2 de fevereiro de 2017

Hospedagem em Bolonha - um hotel fofo no Centro Histórico

Via Oberdan, Centro Histórico de Bolonha
Minha vizinhança em Bolonha era linda

Adorei a minha escolha de hospedagem em Bolonha: fiquei no coração do Centro Histórico, na  área do Ghetto, a dois passos da universidade e das principais atrações da cidade.

O antigo bairro judeu bolonhês tem ruazinhas tortuosas, restaurantes bacanas e é bastante seguro.

Fiquei Hotel Corona D’Oro, um antigo palazzo com ambientes elegantes e quartos aconchegantes na Via Oberdan. Uma "casa longe de casa" com excelente atendimento e preços atraentes.

Veja como foi minha experiência no Hotel Corona d'Oro de Bolonha:



Hospedagem em Bolonha


Sala de estar do Hotel Corona d'Oro, em Bolonha, Itália
O pátio interno do hotel, convertido em sala de estar

⭐Hotel Corona D'Oro
Via Oberdan nº 12 - Centro Histórico

Em funcionamento desde 1890, o Hotel Corona d’Oro é impecável. Daqueles lugares onde a gente se sente em casa do primeiro ao último minuto.

O hotel está instalado em um palazzo histórico com origem no Século 14. O edifício passou por muitas reformas ao longo dos séculos, mas não perdeu a elegância de sua origem, quando era a casa senhorial da família Azzoguidi, que também construiu a segunda torre mais alta ainda de pé na Bolonha.

Recepção do Hotel Corona d'Oro, no Centro Histórico de Bolonha
Olha a minha malinha diante do balcão da recepção

Atualmente, a decoração interna do Hotel Corona d'Oro tem um sotaque Liberty, uma vertente da Art Nouveau (imagina se eu adorei 😊).

O maior charme do hotel é seu pátio interno, coberto e convertido numa bela sala de estar. É neste ambiente que, todos os dias, no final da tarde, o Hotel Corona d'Oro convida os hóspedes a bebericar e aproveitar o bufê de aperitivos servidos por conta da casa (só os drinques são cobrados).

Essa happy hour é providencial para uma relaxadinha básica entre os passeios e o jantar.


Decoração do Hotel Corona d'Oro, em Bolonha, Itália
A origem do edifício é do Século 14, mas hoje predomina o Liberty como estilo decorativo

O Hotel Corona d'Oro fica na Rua Oberdan, no coração do antigo Ghetto de Bolonha. A rua tem tráfego de automóveis restrito, o que contribui para o sossego.

O hotel oferece conexão de internet gratuita, a cabo e por WiFi, e empresta bicicletas aos hóspedes. Tem 40 apartamentos.

O atendimento é cordialíssimo e os funcionários fazem questão de ajudar com dicas da cidade, checando horários de trens e atrações e reservando restaurantes.

Apartamento do Hotel Corona d'Oro, em Bolonha, Itália
O quarto é aconchegante e elegante

O apartamento do Hotel Corona D'Oro

Adorei meu apartamento no Corona D'Oro: amplo, iluminado, confortável e com um balcão debruçado para a rua.

Fiquei em um quarto single, com cama de solteiro, mesa de trabalho, poltroninha e armário amplo, com cofre, além da TV, telefone e ar-condicionado/calefação.


Vista do balcão do Hotel Corona d'Oro, Bolonha, Itália
A Via Oberdan vista do balcão do meu quarto. O banheiro é amplo e bem equipado

Banheiro do Hotel Corona d'Oro, Bolonha, Itália


O apartamento é espaçoso e decorado com bom gosto. O banheiro também é muito amplo e bem equipado, com aquecedor de toalhas, secador de cabelos, espelho de aumento.

O kit de toalete oferece produtos de qualidade, à base de óleo de argan (o hidratante foi eficientíssimo. Com o frio seco do inverno em Bolonha, minha pele estava craquelando).


Café da manhã do Hotel Corona d'Oro, em Bolonha, Itália
Fui atacada por uma inusual gulodice matinal por causa do café da manhã do hotel

O café da manhã do Hotel Corona d'Oro
O café da manhã do hotel é incluído na diária, coisa não muito frequente na Itália. E é uma refeição de ótima qualidade.

Todas as manhãs eu era tentada por uma montanha de frutas, grande variedade de pães, bolos e salgados, frios, queijos e geleias.

Eu sou bem chata pra comer de manhã (geralmente, fico nos baldes de café preto e me forço a encarar um pãozinho), mas virei uma comilona nos desjejuns em Bolonha por causa do bufê de café da manhã do hotel.

