7 de fevereiro de 2015

Herculano, a "irmã" menos famosa de Pompeia


Herculano, cidade soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Herculano ficou 1.600 anos coberta por 20 metros de cinza, lama e lava do Vesúvio. Sobre ela, floresceu a nova cidade de Resina, hoje Ercolano. As escavações começaram no Século 18 e hoje revelam apenas 25% da povoação romana


Atualizado em junho de 2018

Você gosta de história, aventura e drama? Então vai adorar visitar o sítio arqueológico de Herculano (Ercolano, em italiano), a apenas 12 km de Nápoles.

O antigo balneário romano foi soterrado pelas cinzas do Vesúvio na mesma erupção que destruiu Pompeia, mas suas ruínas são bem menos concorridas do que as de sua "irmã" mais famosa.

Melhor pra você, que vai ver maravilhas sem multidões e aproveitar um mergulho único na história.

Veja quanta coisa linda você vai encontrar no Sítio Arqueológico de Herculano:

Visão geral do Sítio Arqueológico de Herculano, Itália
Os arcos que aparecem na parte de baixo da foto ficavam diante do mar e os arqueólogos acreditam que serviam para guardar embarcações. A erupção afetou o traçado da costa e o mar hoje está quase 500 metros adiante de Herculano. Na madrugada da erupção, cerca de 340 pessoas se refugiaram nessas arcadas. Seus esqueletos foram encontrados por pesquisadores nos anos 80 e 90


O que ver no sítio arqueológico de Herculano


A diferença já se percebe no trem da Circumvesuviana que vem de Nápoles: quase ninguém desce na Estação de Ercolano Scavi, acesso ao sítio arqueológico de Herculano. A vasta maioria dos turistas no trem prossegue na direção de Pompeia, a "irmã" mais famosa.

As ruínas de Herculano, próspero centro pesqueiro e comercial, sepultado pela célebre erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C., atraem muito menos. Uma pena, porque Herculano é tão instigante quanto Pompeia e, sob muitos aspectos, muito mais agradável de visitar.

Pórtico as Termas de Herculano, Itália
Afresco nas Termas de Herculano, Itália

O pórtico (no alto) e um afresco nas Termas de Herculano


Na chegada às ruínas (completamente cercadas pela moderna cidade de Ercolano), a fila da bilheteria para o Sítio Arqueológico de Herculano é ínfima (aproveite para comprar o bilhete combinado, que também dá acesso a Pompeia, e se livrar da fila para entrar no sítio mais badalado).

Em menos de 10 minutos eu já estava percorrendo a longa passarela que circunda a área das escavações de Herculano, dividindo a visão impressionante da cidade com grupos pequenos e esparsos de visitantes.

Fonte pública em uma rua de Herculano, Itália

Fonte pública em uma rua de Herculano


A cidade antiga está cerca de 20 metros abaixo da atual Ercolano e contemplá-la do alto dá uma ideia precisa de seu traçado urbano e conjunto de edifícios. É como o GoogleMaps ao vivo.

Apenas 25% da antiga Herculano foram escavados. Completamente coberta pelos depósitos resultantes da erupção do Vesúvio, a cidade ficou 1.600 anos esquecida.

Casa do Relevo de Télefo, sítio arqueológico de Herculano, Itália
Relevo de Télefo, sítio arqueológico de Herculano, Itália
Átrio da Casa do Relevo de Télefo, assim chamada em referência ao belo relevo em mármore que exibe em seu interior


Sobre a Herculano soterrada, floresceu a cidade de Resina (rebatizada de Ercolano, nos Anos 60), que ainda está lá, com suas roupas secando nas sacadas e peitoris de janelas, o vai e vem dos automóveis e o movimento do comércio.

As escavações de Herculano prosseguem em ritmo cuidadoso: não é fácil trazer à tona a cidade romana sem afetar a vida da povoação lá no alto.

Afresco em uma casa de Herculano, Itália
Apesar da devastação provocada pelo Vesúvio, Herculano ainda preserva muitos vestígios dos afrescos que adornavam seus edifícios

Vinte metros abaixo, porém, é como voltar no tempo. O que torna Pompeia e Herculano tão especiais é que esses sítios arqueológicos não resultam de povoações que entraram em declínio e foram sendo paulatinamente abandonadas por seus moradores.

Ao contrário. A violência da erupção do Vesúvio estancou a vida dessas cidades em pleno movimento cotidiano, conservando uma espécie de instantâneo da realidade.

Em Herculano, o sossego conspira para aumentar a sensação de mergulho em um passado que parece vivo.

Afrescos romanos em Herculano, Itália
Afrescos romanos em Herculano, Itália
Afrescos romanos em Herculano, Itália
A decoração com afrescos era uma marca das casas ricas de Herculano. Lá no alto, o famoso afresco da Casa do Esqueleto


A devastação causada pelo vulcão em Herculano deixou também um paradoxo: foi tão intensa e tão rápida que contribuiu para a preservação impressionante da cidade.

Ao selar a área com a avassaladora avalanche de lama incandescente, o vulcão expulsou a umidade e o oxigênio da cidade soterrada, favorecendo sua preservação.

Muitos edifícios de Herculano, vários deles com dois andares, estão quase inteiros, exibindo o esplendor de seus ricos afrescos nas paredes internas.

