está ocupada por lojas, bares, restaurantes, com mesas ao ar livre mesmo no frio de janeiro.

A Piazza dell'Anfiteatro é um bom lugar para encerrar a visita a Lucca, bebericando uma taça de vinho.

Onde comer em Lucca


⭐Osteria dello Stellario
Piazza S.Francesco, 44

Ensopado típico da Toscana em Lucca na Itália

O passeio a Lucca ainda me deu o direito a provar um ensopado caseiríssimo e muito gostoso


Eu não queria um almoço muito longo, para ter mais tempo para explorar Lucca. Ao acaso, escolhi este restaurante caseirinho, aos pés da Colonna della Madonna dello Stellario, uma imagem da Virgem Maria posta sobre uma coluna, que se vê de longe. 

Pedi o spezzatino (ensopado), que era o prato do dia e estava bem saboroso. Gastei menos de € 10 com o prato e a taça de vinho, almocinho despretensioso e agradável.

Casa de doces típicos toscanos Vecchi Sapori di Lucca
Panforte, doce típico da Toscana
O almoço foi só o prólogo de uma esbórnia de biscoitos típicos toscanos. Acima, o panforte, uma verdadeira celebridade


⭐Vecchi Sapori di Lucca
Piazza San Frediano

Se o almoço foi simplesinho, a sobremesa foi uma orgia. De cara para a Basílica de San Frediano, essa lojinha de especialidades luchese (o gentílico da cidade) e toscanas devia ser proibida, de tão tentadora.

Biscoitos típicos da Toscana
Biscoitos típicos da Toscana
Biscoitos típicos da Toscana
Os biscoitos toscanos têm nomes divertidíssimos, como ossi di morto (ossos de morto) e brutti ma buoni (feio porém gostoso)


Eu me acabei nos cantuccini al limoncello (cantucci são biscoitos de amêndoas, bem duros, típicos da Toscana), nas lingue di suocera (literalmente, "línguas de sogra", a versão local da tuille, biscoito feito de amêndoas e claras), ossi di morto ("ossos de morto", mais um biscoito feito de ovos e farinha).

Comprei vários pacotinhos de doces e biscoitos pra trazer de presente, mas sinto dizer que minha generosidade é menor que a minha gula e eu comi quase tudo ao longo da viagem 😁.

Estação Ferroviária de Lucca na Itália
 A Estação Ferroviária de Lucca fica quase em frente à muralha

Estação Ferroviária de Lucca na Itália
Na estação de trens você vai encontrar serviços de guarda-bagagem, aluguel de bicicletas e fornecimento de mapas da cidade

Bate e volta a Lucca - dicas práticas


Como chegar a Lucca


Lucca está a 80 km de Florença. De carro, pela rota mais rápida (via Prato e Pistoia), é uma viagem de 60 minutos.

➡️ De Florença a Lucca de trem - partindo da Estação Santa Maria Novella, em Florença, a viagem dura 1h20.

O preço do bilhete varia de acordo com os horários da viagem e da antecedência da compra, mas calcule gastar a partir de € 7,50 para cada trecho.

A empresa que cobre o trecho Florença-Lucca é a Trenitalia. São muitas partidas diárias, pra você não ter desculpa 😊.

Entrada na cidade de Lucca pelo Baluarte de San Colombano
Entrada na cidade de Lucca pelo Baluarte de San Colombano

Saindo da estação, apenas 200 metros separam você do Baluarte de San Colombano, onde há uma passagem através da muralha 


Transporte em Lucca


Em Lucca, dá pra fazer tudo a pé, até porque o movimento de automóveis no interior das muralhas é bem restrito. O transporte público (micro-ônibus) circula nessa área, mas nem se dê ao trabalho 😊.

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai saber que a cidade de Lucca tem 185 km². O Centro Histórico da cidade, porém, é bem menor que isso: considerando a maior distância, basta caminhar pouco mais de 1,5 km para atravessar a área amuralhada, de uma ponta à outra.

➡️Da Estação Ferroviária ao Centro Histórico, são 200 metros até a entrada da muralha.

Mapa-índice de destinos na Itália - dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

2 comentários:

  1. Gostei demais da postagem. Já havia escutado de amigos que lá estiveram e também se encantaram. Vou lá para conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Edson, acho que você vai adorar. A cidade é pequenininha, mas tem muita coisa linda pra ver

      Excluir