18 de abril de 2016

La Candelaria ou Chapinero: onde é melhor ficar em Bogotá?

Bairro de La Candelaria em Bogotá
Parque de La 93 em Bogotá
Minhas experiências de hospedagem em Bogotá: fiquei do ladinho do gostoso Parque de La 93, no bairro moderno de Chapinero (acima), e cercada pelo encantador patrimônio histórico de La Candelária (no alto). Quem disse que não se pode ter tudo? 


Dúvida clássica no planejamento de viagem à Colômbia é a hospedagem em Bogotá. A escolha do bairro onde ficar na capital realmente faz diferença na experiência viajante.

É melhor ficar em La Candelaria, o Centro Histórico, onde está a maioria das atrações, ou em Chapinero, a parte moderna da cidade, com seus restaurantes e hotéis bacanas?

Bairro de La Candelaria em Bogotá
Bairro de La Candelaria em Bogotá
As fachadas coloniais de La Candelaria são umas vizinhas muito charmosas


Nesta visita Bogotá, um ponto inegociável pra mim era ficar em La Candelaria, no núcleo antigo.

Mas o melhor é que eu pude vivenciar as duas possibilidades, pois na volta da escapada a Villa de Leyva eu me hospedei em Chapinero, região moderna e elegante.

Gostei muito das duas alternativas. São experiências bem diferentes, cada qual com suas vantagens. Neste post eu conto pra vocês o que achei dessas duas opções de hospedagem em Bogotá.

Se você precisa dormir perto do aeroporto, por conta do horário de seu voo, tem dica de hospedagem também. Veja aqui: Como aproveitar uma conexão: 10 horas em Bogotá

Dicas para escolher hospedagem em Bogotá


Bairro de La Candelaria em Bogotá

A vantagem adicional da hospedagem em La Candelaria é começar a explorar o bairro logo cedo, antes de começar a muvuca turística


Como é a hospedagem em La Candelaria

Na minha primeira visita a Bogotá, fiquei muito empolgada com o conceito de revitalização que vinha sendo aplicado no Centro Histórico da cidade, um processo que compreendia a importância de manter a região como área mista (residencial e de serviços).

Sou traumatizada com a esterilização que aplicaram ao Pelourinho, em Salvador, afastando moradores (porque eram pessoas pobres) para transformar a região em um shopping ao ar livre — ou cidade cenográfica.

loja de artesanato no bairro de La Candelaria em Bogotá
La Candelaria tem grande concentração de lojas, museus e restaurantes, mas preserva muitas moradias

Centro Cultural Gabriel García Márquez em Bogotá
Com livraria, biblioteca, salas de concertos e espaços expositivos, o Centro Cultural García Márquez é um dos muitos equipamentos de lazer de La Candelaria


Movimento de vida normal é fundamental para a segurança e vitalidade de qualquer bairro no mundo.

Onde me hospedei em La Candelaria: Hotel de la Ópera

Quase uma década depois, La Candelaria ainda tem diversos trechos residenciais — quanto mais longe do miolinho mais fervido, que vai da Plaza de Bolívar até a Igreja da Candelaria, mais preservada está a cara de lugar onde mora gente.

Bairro de La Candelaria em Bogotá
O modelo de revitalização do bairro preservou o astral de vida real em La Candelaria


A pressão do turismo sobre o bairro, porém, é evidente. Muitas moradias foram convertidas em bares, restaurantes, lojas, cafés e hostels.

Isso interfere na sensação de segurança de quem se hospeda por lá, pois quando fecham os museus e o comércio, as ruas mais desertas podem desencorajar deslocamentos a pé.

Segurança em La Candelaria em Bogotá
Além da polícia, efetivos do Exército também patrulham o bairro de La Candelaria


La Candelaria é o lugar com mais policiais por metro quadrado que já vi na minha vida. Efetivos da Polícia Nacional e do Exército estão praticamente em cada esquina do núcleo mais turístico do bairro.

Confesso que pra mim isso é meio aflitivo: parecia que eu tinha acordado dentro de um documentário sobre algum golpe militar. Mas as ocorrências violentas no Centro Histórico de Bogotá são raras.

Bairro de La Candelaria em Bogotá
Bairro de La Candelaria em Bogotá
Os grafites dão um toque contemporâneo às fachadas coloniais de La Candelaria. No alto, o bairro visto de uma mesa em um restaurante popular onde almocei divinamente


O maior risco que se corre em La Candelaria e arredores são os batedores de carteira, onipresentes em qualquer cenário mais turístico, em praticamente qualquer lugar do mundo.

