24 de abril de 2016

Arte e história: 6 igrejas de Bogotá com entrada gratuita


Bogotá: Igreja de La Candelaria e Igreja de San Agustín
Programão em Bogotá: ver a beleza da arte sacra colonial sem pagar ingresso. Acima: a Igreja de San Agustín e o altar dourado da Igreja de La Candelaria. Abaixo, o interior quase austero da Catedral e um detalhe da opulência dourada da Igreja de São Francisco

Bogotá: Catedral e Igreja de São Francisco

Pra quem gosta de ver obras de arte e peças históricas, visitar igrejas e outros locais de culto é quase tão bom quanto ir a um museu.

A devoção, ao longo da história, sempre levou as diversas civilizações a adornar seus espaços religiosos com belezas muito especiais — se você prestar atenção, aliás, vai lembrar que uma parte considerável dos objetos expostos em museus vieram exatamente de igrejas e templos dos mais diversos credos.

Igrejas de Bogotá
Não contei quantas Igrejas existem no Centro Histórico de Bogotá, mas me senti quase em Salvador, onde os campanários estão por toda parte na parte antiga da cidade

Bogotá: igrejas de La Veracruz e La Tercera

O interior da Igreja de La Veracruz, que abriga o Panteão dos heróis da Colômbia. À direita, a fachada lateral de La Veracruz e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco 


As igrejas de Bogotá, a antiga capital do vasto e poderoso Vice-Reino de Nova Granada, não fogem à regra. A cidade tem um belíssimo acervo de templos coloniais que são uma festa para quem gosta de arquitetura, arte e história.

Na minha temporadinha colombiana, aproveitei para visitar 6 igrejas de Bogotá com entrada gratuita. Elas ficam bem próximas umas das outras e rendem um ótimo roteiro que você pode fazer a pé.

Dá só uma olhada nessas lindezas e comece a se programar. No final do post, tem um mapinha para ajudar a organizar seu passeio.

Igreja de la Candelaria, Bogotá
Igreja de La Candelaria, coração do bairro e muito frequentada pelos moradores


6 igrejas de Bogotá com entrada gratuita

⭐Igreja de La Candelaria 
Calle 11 (duas quadras acima do Museu Botero) com Carrera 4ª. 
Abre diariamente, das 6:30h às 12h e das 14h às 18:30h.

Quase desisto de ver o interior da Igreja de La Candelaria, pois no clima da Semana Santa, período da minha visita, as missas se sucediam no velho tempo colonial — não faço visitas turísticas a lugares de culto durante celebrações.

Igreja de La Candelaria, Bogotá

O interior da Igreja de la Candelaria é magnífico. O grande destaque é o altar-mor em talha dourada


Mas estava convencida que a igrejinha amarela, de traços muito simples na fachada, já mereceria a visita só por ser o coração do bairro histórico de Bogotá, que toma emprestado seu nome.

Que bom que eu insisti, pois o interior da Igreja de La Candelaria é belíssimo. Inaugurada no comecinho do Século 18, ela é dona de alguns tesouros artísticos impressionantes.

Igreja de La Candelaria, Bogotá

O coro e as pinturas e entalhes do forro de La Candelaria também são encantadores


O que mais chama a atenção é o magnífico altar-mor com quase 12 metros de altura, entalhado em madeira e totalmente revestido em ouro, onde se destaca a imagem da Virgem da Candelária.

As pinturas do forro da Igreja de La Candelária também são primorosas, assim como a decoração do coro e as capelas laterais.

Igreja de La Candelaria, Bogotá

A decoração barroca de La Candelaria não economizou ouro para adornar os altares

Igreja de La Candelaria, Bogotá

A Igreja da Candelária de Bogotá foi inaugurada em 1703 e fazia parte de um conjunto que incluía o Convento de San Nicolás, dos padres Recoletos, e um colégio.

