26 de novembro de 2014

Roteiro dos Beatles em Liverpool pra fazer por conta própria


Hotel A Hard Day's Night em Liverpool
Os mais velhos devem se lembrar da série em desenho animado com os Beatles, um sucesso do final dos Anos 60. O cartoon é destaque na coleção de imagens expostas no A Hard Day's Night Hotel, empreendimento da irmã de George Harrison, na esquina do Cavern Club


Música deste post: In my life, The Beatles

Para beatlemaníacos, só um bate e volta à terra dos Fab4 é muito pouco. Pra fazer um roteiro dos Beatles em Liverpool, recomendo pelo menos dois dias inteiros.

Assim, você cumpre a “trinca obrigatória” de passeios (o museu The Beatles Story, a visita às casas de John e Paul e o Magical Mystery Tour) e consegue ir além das excursões e ver com calma outros cenários importantes na história da banda.

LIPA - Liverpool Institute of Performing Arts, patrocinado por Paul McCartney
O antigo Liverpool Institute, onde Paul e George estudaram, é hoje a prestigiada escola de artes LIPA, graças o generoso patrocínio de Macca

 
Para minha segunda visita, montei um roteiro dos Beatles em Liverpool que eu pudesse fazer por conta própria, no meu ritmo.

Entre lugares mitológicos, como o Cavern Club, Strawberry Field e Penny Lane, este roteiro vai levar você à Igreja de Saint Peter, onde Paul e John se conheceram, tocando numa quermesse, ao Empire Theater, o palco mais prestigiado da cidade, ao Liverpool Institute, onde Paul e George estudaram — e que hoje, graças a um investimento de Macca, é uma das escolas de arte mais respeitadas da Inglaterra — e vários outros pontos.

Strawberry Field em Liverpool
Existe alguém que não fique com um nó a garganta diante dos portões de Strawberry Field?

A maioria dos lugares ligados à história dos meninos são bem centrais e dá para chegar a pé, tomando como referência a Albert Dock, onde fica o museu Beatles Story, ou a estação de Lime Street.

Aos lugares mais distantes, é fácil chegar de transporte público (as Linhas de ônibus 75, 80 e 86 cobrem praticamente todos os locais citados).

Paróquia de Saint Peter, em Woolton, Liverpool, onde John Lennon e Paul McCartney se conheceram

Onde tudo começou: John e Paul se conheceram em uma quermesse na Paróquia de Saint Peter, em Woolton 


Não estranhe se não encontrar as casas dos Beatles neste post. É que eu montei um itinerário só pra elas (todas) no post anterior (Liverpool - como chegar às casas dos Beatles). Você pode combinar os dois roteiros. 

Clique nos marcadores para ver os endereços e bora viajar com os Beatles, os caras mais bacanas da história da música.




Roteiro dos Beatles em Liverpool


Sede da Prefeitura de Liverpool (Town Hall)

Na sacada da Prefeitura de Liverpool, os Beatles foram ovacionados ao retornar à cidade, depois da turnê nos EUA


⭐ The Town Hall (Prefeitura de Liverpool)
High Street, no Centro

Em 10 de julho de 1964, depois de conquistar a América, os Beatles voltaram a Liverpool para o lançamento de seu primeiro filme, A Hard Day's Night, de Richard Lester.

A municipalidade de Liverpool recebeu a banda com uma solenidade no Town Hall (sede da Prefeitura) e entregou as chaves da cidade aos meninos, enquanto 20 mil pessoas tomavam Castle Street, em frente ao edifício, para homenagear John, Paul, George e Ringo.

Castle Street em Liverpool
Castle Street, uma das principais ruas de Liverpool, vista do balcão da Prefeitura


Relatos da época falam que 200 mil pessoas, um quarto da população de Liverpool, saíram às ruas para ver os meninos, formando um cordão humano que ia do aeroporto ao centro da cidade, um percurso de cerca de 15 km.

Dei a maior sorte de estar em Liverpool nos dias em que o Town Hall estava aberto ao público. O lugar é bem bonito, mas a melhor parte da visita foi debruçar no balcão da prefeitura, com a sensação de estar com os cotovelos na mesma balaustrada onde os Beatles se apoiaram, para acenar para a multidão...

Saiba mais sobre o Town Hall: Liverpool além dos Beatles

The Cavern Club em Liverpool
The Cavern Club em Liverpool
Minha catedral 🧡

⭐ The Cavern Club
10 Mathew Street, Centro 

O Cavern Club é uma história feliz de vitória sobre o descuido com a memória e o patrimônio.

