16 de novembro de 2014

Mercados de Londres - Portobello Road, Camden Town e Brick Lane


Grafite no bairro de Brick Lane em Londres

Grafite em Brick Lane, antigo bairro operário onde rola um mercado interessantíssimo aos domingos


Curte feirinhas descoladas e mercados de rua? Então, Londres é o seu lugar. A tradição das feiras e mercados se perde lá nas origens da cidade e segue viva e vibrante.

Aos sábados e domingos, os mercados de Londres rendem programas deliciosos para quem está de passagem pela cidade e quer garimpar objetos divertidos, roupas e acessórios estilosos e provar sabores de todas as partes do mundo.

Camden Town em Londres, berço do movimento Punk
Berço do movimento punk, Camden Town ferve com os mercados de sábado


Eu sou fã de dar pelo menos uma passadinha por um dos mercados de Londres, como Portobello Road, Camden Town e Brick Lane, que estão entre os mais famosos.

São lugares quase mitológicos, onde o encontro de tribos contribuiu para forjar códigos e culturas que marcaram o Século 20.

Portobello Road, por exemplo, é indissociável da memória da Swinging London dos anos 60, época em que a capital britânica foi a Meca dos alternativos e descolados de todo o planeta.

Pouco depois, foi a vez de Camden Town acolher e nutrir o movimento punk.

Hoje, a bola da vez parece ser Brick Lane, a velha feira do Século 17 catapultada a ponto de encontro de uma moçada muito jovem e animada.

Mercado de Portobello Road em Notting Hill, Londres
O Mercado de Portobello Road, no Bairro de Notting Hill, foi um dos redutos da Contracultura, nos anos 60


Essas "feiras mitológicas" têm em comum o fato de pertencerem a bairros menos "elegantes", para onde os aluguéis baratos atraíram estudantes, artistas e boêmios que viam nos mercados tradicionais, mantidos pelas comunidade originais da área, um bom lugar para vender seus quadros, seus discos usados ou artesanato e, ao mesmo tempo, onde se podia comprar a moda que essa galera estava ajudando a forjar. Daí a virar point de uma tribo era um pulo.

Nesta passagem por Londres, batemos o ponto em Portobello, Camden e Brick Lane e nos divertimos um bocado. Veja como foi:

3 mercados de Londres


Electric Cinema em Portobello Road, Londres
Electric Cinema em Portobello Road, Londres
O Electric Cinema, cantado por Caetano, continua "alive, vivo, muito vivo" em Portobello Road


⭐Mercado de Portobello Road

(Portobello Road Market), no bairro de Notting Hill
🕒 Horário: O mercado de rua em Portobello Road rola aos sábados, a partir das 8h. As lojas e antiquários abrem ao longo da semana, também.

Onde fica/como chegar ao Mercado de Portobello Road

Para ir ao bairro de Notting Hill, o melhor jeito é pegar o metrô. As estações mais próximas são Notting Hill Gate (linhas Central-vermelha, Circle-amarela ou District-verde) ou Ladbroke Grove (linhas Circle ou Hammersmith & City- rosa).

Mercado de Portobello Road em Londres
A muvuca de Portobello Road é intensa. Ainda bem que eu fui treinada no Carnaval da Praça Castro Alves

Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres

O astral de Portobello Road é gostoso demais pra que eu me preocupasse com compras. Com um pouquinho de concentração, porém, acho que teria garimpados coisinhas bem bacanas no mercado


O que comprar no Mercado de Portobello Road

A parte mais famosa do Mercado de Portobello Road é dedicada a antiguidades, mas também há setores grandes de venda de comida e roupas.

O melhor do Mercado de Portobello Road é caminhar à toa, pois acho que só alguém muito zen consegue garimpar alguma coisa no meio daquela muvuca. Relaxe e divirta-se com a fauna que circula por lá. E não esqueça de fugir para as ruas laterais e paralelas para ver as famosas fachadas do bairro de Notting Hill.

Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres

As cores de Notting Hill combinam perfeitamente com o clima do Mercado de Portobello Road


Um pouquinho da (minha) história do Mercado de Portobello Road

A primeira vez que ouvi falar de Portobello Road foi ouvindo um fantástico disco que Caetano Veloso gravou no exílio, em Londres. Os acordes de Transa pareciam um vendaval arejando os horizontes limitados e tacanhas do Brasil sob a ditadura, naquele distante ano de 1972.

