10 de fevereiro de 2016

A casa de Che Guevara em Caraguatay, Argentina

Placa marca a entrada do sítio onde Che Guevara passou os dois primeiros anos de vida
"Até a vitória, sempre". A frase imortalizada pelo Che recebe os visitantes na entrada do sítio onde ele passou os dois primeiros anos de vida. À esquerda, na imagem, uma touceira de caraguatá, planta que deu o nome à região

A Ruta Nacional 12 é a principal via de ligação entre o Norte e o Sul da Província de Misiones, aquele pedaço de terra argentina que se espreme entre o Brasil e o Paraguai.

Missiones é conhecida internacionalmente por abrigar a porção argentina das Cataratas do Iguaçu e pelas ruínas de algumas reduções jesuíticas (as Missões que dão o nome à região). Mas é também o local da primeira casa de Che Guevara.

Ruínas da primeira casa de Che Guevara, em Caraguatay, Argentina
A casinha modesta onde Che aprendeu a engatinhar foi demolida pela ditadura argentina, nos anos 70

Quando peguei a Ruta Nacional 12, estava exatamente em busca da história das missões, que  remonta ao início da colonização europeia no continente.

Mal sabia eu que iria me encontrar com esse personagem muito mais próximo de mim, no tempo e nas afinidades: Ernesto Che Guevara passou os dois primeiros anos de vida em um sítio de Caraguatay, a 174 km de Foz do Iguaçu (PR) e a 170 km de Posadas (Argentina), os dois aeroportos mais próximos.

Veja como chegar à casa de Che Guevara em Caraguatay e o que você vai ver por lá:

Visita à casa de Che Guevara

Ruínas da casa de Che Guevara em Caraguatay, Argentina
Da casa onde viveu o Che, só ficaram os alicerces, cobertos pela vegetação

Che Guevara em Caraguatay
Apenas uma singela placa marca o entroncamento da Ruta 12 com a estradinha de terra que leva ao antigo sítio onde os pais do Che iniciaram sua vida de casados e onde o futuro revolucionário passou seus dois primeiros anos.

Quem vem distraído nem nota o caminho, meio escondido por construções muito simples, na margem oposta do acesso à cidade de Caraguatay, na Província de Missiones.

Pegando a estradinha, após cinco quilômetros de pista de terra, com trechos muito claudicantes, chega-se ao sítio onde o casal Guevara se estabeleceu em 1927.

Retrato de Che Guevara no sítio La Misionera, sua primeira habitação

A mudança dos Guevara para aquele local remoto foi, em parte para buscar uma fonte de renda. Mas também para fugir ao falatório decorrente da gravidez de Célia de la Serna, anterior a seu casamento com Ernesto Guevara Lynch.

Naquele pedaço de terra sobre a barranca do Rio Paraná, os pais do Che construíram uma casinha de madeira sobre alicerces de pedra e se dedicaram ao cultivo da erva mate, atividade econômica que começava a ser organizada em esquema mais "industrial", na época.

Museu de Che Guevara no sítio onde ele passou os dois primeiros anos de vida
A casa que abriga o museu foi construída pelos novos proprietários do sítio. A família Guevara foi embora em 1931, pois a umidade da região era péssima para a asma do pequeno Ernesto

O casal Guevara chegou pelo Rio Paraná, em uma embarcação projetada por Ernesto pai, que tinha talentos de engenheiro naval. Ele até tentou manter um pequeno estaleiro na propriedade, para fornecer barcos para o transporte de cargas na região.

Ernesto Che não nasceu na propriedade, então batizada de La Misionera. A região, bastante isolada, não dispunha de um hospital.

Museu de Che Guevara no sítio onde ele passou os dois primeiros anos de vida

Quando a hora do parto foi se aproximando, o casal Guevara decidiu descer o rio para Buenos Aires, em busca de mais assistência.