O velho clube de jazz, aberto em 1957, acabou se transformando na verdadeira catedral da beatlemania, por ter sido a casa que consagrou a banda em Liverpool e onde Brian Epstein descobriu o grupo, em novembro de 1961. Lá, os Beatles fizeram 292 apresentações.

The Cavern Club em Liverpool
Você vai querer ir ao Cavern Club todas as noites

Nada disso (nem os apaixonados protestos dos fãs) impediu a demolição do Cavern Club, em 1973, para a construção de instalações do Merseyrail, o metrô de Liverpool.

A tal estação jamais saiu da planta e o legendário porão foi reconstruído no mesmo lugar (dizem que muitos dos tijolos são originais) e reaberto em 1984.

The Cavern Club em Liverpool
The Cavern Club em Liverpool
The Cavern Club em Liverpool
The Cavern Club em Liverpool
The Cavern Club em Liverpool
Não torça o nariz. Se você realmente entrar no espírito da coisa, suas fotos do Cavern vão ficar tão ruins quanto as minhas 😁

Se você achou exagero comparar o Cavern Club com uma catedral, vai mudar de ideia rapidinho, assim que pisar lá.

O lugar (que abre às 10 da matina!), é acanhado, abafado, escuro e desconfortável. Conseguir um lugar para sentar é uma loteria e nem as prateleirinhas onde o pessoal que fica em pé apoia os copos dão conta: aquela cafua vive lotada.

Réplica do Cavern Club no museu The Beatles Story em Liverpool
Réplica do Cavern Club no museu The Beatles Story em Liverpool
Foto do Cavern Club vazio e sem imagem tremida? Só se for na réplica da sacrossanta cafua montada no museu The Beatles Story


São fiéis de todos os cantos do planeta, mesmerizados diante do palco minúsculo onde artistas quase anônimos raramente arriscam tocar alguma coisa que não seja do repertório dos Beatles. Depois que a gente desce aquelas escadas mal iluminadas, adeus! É quase impossível ir embora do Cavern Club.

Sei lá qual é a mágica (na verdade, eu sei!), mas é uma delícia passar horas no Cavern Club, meio espremida pelo bolo de amigos de infância que eu nunca vi mais gordos e jamais vou voltar a ver.

Gente que acha lindo um eventual cotovelo comprimindo suas costelas ou um generoso gole de uísque que escapa do copo, em um movimento mais empolgado, e que vai aterrissar em sua camisa.

Hall da fama de Liverpool no Cavern Club
Parede da Fama do Cavern Club
Parede da Fama do Cavern Club
Do lado de fora, a Parede da Fama do Cavern Club lembra todas as grandes estrelas da música que já se apresentaram na Catedral dos Beatles. Do lado, um Hall da Fama de Liverpool (lá no alto), cidade que tem tradição de formar bandas e artistas de peso, como Billy Fury, Gerry and the Pacemakers, Elvis Costello, Echo & The Bunnymen e Frankie Goes to Hollywood


É uma confraternização de sorrisos e olhares amistosos, sem conversa, mas nada silenciosa: as gargantas estão muito ocupadas em cantar a plenos pulmões.

Por mim, eu ia ao Cavern Club toda noite (da minha vida)...

⭐NEMS Enterprises 
6 Whitechapel, Centro

Em 24 de janeiro de 1962, os Beatles assinaram seu primeiro contrato na sede da NEMS (North End Music Store), loja de departamentos da família Epstein que abrigou, por algum tempo, o escritório de Brian, no início de sua carreira como empresário.

Recriação da NEMS Enterprise no Museu The Beatles Story de Liverpool

A NEMS representada no museu The Beatles Story. A loja da família Epstein funcionava em uma esquina de Whitechapel Street


A NEMS começou como loja de móveis, abriu um departamento de instrumentos musicais e, no final dos anos 50, começo dos 60, era a revendedora de discos do Noroeste da Inglaterra. 

Quando Brian Epstein resolveu virar empresário de show business — na verdade, empresário dos Beatles, depois de vê-los em ação no Cavern Club e ficar mesmerizado pela banda — ele usou o nome da empresa da família e assim nasceu a NEMS Enterprises, sua nova firma, que funcionava no primeiro andar da loja.

