21 de março de 2015

O que comer na Sicília - delícias sem frescuras


Antica Focacceria San Francesco em Palermo na Sicília
Antica Focacceria San Francesco, uma lenda viva em Palermo


A culinária da Sicília é a cara da ilha: bonita, gostosa e direto ao ponto. Comer na Sicília é um encontro com a simplicidade e, ao mesmo tempo, uma conversa bem ao pé do ouvido com o sublime.

Os ingredientes e os preparos usados na cozinha siciliana mudam, mas a alma da culinária local lembra a dos gregos (antigos povoadores dessa ilha mágica): os sabores chegam inteiros ao prato, sem disfarces, véus ou maquiagem.

O forte da gastronomia da Sicília são os ingredientes frescos, molhos discretos e aquele capricho de comida da casa da gente.

Centro Histórico de Agrigento na Sicília
Centro Histórico de Palermo na Sicília
A cozinha da Sicília tem a mesma simplicidade cativante das cidades da ilha. Nas fotos, um edifício no Centro Histórico de Palermo e (no alto), uma “rua” de Agrigento


Também convém não esquecer que a Sicília viu praticamente todas as grandes civilizações que disputaram o Mediterrâneo aportando em suas praias, na sucessão de conquistas que ajudou a forjar a personalidade única do lugar.

Fenícios, romanos, cartagineses, bizantinos, árabes, normandos e aragoneses trouxeram suas frotas e exércitos e, de quebra, deixaram seu temperinho na culinária local.

Plantações de limão siciliano, Sicília

As plantações de limão são uma paisagem frequente na Sicília. Esta, clicada da estrada entre Catania e Agrigento, tem a companhia do Vulcão Etna no horizonte


Os famosos limões (e cítricos, em geral), as exuberantes berinjelas, os tomates suculentos e o dourado do açafrão são herança do clima ameno da Sicília. Eles e brotam daquele solo cor de areia na maior generosidade. E tem, claro, os peixes e frutos do mar, os cordeiros...

Comer na Sicília é sentar à mesa com os deuses —  mas daqueles deuses bem gregos, quase humanos e sem cerimônias.

E o melhor é que os preços estão ao alcance de qualquer mortal. Confira alguns pratos e restaurantes que eu experimentei na minha viagem à Sicília:

Bancas de frutos do mar em Taormina na Sicília
Bancas de frutos do mar em Taormina na Sicília
Em Taormina, jantei em um restaurante que recebia os clientes com essas bancas de frutos do mar na porta. E a comida estava excelente 

O que comer na Sicília


Arancino


A laranjinha siciliana é um bolinho de arroz frito, tradicionalmente recheado com carne moída, molho de tomate e mussarela (via algumas variações, com outros recheios, mas sou a chata ortodoxa que implica com borda de catupiri na pizza e caruru no acarajé).

Arancino, bolinho típico da Sicília
Arancini em uma lanchonete de Catânia

Redondo e com a casquinha dourada (é empanado na farinha de rosca), o arancino lembra uma laranja, mesmo. Esse formato de coxinha que você vê em alguns exemplares na foto é só para diferenciar os recheios. 

Os arancini são o equivalente siciliano do acarajé ou do pastel: um petisco para aquela fominha que bate entre as refeições. Só que são tão gostosos que a gente nunca se contenta com um só...

Cannolo

Este doce talvez seja o mais famoso exemplar da cozinha siciliana, com direito a vários momentos marcantes na trilogia The Godfather, de Coppola (quem esquece de "Leave the gun, take the cannoli", no primeiro filme? E dos cannoli batizados do Chefão 3?).

Ainda não consegui decidir se os cannoli são a epítome da simplicidade ou a essência da sofisticação: massinha frita, crocante, enrolada e recheada com ricota e pistache. Um bom cannolo faz a gente levitar...

Frutta candite, frutas cristalizadas da Sicília
As frutas cristalizadas sicilianas,
chamadas frutta candite, são uma tentação irresistível


Frutta candite

Se você precisar de um único motivo para ir à Sicília, acho que bastam as frutas cristalizadas que eles preparam por lá, fervidas inteiras, geralmente com casca (que fica um escândalo), em calda de açúcar (preferencialmente de beterraba).

Esse processo é o jeito tradicional de preservar as frutas para a mesa natalina e dar um toque de verão quase tropical à celebração.

Frutas cristalizadas da Sicília
Essas tangerinas e figos cristalizados adoçaram meu Ano Novo


Visitei a Sicília na virada do ano e as vitrines das confeitarias de Taormina, decoradas para o Ano Novo, estavam hipnóticas com a beleza dos figos, limões, laranjas e tangerinas preparados dessa forma. Acho que a foto aí no alto já diz tudo, né?

Amaretti

Esse é outro doce tradicionalíssimo da Sicília, com origens no Século 12, exemplo da doçaria conventual da ilha. Dizem que o pioneiro no preparo dos amaretti foi o Convento della Martorana, em Palermo.

Amaretti, biscoitos de amêndoas típicos da Sicília

Os amaretti são biscoitinhos de amêndoa danados de gostosos


O biscoito é feito a partir da pasta de amêndoas, com um toque discreto de açúcar (daí o nome: amaretto quer dizer "amarguinho").

