10 de novembro de 2014

Onde comer em Londres


Pubs, piquenique no parque, comida asiática e fish and chips: opções de refeições em Londres
O charme dos pubs antigos, piquenique no parque, cozinha asiática e fish&chips: tem muitas opções para comer bem em Londres sem ter que ir à falência

Um dos mitos mais renitentes do mundo diz que os britânicos não sabem cozinhar e, portanto, seria impossível comer bem na Inglaterra. 

Eu discordo frontalmente dessa aleivosia: sempre comi bem em Londres — não necessariamente culinária inglesa, é verdade 😊. Uma cidade que tem gente de todos os quadrantes da terra (e temperos idem) sempre será uma deliciosa aventura para o paladar. 

Barraca de comida turca no Mercado de Camden Town
Barraca de comida turca em Camden Town: os mercados de rua de Londres têm culinária de todos os cantos do mundo com precinhos muito camaradas

O que não falta é um bom lugar onde comer em Londres. E nem é preciso quebrar o porquinho para pagar uma refeição decente na capital britânica. Boa pesquisa e algum desprendimento —  restaurantes estrelados, realmente, custam os olhos da cara.

Mas, entre castiços hambúgueres de pub, fish&chips e sabores das muitas colônias de imigrantes estabelecidas em Londres, há opções culinárias para todos os gostos e todos os bolsos. 

Veja onde comer em Londres nas dicas de restaurantes e pubs que experimentei nesta minha passagem mais recente por lá. 

Onde comer em Londres sem pagar uma fortuna



Londres - hambúrguer e Pimm's do Builder Arms Pub, em Kensington
Hambúrguer de pub é uma iguaria. Acompanhado de Pimm's, então, aí é o céu!

⭐ Builder Arms Pub
1 Kensington Court (metrô Kensington High Street) 

Sou louca por hambúrguer de pub e um dos melhores que comi em Londres foi servido neste pub clássico, meio escondido e frequentado basicamente pela vizinhança.

O Builder Arms Pub fica em um cantinho muito charmoso, a cerca de cinco minutos de caminhada de Kensington Gardens e de uma das entradas para o Palácio de Kensington.


Londres - Builder Arms Pub, em Kensington
Builder Arms Pub, em Kensington


Eu encontrei o Builder Arms quando fiquei hospedada em Kensington. Este ano, fiz questão de fazer lá a minha primeira refeição na cidade: hambúrguer acompanhado por Pimm's, bebida que é a cara de Londres.

A combinação é celestial — se você ainda não conhece Pimm's, leia este post. Desta vez, nossa farrinha para dois custou £29.

Londres - Restaurante Pepper Lime, em Chinatown
Banquetinho em Chinatown: porco, tirinhas de filé com legumes e (abaixo), pato com panquecas chinesas

Londres - Restaurante chinês Pepper Lime, em Chinatown

⭐ Pepper Lime
25 Lisle Street, Chinatown (metrô Leicester Square)

Outro dos meus vícios londrinos é comer em Chinatown, antes ou depois do teatro. 

Desta vez, porém, cheguei com tanta vontade que nem esperei a noite em que iria assistir The Commitments para uma incursão no bairro asiático de Londres, cercado pela região dos grandes teatros. 

O Pepper Lime é um restaurante chinês bem pequenininho e simples, mas nosso jantar foi um banquete. 

O pato com panquecas chinesas de entrada estava sublime. Depois, pedimos porco e tirinhas de filé com legumes, tudo muito saboroso e em porções pantagruélicas. Recomendo. 

O jantar para dois custou £30 (£ 15 por cabeça).

Mercado de Covent Garden, Londres
O Mercado de Covent Garden tem várias opções de restaurantes. Nós experimentamos o hambúrguer  da rede norte-americana Shake Shack — mas, sinceramente, prefiro hambúrguer de pub 😉
⭐ Shake Shack
24 The Market Building, Covent Garden (metrô Leicester Square), de segunda a sábado, das 11h às 23h. Aos domingos, das 11h às 22:30h

Não é que eu quisesse trair os meus amados hambúrgueres de pub, mas Bruno estava doido pra experimentar essa famosa casa nova-iorquina que chegou há pouco tempo a Londres.

Lá fomos nós enfrentar uma fila quilométrica na filial britânica do Shake Shack em Covent Garden.

Mercado de Covent Garden, Londres
Covent Garden estava uma muvuca só. A foto do hambúrguer ficou ruim, por isso, só mostro as batatinhas (abaixo) 😁

Hamburgueria Shake Shack, Covent Garden, Londres


O hambúrguer do Shake Shack realmente é bem bom, mas não curti muito a longa espera. A experiência talvez seja menos muvucada na baixa temporada.

Olhando pelo lado bom, é sempre muito divertido dar uma passada pelo animadíssimo Covent Garden. Prepare-se para gastar em torno de £15 por cabeça para provar o hambúrguer yankee, com refrigerante para acompanhar.

⭐ Taormina
19 Craven Terrace (metrô Lancaster Gate)

Você chega ao hotel por volta das 23 horas, verde de fome, o restaurante já fechou, assim como o serviço de quarto e os pubs e cafés da vizinhança. Aí, você caminha meio em desespero pela rua e encontra um último restaurante aberto... Qual a chance da comida ser boa?

Pois é, nós demos a maior sorte com o Taormina, que fica a uma quadra do nosso hotel.

