7 de abril de 2016

O que fazer em Villa de Leyva na Colômbia


Plaza Mayor de Villa de Leyva na Colômbia
Plaza Mayor de Villa de Leyva na Colômbia

A Lua cheia na Plaza Mayor de Villa de Leyva é daquelas cenas que fazem a vida valer a pena


Se você gosta de cidades coloniais, Villa de Leyva precisa entrar urgente na sua lista. Essa perolazinha do Século 16 está assentada em um vale andino na região de Boyacá, na Colômbia, e preserva muito da arquitetura e do sossego de e tempos passados.

Villa de Leyva é uma escapada bacana para quem vai a Bogotá.

O melhor da cidade é caminhar à toa por suas ruas de calçamento irregular, à sombra das paredes de taipa dos casarões seculares.

Villa de Leyva encanta e se aproxima do visitante nos pequenos detalhes, ao mesmo tempo em que me deixava muda pela imponência e harmonia do conjunto.

Plaza Mayor de Villa de Leyva na Colômbia
Em Villa de Leyva, tudo começa e termina na Plaza Mayor


Muito preservada, cercada de montanhas e com um astral animado (esse por conta da grande quantidade de turistas que chegaram para o feriado da Semana Santa), a cidadezinha é um retrato vivo da colonização espanhola.

Neste post, você vai conhecer um pouquinho da história da Villa de Leyva e passear comigo por alguns de seus recantos mais bonitos. Bora?

O que fazer em Villa de Leyva


Plaza Mayor de Villa de Leyva na Colômbia

A Plaza Mayor e um pouquinho da história de Villa de Leyva

A Vila de Santa Maria de Leyva foi fundada em 1572 para alojar (e manter ocupados) parte dos grandes contingentes militares espanhóis que atravessaram o Atlântico para lutar na conquista do Novo Mundo.

Plaza Mayor de Villa de Leyva na Colômbia
Imagine a quantidade de soldados necessária para preencher esse espaço


Consolidada a conquista, era preciso empregar as mãos e as cabeças de tantos soldados, que ganhavam glebas, tornavam-se agricultores e senhores de terras.

As dimensões da Plaza Mayor de Villa de Leyva atestam o tamanho e poder desses exércitos: os impressionantes 14 mil metros quadrados — hoje placidamente percorridos por turistas e embevecidos — eram usados para os exercícios de ordem unida das tropas coloniais.

Casarões coloniais em Villa de Leyva na Colômbia

Muitos dos casarões da Plaza Mayor hoje abrigam bares e restaurantes. À noite, é bacana escolher uma mesa em um dos balcões e observar o movimento


E é na Plaza Mayor que eu recomendo que você comece seu passeio por Villa de Leyva, cidade pequenininha, mas cheia de coisas lindas para ver.

O calçamento da Plaza Mayor, em pedras irregulares, é famoso e impressionante.

Ele havia sido retirado para que o espaço pudesse ser usado como mercado ao ar livre, mas foi reconstituído nos anos 60 do século passado, para a alegria dos nossos olhos — se não tanto dos nossos joelhos, que são desafiados ao caminhar sobre as pedras irregulares.

Igreja Matriz de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja Matriz de Villa de Leyva e sede do Cabildo
Cabildo de Villa de Leyva na Colômbia

A Igreja do Rosário e o Cabildo, com o busto de D. Andrés na fachada


Em torno da Plaza Mayor estão algumas das construções mais importantes de Villa de Leyva: a Igreja do Rosário, que faz as vezes de catedral, e a sede do Cabildo (governo local, na época da colônia), logo ao lado.

Solares centenários, em sua maioria convertidos em pousadas, restaurantes e museus (como o Museu Casa de Luiz Roberto Acuña), completam os limites do quadrilátero monumental, um grande espaço vazio pontuado apenas por uma fonte em estilo mudéjar de linhas sóbrias no centro da praça.