Ninfeu da Casa do Esqueleto, Herculano, Itália
Ninfeu da Casa do Esqueleto, Herculano, Itália
O ninfeu era uma fonte/santuário em casas ou palácios romanos. Este pertence à chamada Casa do Esqueleto, escavada no Século 19 e assim denominada por ter sido o local da descoberta do primeiro esqueleto humano nas ruínas de Herculano


Eu tinha imaginado que a minha passagem por Herculano seria apenas um prólogo para a visita a Pompeia, mas mudei de ideia logo na chegada. 

Tem muita coisa para ver em Herculano e é imprescindível carregar um mapa, para ter uma compreensão melhor do que se está vendo.

Nem todas as áreas estão abertas à visitação, já que as escavações e estudos estão a pleno vapor  — alguns espaços famosos, como a Casa de Netuno e Anfitrite, por exemplo, estavam fechados. Mesmo assim, achei pouco tempo as duas horas que passei em lá.

área sacra do sítio arqueológico de Herculano, Itália
Altar em Herculano, Itália

Herculano tinha uma grande área sacra diante do mar. Acima, um dos altares desse trecho da cidade


Conta a lenda que Herculano teria sido fundada por Hércules, que disputa com Ulisses o título de maior urbanista da mitologia, a julgar pela quantidade de cidades que o reivindicam como fundador 😀 (uma delas é a esplêndida Cádis, na Andaluzia. Já Ulisses seria responsável pelo nascimento de Nápoles e Lisboa, entre outras).

Sabe-se que Herculano foi uma cidade grega (Heraklion), antes de ser conquistada pelos samnitas e, posteriormente, pelos romanos, que fizeram dela um próspero porto pesqueiro e centro comercial.

Altar do procônsul Nonio Balbo, Herculano, Itália
Altar do procônsul Nonio Balbo, Herculano, Itália
Altar de Nonio Balbo, monumento funerário dedicado a um senador e procônsul responsável pela construção de vários edifícios públicos de Herculano. Os procônsules eram os funcionários nomeados para governar uma província, espécie de governadores biônicos da antiga Roma


Embora Pompeia tenha entrado para a história como o elegante balneário frequentado pelos patrícios (a elite romana), tudo indica que Herculano era ainda mais rica e mais exclusiva como retiro de férias.

No momento da erupção do Vesúvio que a destruiu, Herculano tinha cerca de quatro mil moradores e boa parte deles teria fugido da cidade assim que as primeiras cinzas do vulcão começaram a cair.

Ruas da cidade romana de Herculano, Itália
Rua da cidade romana de Herculano, Itália
Com o traçado urbano praticamente intacto e muitas construções ainda de pé, Herculano nos leva pela mão para caminhar pelo cotidiano de uma cidade romana do primeiro século de nossa era


Mas o achado de 340 esqueletos nas arcadas que se supõe fossem casas de barcos mostra que uma parte significativa dos moradores pereceu no desastre, esperando a salvação em embarcações que zarparam de várias localidades do Golfo de Nápoles para tentar resgatar as vítimas da erupção.

O principal relato sobre o que ocorreu em Herculano e Pompeia é obra de Plínio, o Moço, historiador que assistiu à erupção de uma vila em Miseno (perto da atual Pozuoli), do outro lado do Golfo de Nápoles.

Ruínas da cidade romana de Herculano, Itália

Antes de descer até a cidade antiga, pare um tempo nas passarelas para contemplar o conjunto de Herculano


Se o assunto lhe interessa, há um documentário ótimo da BBC sobre a erupção do Vesúvio, chamado Pompeii, the last day, (está disponível no Netflix e é claro que eu assisti de novo, antes de viajar).

Foi lá que eu aprendi que o latim sequer tinha uma palavra para descrever vulcão, um fenômeno desconhecido para os romanos da época, e que o Vesúvio tinha ficado quietinho por quase 1.500 anos, antes de explodir, naquele 24 de agosto de 79. 

Um pouquinho de pesquisa prévia é fundamental para enriquecer a visita a Herculano (e a Pompeia também, claro).

Herculano, Itália
Herculano, Itália
Cercada pela cidade moderna de Resina/Ercolano, a velha cidade romana é uma visita imperdível para quem vai ao Sul da Itália


Pra mim, a visita aos dois sítios arqueológicos foi um dos pontos altos nessa última passagem pela Itália e, se você também curte história, aposto que vai vibrar com esse passeio.

As ruínas de Herculano ficam do ladinho (8 km) de Nápoles, uma viagem de apenas 18 minutos no trem da Circumvesuviana. Para ver todas as dicas práticas, consulte este post:
Como chegar a Herculano e Pompeia a partir de Nápoles

E prepare- se para a visita a Pompeia lendo este post:
O que ver em Pompeia

Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

6 comentários:

  1. Sugiro uma visita a Ostia Antica, que foi a cidade portuária da Roma antiga (37 min de Roma, por trem). A cidade é incrivelmente bem preservada e não tem o "sucesso" de Pompéia porque lá não houve tragédia. A população foi abandonando a cidade por causa das invasões e epidemia de malária. Reserve um dia para a visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica. Ostia Antica tá na minha lista 😊

      Excluir
    2. Andei pesquisando sobre como chegar lá a partir de Roma. Mas nada muito esclarecedor.

      Excluir
    3. Tenho feito meus deslocamentos desde o dia 22 de setembro até hoje 4 de outubro de trem. Desde a Toscana até Herculano. Pretendo ir a Ostia sim. Mas não estou encontrando um meio simples.

      Excluir
    4. Tarcísio, pra chegar em Herculano de trem, vc tem que passar por Nápoles. Da Estação Garibaldi, atravesse para a estação da Circumvesuviana

      Excluir