17 de dezembro de 2014

A arquitetura georgiana em Dublin - roteiro a pé e grátis


Portas coloridas de Dublin, característica da arquitetura georgiana na cidade
Portas coloridas de Dublin, Irlanda

As famosas portas coloridas são a marca mais conhecida da arquitetura georgiana em Dublin


Entre os muitos encantos da capital irlandesa estão as suas famosas portas coloridas, a característica mais marcante da arquitetura georgiana em Dublin.

A cidade tem um rico acervo desse estilo que marcou as construções inglesas do começo do Século 18 até meados do Século 19 — e que tem esse nome por causa dos reis ingleses da época, da Casa de Hanover, uma sucessão de Georges.

St. Stephen's Green, parque no Centro de Dublin, Irlanda
O que o St. Stephen's Green está fazendo em um post sobre arquitetura? A origem do parque público mais importante de Dublin foi uma praça fechada e exclusiva, cercada por mansões georgianas

Casas georgianas em Dublin, Irlanda

Merrion Square é, atualmente, o conjunto georgiano mais preservado de Dublin


Essa, com certeza, é uma herança inglesa que os irlandeses não esconjuram. O conjunto arquitetônico georgiano de Dublin faz parte do charme da cidade, uma atração turística imperdível e que a gente vê de graça, caminhando pelas agradáveis ruas da cidade.

O acervo de edifício georgianos de Dublin tem o mesmo rigor simétrico, as mesmas linhas sóbrias e a mesma harmonia de outros conjuntos do período — como o de Bath, apontada como a dona do maior patrimônio de construções georgianas.

Casa georgiana em Dublin, Irlanda
Ver a arquitetura georgiana de Dublin é um passeio lindo e gratuito 

Mas, como tudo na Irlanda, a arquitetura georgiana em Dublin tem um toque local de charme e simplicidade que cativa o coração.

Para ver e se deleitar com a arquitetura georgiana em Dublin, veja esse roteiro para fazer a pé, totalmente grátis. Um passeio que revela uma das faces mais bonitas da capital irlandesa.

Bora caminhar?

Passeio pela arquitetura georgiana em Dublin



Casa georgiana em Dublin, Irlanda
Casa georgiana em Dublin, Irlanda
Jamais esqueça a câmera fotográfica quando for passear pelo Centro de Dublin

Porta colorida de uma casa georgiana em Dublin, Irlanda
Casa georgiana em Dublin, Irlanda
Muitos dos edifícios georgianos de Dublin hoje abrigam repartições públicas e escritórios. A casa acima, por exemplo, é a sede do Conselho Nacional de Artes da Irlanda


Um pouquinho da história da arquitetura georgiana em Dublin


A presença inglesa na Irlanda legou a Dublin um grande número de edifícios em estilo georgianos. Eram edifícios públicos e, principalmente, casas da elite de origem britânica que dominava a Ilha Esmeralda.

Em um período de relativa paz (conquistada a mão de ferro pelos ingleses), uma reforma urbana, iniciada ainda no final do Século 17 botou abaixo boa parte da velha cidade medieval, alargou ruas e desenhou uma nova Dublin, saneada, ampla e com feições aristocráticas.

Uma cidade feita para os britânicos e seus descendentes.

O'Connell House, Dublin, Irlanda

No nº 58 da Merrion Square South (porta à direita na foto), a O'Connell House foi residência do líder nacionalista irlandês Daniel O’Connell (1775 – 1847). A casa recebe visitas guiadas mediante agendamento


Lugares como Merrion Square e Fitzwilliam Square eram destinados a moradias aristocráticas, ocupadas pelos dominadores da Irlanda.

Em Dublin, essas construções se converteram em símbolo da separação entre os católicos, de origem irlandesa, e os protestantes, descendentes de britânicos: o povo da cidade não morava em casas georgianas.

Não é de espantar que após a independência da Irlanda, em 1922, muitas dessas construções tenham sido relegadas ao abandono.

Igreja de St Anne, Dublin, Irlanda
A Igreja de St Anne, do comecinho do Século 18, também segue o rito das portas coloridas. O escritor Bram Stoker, autor de Drácula, casou lá
Merrion Square, Dublin, Irlanda

A harmonia do conjunto arquitetônico de Merrion Square é encantadora


O estilo georgiano em Dublin


O georgiano de Dublin é um pouquinho menos pomposo que o de Bath, por exemplo. 

