21 de abril de 2016

Hospedagem em Bogotá - Chapinero e o charme contemporâneo

Parque de La 93, Chapinero, Bogotá
Parque La 93, meu simpático vizinho no bairro de Chapinero

Minha visita a Bogotá foi dividida em duas etapas, antes e depois da escapada a Villa de Leyva. Nas primeiras três noites na cidade, fiquei hospedada no Centro Histórico, no bairro de La Candelaria, no lindão Hotel de la Ópera.

Na volta à capital, porém, eu quis sentir o gostinho da Bogotá contemporânea. Pra isso, nada melhor do que a hospedagem em Chapinero, bairro bonito e bem cuidado na parte Norte da cidade.

Terraço do Best Western Plus 93 Park Hotel, em Chapinero, Bogotá
Terraço do Best Western Plus 93 Park Hotel, em Chapinero

Com um pouquinho de pesquisa, escolhi o Best Western Plus 93 Park Hotel (a linha Plus é a categoria intermediária da rede americana, que tem ainda os hotéis básicos e a linha Premier, mais luxuosa).

O hotel é muito bem localizado, bonito, novinho em folha e tem um atendimento caloroso e impecável. E o melhor: os preços são tremendamente compensadores. Pra resumir, adorei!

Veja como foi minha experiência de Hospedagem em Bogotá no Bairro de Chapinero:

Hospedagem em Bogotá - Chapinero 



Parque de La 93, Chapinero, Bogotá
O Parque de La 93 é muito gostoso e bastante usado pelos moradores

Na dúvida sobre o melhor bairro para se hospedar? Leia este post:
Candelaria ou Chapinero: Onde é melhor ficar em Bogotá?

E a minha experiência no Centro Histórico está aqui:
Hospedagem em La Candelaria: Hotel de la Ópera


Como é ficar hospedada no Parque de La 93, em Chapinero

Best Western Plus 93 Park Hotel fica na Calle 93 nº 13-71, a 100 metros do Parque de La 93, uma agradável área verde literalmente sitiada por lojas, restaurantes e cafés bacanas, no que se convencionou chamar de Zona Rosa de Bogotá.

Chapinero é uma região elegante, com uma certa cara de Jardins (pra quem conhece São Paulo entender a comparação).

O bairro chama a atenção pelas largas, arborizadas, muito limpas e bem cuidadas. Chapinero tem aquele toque chique que compensa em conforto o que lhe falta em história e personalidade.

Parque de La 93, Chapinero, Bogotá
A bolha (à esquerda) era o inusitado palco para apresentação de sketches, na programação do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá

Segurança em Chapinero

É curioso: quase não vi policiais em Chapinero, mas a sensação de segurança era maior do que em la Candelaria, que parece estar no meio de um golpe de Estado, pela quantidade de militares na rua.

Passei um dia inteiro batendo pernas por Chapinero, no feriado da Sexta-Feira Santa. Um dia que amanheceu bem preguiçoso, com as ruas desertas e comércio fechado. A partir do meio-dia, porém, o Parque de La 93 e suas imediações começaram a ganhar cada vez mais movimento - nada como gente na rua para tornar uma área segura.

Como sempre faço, perguntei aos recepcionistas do hotel que tipo de cuidados eu deveria tomar nas redondezas do Best Western Plus 93 Park Hotel e fui aconselhada a não deixar a câmera fotográfica muito à vista, quando andasse pelo bairro de Chapinero à noite.

Fora isso, caminhei muito por toda a região, voltei a pé do cinema (no Shopping Andino, a cerca de 1,5 km do hotel) à noite, fiquei na rua até perto das 23 horas e achei tudo tranquilíssimo, sempre graças ao movimento de pedestres que há no entorno do Parque de la 93.

Apartamento do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
Meu quarto, no quinto andar do hotel

As acomodações no Best Western Plus 93 Park Hotel
Se você já leu sobre a minha aventura na volta de Villa de Leyva, já imagina o quanto eu estava precisando de um quarto de hotel gostoso pra relaxar. Pois entrar no meu apartamento (na verdade, classificado como "suíte júnior") foi como receber um abraço.

O quarto é grande (30 metros quadrados), mobiliado na medida exata para manter o espaço amplo, mas aconchegante. O janelão do teto ao chão garante a iluminação natural do quarto, o que eu acho muito agradável.

Apartamento do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
O apartamento tem banqueta para mala e boa oferta de canais a cabo na TV

A cama é grandona, confortável e com travesseiros gostosos (quatro!) fica de frente para a TV de 40 polegadas, com generosa seleção de canais a cabo.