Vantagens da hospedagem em La Candelaria
A grande vantagem prática de se hospedar em La Candelaria é a proximidade com as maiores atrações de Bogotá.

Museu do Ouro de Bogotá
Igreja de São Francisco em Bogotá
Museu Botero em Bogotá
A vizinhança em La Candelaria: os tesouros pré-colombianos do Museu do Ouro (no alto), o altar dourado da Igreja de São Francisco (centro) e o Museu Botero (acima)

Mesmo que seus interesses não se limitem a história, artes e arquitetura, não tenho dúvidas de que seu roteiro em Bogotá vai incluir o Museu Botero, o Museu do Ouro, o Centro Cultural García Márquez, a Plaza de Bolívar e algumas das magníficas igrejas coloniais de Bogotá que ficam por lá.

Ficando em La Candelaria, você consegue chegar às atrações antes das excursões e sem depender de transporte, o que facilita imensamente a vida – ainda mais com o trânsito difícil de Bogotá.

Plaza de Bolívar em Bogotá na Colômbia
Plaza de Bolívar em Bogotá na Colômbia
Plaza de Bolívar em Bogotá na Colômbia
Na Praça Bolívar estão o Parlamento da Colômbia (centro) e a Catedral de Bogotá (no alto). Nos dias em que estive por lá, a cidade estava animadíssima com o Festival Ibero-Americano de Teatro

 
Em La Candelaria você também estará perto da Quinta de Bolívar e da estação do bondinho que sobe o Cerro Montserrat, uma atração que nove entre 10 turistas incluem na programação (eu não fui: os dias meio nublados não me encorajaram a enfrentar as filas absurdas).

Dá pra ir a pé até a Quinta Bolívar e à estação do bondinho — é uma subida, mas não chega a assustar — ou de táxi, uma corrida curta e que vai custar menos de R$ 10.

Bairro de La Candelaria em Bogotá
Bairro de La Candelaria em Bogotá
Bairro de La Candelaria em Bogotá
Bairro de La Candelaria em Bogotá

La Candelaria é um charme, mas não espere baladas épicas, alta gastronomia ou comércio de luxo


Pra mim, porém, o maior encanto da hospedagem em La Candelaria é ter as ruas e fachadas históricas à minha disposição logo cedo, antes da muvuca. Ouvir o repicar dos sinos de manhãzinha, caminhar sem pressa, com a luz ainda favorável para fotos...

O que você perde ficando em La Candelaria

Embora o a astral boêmio de La Candelaria seja simpático e haja grande a oferta de cafés e restaurantes, se o seu barato são as baladas, a alta gastronomia e as compras,  o bairro vai ficar devendo.

Parque de la 93 em Bogotá
Biblioteca volante do Parque de la 93 em Bogotá
Biblioteca volante do Parque de la 93 em Bogotá

Chapinero: o Parque de La 93 é muito gostoso e tem ótima estrutura, como WiFi gratuito e até uma biblioteca volante


Como é a hospedagem em Chapinero


Ao longo das ruas e avenidas largas e muito arborizadas e dos parques agradáveis e bem cuidados de Chapinero, Bogotá cresce para cima.

A arquitetura da Bogotá moderna é vertical, envidraçada e uniforme, conjugando o verde das árvores à cor de argila das fachadas — quase sempre ornadas com revestimentos de cerâmica que recriam tijolinhos de barro, quebrando o opressivo dueto do alumínio e vidro fumê que costuma caracterizar esse tipo de bairro em outras partes do planeta.

Parque de la 93 em Chapinero, Bogotá
Curti muito ser vizinha do Parque de la 93


Para ser rigorosa, “ficar hospedada em Chapinero” é um termo muito vago, pois a região é bem grande, com quase 40 km² e pelo menos 160 mil habitantes.

Mais que um bairro, Chapinero é um dos distritos da Bogotá mais moderna, dividido em vários bairros.


Bairro de Chapinero em Bogotá
O horizonte de Chapinero visto da janela do meu quarto de hotel


É em Chapinero que a gente percebe a Bogotá metrópole, que cresceu (e como!) para o Norte do antigo centro, ao encontro dos cerros (morros).

Nessa porção contemporânea, rica e organizada da cidade, há dois núcleos principais, vizinhos, atualmente em voga como point de hospedagem em Bogotá: o entorno do Parque de la 93 e a Zona Rosa, que vai da Calle 79 à 85, entre as carreras 11 e 15.

Na Zona Rosa fica a famosa Zona T, cujo centro é a Calle 82, famosa como passarela de bares, restaurantes e boates.