No lugar da maravilhosa pedra cor de caramelo, usada na região de Somerset (Inglaterra), as fachadas da capital irlandesa, em tijolinhos, ganham um ar mais singelo, mais próximo da gente, como se fosse possível ficar amiga e visitar os moradores daquelas casas tão lindas.

E seria um momento mágico bater àquelas portas, usando as incríveis aldravas de bronze ou ferro fundido que as adornam.  

Sociedade dos Antiquários da Irlanda, Merrion Square, Dublin

Por trás desta porta vermelha, em Merrion Square, funciona a Sociedade dos Antiquários da Irlanda


A beleza do estilo georgiano, porém está toda lá nas construções dublinenses.

Adoro o diálogo entre os exteriores sóbrios — marcados pelas linhas retas, a simetria quase obsessiva e a busca permanente da harmonia, expressa na repetição dos traços — com os interiores ricamente decorados, o trabalho delicado dos tetos em gesso, as paredes coloridas em tons pastel...

O rebuscamento das fachadas georgianas de Dublin fica por conta dos pórticos elegantes, geralmente ladeados por colunas e encimados por uma bandeira envidraçada.

Aldravas de portas georgianas de Dublin, Irlanda
Aldrava de uma porta georgiana em Dublin, Irlanda
Eu seria capaz de ficar dias só namorando as aldravas das portas georgianas de Dublin. "Ô, de casa" com muito charme 


A pintura colorida das portas, porém, se encarrega de restabelecer o próximo, palpável, desafetado — e a gente volta a pensar em conhecidos que não têm mordomos e recebem as visitas nas soleiras...

Onde ver a arquitetura georgiana em Dublin


Para ver toda a lindeza georgiana de Dublin, basta andar nas ruas do Centro (em alguns subúrbios elegantes, há muitas fachadas que copiam o estilo, moda que os dublinenses chamam de fake georgian).

Em áreas como Henrietta Street, um acesso ao Castelo de DublinParnell Square, que margeia o parque Garden of Rememberance, muitos imóveis ainda preservam as formas perfeitas, salpicadas entre construções já adulteradas ou mais recentes.

Algumas áreas de Dublin são verdadeiros clássicos georgianos por terem preservado integralmente seus conjuntos.

Conjunto arquitetônico georgiano em Merrion Square, Dublin, Irlanda
Merrion Square = simetria, harmonia...

Fachada georgiana em Merrion Square, Dublin, Irlanda

⭐Merrion Square

O mais conhecido (e impressionante) conjunto georgiano de Dublin está em Merrion Square, pertinho do Trinity College.

Essa área de Dublin repete o conceito de "praça fechada" (conjunto de construções em torno de um jardim central).

O conjunto da praça encanta por suas com fachadas harmônicas, quase uniformes, em torno de um parque — o Merrion Park, cuja densa folhagem acrescenta um toque especialíssimo ao lugar, com cara de "espaço secreto"...

Hospital Maternidade Nacional, Dublin, Irlanda
O edifício mais vistoso de Merrion Square pode ser considerado um fake georgian. A National Maternity Hospital foi construída na década de 1930, no terreno antes ocupado pela Antrim House, casa dos condes de Antrim

Merrion Square Park, Dublin, Irlanda

Uma alameda de Merrion Park, o jardim central de Merrion Square


Construída na segunda metade do Século 18, Merrion Square nasceu pra ser chique. Um espaço para a elite de origem inglesa ou anglicizada de Dublin manter suas casas na cidade.

O Duque de Wellington (Arthur Wellesley, comandante das tropas britânicas vencedor de Waterloo) nasceu em uma casa de Merrion Square. O escritor Oscar Wilde e o poeta Yeats moraram lá.

⭐Fitzwilliam Square

Mais uma “praça fechada” à moda dublinense, com um parque cercado por construções padronizadas e simétricas, Fitzwilliam é a mais jovem das praças georgianas da cidade, concluída em 1792.