O convento e a escola deixaram de existir em 1861, quando o governo do general Tomás Cipriano de Mosquera desapropriou os bens das ordens religiosas na Colômbia.

A devoção a Nossa Senhora da Candelária é muito difundida na América Espanhola. “Candelária” se refere a candela (vela). A santa é veneradíssima na orla do Lago Titicaca (Peru/Bolívia) e também na Colômbia e Venezuela.

Catedral de Bogotá

Catedral de Bogotá, na Plaza de Bolívar


⭐ Catedral de Bogotá
Plaza de Bolívar, esquina com Calle 11. 
A visitação varia de acordo com os horários das missas. 

A Catedral de Bogotá é a única igreja deste roteiro que não faz parte do patrimônio colonial da cidade. Inaugurada em 1823, já na época republicana, seu interior adota um estilo neoclássico que contrasta fortemente com a fachada sisuda de pedra.

A Catedral ocupa o mesmo local da primeira igreja da cidade, uma capelinha do Século 16, erguida em palha pelos pioneiros da evangelização de Nova Granada (vice-reino espanhol que deu origem à Colômbia), posteriormente substituída por um edifício em taipa.

Externamente, a Catedral de Bogotá tem um aspecto imponente, que domina a Praça de Bolívar, onde também estão as sedes da Suprema Corte, do Parlamento da Colômbia e da Prefeitura de Bogotá — a típica configuração de uma plaza mayor em uma cidade colonial espanhola, que sempre reunia as sedes dos poderes político, militar, judicial e religioso.

Catedral de Bogotá

O interior da Catedral de Bogotá surpreende pela ausência de rebuscamento. Ele é marcado por paredes e colunas num sóbrio tom de creme.

Esse é um contraste interessante de observar, comparando com a riqueza das igrejas do tempo da colônia: a catedral é um templo de outra época, a República, quando já não se usava tanto o esplendor para impressionar os fiéis.

As esculturas da fachada da Catedral de Bogotá representam São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora da Conceição (no centro), a quem a igreja é dedicada. 

Catedral de Bogotá

Um raro momento sem multidões na Catedral de Bogotá durante a Semana Santa


Apesar da construção “recente”, a Catedral de Bogotá guarda uma série de peças herdadas das igrejas coloniais que existiram anteriormente no local, a começar pela porta principal, do Século 17, e o altar-mor, do Século 18.

Preste atenção às capelas laterais da catedral, que exibem imagens preciosas. Atrás do altar-mor está a Capela da Virgem de El Topo, imagem que é considerada uma das maiores relíquias da arte sacra bogotana.

Foi bem difícil circular e fotografar a Catedral durante os feriados da Semana Santa, porque as missas se sucediam, sempre abarrotadas de gente — era impressionante a quantidade de ônibus que chegavam dos diversos bairros de Bogotá para as celebrações.

Aproveitei para observar a forte religiosidade dos bogotanos. Afinal, entender um pouquinho dos costumes locais é parte fundamental no prazer de viajar.

Igreja de San Agustín, Bogotá
A igreja de Agustín ganhou meu coração

Igreja de San Agustín, Bogotá

⭐Igreja de San Agustín
Carrera 8ª, esquina com Calle 7, em frente à Casa de Nariño. Diariamente, das 9h às 17h.

Se eu tivesse que eleger a igreja mais bonita que vi em Bogotá, meu voto iria para San Agustín. Ela também é do Século 17 — época que as riquezas do já consolidado Vice-Reino de Nova Granada tornaram a mais profícua para a construção e embelezamento dos locais de culto.

Igreja de San Agustín, Bogotá
A Igreja de San Agustín tem rica decoração do forro e teto em cañon 

Como a maioria de suas contemporâneas que visitei, a Igreja de San Agustín de Bogotá se esmera em surpreender o visitante com um interior arrebatador de tão bonito, em contraste com um exterior sem maiores adornos.