O LP atravessou o Atlântico trazendo notícias de um lugar onde se podia experimentar, inventar e rejeitar os padrões herdados das gerações anteriores. Ouvir aquele disco era uma das poucas transgressões ao meu alcance, naquela época.

Barraca de crepes no Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Ah, e também tem comilança em Portobello Road. Nem conto pra vocês como esta espiral de batatinhas e este crepe de Nutella com morango estavam gostosos

"Walk down Portobello Road to the sound of Reggae, I'm alive", cantava Caetano na espetacular canção Nine out of Ten. Lembro da família inteira reunida na varanda para ouvir aquele baixo de Moacir Albuquerque pulsando, cheio de vida — cada um tinha uma teoria para o que poderia ser o significado da palavra Reggae (ainda ia levar uma meia década pra o Brasil descobrir o som da Jamaica)

Com ditadura e tudo, aquele foi um grande verão. Eu ia fazer 11 anos e não via a hora de me mudar para a Swinging London (a "capital" da juventude que parecia estar mudando o mundo) e  provar a minha fatia daquela vida diferente, desafiadora e que me parecia tão mais feliz.

Mercado de Portobello Road em Londres
Mercado de Portobello Road em Londres
Por razões afetivas, eu demorei a ir a Portobello Road. Mas ainda que a Swingin' London tenha ficado no passado, o lugar continua muito interessante

 
Essas memórias sempre me fizeram resistir a uma visita ao Mercado de Portobello Road (aliás, Londres foi uma cidade que eu "evitei", nas minhas primeiras viagens à Europa).

Afinal, o tempo passou, a Contracultura foi devidamente absorvida pela indústria cultural e muitos de seus ícones abraçaram sem pudor as formas de vida mais convencional.

Bairro de Notting Hill em Londres

Pra uma trégua da muvuca, sempre tem um café descolado nas transversais de Portobello Road


Eu não via muita graça em procurar os fantasmas de uma época que eu quis tanto viver (e não pude),  no meio da muvuca de turistas que andam por lá muito mais interessados nas referências de um filme que eu nem curto tanto (Um lugar chamado Notting Hill, de 1999). Mas, enfim, me rendi,

O que ver e fazer no Mercado de Portobello Road

Caminhando da estação de metrô até a área do Mercado de Portobello Road, em uma manhã de agosto, meu primeiro contato com o lugar foi o grito decepcionado da adolescente italiana, que foi procurar Hugh Grant e encontrou um aperto digno da velha Praça Castro Alves numa Terça-Feira de Carnaval: "É isso que é Notting Hill?", lamentava a menina, agarrando a mão da mãe para não ser levada no torvelinho.

Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres

A fama de bairro charmoso de Notting Hill não é nada exagerada. O lugar é realmente encantador


A muvuca, realmente, impressiona. É difícil caminhar por Portobello Road em dia de mercado sitiada por barracas permanentemente acossadas por turistas. Garimpar alguma peça interessante é tarefa para as mentes mais zen.

Eu estava mais interessada em reconhecer velhas referências, como o Electric Cinema, no número 191 de Portobello Road, citado na canção de Caetano. Inaugurado em 1910 (um dos mais antigos da Inglaterra), o Electric está "alive, vivo, muito vivo" depois de enfrentar um período de decadência que levou a seu fechamento, nos Anos 90.

Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres

Um bônus da visita ao Mercado de Portobello Road é namorar as fachadas de Notting Hill


Bom também é beliscar as comidinhas oferecidas por toda parte. As batatas fritas cortadas em espiral, sequinhas e crocantes,  o crepe de morango com Nutella...

Depois de perambular entre as barracas do Mercado de Portobello Road, é uma delícia fugir para as ruas laterais e namorar as charmosas fachadas de Notting Hill.

Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Bairro de Notting Hill em Londres
Notting Hill nem precisa de Hugh Grant pra deixar a gente apaixonada

As portas e janelas coloridas contribuem para a merecida fama do bairro, que é mesmo muito charmosos. E não deixe de aproveitar um dos muitos cafés simpáticos dos arredores, como o Biscuiteers, com seus bolos, biscoitos e cupcakes tão lindos que a gente quase perde a coragem de mordê-los.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: Feiras e Mercados - Índice

⭐Mercados de Camden Town

🕑 Horário: diariamente, das 10h às 18 horas. Mas o grande dia é sábado, quando as ruas do bairro fervem de gente, as barracas tomam as calçadas e a beira da eclusa vira uma festa. Mais informações no site > Camden Town 

Mercado de Camden Town em Londres
Mercado de Camden Town em Londres

Cada pedacinho de Camden Town tem seu próprio mercado


Onde fica/como chegar a Camden Town

Nesta última passagem por lá, fiquei pasma com a fila (!!) para entrar na estação de metrô de Camden Town, na hora de ir embora. Funcionários do Tube, auxiliados por um policial, tentavam organizar a bagunça e impedir que a multidão se esmagasse a caminho da plataforma.