Eu fiquei hospedada na região do Parque de la 93, no bairro de Chicó. O parque ocupa um quarteirão entre as ruas 93 e 93A. Em torno dele e nas ruas próximas há uma concentração enorme de bares, restaurantes, butiques e cafés charmosos e elegantes.

Achei a região do Parque de la 93 segura e agradável. Falei sobre o hotel onde fiquei, o Best Western Plus 93 Park, em um post mais detalhado.

Parque de La 93 no bairro de Chapinero em Bogotá
Parque de La 93 no bairro de Chapinero em Bogotá

Ah, e o nome Chapinero vem de chapín, um tipo de calçado com solado de madeira, típico da Espanha da época das conquistas ultramarinas e que eram fabricados pelo soldado que foi agraciado com as terras que acabaram se transformando no bairro.

Vantagens da hospedagem em Chapinero

A grande oferta de bares e restaurantes de Chapinero (siga o link pra ver as dicas) com certeza é um grande estímulo às esticadas noturnas.

Vai ser difícil resistir a uma saidinha, mesmo que você chegue cansada dos passeios do dia — afinal, é tanta gente passeando, tomando sorvete e lotando os cafés que isso acaba contagiando.

Shopping Andino em Chapinero, Bogotá
O Shopping Andino tem marcas famosas, cinema e restaurantes


Para quem curte compras, há dois shoppings badalados em Chapinero, o Andino e El Retiro e uma concentração de grifes famosas nas ruas 82 a 84.

Eu fui ao cinema no shopping Andino e enquanto esperava a hora da sessão dei uma voltinha por lá, mas confesso que não prestei muita atenção às lojas — sou um ET, eu sei 😊

Outra vantagem da hospedagem em Chapinero é a presença das áreas verdes, desde as ruas sombreadas por árvores frondosas aos pequenos jardins e parques com boa estrutura e segurança.

Zona WiFi do Parque de La 93 em Bogotá
Zona WiFi do Parque de la 93


A maior dessas áreas verdes é o Parque-Museu Chicó, uma antiga fazenda transformada em parque público, que ainda preserva a casa-grande colonial e outras construções.

O Parque de la 93 até que é pequenininho, pra o tanto que é badalado, mas é um primor. Tem um gramado bem cuidado e convidativo, WiFi Público, que funciona em uma pracinha central, e biblioteca volante, onde as pessoas podem retirar livros para ler no parque — tem várias mesinhas à sombra das árvores — ou fazer um cadastro e levar o livro pra casa.

Durante o Festival Ibero-Americano de Teatro, que estava sendo realizado na cidade nos dias em que estive lá, o Parque de la 93 recebeu uma série de apresentações de monólogos e esquetes.

Parque de La 93 em Chapinero, Bogotá
Dá até pra fazer piquenique no Parque de La 93


O que você perde ficando em Chapinero

A não ser que você vá a Bogotá apenas para fazer compras e frequentar restaurantes, vai ter que se deslocar para a região de La Candelaria para ver as principais atrações da cidade.

A zona moderna de Bogotá é bacana, mas muito parecida demais com qualquer bairro nobre do planeta para, sozinha, justificar a viagem.

Como o trânsito de Bogotá é enroscado (igual ao de qualquer metrópole latino-americana), prepare-se para o engarrafamento a cada ida e volta do Centro Histórico.

Não experimentei o transporte público entre as duas regiões. De táxi, prepare-se para pagar cerca de 30.000 COP (R$ 36, aproximadamente) em cada corrida.

Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Mais dicas de Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

9 comentários:

  1. Boa noite, uma dúvida:a alimentação no chapinero é muito cara? Tem supermercado?
    Estou na dúvida entre chapinero e candelaria, mas quero um lugar onde posso andar de noite com segurança.

    Conto com sua ajuda ;)

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana, não achei Chapinero especialmente caro, não (dá uma olhada neste post: http://www.fragatasurprise.com/2016/04/comer-em-bogota.html ), mas é uma região mais elitizada, você não vai encontrar as opções mais populares que há no Centro.

      No entorno imediato do Parque de la 93, não reparei se havia mercados, mas a área tem muitas residências e certamente tem onde fazer compras.

      Sobre sair à noite, a Candelaria é muito policiada, mas a *sensação* de segurança (não tenho dados estatísticos objetivos) é maior em Chapinero.

      Na hora de escolher, leve em conta o tipo de atração que vc curte mais. para ver patrimônio histórico, museus, etc, a Candelaria é muito melhor, pq vc não precisará atravessar os engarrafamentos de Bogotá pra chegar lá.