Além de um altar-mor maravilhoso, a Igreja de San Agustín encanta pelo engenhoso “teto em cañon”. Ela é a única em Bogotá com esse tipo de teto, de formato abaulado. Essa técnica de cobertura foi muito usada em outras partes da América Espanhola, como nas igrejas de Quito, por exemplo.

Igreja de San Agustín, Bogotá
A decoração primorosa de San Agustín foi uma das coisas mais bonitas que vi em Bogotá

Igreja de San Agustín, Bogotá

Igreja de San Agustín, Bogotá

Mas linda mesmo, em San Agustín, é decoração solar, com toques naïf de suas paredes caiadas, que receberam apliques dourados em motivos florais.

Clara, luminosa e tranquila, nem parece que a Igreja de San Agustín ficou famosa por conta de uma batalha travada em seu entorno, em uma tentativa de golpe militar do Século 19.

Igreja de San Agustín, Bogotá

Os adornos da igreja têm um toquezinho brejeiro, quase naïf


É que a Casa de Nariño, palácio do governo da Colômbia, fica bem em frente à Igreja. Em fevereiro de 1862, tropas comandadas pelo ex-presidente Mosquera (o mesmo que já havia confiscado os bens das ordens religiosas e vendido tudo em leilão) tentou derrubar o governante da hora.

A chamada Batalha de San Agustín aconteceu bem na porta da igrejinha, que ficou muito danificada.

A Igreja de San Agustín chegou a ser parcialmente demolida e só voltaria a seu esplendor em uma restauração da década de 80, que usou registros antigos para devolver a ela sua aparência original., e foi por isso que a igrejinha bonita entrou na cena da pancadaria.

Igreja de São Francisco, Bogotá

O altar-mor da Igreja de San Francisco de Bogotá é uma obra-prima da arte sacra colonial das Américas


⭐ Igreja de San Francisco
Carrera 7ª, esquina com a Calle 13 (também chamada de Avenida Jimenez)
De segunda a sexta, das 6:30h às 20 horas. Sábados, das 6:30h às 12:30h e das 16h às 20h. Domingos, das 6:30h às 14 e das 16:30h às 20h. Feriados, apenas das 8h às 13h

Uma das igrejas mais antigas de Bogotá, a Igreja de San Francisco é um colosso. Suas paredes externas de pedra nua, veteranas gastas pelo tempo, guardam um interior recoberto de dourados e intrincados entalhes, um dos conjuntos de arte sacra mais bonitos que já vi em uma cidade colonial das Américas. 

Igreja de São Francisco, Bogotá

Este exterior em pedra nua, maltratada pelo tempo, não dá a menor pista do que você vai encontrar dentro da Igreja de São Francisco


Igreja de São Francisco, Bogotá

E, acredite, só entrei na Igreja de São Francisco lá por acaso, fazendo hora para visitar o Museu do Ouro, que fica do outro lado do Parque Santander.

O vasto interior da Igreja de San Francisco é parcamente iluminado, talvez de propósito: entrei pela porta lateral naquela penumbra e, quando olhei para a direita, quase caí de costas ao me deparar com o magnífico altar-mor do Século 17, todo recoberto em ouro, atraindo para si toda a luz que penetra por pequenas aberturas nas paredes. Lindo demais.

Só depois de muito olhar é que consegui desgrudar os pés do chão, chegar perto do altar, conversar um pouco com os frades que cuidam do templo (e que não disfarçam a satisfação de contar a história da igreja) e explorar outros detalhes maravilhosos de San Francisco.

Igreja de São Francisco, Bogotá
Preste atenção às capelas laterais da Igreja de San Francisco, Elas ficam meio ofuscadas pelo espetáculo do altar-mor, mas também são maravilhosas

A Igreja de San Francisco foi construída logo após a fundação de Santa Fé de Bogotá, no começo do Século 17 — o auge do poder e riqueza do Império Espanhol.