Nem a loja NEMS nem a NEMS Enterprises existem mais. O edifício onde elas funcionavam, na esquina de Whitechapel com a Church Street, foi demolido em 2012 e substituído por uma construção moderna. A última vez que chequei, tinha uma loja da Forever 21 no lugar.

⭐ The Jacaranda Club 
21 Slater St, Centro (entre Fleet e Steel Str)

Depois de dois anos fechado, o Jacaranda voltou à vida, em novembro de 2014, ampliando o repertório de noitadas dos fãs dos Beatles em Liverpool.

Se as apresentações no Cavern Club consagraram os Beatles em Liverpool, o Jacaranda é uma espécie de berço da banda, que ensaiava e farreava por lá no comecinho da carreira.

É claro que a decoração da casa é toda calcada na memória do grupo, com muitas fotos e lembranças. 

Teatro Empire em Liverpool

Empire Theater: pela régua de Freda Kelly, os Beatles seriam grandes quando tocassem aqui


⭐ The Empire Theater 
Lime Street, esquina com London Road, Centro

Para Freda Kelly, secretária dos Beatles, eles "seriam grandes quando tocassem no Empire Theater". O legendário teatro de Liverpool recebeu Sinatra, Bing Crossby e Sarah Bernhardt e abriu seu palco para os meninos pela primeira vez em 7 de dezembro de 1963.

Dois anos depois, foi no palco do Empire Theater que os Beatles fizeram seus últimos shows em Liverpool, duas apresentações na noite de 5 de dezembro de 1965. A casa, que na época comportava 2.550 espectadores, superlotou, informa a Beatles Bible.

Teatro Empire em Liverpool
Teatro Empire em Liverpool

Com quase 100 anos de idade, o Empire Theater continua de portas abertas para filmes, espetáculos musicais e apresentações teatrais


Os Beatles tocaram 11 músicas nas duas apresentações: I Feel Fine, She's a Woman, If I Needed SomeoneAct NaturallyNowhere ManBaby's in BlackHelp!We Can Work It OutYesterdayDay TripperI'm Down.

Inaugurado em 1925 (no Século 19 já havia outra casa de espetáculos no mesmo local), o Empire Theater continua em funcionamento.

Vale conferir a programação no site do hoje cineteatro e garantir um ingresso para ver o palco pisado pela banda ainda vivo e pulsante.

Liverpool Institute, a escola onde Paul McCartney e George Harrison estudaram
Liverpool Institute of Performing Arts - LIPA
LIPA: o maior tributo de Paul McCartney a Liverpool


⭐ LIPA - Liverpool Institute for Performing Arts 
Mount Street  s/n

O LIPA tem uma história muito bacana e é um testemunho do carinho e cuidado que os Beatles mantiveram por Liverpool, mesmo depois de décadas vivendo longe da cidade.

(George Harrison, por exemplo, quando soube que a estufa vitoriana do Sefton Park estava em ruínas, tomou a iniciativa de pagar a restauração).

No caso do LIPA, foi Paul McCartney quem compareceu com uma doação milionária para transformar o edifício do Liverpool Institute, a escola secundária onde ele e George estudaram, em uma das mais prestigiadas escolas de Artes Performáticas do Reino Unido (e "do mundo", segundo Macca).

O LIPA tem 950 estudantes de 40 países e oferece 18 cursos diferentes.

Liverpool Institute of Performing Arts - LIPA
O LIPA tem 950 alunos vindos de 40 países do mundo


Um jeito legal de ver o instituto que Paul ajudou a tornar realidade é assistir a uma das mais de 30 apresentações promovidas pelo LIPA com seus alunos durante o período letivo, que vai de setembro a maio. Tem apresentações teatrais, balés e muita música, nos mais diversos gêneros.

O velho ginásio de Paul e George, o Liverpool Institute, foi fundado em em 1825 e era uma escola de excelência.

O escritor Charles Dikens, ligadíssimo a Liverpool, fez palestras e leituras de seus livros lá, quando o colégio ainda era se chamava Liverpool Mechanics' Institution.

Liverpool Institute
Liverpool Institute

Placa registra a colaboração do escritor Charles Dickens com o Liverpool Institute. O prédio estava em ruínas até ser restaurado para abrigar o LIPA


Mary McCartney, mãe de Paul, não cabia em si de contentamento quando o filho foi admitido no Liverpool Institute (a molecada da vizinhança, no bairro proletário de Speke, tratou de apelidar Macca de "pudim de escola", que devia ser a versão scouse para "coxinha"). 