Estação de Metrô de Camden Town em Londres
Vai a Camden Town? o metrô te deixa na cara do gol - só não garanto que esteja vazio

Estação de Metrô de Camden Town em Londres

Coisas do verão londrino: a fila demencial na estação de metrô de Camden Town


Estou falando isso para dizer que que, embora o metrô, em tese, seja sempre o melhor jeito de se deslocar em uma cidade grande, no caso de Camdem em um sábado de verão ele exigirá nervos de aço do visitante. Neste site aqui tem uma lista de ônibus que passam pelo bairro 😉.

Eclusa de Camden no Regent's Canal em Londres
Chegada de barco a Camden Town em Londres
Um jeito bem gostoso de chegar a Camden Town é de barco, num passeio pelo Regent's Canal que começa em Little Venice 


➡️ Se você quer chegar a Camden Town de um jeito gostoso e relaxado, pegue o metrô para Little Venice e, de lá, pegue o barco que desce o Regent's Canal até Camden Lock. Vai custar mais caro que o ônibus, mas é uma delícia de passeio.

Londres - Mercado de Camden Lock
A muvuca de sábado em Camden Lock

Londres - Mercado de Camden Lock

O que comprar nos mercados de Camden Town

Se seu barato não é fazer piercing nem tatuagem, compre uma camiseta (eu achei uma do Grande Lebowski que é o máximo), experimente comidinhas do mundo inteiro e pare para tomar uma cerveja à beira da eclusa.

Com paciência, dá para encontrar bons casacos de couro de segunda mão nos mercados de Camden Town. Mas, se eu fosse você, esqueceria as compras e cairia de cabeça na farra 😊.


Londres - Mercado de Camden Lock
Londres - Mercado de Camden Lock

Dá pra se fantasiar de muitas tribos nas lojas de Camden Town e ainda fazer uma pausa pra provar o chá do Chapeleiro Maluco 


Como é o astral em Camden Town e seus mercados

Taí outro lugar cheio de referências, especialmente pra quem teve o topete de jurar que a música tinha acabado e que ninguém jamais faria nada à altura de Never Mind the Bollocks, avassalador LP lançado em 1975 pela banda Sex Pistols — aos 14 anos, eu era uma pirralha muito abusada e cheia de opinião.

Camden Lock, Londres
Mercado de Camden Lock, Londres

Uma cervejinha à beira d'água em Camden Lock cai muito bem


Na segunda metade dos Anos 70, Camden Town era o lugar, o lar da cultura punk, onde se forjavam o visual, a atitude e a sonoridade de uma tribo que avisava ao capitalismo que aquela prosperidade do pós-guerra já não estava chegando para todos.

Hoje Camden Town é quase uma Babel de mercados. Cada pedaço do bairro tem o seu (o de Inverness Street reivindica o posto de "o original") e aos sábados o bairro flerta com o pandemônio.

Barracas de comida no Mercado de Camden Town, Londres
Barracas de comida no Mercado de Camden Town, Londres
Camden Lock é uma espécie de ONU das barraquinhas de comida, só que com mais países representados 


São turistas ávidos por suvenires, moradores da área curtindo o movimento e variadas tribos de gente muito jovem, apenas a fim de uma cerveja e umas risadas.

Rola todo tipo de comércio: tattoo, camisetas, acessórios com taxinhas e correntes (qualquer um pode sair de lá fantasiado de punk), roupas de couro, coturnos...

Camden Town, Londres
Camden Town, Londres

As opções em Camden Town são tantas que haja sábados pra experimentar tudo...


E comida. Muita comida, de todos os cantos do mundo. A feirinha em torno de Camden Lock (a eclusa do Regent's Canal onde os barcos que vêm de Little Venice fazem o ponto final) é uma espécie de ONU da comida de rua. Eu não contei, mas aposto que lá tem mais países representados que nas Nações Unidas.

Camden Lock  é daqueles lugares onde a gente engorda só de respirar os vapores carregados de condimentos latinos, asiáticos, africanos e não identificáveis.