O altar-mor, em estilo flamengo, é dessa época e é considerado uma das peças mais importantes da arte religiosa da América Espanhola.

Igreja de São Francisco, Bogotá

A gente fica até tonta com tantos detalhes preciosos no interior da Igreja de San Francisco


 Todos os detalhes do interior do templo são preciosos: os entalhes e a pintura do forro, as capelas laterais, o sotaque mudéjar da decoração das paredes e tetos, as ricas imagens de santos, as telas que adornam altares laterais — algumas delas de mestres como o espanhol Zurbarán ou Gregorio Vásquez, o mais destacado pintor da Bogotá colonial.

Eu pedi permissão ao padre que acabara de celebrar a missa para fotografar o interior da Igreja de San Francisco, mas, em geral, proibido fazer imagens internas do templo.

⭐Igreja de La Tercera
Carrera 7ª, esquina com Calle 16 (também conhecida como Calle del Arco). Visitas de segunda a sexta, das 7h às 18h. Sábados, das 10:30h às 13h, e domingos apenas das 11h às 13h. 

Igreja La Tercera, Bogotá
La Tercera: à direita, a única imagem que fiz do interior da igreja segundos antes de ser informada de que é proibido fotografar

Depois de ver o espetáculo da Igreja de San Francisco, a gente corre o risco de se dar por satisfeita e esnobar outros dois templos (La Tercera e Veracruz) que compõem o conjunto de monumentos históricos dessa região da Carrera 7ª, na altura do Parque Santander. Não faça essa bobagem.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ou La Tercera, como se diz por lá, não vai chamar muita atenção pelas dimensões ou pela fachada simples.

Mas, quando você entrar, vai entender porque ela é considerada uma das grandes pérolas da arte sacra colonial do antigo Vice-Reino de Nova Granada.

Na igreja da Ordem Terceira (a ordem leiga dedicada a um santo) não há ouro. O que há é a nobreza da madeira nua que recobre totalmente suas paredes.

Igreja de La Tercera, Bogotá
Detalhe da fachada da Igreja de La Tercera

Esse revestimento é uma vertigem de entalhes que rodopiam por altares, painéis e forro, reproduzindo carinhas de anjos, folhagens e pequenos animais, já esboçando um sotaque rococó.

Tudo em carvalho maciço — o bom e velho carvalho das antigas embarcações que cruzavam o Atlântico no Século 18, época da construção do templo.

Escassamente iluminada, silenciosa e discreta, a Igreja de La Tercera exige um tempo para o olhar se acostumar à penumbra e começar a descobrir seus detalhes. É uma visita para ser feita sem pressa, com resultados arrebatadores.

Não é permitido fotografar o interior de La Tercera. A foto que você vê neste post foi feita segundos antes de eu ser informada dessa regra.

Igreja de La Veracruz, Bogotá
A Igreja de Veracruz é do Século 16, mas sua referência mais forte é o período da luta pela independência da Colômbia
⭐ Igreja de Veracruz
Carrera 7ª, esquina com Calle 16. As visitas turísticas são permitidas sempre uma hora antes da realização das missas, das 11h às 12h ou das 17h às 18.

A capela original de Veracruz foi construída no Século 16, nos primórdios da colônia, o que faz dela uma das mais antigas igrejas de Bogotá.

Igreja de Veracruz, Bogotá
A luminosidade e as cores fortes são as marcas da Igreja de Veracruz

Igreja de La Veracruz, Bogotá

Mas La Veracruz fala muito mais da República Colombiana do que do Vice-Reino de Nova Granada. Foi ela que serviu de sepultura aos homens e mulheres, patriotas colombianos, executados pelas forças espanholas em 1816 e 1817, na tentativa de reverter a independência do país, proclamada em 1810.

A Irmandade da Veracruz tinha a incumbência de recolher os corpos dos condenados à morte, na cidade de Santa Fé de Bogotá. Foi assim que a Igreja de Veracruz acolheu os mortos e acabou convertida, após a consolidação da independência, no Panteão Nacional da Colômbia.