Igreja do Rosário de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja do Rosário de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja do Rosário de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja do Rosário de Villa de Leyva na Colômbia
A Igreja do Rosário estava movimentadíssima com as missas da Semana Santa. Eu bem que tentei fazer fotos melhores do bonito altar dourado, mas não gosto de fotografar espaços religiosos durante celebrações


Perdi a conta de quantas vezes dei a volta na Plaza Mayor de Villa de Leyva, admirando a harmonia de suas linhas e a vastidão daquele pedacinho intocado do passado colonial.

O nome da vila vem do presidente da Real Audiência (uma espécie de Suprema Corte de Justiça, no Império Espanhol) do Reino de Nova Granada, Andrés Díaz Venero de Leyva, o que também atesta sua importância política e militar na marcha da conquista europeia sobre aquele trecho dos Andes.

 Don Andrés é devidamente homenageado por um marco de pedra, na entrada do Cabildo.

Calle Caliente em Villa de Leyva na Colômbia
Museu Luiz Roberto Acuña em Villa de Leyva na Colômbia

No alto, a Calle Caliente de manhã bem cedinho, antes das lojas abrirem. Acima, o belo portal do Museu Casa Luiz Roberto Acuña


De combatentes a agricultores, os primeiros assentados de Leyva deram apenas continuidade à tradição da região, antes um importante centro agrícola do povo Muísca (o mesmo que povoava a região de Bogotá), os últimos grandes senhores do altiplano da Cordilheira Oriental colombiana até a chegada dos espanhóis.

A presença humana na área remonta a pelo menos 12 mil anos e os arredores de Villa de Leyva preservam vários sítios pré-colombianos, como um observatório astronômico (El Infiernito) e grutas com pinturas rupestres.

Antes do Homo-Sapiens andar por lá, há milhões de anos, a região foi um caudaloso mar, o que explica também a grande quantidade de achados fósseis. Essas atrações nos arredores de Villa de Leyva ganharam um post exclusivo. Siga o link do parágrafo anterior para saber mais.

Plaza del Carmén em Villa de Leyva na Colômbia
Plaza del Carmén em Villa de Leyva na Colômbia
Plaza del Carmén em Villa de Leyva na Colômbia
Plaza del Carmén


A agricultura  levou a Villa de Leyva a seu esplendor, ao longo do Século 17.

A cultura do trigo, importada da Europa, abastecia vastas áreas do Reino de Nova Granada e assegurava a pujança que fez surgir as primeiras casas senhoriais e imponentes edifícios públicos.

Convento das Carmelitas Descalças de Villa de Leyva na Colômbia
Convento das Carmelitas Descalças de Villa de Leyva na Colômbia

Igreja del Carmén, no Convento das Carmelitas Descalças


Essas construções eram geralmente erguidas em taipa e com o onipresente pátio central, herdado de romanos e árabes, que caracteriza a arquitetura espanhola de então.

O Século 17 também legou à vila duas construções religiosas importantes a Villa de Leyva.

A primeira é o Convento das Carmelitas Descalças, de 1645 (dizem que o claustro é deslumbrante, mas não está aberto à visitação).

A pracinha onde está o convento, que reveza o chão batido com gramado tímido, parece um quintalzinho íntimo, comparada com a vastidão da Plaza Mayor — e talvez por isso tenha uma beleza tão tocante.

Igreja de São Francisco de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja de São Francisco de Villa de Leyva na Colômbia
Igreja de São Francisco de Villa de Leyva na Colômbia
A Igreja de São Francisco é encantadoramente simples, com esse claustro fofo e aconchegante

Em frente à igreja do convento fica um Museu de Arte Sacra que, infelizmente, não pude visitar por conta dos feriados da Semana Santa. O acervo, porém, é bem reputado.

Outro cantinho encantador é a Praça de São Francisco, com a igrejinha de 1614, de traços muito simples, e o claustro que hoje abriga repartições públicas.

Também dessa época, mas com destinações muito mais profanas, o imponente edifício da Fábrica Real de Licores ainda exibe o brasão da Coroa Espanhola.