Apesar de chegarmos muito tarde (eramos os únicos clientes), fomos atendidos com muita simpatia por um jovem garçom italiano.

Escolhi espaguete à carbonara, Bruno foi de bolonhesa e comemos muito bem. Com refrigerantes, a conta total foi de £ 26.

Londres - casa de chá Biscuiteers, em Notting Hill
Biscuiteers, butique de biscoitos para uma pausa no passeio por Notting Hill

Londres - casa de chá Biscuiteers, em Notting Hill


⭐ Biscuiteers 
194 Kensington Park Road (metrô Notting Hill Gate)

A uma quadra da muvuca quase apocalíptica do Mercado de Portobello Road, essa casa de chá e de biscoitos artesanais é um oásis de sossego, perfeita para aquele momento em que a gente precisa sentar um pouquinho, curtir o silêncio e tomar um café sem pressa. 

Londres - casa de chá Biscuiteers, em Notting Hill
As artes dos Biscuiteers: tão bonitinhas que quase dá pena de comer

Londres - casa de chá Biscuiteers, em Notting Hill


Os biscoitos, bolos, cupcakes e macarrons da Biscuiteers são tão bonitos que a gente até tem pena de comê-los (não tenha, porque são muito gostosos).

Os biscoitos custam em média £3 a unidade. Esse soldadinho gingerbread da foto estava muuuuito bom.

⭐ Patisserie Valerie
48a, Charing Cross Road e vários outros endereços (veja no site)

Londres, casa de chá Patisserie Valerie
Patisserie Valerie

Essa casa de chá fica bem pertinho de Leicester Square é e uma boa opção para um chá antes do teatro ou do cinema. 

Essa torta de noz pecã aí da foto até agora arranca suspiros de saudades de Bruno. Eu preferi a tartelette de framboesas (excelente). 


Londres, Poppies Fish&Chips
Peixinho frito de responsa...

⭐ Poppies Fish&Chips 
30 Hawley Crescent, Camden Town (metrô Camden Town). Também tem uma loja em Spitalfields (6 - 8 Hanbury Street)

Londres, Poppies Fish&Chips
Poppies serve um eixinho frito de responsa...

O peixinho frito empanado, acompanhado de generosas porções de batatas fritas, talvez seja o item mais conhecido da culinária inglesa (depois da torta de rim, que todo mundo cita, mas só os heroicos experimentam). 

É impossível passar por Londres sem provar o fish and chips, servido em pubs, trailers, carrocinhas e tabuleiros. 

O fish&chips do Poppies ganhou um concurso online como o melhor da cidade e realmente é bem gostoso. Ótima opção para aquele sabadão na muvuca de Camden Town. 

O cardápio do Poppies vai além do fish and chips e oferece frutos do mar e opções com frango. 

A porção de fish and chips custa a partir de £10 e vale por uma refeição completa.

Londres - restaurante bengali Nazrul em Brick Lane
Nazrul (a fachada amarela), nosso mergulho no curry em Brick Lane
⭐ Nazrul
130 Brick Lane

Confesso que entrei neste restaurante mais para fugir da multidão que tomava conta de Brick Lane, no famoso mercado de domingo. O cardápio é quilométrico e oferece pratos de várias cozinhas (Caxemira, Malásia, Ceilão, Madras...). 

Londres - restaurante bengali Nazrul em Brick Lane
Frango com curry e carneiro com abacaxi à moda da Malásia

Suspeito que o único ponto em comum as diversas culinárias representadas seja a quantidade de pimenta, capaz de deixar esta baiana em lágrimas. 

Meu carneirinho com abacaxi à moda da Malásia estava decente. Bruno gostou muito do frango com muito curry. Gastamos £25.


Londres - sanduíches do Pret a Manger
Sanduíche e sopa do Pret a Manger: o melhor farnel para o piquenique no parque

⭐ Pret a Manger e M&S Simply Food

Sou fã dessas duas redes de comida pronta que têm lojas espalhadas por toda Londres. 

Os sanduíches, saladas e sopas são opções perfeitas para aquele almoço no parque (um dos meus programas preferidos em Londres), tudo sempre fresquinho, saboroso e a preços imbatíveis. 

Sou particularmente fã dos sanduíches com maionese de camarão (£3) do Pret a Manger. Bruno amou essa sopa de porco que está na foto.

Londres, The Swan Pub, em Bayswater
The Swann, "o pub da esquina"

⭐ The Swan
66 Bayswater Road (Metrô Lancaster Gate)

Acho que a primeira regra de sobrevivência em Londres é identificar um pub na vizinhança pra chamar de seu

É lá que você vai tomar o café da manhã, dar uma paradinha para um último drinque, antes de se recolher, ou simplesmente parar para dar um alô, quando a cantoria que vem lá de dentro lhe disser que ainda é cedo pra ir dormir. 

No nosso caso, esse pub era o Swan, na esquina do hotel, onde sempre tinha uma mistura bem dosada de turistas e moradores da vizinhança. 

O difícil era falar que era brasileira e não ser bombardeada com perguntas sobre o 7x1. Mas nem isso era chato: os ingleses estão tão desesperados com a má fase do time nacional deles que chegavam ao extremo de elogiar a Seleção...



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Os melhores hambúrgueres da cidade podem ser encontrados no Byron's :), tem várias filiais espalhadas pela região metropolitana de Londres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Patrick, essa rede eu não experimentei. Mas hambúrguer em Londres é covardia. Ô, coisa boa...
      Bjo

      Excluir