Esses amaretti da foto eu comprei para a noite de Ano Novo, em Taormina, em uma confeitaria maravilhosa chamada Mangia e Vinci (Corso Umberto I nº 57), que também tinha umas frutas cristalizadas de morrer.

Cornetto, croissant típico da Sicília
Hora de relaxar: uma pausa siciliana tem que ter cornetto


Cornetto

Cada viagem que eu faço acrescenta uma mania nova à minha longa lista de rituais.

Na Sicília, a alegria de final de tarde era parar em algum café para revisar as anotações do dia, olhar o movimento da rua e suspirar de prazer com uma xícara de chocolate e um cornetto, esse abençoado primo do croissant que é característico da pastelaria local.

A variação era o recheio: o cornetto da foto (degustado após a visita ao Vale dos Templos, em Agrigento) era com creme de pistache (hummmmm....), mas também dá para delirar com creme de ricota, mascarpone... Só de lembrar, quero voltar correndo para a Sicília 😊.

⭐ Vinho Marsala 

Que me perdoem o Xerez e o Vinho do Porto (adoro os dois!!), mas quando se trata de vinho para aperitivo, sempre fui doida pelo Marsala, filho dileto do solo siciliano.

O Marsala é perfeito para acompanhar um queijo forte, mas eu gosto mesmo é de combiná-lo com sobremesas.

Vinho Marsala típico da Sicília
Combinação inesperada e espetacular: marsala com tiramisù. À direita, o vinho acompanha o sorbet de limão siciliano — mais de casa, impossível


A maior surpresa foi ver como ele casa bem com um belo tiramisù (que tem origem no Vêneto, nada a ver com a Sicília). Experimentei a parceria, em um almoço em Taormina, e fiquei viciada...

O vinho é produzido nos arredores da cidade siciliana de Marsala e tem uma história parecida com o Porto e o Xerez, já que também foi desenvolvido por produtores ingleses (ao que parece, os britânicos não resistem a um vinho fortificado). 

O Vinho Marsala começou a ser produzido no Século 18. Além de ser famoso como aperitivo, é a base do zabaione, creme de gemas que é uma das minhas sobremesas favoritas.

Pasta alla Norma, prato típico da Sicília

Pasta alla Norma da Antica Foccaceria San Francesco


Pasta alla Norma

A pasta alla Norma é outro clássico da cozinha siciliana. Massa (geralmente rigatoni, mas também espaguete) com molho feito de tomates e berinjelas e toques de manjericão. Com esses três ingredientes, o que pode dar errado?

Diz a "lenda" que o molho alla Norma é inspirado na ópera Norma, de Belinni. Não sei se é verdade, mas o prato é tão maravilhoso que todas as vezes que eu provo eu ouço Maria Callas entoando Casta Diva, famosa (e arrebatadora) ária dessa ópera, que ela cantou como ninguém.

Onde Comer na Sicília


Restaurantes  em Taormina

⭐ La Grotta Azzurra 
Via Bagnoli Croce nº 2, Taormina

É uma casa tradicional, com uma banca de peixes e frutos do mar na porta e salão à meia luz, perto do Corso Umberto, a rua principal do Centro Histórico de Taormina. 

Linguine com molho de ouriço do mar na Sicília
Estão vendo essa carinha de pasta feita em casa? Pois esse é um divino prato de linguine com molho de ouriço do mar do restaurante La Grotta Azzurra


O restaurante funciona no térreo de um edifício antigo e a ruazinha pode não ser muito fácil de achar. O salão de La Grotta Azzurra é pequeno, o atendimento é simpático eu gostei da trilha sonora - boa música italiana, Ella Fitzgerald e coisas assim. 

Panna cotta com calda de chocolate na Sicília
Panna cotta com calda de chocolate: simplicidade deliciosa

Pedi linguine com molho de ouriços e amei de paixão. A sobremesa foi uma panna cotta simplíssima (só com uma calda de chocolate) que estava muito gostosa.

A sobremesa, aliás, apesar de típica do Piemonte, parece ser bem popular nos restaurantes sicilianos. E não sou eu que vou reclamar, né? Afinal, eu adoro... O jantar, com vinho, custou €25.

⭐ La Buca 
Corso Umberto nº 40, Centro Histórico, Taormina

Escolhi esse restaurante porque ele promete (e cumpre) uma vista panorâmica para o mar, de seu salão envidraçado da parte dos fundos. 

Restaurante La Buca em Taormina na Sicília

Aperol spritze pra abrir o apetite e o meu risotinho


Pedi o risoto marinara (de frutos do mar), que estava bem correto e delirei com a sobremesa, o já decantado tiramisù acompanhado por vinho Marsala. Com o vinho que acompanhou o prato principal, a conta foi de €27.


Restaurantes em Agrigento

⭐ Trattoria Corcordia 
Via Porcello nº 8, Centro, Agrigento

Pesto siciliano da Trattoria Concordia em Agrigento
Prato excelente: linguine com pesto siciliano e amêndoas da Trattoria Concordia de Agrigento


O pessoal do Hotel Concordia, onde acabei ficando, me indicou essa trattoria xará (nada a ver com eles,  mas é que você vai encontrar um monte de lugares chamados "Concordia" em Agrigento, por causa do templo grego mais famosos da cidade).