O colégio foi fechado, e, nos anos 80, o velho edifício estava tremendamente maltratado. Paul, que tinha sincera preocupação com o destino do prédio, embarcou alegremente na ideia, trazida pelo educador Mark Featherstone-Witty, de transformar o local em uma escola de Artes Cênicas e Música.

Além de comparecer com a grana, Paul acompanha de perto as atividades do LIPA e é figurinha carimbada nas cerimônias de formatura.

Ele faz questão de entregar diplomas aos formandos e fazer discursos encorajadores para a galera que conclui suas graduações em Teatro, Dança e Música.

O Art College, onde John Lennon, Cynthia Powell e Stu Sutcliffe estudaram, funcionava em um prédio ao lado do Liverpool Institute (com entrada pela Hope Street, que é uma transversal da Hope Street).  A instituição mudou de endereço e, em 2012, o LIPA comprou o edifício para aumentar suas instalações.

➡️ Como chegar ao LIPA
Eu fui a pé, uma caminhada de uns 30 minutos, saindo da Albert Dock. A melhor referência é a Catedral Anglicana, que fica quase em frente ao LIPA.

Se quiser evitar a ladeira, pegue o ônibus 75 ou o 86, em Hanover Street, no Centro.

Combine o passeio ao LIPA com a visita às casas onde John morou com Cyn (36 Falkner Street), logo após o casamento, e à casa que ele dividiu com Stu, em Canning Street (siga o link pra ver essas dicas).

Penny Lane em Liverpool

Todo mundo quer fazer uma foto da placa no começo da rua mitológica

⭐ Penny Lane

Penny Lane correu sério risco de mudar de nome. Liverpool vem fazendo um esforço tremendo (e muito louvável) para purgar seu papel no tráfico de africanos escravizados. A mitológica rua calha de ter sido batizada em referência a um dos principais traficantes de escravos da cidade no Século 18, um tal de James Penny.

O que impediu a mudança é que hoje ninguém mais lembra do nefasto personagem, e sim da ternura dos versos de uma das canções mais bonitas dos Beatles, uma jornada poética que alçou uma rua comum ao posto de lugar encantado.

Penny Lane em Liverpool
Penny Lane nasce verdinha e sossegada, perto do Sefton Park, onde os pais de John se conheceram


Penny Lane começa bem sossegada e cercada de verde. Não é uma via larga e seus cerca de 700 metros, entre Greenbank Road e Allerton Road, não exibem nada de excepcional, nem mesmo os pontos tornados mitológicos pela canção, que, tecnicamente, já pertencem à sua continuação, a Church Road

Mas foi em Penny Lane que eu fiz o percurso mais comovente da minha vida (duas vezes!!). No fim da rua, a garganta aperta diante do "banco da esquina", do abrigo de ônibus e da antiga barbearia citadas nos versos poderosos da canção.

Banco citado na letra de Penny Lane, dos Beatles, em Liverpool

O banqueiro da esquina, de quem riam as criancinhas e que nunca usava capa de chuva debaixo do aguaceiro trabalhava aqui:
(On the corner is a banker with a motorcar/ The little children laugh at him behind his back/ And the banker never wears a mac/In the pouring rain.../ Very strange)

abrigo de ônibus citado na letra de Penny Lane, dos Beatles
O abrigo de ônibus no meio da rotatória - "the shelter in the middle of a roundabout"


O velho abrigo de ônibus ("the shelter in the middle of a roundabaout") servia aos passageiros de duas linhas que faziam o ponto final na rotatória.

Com a fama da canção, o abrigo chegou a ser transformado em um café, mas está fechado há muito tempo e agora está em reformas, para ser transformado em mais um "centro de memória" dos Beatles.

Já disse aqui e vou repetir: esse lugarzinho sem graça inspirou meus versos preferidos na vida: "Behind the shelter in the middle of a roundabout/ A pretty nurse is selling poppies from a tray/ And though she feels as if she's in a play/ She is anyway".

barbearia citada na letra de Penny Lane, dos Beatles

A barbearia do barbeiro que gostava de mostrar fotografias dos clientes agora é um "salão unissex"


Logo adiante ficava a Barbearia Bioletti's (In Penny Lane there is a barber showing photographs/Of every head he's had the pleasure to have known/And all the people that come and go/Stop and say hello).

O lugar agora é um salão de cabeleireiros para homens e mulheres e chama-se Tony Slavin.