Calle Caliente em Villa de Leyva na Colômbia
Fonte colonial em Villa de Leyva na Colômbia
ponte sobre o Rio Sachica em Villa de Leyva na Colômbia
Fábrica Real de Licores em Villa de Leyva na Colômbia
Fábrica Real de Licores


Uma rua que merece ser percorrida da Plaza Mayor até o finalzinho, onde a cidade “acaba” é a Calle Caliente, nome do trecho da Carrera 9 que começa depois da Igreja Paroquial e segue na direção Leste.

Com o calçamento original e cortada por uma ponte colonial, a via concentra uma série de construções muito bem preservadas, hoje transformada em lojas de artesanato, pousadas e restaurantes.

Siga o mapa



A abundância, porém, não durou muito. Os últimos anos do Século 17 marcaram o declínio das lavouras de trigo, atacadas por uma praga devastadora — segundo os Muíscas, uma vingança do milho, filho da terra, desprezado por aquela gente de pele branca e hábitos estranhos.

Bem que um eclipse total do sol tentou avisar sobre o que estava por vir, mas a derrocada foi inevitável e, como sempre acontece, a decadência econômica adormeceu a cidade para estancar o que alguns chamam de “progresso” e as mudanças de suas feições.

Ponte de San Agustín em Villa de Leyva na Colômbia
Ponte de San Agustín — e algum gaiato achou de passar batom no santo

Casa colonial em Villa de Leyva na Colômbia
Casa colonial em Villa de Leyva na Colômbia
Casa colonial em Villa de Leyva na Colômbia
Um grande prazer em Villa de Leyva é andar à toa bisbilhotando os detalhes de suas casas avarandadas e floridas

Em síntese: é possível que se já tivessem inventado os agrotóxicos no Século 17, Villa de Leyva fosse hoje uma cidade de trânsito nervoso e ainda mais quente, calcinada pelos reflexos das esquadrias de alumínio e vidros fumê.

Por via das dúvidas, em Leyva são populares os dois tipos de arepas (o pãozinho dos colombianos), feitas de milho, como é comum no resto do país, ou de trigo, à moda boyacense.

Loja de antiguidades em Villa de Leyva na Colômbia
E ainda tem brechozinhos legais pra quem gosta de garimpar


Para ter uma ideia do jeito de viver da cidade colonial, recomendo uma visita a três museus-casas de Villa de Leyva (como vocês já leram aqui na Fragata, sou fã dessa modalidade museológica).

O primeiro é o Museu Antonio Ricaurte, que homenageia o líder independentista mártir da Batalha de San Mateo, filho da cidade.

Monumento a Antonio Ricaurte em Villa de Leyva na Colômbia

Monumento lembra Antonio Ricaurte, capitão das forças independentistas da Colômbia. Cercado pelos espanhóis na Batalha de San Mateo, ele preferiu morrer explodindo um paiol de pólvora a se entregar


O segundo é a Casa de Antonio Nariño, que chegaria a presidente da República da Colômbia e passou a morar na vila, nos períodos em que estava fora da prisão – de seus 58 anos de vida, ele passou 21 atrás das grades, muito por sua obstinação em divulgar a Declaração dos Direitos do Homem gestada na Revolução Francesa.

O terceiro é a Casa de Luiz Roberto Acuña, um belo solar da Plaza Mayor que guarda parte da obra do pintor - esses três museus ganharam um post só pra eles: A história da Colômbia em três museus de Villa de Leyva

Mais sobre Villa de Leyva
Dicas práticas e roteiro na Colômbia - sete dias em Bogotá e Villa de Leyva
Villa de Leyva: dicas práticas 
Onde comer em Villa de Leyva
A história da Colômbia em três museus de Villa de Leyva
Passeios em de Villa de Leyva - fósseis, estrelas e arquitetura
Museu do Mosteiro Ecce Homo
Colômbia em março e outros destinos de acordo com o calendário

 Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. Adorei... informações preciosas. Vou incluir no roteiro.

    ResponderExcluir