Foi um jantar memorável. Pedi linguine com pesto, tomates cerejas e amêndoas, prato simplesmente divino, que tratei de saborear bem devagarzinho, degustando uma taça de vinho tinto siciliano bem forte e encorpado.

Trattoria Concordia em Agrigento na Sicília
Jantar memorável, finalizado com panna cotta e limoncello


Depois dessa carícia de soul food, eu estava pronta para arrematar com panna cotta (não disse que a sobremesa é popular na Sicília?) de frutas vermelhas e, finalmente, uma flûte bem altinha de limoncello, mas só porque eles não tinham Marsala 😋. Fui dormir feliz da vida. 

A Trattoria Concordia é tocada por um jovem casal que se revesa na cozinha e no pequeno salão. No verão, há serviço em um pátio interno, à luz das estrelas. Meu jantar delicioso e reconfortante custou €20.

⭐ Perbacco Vineria 
Vicolo lo Presti nº 2, Agrigento

O Perbacco Vineria funciona em um casarão muito antigo, em um vicolo (beco) que é mais uma escadaria que outra coisa, uma transversal à Via Atenea, coração do Centro Histórico de Agrigento. Escolhi pelas boas referências que vi na internet.

Adorei o teto do salão do restaurante, com belas vigas de madeira que parecem ser da construção original.

Perbacco Vineria em Agrigento na Sicília

Esses mexilhões estavam bons demais


Pedi mexilhões (cozze) de entrada e não me arrependi. Posso ser suspeita, porque sou devota desses mariscos, mas o molho, com um toque de tomate, estava perfeito.

A pasta alla carbonara que veio a seguir estava apenas correta. Com o Marsala para arrematar a refeição a conta ficou em €20.

Restaurantes em Palermo

⭐La Cambusa 
Piazza Marina nº 6, Palermo

A Piazza Marina, em Palermo, é uma área bem movimentada com bares e restaurantes, na Via Vittorio Emanuele (a principal artéria do Centro Histórico).

Lá tem de tudo, desde casas pega-turistas até preciosidades como o La Cambusa, restaurante elegante, com decoração moderna e sóbria e atendimento eficiente e simpático.

Caponata de peixe espada em Plermo
Restaurante La Cambusa em Palermo
No alto, a caponata de peixe espada. Acima, os ravioles. Tudo de-li-ci-o-so 🧡


Jantei divinamente no La Cambusa, a começar pela caponata de peixe espada, que estava maravilhosa.

Caponata é um preparo tipicamente siciliano, a base de berinjelas e tomates em um molho agridoce. Caiu como uma luva com o sabor forte do peixe espada. Perfeita!

Na sequência, os ravioles com abobrinha, passas e lascas de amêndoas estavam de chorar, de tão bons. Arrematei tudo com sorbet de limão e, claro, uma taça de Marsala. Uma refeição inesquecível, por €28.

⭐ Antica Focacceria San Francesco 
Via Alessandro Paternostro nº 58, Palermo

Antica Focacceria San Francesco em Palermo na Sicília
O balcão da Antica Focacceria San Francesco sitiado pelos clientes


Essa casa tradicionalíssima de Palermo fica em frente à Igreja de São Francisco, vive lotada e à beira do pandemônio, ainda mais que eu resolvi almoçar lá em pleno feriado do Dia de Reis, que, na Sicília, é quase tão celebrado quanto na Espanha.

Eram hordas de famílias de braços dados, saindo da missa e se acotovelando no venerando balcão da Antica Focacceria San Francesco, de pé desde 1834.

Anticca Focacceria San Francesco em Palermo na Sicília
Anticca Focacceria San Francesco em Palermo na Sicília

O salão da Antica Focacceria é confortável, mas é um exílio para turistas


Depois de me deliciar com panelle (massa de grão de bico frita, com toques de limão siciliano) no meio da adorável balbúrdia, fugi para o salão do terceiro andar, onde o serviço é a la carte e o clima é bem  mais sossegado.

Pedi pasta alla Norma com uma taça de vinho. Ganhei  em conforto, mas perdi o clima gostoso do salão térreo. Fiquei com a sensação de que só os turistas usam essa parte mais reservada da Antica Focacceria. A vista para a praça e para a igreja, porém, compensam o exílio. Almoço, com vinho, por €25.


c

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

3 comentários:

  1. Para tudo Cyntia! O que é esse post? Preciso ir à Sicília urgente. To amando seus post sobre essa linda Ilha Italiana.
    E parabéns pelo blog
    Bjs
    Dani Bispo

    Www.comerecocaresocomecar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, a Sicília é toda maravilhosa: culinária, paisagens, história, astral. Vá sim, que vc vai amar.
      Bjo e obrigada

      Excluir
  2. A Sicília é meu lugar no mundo e olha que só foi falado um bocadinho dela🎉🎉🤣

    ResponderExcluir