1 de maio de 2016

Domingão em Bogotá: a feira de Usaquén


Antiguidades na Feira de Usaquén, Bogotá
A Feira de Usaquén tem um monte de pequenas tentações. Quase trago uma dessas máquinas fotográficas pra casa. A maquininha de costura também

Se você gosta de garimpar artesanato e quinquilharias divertidas, vai curtir a Feira de Usaquén, realizada todos os domingos em uma antiga vila incorporada à metrópole com o crescimento de Bogotá.

A Feira de Usaquén começou a funcionar no início dos anos 2000 e rapidinho entrou para o roteiro de atrações de Bogotá.

Barracas de artesanato na Feira de Usaquén, Bogotá

Como em todo mercado de pulgas, é preciso garimpar para encontrar peças bacanas com bons preços na Feira de Usaquén


São cerca de 120 expositores cadastrados que vendem petiscos colombianos, antiguidades, roupas, artesanato e badulaques em um clima festivo que lembra quermesse, animado por artistas de rua.

Eu fui à Feira de Usaquén e tive um domingo muito divertido em Bogotá. Veja as dicas de como chegar lá e o que fazer nesta simpática mistura de mercado de artesanato, antiguidades e comidas típicas:

Feira de Usaquén, Bogotá

A propaganda diz que o antigo pueblo (povoado)  de Usaquén preserva seu ar semi-rural, mas vai ser difícil você encontrar esse clima nas ruas apinhadas de turistas e bogotanos que caminham entre as barracas e tabuleiros do Mercado de Pulgas de Usaquén, nome oficial da feirinha.

Barracas de bijuterias na Feira de Usaquén, Bogotá

É grande a oferta de bijuterias e acessórios na Feira de Usaquén


Mesmo com a muvuca, a Feira de Usaquén é um programinha interessante, especialmente pela oportunidade de ver os bogotanos se divertindo em família.

Como é grande a oferta de bares e restaurantes na área, vale aproveitar essa escapada dominical para almoçar ou para bebericar no final da tarde.

Barraca de camisetas na Feira de Usaquén, Bogotá
Produtos dos Rolling Stones na Feira de Usaquén, Bogotá
No quesito T-shirts, tem de tudo, até a péssima ideia de estampar Pablo Escobar em uma camiseta (no alto). Em compensação, tem uma barraca especializada em produtos rollingas  aliás, é impressionante a legião de fãs dos Stones em Bogotá


Apesar do ar bem informal, a Feira de Usaquén é bem organizada, administrada por uma associação de expositores que organiza as barracas e cuida da programação cultural.

No dia em que estive lá, estavam sendo realizadas representações teatrais na praça, como parte do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá — um dos mais importantes do continente. O festival tem atrações pagas, em teatros, mas também muitas representações gratuitas, ao ar livre.

Comida típica da Colômbia na Feira de Usaquén, Bogotá
Danças típicas da Colômbia na Feira de Usaquén, Bogotá

A Feira de Usaquén não é só para compras. Tem dança na rua e comidinhas típicas, como as obleas e o milho assado


Depois de bisbilhotar as barracas da Feira de Usaquén, principalmente as de antiguidades e quinquilharias (que eu adoro), é interessante procurar as lembranças do antigo pueblo, uma área de casas térreas e alguns edifícios de valor histórico.

A praça principal de Usaquén, centro da antiga vila, ainda preserva construções coloniais e do chamado período republicano (Século 19).

Adoção de filhotes na Feira de Usaquén, Bogotá
Usaquén, Bogotá: praça principal e Igreja de Santa Bárbara

No alto, a praça principal de Usaquén e a Igreja de Santa Bárbara, do Século 17. Acima, uma barraca de adoção de filhotes


 Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: 
Feiras e Mercados - Índice

Entre as construções históricas de Usaquén está a casa da Hacienda (fazenda) Santa Bárbara, de meados do Século 19.

Embora convertida em um centro comercial, partes da antiga quinta estão bem preservadas, como os balcões voltados para o pátio interno, os jardins e uma fonte.

Fazenda Santa Bárbara, centro comercial em Usaquén, Bogotá, Colômbia
Fazenda Santa Bárbara, centro comercial em Usaquén, Bogotá, Colômbia

A casa-grande da antiga Fazenda Santa Bárbara foi transformada em um concorrido centro comercial


Menos chamativa, mas mais antiga e bem preservada é a Casa de la Alcadía, sede do governo do antigo pueblo de Usaquén, do tempo da colônia.

Outro edifício que merece atenção é a Igreja de Santa Bárbara, do Século 17.

Mercado de Pulgas de Usaquén
Carrera 6ª, entre as calles 119 e 120A. Domingos, das 10h às 18 horas.

Casa de la Alcadía, Usaquén, Bogotá
Casa de la Alcadía de Usaquén

Como chegar à Feira de Usaquén
A Feira de Usaquén está a 15 km da Praça de Bolívar, no Centro Histórico de Bogotá, e a 4,5 km do Parque de la 93, em Chapinero.

➡️ Do meu hotel, no bairro de La Candelária (Centro Histórico) até a praça principal de Usaquén, paguei 28.000 COP (aproximadamente R$ 33) pela corrida de táxi.

Outras feiras e mercados pelo mundo

Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva





Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Adorei as dicas do seu post.
    Mas a feira funciona em qual horário no domingo?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, acabei de ver o horário.
    Obrigada.

    ResponderExcluir