12 de novembro de 2014

Espetáculos musicais em Londres - mais típicos que o Big Ben


🎵Ride, Sally, ride!!!! 🎵🎵 The Commitments no palco é um espetáculo tão empolgante quanto no filme de Alan Parker


Quando a gente pensa em shows musicais, a Broadway é a primeira referência que vem à cabeça. Mas, (sorry, New York), Londres chegou primeiro. 

Os espetáculos musicais em Londres são mais típicos que o Big Ben, uma marca deliciosa da capital britânica que não pode ficar de fora do seu roteiro.

A tradição do teatro inglês vem de longa data — não vou fazer um histórico, só lembrar um certo cara chamado William Shakespeare, do Século 16. No campo dos espetáculos musicais, Londres tem verdadeiras instituições, como Drury Lane (uma rua que virou sinônimo de teatro musical), que já estava de pé no Século 17 e jamais arrefeceram seu encanto sobre o público. 

Theater Royal Drury Lane, o teatro mais antigo de Londres
O Theater Royal Drury Lane, inaugurado em 1663, é o teatro mais antigo ainda em funcionamento em Londres


Assistir a um musical em Londres é muito mais que ir ver uma peça cantada. É, principalmente, testemunhar como a cidade se diverte. 

O ritual é uma delícia: descer do metrô na região do West End, fazer uma refeição leve antes do espetáculo, chegar ao teatro com tempo para encomendar o drinque que você vai beber no no intervalo da apresentação e admirar os fantásticos interiores dessas centenárias casas de entretenimento, com seus balcões entalhados, lustres de cristal e escadarias elegantes. Depois, é só mergulhar na mágica.

Veja as dicas para aproveitar essa super atração turística de Londres na sua próxima viagem pra lá:

Como aproveitar os espetáculos musicais em Londres


Picadilly Circus no distrito dos teatros Londres
Picadilly Circus no distrito dos teatros Londres

Picadilly Circus é a porta de entrada para o distrito teatral de Londres


Como escolher um espetáculo musical em Londres


Eu sou fã de carteirinha de musicais, mas recomendo a ida ao teatro (para ver qualquer tipo de espetáculo) como experiência antropológica indissociável do processo de "descoberta de Londres".

Antes de embarcar para a cidade, sempre dou uma olhada na programação e começo a listar opções bacanas.

➡️ Uma boa fonte de pesquisas é o London Theater Guide, mas a internet está cheia de sites onde é possível conferir o que estará em cartaz em determinada data e também comprar os ingressos online.

Ingresso para ópera em Londres
Ingresso para espetáculos musical em Londres
Quiosque de ingressos para o teatro em Leicester Square em Londres

O ingresso para a ópera Porgy and Bess (no alto) foi comprado pela internet e impresso em casa. Os bilhetes para The Commitments eu comprei no quiosque de Leicester Square, que vende entradas para os teatros com descontos


➡️ Eu só compro ingressos com antecedência para espetáculos que eu queira muito assistir. No mais, deixo para decidir quando já estou por lá, para não engessar demais a minha programação.

➡️A área de Picadilly Circus, Covent Garden e Leicester Square está cheia de quiosques que vendem entradas com desconto e sempre há várias opções interessantes.

➡️ Para ver um espetáculo que tenha recém estreado ou que esteja bombando, melhor se prevenir e comprar com antecedência, pela internet, antes de embarcar. O mesmo vale para espetáculos com uma única apresentação.

Estátua de Shakespeare em Leicester Square em Londres
Estátua de Shakespeare em Leicester Square em Londres

William Shakespeare é homenageado com uma estátua em Leicester Square, no coração do West End, o bairro teatral de Londres


Preços dos espetáculos musicais em Londres


Nos quiosques que vendem ingressos com desconto, os preços das entradas para os musicais londrinos variam muito, de acordo com a procura e também com o tipo de lugar no teatro.

➡️ Lembre que não vale a pena investir em um ingresso muito barato para assistir ao espetáculo numa poltrona "de cantinho" ou empoleirado em um terceiro balcão. Já que você vai gastar suas libras, invista em um pouco de conforto, para não azedar o prazer da coisa.

Estação de Metrô de Leicester Square em Londres
Estação de Metrô de Leicester Square em Londres
Estação de Metrô de Leicester Square em Londres

Antes de entrar no teatro, preste atenção na arquitetura do West End. A estação de metrô de Leicester Square, por exemplo, tem uma saída no térreo deste edifício art nouveau


Talvez o grande momento desta última passagem por Londres tenha sido assistir à ópera Porgy and Bess (1935), the George Gershwin, no Regent's Park Open Air Theater. Um prazer que custou £45.

➡️ Esse preço é mais alto do que se costuma pagar para ver espetáculos musicais mais populares ou que fazem longas temporadas.

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.


Fonte no Regent's Park, Londres
O Regent's Park tem uns cantinhos tão românticos...

Ópera no Regent's Park Open Air Theater


Durante o verão, o Regent's Park Open Air Theater mantém uma super programação de espetáculos musicais, inclusive óperas. (veja aqui).

O investimento que fizemos para ver Porgy and Bess valeu cada shilling. Eu sou suspeita, porque amo, mas foi a primeira ópera que Bruno (meu sobrinho de 19 anos, companheiro desta viagem) assistiu e ele também adorou.