➡️ Como chegar a Penny Lane
 Para uma autêntica "experiência Beatles", vá de ônibus (era assim que eles passavam por lá).

As linhas 86, 86A, 80 e 80A partem do Liverpool One (em frente à Albert Dock, no Centro) levam você direitinho atéPenny Lane.

Esse passeio combina com uma visita à casa de Paul, em Forthlin Road. Para isso, pegue o ônibus 86, na direção de Garston.

portões de Strawberry Field em Liverpool
portões de Strawberry Field em Liverpool
portões de Strawberry Field em Liverpool
But you know I know when it's a dream


⭐ Strawberry Field
Beaconsfield Road

Strawberry Field é outro lugar mitológico de Liverpool. Atualmente, é só um portão diante de um terreno baldio coberto de mata, mas o nó na garganta diante dele é inevitável.

A excursão Magical Mystery Tour, organizada pelo Cavern Club, passa por Strawberry Field, com paradas para fotos.

Para uma visita independente, pegue o ônibus 86C ou o 75, em Hanover Street, no Centro.

Combine esse passeio com a passagem por Mendips, a casa onde John morou com a tia Mimi, que é do ladinho.

Paróquia de Saint Peter, local onde John Lennon conheceu Paul McCartney
Paróquia de Saint Peter, local onde John Lennon conheceu Paul McCartney
O marco zero da civilização


⭐ Paróquia de Saint Peter 
26 Church Road, Woolton

Sorry, Mesopotâmia, mas, pra mim, o berço da civilização é a Paróquia de Saint Peter, em Woolton.

Foi no pátio da igreja do subúrbio charmosinho, perto de Mendips (a casa de Tia Mimi onde Lennon cresceu), que São Ivan Vaughan apresentou John a Paul e a História começou.

A data: 6 de julho de 1957 — em qualquer planeta civilizado, seria feriado mundial.

Túmulo de Eleanor Rigby em Liverpool
Túmulo de Eleanor Rigby em Liverpool
No Cemitério de Woolton está a lápide que não inspirou Paul McCartney


⭐ Túmulo de Eleanor Rigby
Bem em frente à Igreja de Saint Peter, atravessando Church Road, fica um pequeno cemitério com a famosa lápide de uma certa Eleanor Rigby, 

Paul jura que essa Eleanor Rigby não tem nada a ver com a canção. Ele admite que o nome pode ter ficado em seu subconsciente, mas é só. Minha curiosidade é sobre o que ele fazia passeando entre lápides...

➡️ Como chegar a Woolton 
Com o ônibus 75, partindo de Hanover Street, no Centro.

Recriação do Casbah Club no museu The Beatles Story em Liverpool
Recriação do Casbah Club no museu The Beatles Story. Há alguns anos, a família Best reabriu o local e agora os fãs podem farrear no cenário real

⭐ Casbah Coffe Club
8 Hayman's Green, West Derby. Visitação: todos os dias, das 10h às 17h. São três tipos de tour, a partir de £15. Também realiza shows à noite. Consulte a programação no site > The Casbah Coffee Club

Instalado no porão da casa da família de Pete Best, primeiro baterista dos Beatles, o Casbah foi um lugar essencial na história da banda. Entre 1959 a 1962, funcionou como um clube de amigos onde os grupos iniciantes de Liverpool de apresentavam, sob o comando de Mona Best, mãe de Pete e grande incentivadora dos Fab4 nos seus primeiros passos.

Ainda como The Quarrymen, com Ken Brown na bateria, John, Paul e George começaram a tocar lá desde os primórdios — e ajudaram a pintar a decoração do porão. Parte dos desenhos feitos pelos meninos nas paredes do Casbah ainda estão preservados.

Os Beatles na Fragata Surprise
Shows
Liverpool

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

4 comentários:

  1. Fiquei emocionada só de ler o seu post ouvindo a música. Obrigada pelas dicas, vou para liverpool semana que vem e ajudou muito! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa!! Aproveite muuuuuito a "nossa" cidade e não esqueça de passar por aqui, na volta, pra contar como foi o encontro com a terra dos meninos :)

      Excluir
  2. planejando uma viagem a Liverpool, e claro lembrei que vc esteve lá ano passado. Lendo seus posts decidi ouvir Penny Lane e Eleanor Rigby. adoro como vc escreve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Poliana. Tomara que vc curta muito LIverpool. A cidade é super simpática e gostosa. Bjo

      Excluir