No levante dos patriotas irlandeses de 1920, a praça foi palco de um confronto violento. Hoje, Fitzwilliam Square é novamente um dos endereços mais caros de Dublin.

Em seu prolongamento, Fitzwilliam Street, uma casa (o nº 29) está aberta à visitação, como um pequeno museu do estilo arquitetônico e decorativo georgiano.

Kildare Street, Dublin

Sede do Royal College of Physicians of Ireland, na Kildare Street


Kildare Street.

O edifício mais famoso desta rua que liga o Trinity College ao parque St Stephen’s Green é a Leinster House, construída em 1745 e residência dos duques de Leinster durante o domínio britânico.

Em 1922, com a independência irlandesa, o imóvel foi desapropriado pela República e convertido na sede da Oireachtas, Parlamento Irlandês. 

O Museu Nacional da Irlanda e a Biblioteca Nacional também funcionam em Kildare Street, em edifícios mais recentes, do final do Século 19.

Estilo georgiano em Dubllin
St. Stephen's Green, parque público no Centro de Dublin
St. Stephen's Green, parque público no Centro de Dublin

St. Stephen's Green é um belo parque público, bem no coração de Dublin


⭐ St Stephen's Green

St Stephen's é a expressão verde da Dublin georgiana. A área, na verdade, é a antecessora de Merrion Square como praça fechada (murada, mesmo) e endereço elegante na cidade, mas as construções ao redor já sofreram muitas modificações.

O parque foi um espaço exclusivo para os moradores das mansões ao redor até 1877. Hoje é o principal jardim público do centro de Dublin.

St. Stephen's Green, parque público no Centro de Dublin
St. Stephen's Green, parque público no Centro de Dublin

St Stephen's Green tem coretos românticos e jardins bem cuidados


É muito gostoso passear pela alamedas de St Stephen's Green, adornadas por fontes e estátuas e sempre sombreadas por árvores centenárias. Quando quiser fugir do burburinho do trânsito do Centro de Dublin, experimente escolher um banquinho às margens do lago, onde nadam cisnes e patinhos muito fofos.

Como organizar seu roteiro georgiano em Dublin

Os lugares fotografados para este post ficam todos bem próximos, no Centro de Dublin. Mas não se prenda a um roteiro engessado.

É gostoso caminhar pela cidade e ir descobrindo seus tesouros arquitetônicos. O mapinha abaixo é só para dar uma ideia inicial de roteiro, mas fuja da rota e crie e o seu 😊.

Casas georogianas em Dublin
Casas georgianas em Dublin
Os ônibus de dois andares de Dublin são bons camarotes pra se apreciar a arquitetura georgiana, nos deslocamentos pela cidade


E não deixe de contornar Merrion Square inteirinha (você pode levar cerca de uma hora nesse passeio, no mínimo) e de entrar no delicioso jardim no centro da praça.

Stephen's Green também merece uma larga pausa para ver o patinhos nos lagos, as estátuas que adornam as alamedas e, se o tempo estiver bom, relaxar na grama. Leve um sanduíche e faça um piquenique.


Mais sobre Dublin
Dicas práticas de uma cidade adorável

Mais sobre esta viagem
Liverpool
Carrick-a-Rede e Giant's Causeway, na Irlanda do Norte

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

4 comentários:

  1. Que post sensacional, parabéns, Cyntia! O Museu de Casas Georgianas é muito legal - é engraçado porque essas casas parecem pequenas e estreitas (e são um pouco nas laterais) mas elas são suuuuper compridas, é um estilo bem diferente. Tô adorando seus posts sobre a "minha" cidade! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Bárbara. Sua cidade é muito bacana, fiquei fã. Abs

      Excluir
  2. oi Cyntia... estava (estou) com certa resistência de visitar Dublin. Não saberia dizer a razão... Fato é que não me atrai! Mas sabe que depois desse texto até estou começando a simpatizar?! :)

    Ana (Espiando Pelo Mundo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analuiza, eu adorei Dublin. Ela tem um astral que é só dela, não é escandalosamente fotogênica à primeira vista (precisa aclimatar o olhar pra ver a beleza), tá sempre ameaçando chuva, etc.. Mas é encantadora. Eu recomendo :)

      Excluir