29 de janeiro de 2017

Hospedagem em Roma: vale a pena ficar perto da Estação de Termini

Coliseu de Roma na Itália
Apenas duas estações de metrô ou 20 minutos de caminhada separam a região de Termini do Coliseu, atração mais famosa de Roma

Melhor do que ter Roma no roteiro de uma viagem é ter Roma duas vezes na programação. Aproveitei a segunda passada pela capital italiana desta temporada para testar a hospedagem em Roma perto da Estação Ferroviária de Termini.

Nos últimos anos, a área de Termini tem passado por um processo de revitalização e está muito mais confiável.

Praça Venezia em Roma
É facinho ir da região de Termini até a Piazza Venezzia e ao Fórum Romano

Essa revitalização incluiu a instalação de um shopping center na estação ferroviária e a inauguração do Mercato Centrale de Termini, um espaço gastronômico bem bacaninha (siga o link pra ver o post).

O resultado é que o entorno da Estação de Termini, que já foi perigoso (no padrão europeu) e muito mal encarado, melhorou de verdade.

Apartamento do bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
Adorei o decor meio teatral do meu apartamento no bed&breakfast Cote Rome Colosseo, do ladinho da Estação de Termini

Valeu muito a pena dar esse crédito de confiança à área e me hospedar nos arredores de Termini. Fácil de chegar, perto de tudo, com bons preços e sem sobressaltos, o entorno da estação é, sim, uma opção de hospedagem prática e confortável em Roma.

Veja como foi minha experiência de hospedagem em Roma nos arredores de Termini:

Hospedagem em Roma - Termini

Mercato Centrale de Termini em Roma, Itália
Grande motivo para ficar perto de Termini é experimentar as gostosuras do Mercato Centrale, espaço gastronômico que funciona dentro da estação ferroviária. Eu fiz uma farra lá

Por que ficar hospedada perto de Termini?

Nessa segunda passada por Roma, eu tive pouco mais que um pernoite por lá. Cheguei de Bolonha de trem, no final da tarde, e já no dia seguinte, de manhã cedo, peguei o Expresso Leonardo para o Aeroporto de Fiumicino, onde embarquei para Madri.
Já que eu ia passar pela Estação de Termini duas vezes num intervalo de 15 horas, ficar hospedada pertinho da estação era a opção mais racional.

Era isso ou ir dormir em Fiumicino, pertinho do aeroporto. Já me hospedei lá e é bem prático, pra quem chega muito tarde ou vai voar cedinho (siga o link pra ver as informações). Mas vamos combinar que é muito mais legal ficar em Roma, né?

bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
O interior do B&B: a decoração é sóbria e de bom gosto. Os guarda-chuvas ficam à disposição dos hóspedes

Minha hospedagem na região de Termini

Cote Rome Colosseo
Via Cavour nº 58, Esquilino

Pelo Booking, escolhi o bed&breakfast Cote Rome Colosseo, na Via Cavour, a 350 metros da Estação de Termini, no Esquilino.

O B&B segue à risca o roteiro desse tipo de acomodação em Roma: apartamento no terceiro andar de um edifício antigo, com ocupação mista (muitas residências no prédio) e elevador de gaiolinha adaptado no vão da escadaria.

bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma

A entrada do bed&breakfast e (à esquerda) o elevador "de gaiolinha"

O Cote Rome Colosseo tem cinco quartos e o imóvel está muito bem cuidado, com decoração charmosa nas áreas comuns.

O Cote Rome Colosseum fica na Via Cavour, mas o check-in é feito em um restaurante próximo, na Via Principe Amedeo nº 31.

bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
A cama do B&B era muito confortável

Foi nesse restaurante que eu apresentei o passaporte, paguei e peguei as chaves do prédio, do apartamento e do meu quarto (eles têm uma caixinha na copa para os hóspedes que saem muito cedo, como foi meu caso, deixarem a chave, no check-out).

A responsável me acompanhou até o B&B para me “apresentar” a cada chave e ao funcionamento da copa/cozinha.

O B&B oferece WiFi gratuito, que funciona bem.

Apartamento do B&B Cote Rome Colosseo

Fiquei em um quarto bem grande (com cerca de 25 m²), com decoração sóbria e janelão debruçado para a Via Cavour.

bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
O closet do apartamento era bem espaçoso

Apesar do movimento da rua, a janela vedava muito bem o barulho do trânsito — uma das minhas neuras em Roma é nunca me hospedar em ruas principais, como a Cavour, pra não ter o sossego perturbado pelas lambretas 😁. Elas são bonitinhas pilotadas por Gregory Peck, mas, ô, bichinhas barulhentas...