A mesa de trabalho tinha uma profusão de tomadas, além de plugs onde se pode conectar o notebook à televisão (embora assistir Netflix fosse a mais longínqua das minhas intenções) ou o IPod.

Adorei que tinha tomadas nas duas mesinhas de cabeceira, também (sou só eu que durmo com o celular ao lado da cama?).

Apartamento do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
O banheiro novinho e espaçoso

Apartamento do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
Adoro: espelho de aumento e secador de cabelos potente. À direita, a tábua e o ferro de passar roupas

O apartamento tem climatização central, mas com controles individuais, um armário amplo, com cofre, tábua e ferro de passar roupas e frigobar acoplado.

O banheiro é amplo, claro, novinho e bem cuidado. A ducha é uma delícia.

Estrutura e serviços do Best Western Plus 93 Park Hotel

O Best Western Plus 93 Park Hotel está instalado em duas torres e tem 95 apartamentos, todos com isolamento acústico.

No térreo do hotel funcionam a recepção, o business center e o restaurante, além de um agradável lounge sem cobertura, onde é permitido fumar - achei esse detalhe extremamente respeitoso, ando perdendo a paciência com hotéis que tratam hospedes fumantes como párias, obrigando-os a fumar na calçada.

Bar no terraço do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
O bar no terraço do hotel. Abaixo, os corredores do 5º andar, onde fiquei hospedada

Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá


No último andar (o 7º), com vista (sem nada de excepcional) para o bairro, fica o Terrace Bar, agradável, decorado com muito bom gosto e ambientes ao ar livre.

Também é nessa área que fica a academia e o spa. O WiFi gratuito funciona muito bem em todo o hotel.

Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá


Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
Os ambientes do Best Western Plus 93 Park Hotel são decorados com obras de jovens artistas colombianos. Abaixo, o agradabilíssimo lounge aberto, onde é permitido fumar (esq), e o business center

Restaurante e café da manhã do Best Western Plus 93 Park Hotel
Na minha primeira noite no hotel eu estava tão cansada que, mesmo com toda a oferta de restaurantes da vizinhança, não me animei a sair para comer. Jantei no restaurante do hotel, o Blue Ribbon, que tem um cardápio interessante, de inspiração mediterrânea.

O café da manhã, servido no mesmo espaço, é excelente, com uma variedade grande de pães, salgados, bolos, frutas, sucos e frios.

Blue Ribbon, restaurante do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
O restaurante Blue Ribbon, onde também é servido o café da manhã

Arepas e croissants eu não dispenso nunca (e eram ótimos), mas confesso que provei pouco do restante das guloseimas, porque estava em uma relação estável e (quase) monogâmica com os maravilhosos waffles feitos na hora, acompanhados de mel, maple syrup ou geleias (na dúvida, eu sempre provava todas as versões).

Blue Ribbon, restaurante do Best Western Plus 93 Park Hotel, Chapinero, Bogotá
Outro ângulo do restaurante

O preço do Best Western Plus 93 Park Hotel

Fiz duas reservas no Best Western Plus 93 Park Hotel, ambas pelo Booking. Na primeira, com cerca de um mês antecedência, encontrei uma diária a 330.000 COP (cerca de R$ 380) para o apartamento com cama king size.

Eu iria dormir apenas mais uma noite em Bogotá, na chegada de Villa de Leyva e véspera do retorno ao Brasil. De última hora — quando constatei que teria dificuldades em conseguir transporte para voltar de Leyva na Sexta-Feira Santa — decidi antecipar o retorno a Bogotá para a quinta-feira e reservei mais uma diária no hotel, que custou bem menos, 220.000 COP (cerca de R$ 260).

Se o primeiro preço já compensou demais, pela qualidade do hotel, o segundo, então, foi uma pechincha inenarrável.

Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Mais dicas de Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei seus posts sobre a Colômbia, me ajudou muito em fazer um roteiro dos dias em que passarei lá.
    Porém ainda tenho dúvidas referente ao lugar em que me hospedarei.
    Como irei andar praticamente de Uber, quero ficar em algum local mais barato, do que o hotel que você se hospediu, rs, com essa crise maravilhosa em nosso país, não dá pra abusar muito. Enfim, gostaria de saber se você poderia me indicar mais alguns locais seguroas para ficar, ou algum local para nao se hospedar.rs.
    Desde já, muchas gracias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Candelaria tem vários hostels simpáticos e com bons preços. Nos sites de reserva de hospedagem vc consegue encontrar. Aproveite Bogotá

      Excluir