Este monumento a La Pola, heroína da Independência da Colômbia, fica em frente à Igreja de Las Águas. Ela está sepultada no Panteão Nacional da Colômbia, na Igreja de Veracruz, ao lado de outros militantes, como registra a placa (dir)

Entre os muitos fuzilados e enforcados no período conhecido como o terror está uma mulher de biografia fascinante, a costureira Policarpa Salavarrieta, que entrou para a História como La Pola.

Policarpa atuou como agente de inteligência no movimento independentista e liderou uma rede de mulheres que levavam as informações coletadas por ela aos combatentes colombianos. Aos 22 anos, foi presa pelos espanhóis e fuzilada na Plaza Mayor de Bogotá, hoje Plaza Bolívar. .

Igreja de La Veracruz, Bogotá
O exterior bem simples e as paredes caiadas são uma boa moldura para os altares requintados de La Veracruz

Localizada entre as igrejas de San Francisco e La Tercera, Veracruz completa o conjunto de monumentos mais importantes da arquitetura sacra de Bogotá.

Ao contrário de suas vizinhas, a Igreja de Veracruz tem uma luminosidade cativante. Suas sóbrias paredes caiadas fazem o contraponto exato com a decoração em cores exuberantes, com destaque para o vermelho e o dourado. .

Roteiro das Igrejas de Bogotá



As seis igrejas de Bogotá citadas no post estão marcadas em vermelho no mapa. Repare como ficam próximas umas das outras e rendem um roteirinho a pé bem bacana pelos tesouros da arte sacra colonial da Colômbia. 

Além dessas seis igrejas imperdíveis, tentei visitar a Capela de La Bordadita. Queria muito ver a famosa imagem da virgem bordada sobre uma tela de seda que dá nome à igrejinha.

Igrejas de Bogotá: Las Águas e La Bordadita

A Igreja de las Águas. À direita, a porta principal da Capela de La Bordadita, hoje integrada ao patrimônio da Universidade do Rosário. Abaixo, a Igreja de Nossa Senhora do Egito


Igreja de Nossa Senhora do Egito, Bogotá

A visitação a La Bordadita, porém, estava suspensa, já que a capela integra o conjunto da Universidade do Rosário, fechada durante os feriados da Semana Santa.

Os feriados também frustraram minhas visitas à Igreja de Las Águas, apontada como a mais antiga de Bogotá, e a Nuestra Señora del Egipto, na parte mais alta do bairro de La Candelaria. As três aparecem em azul no mapa. Quem sabe você tem mais sorte do que eu e consegue encontrá-las abertas...

Miniaturas em cerâmica de Igrejas de Bogotá
A minha coleção de casinhas tem várias igrejas de Bogotá, compradas na minha primeira vista á cidade. Estas são El Carmen, San Francisco e Las Águas


Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Mais dicas de Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva





Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

3 comentários:

  1. Ai se eu tivesse lido estas preciosas informações antes de ir lá . minha viagem à Colombia teria sido muito mais bonita do que foi . Infelizmente ninguem por lá me informou sobre estas maravilhosas igrejas e não as visitei . Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena, realmente não há muita informação nos guias sobre as igrejas de Bogotá - ao contrário de Quito, por exemplo. A Candelaria e a Catedral são as mais faladas.

      Eu sempre dou uma olhadinha em igrejas antigas, pq sempre tem alguma coisa bonita pra ver - geralmente, são pequenos museus que não cobram entrada.

      Excluir
    2. Oi, Helena, realmente não há muita informação nos guias sobre as igrejas de Bogotá - ao contrário de Quito, por exemplo. A Candelaria e a Catedral são as mais faladas.

      Eu sempre dou uma olhadinha em igrejas antigas, pq sempre tem alguma coisa bonita pra ver - geralmente, são pequenos museus que não cobram entrada.

      Excluir