Para apenas um pernoite, o quarto é bem confortável: cama gostosa, travesseiros e lençóis de boa qualidade, luzes de cabeceira, muitas tomadas (e bem distribuídas) e muito espaço.

Se tivesse ficado mais tempo no Cote Rome Colosseo, ia sentir falta de uma poltrona de leitura.

banheiro do apartamento do bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
O banheiro é pequenininho, mas funcional

Em uma mesinha do apartamento fica uma máquina de café, biscoitinhos e apetrechos. O quarto tem ainda um armário grande, logo na entrada, um mancebo para pendurar casacos e bolsas, pufes e cadeiras.

A calefação demorou um pouquinho a “fazer efeito” — Roma me recebeu com zero grau de temperatura.

O banheiro do apartamento é pequeno, mas bem funcional, com secador de cabelos e kit de toalete básico.

Café da manhã do bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
Bolos, pães e biscoitos ficam sempre à disposição dos hóspedes na copa

Café da manhã do B&B Cote Rome Colosseo

Não experimentei o café, porque saí cedinho para pegar o trem para Fiumicino. Mas até poderia, porque a copa/cozinha, com máquina de café e micro-ondas, fica disponível aos hóspedes 24 horas por dia.

Na chegada, a administradora me mostrou a geladeira onde estavam o leite, queijos, frios e sucos. Biscoitos, bolos e pães ficam sobre a mesa e é só se servir.

Cozinha do bed&breakfast Cote Rome Colosseo em Roma
A máquina de café, o fogão e o micro-ondas também podem ser uados à vontade

Preço da diária no B&B Cote Rome Colosseo

A diária do Cote Rome Colosseo custou € 63 (o preço seria o mesmo para dois hóspedes).

Vizinhança do hotel e acesso às atrações de Roma

Com ou sem revitalização, uma coisa a região de Termini sempre teve: farta oferta de transporte. Tem metrô, bonde e diversas linhas de ônibus passam por lá.

Além disso, Termini fica perto o suficiente das principais atrações para quem gosta de andar a pé (está a cerca de 2 km da Piazza Venezia, da Fontana de Trevi ou da Escadaria Espanhola/Piazza di Spagna).

Monumento a Vittorio Emanuele em Roma
Com o mínimo de disposição, dá pra ir andando do hotel até a Piazza Venezia e ao Monumento a Vittorio Emanuele

Os arredores de Termini sempre tiveram muita oferta de hotéis e pensões. Agora, mais segura e arrumada, a área passou a fazer parte do meu cardápio de opções para hospedagem em Roma.

Outras vantagens da vizinhança de Termini: farta oferta de restaurantes a preços razoáveis e a proximidade com o gostoso bairro de Monti.

Fontana di Trevi em Roma, Itália
A Fontana di Trevi está a 2 km da Estação de Termini

trem para o Aeroporto de Fiumicino em Roma

Lá vou eu, no trem da estação de Termini para o Aeroporto de Fiumicino. Do hotel até a plataforma de embarque, foram 400 metros subindo a Via Cavour

Do Aeroporto de Fiumicino à Estação de Termini

Taí um quesito no qual a hospedagem em Termini é imbatível: basta pegar o Expresso Leonardo (€ 14) no Aeroporto de Fiumicino, descer em na Estação Ferroviária e caminhar até o hotel...

Para saber mais como ir de Fiumicino ao Centro de Roma, leia este post:

Mercato Centrale Termini em Roma, Itália

Balcão de queijos no Mercato Centrale, na Estação de Termini

Segurança nos arredores da Estação de Termini

Realmente, a Estação de Termini e seus arredores melhoraram muito. Andei da estação até o hotel arrastando mala e cuia sem ser perturbada ou me sentir insegura, saí a pé para jantar no maior sossego e, no dia seguinte, saí antes do sol nascer (às 7:30h) e caminhei até a estação para pegar o trem, na maior tranquilidade.

O grande problema de Termini nunca foram assaltos à mão armada — isso é raríssimo na Europa — mas batedores de carteira e descuidistas, que se aproximam dos turistas de transeuntes com conversa fiada, oferta de ajuda ou pedidos de informação pra criar a oportunidade de um furto.

Desta vez, nada disso aconteceu e me senti verdadeiramente segura andando por lá.