4 de maio de 2016

Belle Époque colombiana: o Teatro Colón de Bogotá

Palco do Teatro Colón de Bogotá visto de um camarote
Abri a porta do camarote e... uau!

Anote pra quando você for à capital colombiana: além dos museus bacanérrimos, das igrejas e do conjunto arquitetônico colonial e republicano, o bairro de La Candelaria guarda uma verdadeira pérola da Belle Époque, o Teatro Colón de Bogotá, inaugurado em 1895 e considerado um dos mais bonitos do mundo.

Fiquei hospedada bem ao lado do Teatro Colón e dei sorte: durante os meus dias na cidade estava rolando o prestigiado Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá.

Fachada do Teatro Colón de Bogotá, no bairro de La Candelaria
Meu vizinho em Bogotá: fiquei hospedada exatamente ao lado do Teatro Colón

Fachada do Teatro Colón de Bogotá, no bairro de La Candelaria


Nada melhor, portanto, do que conhecer essa belíssima casa da melhor maneira, que é assistindo a um espetáculo — a montagem coreana A Family on the Road, uma biografia alegórica do maior pintor daquele país, Lee Jung Seop, visualmente encantador, aliás.

Veja como foi essa experiência recomendadíssima no Teatro Colón de Bogotá:

Visita ao Teatro Colón de Bogotá


Dizer que o Teatro Colón de Bogotá é lindo é eufemismo. Sua marquise envidraçada, montada em estrutura de ferro maciço (tão ao gosto da Belle Époque) e sua fachada em linhas sóbrias, talhada em pedra clara, são apenas encantos preliminares. O interior do teatro é simplesmente um desbunde.

Cada detalhe do Teatro Colón de Bogotá é um espetáculo: a delicadeza da pintura do teto na área da bilheteria, a elegância do salão de entrada e do foyer, os lustres de cristal...

Decoração do forro da sala de espetáculos do Teatro Colón de Bogotá
Seis musas, inspiradoras das artes, adornam o forro da sala de espetáculos do Teatro Colón

Até que, depois de caminhar pelo corredor curvo que contorna a plateia em forma de ferradura — e onde estão expostos vários trajes usados em montagens teatrais e de óperas —, eu abri a porta do meu camarote, no terceiro piso, e... uau!!

Claro que o primeiro impacto é a visão do palco italiano do Teatro Colón, com sua imponente moldura dourada e adornada por entalhes.

Depois, o olhar vai percorrendo a curva dos camarotes dispostos em torno da plateia e vai descobrindo mais e mais detalhes preciosos da decoração esmerada do teatro.

Galerias e camarotes do Teatro Colón de Bogotá
Ainda bem que apagam as luzes durante o espetáculo, se não ia ser difícil parar de olhar os detalhes do teatro

Pensa que acabou? Desloque o olhar um pouquinho mais para cima e tente não ficar boba com a pintura do forro da sala de espetáculos, onde estão representadas seis das nove musas gregas, protetoras das artes.

Depois, repare no  famoso lustre projetado por Luigi Ramelli, um marco da modernidade em Bogotá, pois já funcionava a energia elétrica muito antes desse conforto estar disponível na cidade — para isso, um gerador a vapor foi instalado no porão do Teatro Colón.

A acústica do do Teatro Colón de Bogotá é maravilhosa. Mesmo lá no meu "poleirinho", no terceiro andar, dava para escutar os atores com perfeição — já entender é outra história, porque a peça era representada em coreano. Mas para isso havia as providenciais legendas projetadas sobre o palco.

O cenário de A Family on the Road, uma montagem coreana de uma beleza visual impressionante e legendas — naturalmente 😀 — projetadas neste retângulo branco que você vê na imagem

Um pouquinho da história do Teatro Colón de Bogotá
O Colón é o terceiro teatro a funcionar naquele exato local de Bogotá, bem em frente ao Palácio San Carlos, que já foi sede do governo.

A casa de espetáculos pioneira foi o Coliseu Ramírez, do Século 18, que seguia o modelo do corral de comédias — teatro aberto, equivalente ibérico ao modelo elisabetano que se vê hoje no The Globe, em Londres.

No início do Século 19, com alguns melhoramentos, o Coliseu Ramírez foi substituído pelo Teatro Maldonado.

Bogotá não estava alheia às mudanças que ocorriam no mundo, a partir da metade do Século 19. A popularização da máquina a vapor moveu grandes transformações econômicas e sociais e, naturalmente, nos costumes das cidades, na época.

Foyer do Teatro Colón de Bogotá, Colômbia
O foyer, ponto de encontro do público antes dos espetáculos e nos intervalos

Foyer do Teatro Colón de Bogotá, Colômbia


Longe da fuligem das fábricas onde labutavam as pessoas comuns na Revolução Industrial, as elites embarcaram alegremente no período conhecido como Belle Époque, pródiga com as artes e o hedonismo.