      Aproveite Bogotá. É uma bela cidade

      Qualquer dúvida, estou por aqui :)

      Excluir
  2. Adorei ler suas informações. Em quantos dias vc acha que se vê o "essencial" de Bogotá? Do aeroporto pra Chapinero pu Candelaria, num dia de domingo, tem buzú?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary, tem buzu, sim, rss. Para Chapinero, pegue o ônibus 500 no aeroporto, que vai até o shopping Centro Andino, no coração do bairro. Para a Candelária, vc precisa pegar um ônibus para o terminal El Dorado do transmilenio (o metrô de sueprfície) e descer perto da Praça Bolívar. Acho meio cansativo. Eu paguei cerca de 25.000 COP (na época, cerca de R$ 30) pelo táxi para ir do aeroporto à Candelaria.

      Excluir
    2. Ah, o "essencial" de Bogotá dá pra ver em dois dias muito corridos ou em três mais agradáveis. O Museu do Ouro é imperdível, um dos melhores que já vi na vida. O Museu Botero e a Coleção de Arte do Museu do Banco da Colômbia, que estão no mesmo complexo de edifícios, também. E tem a Quinta Bolívar, as igrejas coloniais...

      Excluir
  3. Boa noite Cyntia, tudo bem? Veja se vc pode me ajudar, não estou conseguindo encontrar informações de viajantes brasileiros, e estou com receio de me basear apenas nas informações dos sites que vendem hospedagem. É o seguinte: tenho uma escala bem longa de voo da Avianca em Bogotá. Chego ao meio dia e trinta e embarco novamente dia seguinte às 8h30. Estarei sozinha com minha filha de 4 anos. Estou vendo opções de hotel, e a princípio meu critério de busca era ser perto do aeroporto. Encontrei muita coisa cabulosa, e pincei os dois que me pareciam habitáveis: um em cundinamarca e outro em modelia. Observei que ambos estão na categoria “pousada” dos trips e etc, embora eu tivesse buscado “hotel em Bogotá”. Ambos seriam a 4 ou 5km do aeroporto, e pelo que vi nas avaliações, absolutamente nada pra comer ou comércio por perto, além de serem bairros com impressão de perigosos aos hóspedes. Daí busquei na categoria “hotéis” propriamente dita e encontrei boas opções em Chapinero, e que são o mesmo preço ou até mais baratas que as duas anteriores, mas todas entre 12 e 15km do aeroporto. Minha dúvida é: qual critério de escolha mais sensato neste caso? Pq tenho que pensar que vou sair antes das 6h da manhã, e quanto mais próximo ao aeroporto, melhor, pq evita cruzar a cidade ainda em horário ermo. Mas e vale a pena, por essa proximidade do aeroporto, passar o dia enfurnada no quarto com uma criança, comendo biscoito ou se der sorte alguma coisa q eu consiga pedir delivery? Já q o local é estranho e eu não arriscaria sair. Ou vale mais ficar em Chapinero, passar uma tarde agradável e com um jantar decente, e dia seguinte demorar um pouco mais no trajeto? Não me refiro ao tempo gasto, isso eh de menos, mas principalmente a no caminho pro aeroporto passar por uma quantidade maior de locais esquisitos em horário tão vazio, já que ficando mais distante provavelmente eu sairia 5h30 da manhã. Agradeço desde já, Karina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, eu não teria a menor dúvida em ir para uma região mais agradável. Com um táxi de confiança, que você pede pra o hotel indicar, não tem maiores problemas atravessar a cidade de manhãzinha. Apesar da mitologia, Bogotá é relativamente segura.

      Com uma criancinha, creio que Chapinero é a melhor alternativa, tem parques, tem shopping, ruas bem policiadas...

      Em 2007, quando fui para Cartagena, precisei dormir em Bogotá na chegada ao país e na véspera de voltar ao Brasil (duas conexões longas. Fiquei mais perto do aeroporto, em Sauzalito, um bairro moderno, com bom comércio na vizinhança e restaurantes. Me pareceu uma área segura, apesar de distante das atrações. Fica a cerca de 6 km do aeroporto. A hospedagem foi no Hotel Capital. Veja aqui neste post > http://www.fragatasurprise.com/2007/02/maravilhosa-bogota.html

      Boa viagem pra vc e sua filha :)

      Excluir
  4. "parecia que eu tinha acordado dentro de um documentário sobre algum golpe militar"..Sentir-se protegida é sentir-se em golpe militar?????

    ResponderExcluir