área externa do Regent's Park Open Air Theater, em Londres, e uma cena da ópera Porgy and Bess
A área externa do Regent's Park Open Air Theater (esq) e uma cena da ópera Porgy and Bess

Resolvi não traumatizá-lo com o gênero, evitando a uma obra cheia de mortes e gorjeios ensandecidos. Porgy and Bess tem trechos super conhecidos (Summertime, A Woman is a Sometime Thing, I Got Plenty o' Nutting) e a taxa de mortalidade em cena não chega a ser alta, apesar do furacão 😊.

➡️ O segundo motivo para ter amado o programa é que o Open Air Theater do Regent's Park é maravilhoso, uma pequena arena cercada de verde, super informal, onde você pode levar a sua garrafa de vinho para a plateia e bebericar enquanto assiste ao espetáculo. Bom, e o terceiro motivo, claro, é que Porgy and Bess é uma obra prima e a montagem, que vi na primeira fila, era demais de bacana.

Regent's Park Open Air Theatre, Londres
O Regent's Park Open Air Theater, cercado pelo verde do parque, é agradabilíssimo

➡️ Comprei as entradas para a ópera pelo site do Open Air Theater, com um mês de antecedência (é preciso desbloquear o cartão de crédito para compras no exterior), com a opção de imprimir em casa, que eu acho muito mais prática.

As £45 que pagamos por pessoa foram por lugares excelentes: primeira fila, em uma poltrona bem no centro. Para ficar mais para trás na plateia, ou mais no canto, havia ingressos mais baratos.

Ingresso para o musical "We Will Rock You", Londres
We Will Rock You, bobagem deliciosa com músicas do Queen

⭐Espetáculos musicais pop


A variedade de espetáculos musicais em Londres é imensa e tem sempre muita coisa legal em cartaz.

Para quem curte (euzinha, aqui o/), tem sempre ótimas remontagens de clássicos dos musicais, como Seven Brides for Seven Brothers ("Sete Noivas para Sete Irmãos", um sucesso retumbante da Broadway que virou filme de Stanley Donen, o mesmo diretor de Cantando na Chuva, em 1954), ou A Noviça Rebelde, só para citar dois exemplos.

The Commitments, espetáculos musical em cartaz em Londres
The Commitments leva para o palco o adorável filme de Alan Parker

No verão de 2014, eu me esbaldei com a a adaptação teatral de The Commitments, que estava em cartaz no Palace Theater. A peça é recria o (maravilhoso!) filme de Allan Parker e conta a história atribulada de uma improvável banda de soul formada por jovens de um bairro operário de Dublin.

A trilha sonora de The Commitments é recheada de grandes clássicos de Ottis Redding (quem não adora Try a Little Tenderness?), Buddy Guy e Wilson Pickett.

O espetáculo terminava com um bailão na platéia e é impossível não sair do teatro dançando, enquanto Mustang Sally toca em sua cabeça e você ajuda no backing vocal, repetindo "Ride, Sally, ride", até que os demais passageiros do metrô comecem a pensar em chamar a emergência psiquiátrica 😀.


We will rock you, espetáculo com músicas do Queen em Londres
Assisti We will rock you no Dominium Theater

Dominium Theater, Londres

Os ingressos para The Commitments foram comprados em um quiosque de descontos em Picadilly Circus.

➡️Os preços não estavam muito camaradas (£45), porque a peça estava fazendo muito sucesso e era uma estreia recente — sem contar que em agosto a cidade está lotada de turistas doidos para fazer a mesma coisa que eu 😀.

Bem mais barato foi assistir, no verão de 2013, à divertidíssima bobagem chamada We Will Rock You, uma desculpa esfarrapada para colocar no palco uma série de clássicos do Queen (do mesmo jeito que fizeram com as canções do Abba em Mamma Mia — que, aliás, esteve em cartaz no West End).

Mercado de Covent Garden, Londres
Prefira jantar antes do teatro, porque o metrô interrompe o serviço à meia-noite. Tem vários restaurantes em Chinatown, do ladinho do West End, e o mercado de Covent Garden (na foto) tem opções interessantes

Comprei o ingresso de We Will Rock You em um quiosque de Leicester Square e paguei £ 20, pois a peça já estava em cartaz há um tempão.

Quanto mais longa a temporada de um espetáculo musical, mais os preços tendem a baixar. Então, se quiser economizar, escolha um espetáculo que tenha estreado há mais tempo.

O que você não pode é perder a festa que é um espetáculo musical em Londres.

Peças de teatro em Londres
The 39 Steps, peça baseada no filme de Hitchcock, e The Mousetrap, de Agatha Christie, recordista de encenações que está há 62 anos em cartaz

Como voltar do teatro para o hotel depois do espetáculo
Os teatros Londrinos são super pontuais e os espetáculos acabam sempre a tempo de você pegar o último metrô — o serviço é interrompido à meia-noite.

Faz parte do script: quando a peça acaba, sai todo mundo na maior pressa para a estação do tube mais próxima do teatro, para não perder a condução.

Vá com a multidão, que é super seguro.

Inglaterra - todas as dicas - post índice



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Nossa, que demais! Quando fui pra Londres queria muito ter ido a um musical mas meu namorado não gosta de jeito nenhum então deixei pra lá. Como estou morando relativamente perto, espero poder voltar pra realizar esse sonho.

    Ps: The Commitments (o filme) é mesmo muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é o máximo, acho que já vi umas 10 vezes, Bárbara :) Ver um musical em Londres é tão essencial quanto ver o Tâmisa. Uma coisa que ainda não fiz (mas vou fazer, na próxima) é ver uma peça de Shakespeare na cidade...

      Excluir