Não deu tempo de chegar à capital. O primogênito dos Guevara nasceu em Rosário, onde seus pais aportaram às pressas, em maio de 1928 — o Che tem duas datas de nascimento, 14 de maio e 14 de junho, um artifício para tentar disfarçar a gravidez pré-matrimonial.

Árvores plantadas pelos filhos de Che Guevara no sítio onde ele passou os dois primeiros anos de vida
Árvores plantadas por Camilo, Aleyda e Célia Guevara, filhos do Che, na entrada do sítio

De volta a La Misionera, o pequeno Che aprendeu a andar na mata fechada, onde Ernesto pai cultivava a erva mate, e nas margens do Rio Paraná, onde Célia, exímia nadadora, se exercitava todos os dias.

O clima úmido do lugar, porém, agravava a asma que atormentaria o futuro guerrilheiro desde os primeiros meses de vida até sua morte, em La Higuera, na Bolívia, em 1967.

Museu de Che Guevara em Caraguatay, Argentina
O acervo do museu é modesto, composto principalmente de livros e fotografias e objetos doados por visitantes. Abaixo, à esquerda, lembranças de povos pelos quais o Che lutou e inspirou: a whipala (bandeira dos povos indígenas bolivianos), a bandeira de Cuba e a bandeira da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua

Museu de Che Guevara em Caraguatay, Argentina


Museu de Che Guevara no Parque Provincial Ernesto Che Guevara, Argentina
Lembranças do jovem Ernesto, o futuro Che

A asma do pequeno Ernesto e as dificuldades para fazer prosperar os negócios acabaram convencendo o casal Guevara a abandonar La Misionera em 1931, rumo ao clima muito mais salubre de Córdoba.

O sítio foi vendido e ficou esquecido pela história, mas não passou despercebido à ditadura que se instalou na Argentina em 1976.

Os militares trataram de mandar demolir a pequena casa de madeira onde o Che passou seus primeiros anos de vida. Hoje restam apenas os alicerces cobertos pela vegetação.

Sala dedicada aos 56 jovens de Misiones desaparecidos durante a ditadura argentina no Museu de Che Guevara, em Caraguatay
Sala dedicada à memória dos 56 cidadãos e cidadãs da província de Misiones desaparecidos durante a ditadura argentina, na década de 70

Parque Provincial Ernesto Che Guevara 
Só em 2006 o primeiro lar do Che deixaria o anonimato, com a inauguração do Parque Provincial Ernesto Che Guevara. 

Parque Provincial Ernesto Che Guevara, Misiones, Argentina

Com cerca de 23 hectares, o parque abriga um pequeno museu, de acervo muito modesto, mas comovente, pois é composto principalmente de doações de amigos, contemporâneos e admiradores de Che Guevara.

No acervo da casa de Caraguatay está um lenço doado por Delia, viúva de Alberto Granado, o companheiro do Che na mitológica viagem de motocicleta pela América do Sul (narrada nos diários do Che e transformada no filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles).

O Rio Paraná visto das ruínas da casa da família Guevara
O Rio Paraná visto das ruínas da casinha da família Guevara

No museu está também um facão típico do corte de cana em Cuba. Cubanos e bolivianos, povos que o Che lutou para ajudar a libertar, estão representados por suas bandeiras — no caso dos bolivianos, pela whipala, a bandeira das nações indígenas daquele país.

O principal da exposição na casa de Caraguatay são livros (e como se escreveu sobre o Che!) e fotografias.

Uma das salas do museu é dedicada aos 56 jovens misioneros desaparecidos durante a última ditadura militar argentina.

Caraguatá, planta nativa da região de Misiones, Argentina
O caraguatá, nativo da região, é uma espécie de abacaxi. Hoje se sabe que a planta tem propriedades que ajudam a aplacar as crises de asma, doença que afligiu o Che desde criancinha

Percorrer o pequeno museu da casa de Che Guevara e a exuberante mata que o cerca fica muito mais interessante graças a Hector, o guarda-parques responsável pelo local.