Salão do café da manhã do Hotel Corona d'Oro, em Bolonha, Itália
Salão de refeições do Hotel Corona d'Oro, onde é servido o café da manhã

O preço da diária do Hotel Corona d'Oro

Em um país caro como a Itália, pagar diárias de € 100 em uma acomodação com o padrão do Hotel Corona d'Oro é uma pechincha. No verão, eu possivelmente escolheria uma hospedagem em Bolonha mais simplezinha e mais barata. 

Mas no frio cortante do inverno, é bom gastar um pouco mais para ficar em um hotel aconchegante e confortável.

Piazza Maggiore, Bolonha
A Piazza Maggiore, a principal do Centro Histórico, fica a menos de 300 metros do hotel. Ao fundo, a Torre Asinellli

A vizinhança do hotel e o acesso às atrações

O melhor da cidade estava a minutos de caminhada do meu hotel. As famosas Duas Torres de Bolonha, a Universidade mais antiga do Ocidente, igrejas lindas, a Fontana di Netuno (de Giambologna), na Piazza Maggiore, a feirinha de antiguidades de Santo Stefano, o Mercado del Mezzo (hummm) e o Eataly...

No Século 16, a Via Oberdan era um dos limites do Ghetto Ebraico, bairro onde os judeus foram obrigados a viver, até serem expulsos de Bolonha, em 1593.

Via Oberdan, Centro Histórico de Bolonha
A Via Oberdan, a rua do hotel, tem bastante movimento à noite. Durante minha estadia em Bolonha, ainda estava com a decoração de Natal

Um dos portões do gueto ficava bem em frente ao local onde hoje está o Hotel Corona d’Oro.

Também na rua do hotel fica uma das raras aberturas para os “canais secretos” da cidade — Bolonha tem cerca de 60 km de canais, os mais antigos abertos no Século 12.

Hoje, esses canais estão cobertos, mas há pelo menos três pontos onde você pode observar essa “paisagem veneziana” e um deles era quase meu “vizinho de porta”.

Atrações de Bolonha
As grandes atrações de Bolonha ficam do ladinho do hotel. Abaixo, um vizinho interessantíssimo, um dos "canais secretos" da cidade

Canal que costa o Centro Histórico de Bolonha


E depois de muito passear e me encantar com a beleza de Bolonha, eu ainda estava cercada de ótimos restaurantes, pois a Rua Oberdan é generosíssima neste quesito.

Acesso ao transporte

Com tanta coisa bonita tão pertinho do meu hotel, nem lembrei que existem ônibus, automóveis e assemelhados em Bolonha: fiz todos os deslocamentos pela cidade a pé, exceto o trajeto entre a estação de trens e o hotel, na chegada e na partida.

Bolonha não é grande, tem menos de 400 mil habitantes, e seu Centro Histórico plano e de perímetro enxuto é perfeito para ser explorado em caminhadas.

Pórticos de Bolonha


A Estação Ferroviária Bologna Centrale fica a 1,5 km do Hotel Corona d'Oro.

Na chegada e na partida usei o táxi (€ 8), por causa da bagagem. Mas dá pra cobrir a distância caminhando, confortavelmente.

Eu sei, porque foi o que fiz no dia que fiz o bate e volta a Ravena.


Universidade de Bolonha, Itália
Um edifício da Universidade de Bolonha, outra vizinha ilustre do hotel

Segurança no Centro Histórico de Bolonha

Bolonha é uma cidade muito segura. Andei pra baixo e pra cima, sempre me sentindo confortável e tranquila. Saí para jantar todas as noites a pé, andei por ruazinhas estreitas e pouco movimentadas sem qualquer incidente.

A cidade me pareceu cordialíssima com mulheres que viajam sozinhas.

A vizinhança do Hotel Corona d'Oro é movimentada até tarde da noite, com o público dos restaurantes e bares da área e muitos moradores — quando eu saía ao balcão do quarto para fumar, ficava impressionada de ver tanta gente levando o cachorro para passear depois da meia noite, com a temperatura de sete graus negativos.

Mais sobre Bolonha
Onde comer - e o que comer - em Bolonha
Dicas práticas de Bolonha: como chegar, circular, preços...
O que fazer em Bolonha

Mapa-índice de destinos na Itália  - dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

2 comentários:

  1. Que hotel maravilhoso, Cyntia! E quantos detalhes na história - que texto incrível! Obrigado por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João :) Bolonha é uma surpresa atrás da outra :)

      Excluir