O desejo de contemplar e conviver com o belo ia muito além do boom das galerias de arte, onde brilharam os Impressionistas. O teatro também floresceu na Belle Époque — não só a dramaturgia, mas as casas de espetáculo.

E é aí que a construção do Teatro Colón de Bogotá (concebido para ser o Teatro Nacional da Colômbia) entra na história da capital colombiana.

Decoração do Teatro Colón de Bogotá, Colômbia
A pintura do teto na área da bilheteria (esq) e o famoso lustre projetado por Luigi Ramelli para a sala de espetáculos

Decoração do Teatro Colón de Bogotá, Colômbia


Do plano à plena inauguração do Teatro Colón, foram dez anos de trabalho, desde a desapropriação do Teatro Maldonado, a contratação do arquiteto florentino Pietro Cantini, responsável pelo projeto e supervisão das obras, o treinamento de mais de uma centena e meia de artesãos e operários, formados especialmente para a construção e ornamentação do edifício. 

Antes da conclusão total da obra, houve uma inauguração formal do Teatro Colón em 1892, no terceiro centenário da chegada de Colombo à América  — daí a homenagem ao navegante no nome do teatro. Mas foi só em 1895 que ele pode funcionar pra valer.

Trajes usados em óperas e montagens teatrais expostos nos corredores do Teatro Colón de Bogotá, Colômbia
Trajes usados em óperas e montagens teatrais expostos nos corredores do teatro. À direita, a entrada do meu camarote

Teatro Colón de Bogotá
🏠 Endereço: Calle 10 nº 5-32, La Candelaria. Consulte o site para ver a programação. Os telefones da bilheteria são esses: (57+1) 381 6358, 381 6359 ou 3816372. 
Site: Teatro Colón de Bogotá

Assistir a um espetáculo no Teatro Colón de Bogotá é uma experiência deliciosa. Fique de olho na programação e descubra essa atração turística do jeito que ela merece, no auge da beleza, que é quando a cortina se abre e a mágica de qualquer teatro começa.

Garanto que vai ser uma das memórias mais lindas que você vai trazer de Bogotá.

Camarotes do Teatro Colón de Bogotá


➡️ Se não calhar de ver um espetáculo, faça uma visitas guiada ao Teatro Colón. Elas são realizadas às quartas e quintas, às 15 horas, e aos sábados, às 12h e às 15h, para grupos de até 30 pessoas.

➡️As visitas guiadas ao Teatro Colón de Bogotá têm duração aproximada de uma hora e custam 5.000 COP (R$ 6).

➡️Os bilhetes para o tour podem ser comprados na internet (nesta página) ou diretamente na bilheteria.


Ingresso para A Family on the Road, espetáculo coreano no Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá
Ingresso para A Family on the Road, espetáculo coreano no Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá
➡️ Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá
Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá é realizado a cada dois anos. Desde sua primeira edição, em 1989, veio se consolidando como um dos eventos do gênero mais importantes do mundo, reunindo centenas de companhias de artes cênicas de todo o planeta para duas semanas de atividades, com montagens de rua e em diversas salas da cidade, concertos, dança, circo e bonecos.

Se você gosta de teatro, vai adorar visitar Bogotá na próxima edição do festival (em 2020). Além da chance de ver montagens do mundo inteiro, do clássico ao experimental, aposto que vai curtir o clima festivo que toma conta da cidade.

Teatros pelo mundo
Um dos meus grandes encantamentos em viagens é visitar teatros. No sentido horário, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Globe, de Londres, fundado por Shakespeare, o Teatro Massimo de Palermo, na Sicília, e o milenar Teatro de Epidauros, na Grécia

➡️Outros teatros lindões pra visitar
Teatro Massimo, em Palermo (Sicília), "estrela" da sequência final da trilogia O Chefão
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
The Globe, a "casa" de Shakespeare


Teatro Colón de Buenos Aires
Teatro Grego de Taormina, Sicília
Teatro grego de Epidauros, Grécia
Orpheum Teatre, Memphis, EUA
Ryman Auditorim e Schermerhorn Symphony Center, em Nashville, EUA

Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Mais dicas de Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Que lindo, eu sou apaixonada por Teatros, tantos que umas das minhas primeiras pesquisas de viagem é ver os teatros que fazem visita guiada, mas a sensação de poder assistir um espetáculo nele é uma vivência completa. Parabéns pelo post Cyntia, uma verdadeira aula de história e pelas fotos lindíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Deisy. Eu sou louca por teatros também. Tenho uma listinha de "desejos de viagem" só com eles :)

      Excluir