Com seus vinte e tantos anos e uma boa vontade infinita, Hector conduz os visitantes pelas memórias do lugar com a maestria de um contador de histórias veterano. Um caso clássico de gente que gosta do que faz e contagia todo mundo com seu entusiasmo.

Borboletas nativas da região de Misiones, Argentina
É impressionante a quantidade e variedade de borboletas que habitam a mata em torno da casa do Che

Borboletas nativas da região de Misiones, Argentina

A casa de Che Guevara em Caraguatay pode ser uma escala interessante em um roteiro às missões jesuíticas da Argentina.

É uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso continente e dos grandes movimentos políticos do Século 20.

Não espere nada grandioso, mas, como eu sempre digo aqui na Fragata, os maiores monumentos não costumam ser feitos de pedra e cal, mas de referências. Eu fiquei arrepiada a cada passo que dei por lá.

Estrada para a casa de Che Guevara em Caraguatay
Uma placa na beira da Ruta 12 marca a entrada para a primeira casa do Che

Estrada para a casa de Che Guevara em Caraguatay

Como viajei à casa de Che Guevara
Eu não fazia a menor ideia da existência dessa casa do Che. Foi Roberto, o motorista que me levou à Missão Jesuítica de San Ignacio Miní, que me contou sobre o local e fez questão de parar lá, na volta do passeio. Fiquei extremamente grata pela dica.

Aliás, super recomendo os serviços de Roberto, um espanhol que já rodou o mundo inteiro escalando montanhas e mergulhando, tem muita história pra contar e, claro, dirige com toda segurança.

Você pode fazer contato com ele pelo telefones 45-91527133 (Vivo), 45-99808198 (Tim) ou 45-30289679.

Estrada para a casa de Che Guevara em Caraguatay
A partir da Ruta 12, é preciso percorrer mais 5 km de estrada de barro

Como chegar à casa de Che Guevara
Parque Provincial Ernesto Che Guevara está a 143 km de Foz do Iguaçu, na Ruta 12, província de Misiones, na Argentina.

Para quem vem do Brasil, a entrada para o sítio fica à direita da pista, marcada por uma placa meio difícil de ver para quem vem dessa direção. Fique atento à sinalização que indica a cidade de Caraguatay para não passar direto.

Não é preciso entrar na cidade de Caraguatay, que fica do outro lado da pista, à esquerda de quem vem do Brasil.

Parque Provincial Ernesto Che Guevara, Misiones, Argentina
A Capela de Santa Ana foi construída pela família que comprou as terras, após a mudança dos Guevara

Da Ruta 12 até a casa do Che são mais cinco quilômetros de estrada de terra.

Segundo os locais, a estradinha fica intransitável no período mais pesado de chuvas. Leve isso em consideração quando for programar sua visita.

➡️ O Museu Casa de Che Guevara pode ser visitado diariamente, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Roteiro na Argentina e no Chile: Buenos Aires, Mendoza, Santiago e Valparaíso

Mais sobre esta viagem

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

7 comentários:

  1. Que belo achado, Cynthia!
    Parece que o Che conseguiu mesmo deixar um pedacinho dele em cada canto dessa América Latina.
    Esse lugar já entrou na minha lista!
    Abraços,
    Ana Christ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei felicíssima com a visita, Ana. é um programa legal pra quem está em Foz. Bjo

      Excluir
  2. Tenho certeza que vc só conhece a história romantizada de Che Guevara.

    Se achar importante, pesquise mais e, certamente nunca irá ostentar uma camiseta ou qualquer souvenir com a estampa desse sujeito...

    Parabéns pelo conteúdo geral do blog.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço bastante bem e admiro a história de Che Guevara, Rodrigo. Você tem uma opinião, eu tenho outra. Não serei arrogante de creditar a sua opinião divergente a qualquer desconhecimento ou falta de pesquisa. Obrigada por acessar a Fragata.

      Excluir
  3. Obrigada, Cyntia. Que dicas excelentes! Com elas, vamos aproveitar muito mais a viagem a Foz do Iguaçu. Um abraço.

    ResponderExcluir