Bairro de Brick Lane em Londres
Placas bilíngues em Brick Lane, coração da comunidade bengali em Londres


⭐Mercados de Brick Lane e Spitalfields

🕙 Horário: o Mercado de Brick Lane funciona aos domingos, das 9h às 17h. Para ver só as galerias de arte, lojas e restaurantes, vá durante a semana, em horário comercial.

Mercado de Brick Lane em Londres
🎵🎵Pena de pavão de Krishna, maravilha... 🎵
Mercado de Brick Lane em Londres

O mercado de Brick Lane tem um astral muito agradável e o nível de multidão é bem moderado


Onde fica/ como chegar ao Mercado de Brick Lane

Brick Lane é uma rua na região de Shoreditch, lado Leste de Londres. A estação de metrô mais próxima do mercado é Aldgate East (Linhas Circle - amarela, District - verde e Hammersmith & City - rosa).

Nós chegamos ao Mercado de Brick Lane pela Estação de Liverpool Street, o que exigiu uma caminhada de uns 20 minutos por Spitalfields.

Estação de Liverpool Street em Londres
bairro de Spitalfields em Londdres
bairro de Spitalfields em Londdres
bairro de Spitalfields em Londdres
No alto, a Estação de Liverpool Street. De lá, caminhamos 20 minutos até Brick Lane, na companhia da arquitetura moderna do bairro de Spitalfields 


O que comprar no Mercado de Brick Lane

Além de desafiar as papilas gustativas nas "Casas de Curry", como se autointitulam os restaurantes da área (onde a pimenta é o prato principal), dá para
provar sabores do mundo inteiro nas barraquinhas do Mercado

Brick Lane também é um bom lugar para garimpar peças de roupa descoladas nos muitos brechós e banquinhas de jovens designers.

Barracas de comida no Mercado de Brick Lane em Londres
O Mercado de Brick Lane também tem sua Babel culinária, com participação brasileira (repare no canto esquerdo da foto)

Barracas de comida no Mercado de Brick Lane em Londres
Barracas de comida no Mercado de Brick Lane em Londres

Como é o astral no Mercado de Brick Lane

O mercado de rua e a presença de imigrantes são duas tradições muito antigas em Brick Lane. Foi a comunidade judaica quem começou com a venda de produtos na rua no bairro, aos domingos, ainda no Século 18.

Também no Século 18, a emergente indústria têxtil instalada nas redondezas passou a abastecer as barracas do Mercado de Brick Lane, ajudando a consolidar o costume. 

Hoje, Brick Lane é o coração da comunidade bengali em Londres, como atestam as placas bilíngues por toda a área e a profusão de restaurantes típicos.

Brick Lane em Londres
Brick Lane em Londres
Brick Lane em Londres
Não é "Alameda dos Tijolos" à toa...

Mercado de Brick Lane em Londres
Mercado de Brick Lane em Londres
Entre as "Casas de Curry" e os brechós, o tempo passa rápido no domingão de Brick Lane


A velha "alameda dos tijolos" (tradução literal de "brick lane") ganhou seu nome não das fachadas que exibe, mas da produção de tijolos que ajudou a sustentar a economia local, no início da ocupação da área.

Essas feições fabris hoje parecem sitiadas por uma arquitetura arrojada que cada vez mais se espalha pela área vizinha de Spitalfields.

O contraste tem tudo a ver: em Brick Lane, as tribos mais descoladas circulam totalmente à vontade e de braços dados com senhores barbudos que vestem os tradicionais lunghi e punjabi de origem bengali

Bairro de Spitalfields em Londres
Bairro de Spitalfields em Londres
Bairro de Spitalfields em Londres
Bairro de Spitalfields em Londres
Engolfada pelos gigantes de vidro e alumínio, a arquitetura original de Spitalfields ainda resiste


Se sua ideia é ver onde as tribos mais contemporâneas de Londres se encontram no domingo, Brick Lane é o lugar. É uma tremenda muvuca, mas é bem divertido.

O mercado tem a clássica oferta de comida do mundo inteiro, muitos brechós e gente muito jovem circulando. Aproveite e dê um pulo no vizinho Mercado de Spitalfields, que tem um astral bem semelhante.

Bairro de Spitalfields em Londres
A antiga vizinhança proletária ganhou uma arquitetura ousada


Spitalfields tem uma história interessante. No Século 18, transformou-se em uma região de cortiços (The Roockery), onde vivam os deserdados do início da Revolução Industrial. Hoje, uma arquitetura ousada convida a muitos cliques da câmera fotográfica.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Um comentário: