20 de abril de 2014

Passeios em Cádiz, a herança de Hércules

Campo del Sur em Cádiz na Andaluzia
Com três mil anos de aventuras no currículo, Cádiz sabe direitinho como apaixonar os visitantes


Mais de três mil anos de história, o mar por todos os lados e uma gastronomia deliciosa. A “cidade de Hércules” não brinca em serviço e sabe direitinho como apaixonar uma visitante.

Logo nos primeiros passeios em Cádiz, eu descobri que estava diante de mais uma paixão proporcionada pela Andaluzia.

Espremida sobre uma “ilhota” estreita e comprida (cerca de 1 km x 6 km), é difícil dar dois passos em Cádiz sem avistar o mar — e só mesmo suas muralhas milenares para domar aquelas ondas.

Igreja de Santa Cruz em Cádiz na Andaluzia
Igreja de Santa Cruz em Cádiz na Andaluzia
Igreja de Santa Cruz em Cádiz na Andaluzia
A exploração das Américas contribuiu muito para a beleza de Cádiz. A Catedral Velha, hoje Igreja de Santa Cruz, foi totalmente reconstruída, no Século 18, com as riquezas da Carreira das Índias


Junte a isso um sol em tons quase tropicais e a algazarra onipresente das aves marinhas e está ponta a receita de encantamento de Cádiz, uma cidade linda, com vivacidade de menina.

Menina, sim, apesar de toda a história que já passou por aquele pedacinho de terra cercado de marismas.

Cádiz já foi Gadir dos fenícios e dos cartagineses, foi Gades dos romanos e Qadir dos mouros, um dos assentamentos humanos mais antigos do Ocidente, com mais de três mil anos de ocupação contínua.

Altar-mor da Igreja de Santa Cruz em Cádiz na Andaluzia

Altar-mor da Igreja de Santa Cruz


E isso é ainda é pouco, se a gente considerar que os gaditanos se reivindicam como herdeiros de Hércules.

Segundo a lenda, o herói grego filho de Zeus foi o fundador de Cádiz — se tem uma coisa que me mata de inveja dos semideuses é que entre o extermínio de dragões de nove cabeças e de leões invulneráveis, eles sempre conseguiam uma folguinha na agenda pra exercitar sua veia urbanística e fundar cidades 😊.

Fortaleza de San Sebastián em Cádiz
Mirante da Fortaleza de San Sebastián em Cádiz
Não importa o propósito, a história de Cádiz sempre esteve debruçada sobre o mar. No alto, o longo quebra-mar que liga a cidade à Fortaleza de San Sebastián. Acima, o mirante nas muralhas desse forte


A favor da lenda pesa uma constatação: Cádiz puxou ao pai. Como Hércules, ela pode desafiar qualquer pedaço de mundo a mostrar um currículo de aventuras mais extenso que o seu.

Olhando a cidade — que mais parece um barco singrando as ondas — a gente pensa logo em divindades aquáticas. Não sei quais eram as relações de Hércules com Poseidon, mas a história de Cádiz sempre esteve debruçada sobre o mar.

Bairro de La Viña em Cádiz na Andaluzia
La Viña, antigo bairro dos pescadores de Cádiz, tem restaurantes populares ótimos para comer frutos do mar e ver a vida passar em mesinhas na calçada


A história movimentada e as muitas testemunhas dessa história ainda de pé na cidade são o principal encanto de Cádiz, fortíssimos motivos para que você inclua essa maravilha em seu roteiro pela Andaluzia.

Veja alguns passeios em Cádiz para aproveitar os encantos da herdeira de Hércules:

Passeios em Cádiz


Igreja de Santo Domingo em Cádiz
Bairro de Santa Maria em Cádiz

Santa Maria era o bairro onde viviam os grandes armadores das frotas que faziam a Carrera de Índias. Ainda hoje a área preserva belos casarões e ricas igrejas, como a de Santo Domingo (no alto)


Um pouquinho da história de Cádiz


Os fenícios usaram a localização privilegiada da atual Cádiz — a esquina do Atlântico com o Mediterrâneo, no meio do caminho entre a África e a Europa — para implantar o importante entreposto comercial de Gadir, no longínquo Século 12 antes de Cristo.

Gadir era o porto seguro no Atlântico para os intrépidos navegantes fenícios que atravessavam as Colunas de Hércules (Gibraltar) e deixavam a segurança das águas do mar interior (o Mediterrâneo).

Torre de observação em Cádiz na Andaluzia

À direita, uma típica torre de observação gaditana, tradição iniciada pelos fenícios. Cádiz ainda tem de pé mais de 1.000 dessas construções. Ao fundo, o Mercado Central, bom lugar para comer frutos do mar


Os cartagineses, descendentes dos fenícios, mudaram a razão de ser da futura Cádiz do comércio para a guerra.

Gadir virou uma base fundamental para as tropas trazidas da África, o outro lado das águas, para o avanço de Cartago sobre a Península Ibérica — e para as tentativas de invasão de Roma, sua grande rival.

Os romanos, naturalmente, perceberam a importância estratégica de Cádiz. Assim que derrotaram e destruíram Cartago, no Século 2 a.C., fizeram da cidade uma das suas "capitais" e destacado baluarte militar na Hispania, já com o nome de Gades.

Casarão antigo em Cádiz na Andaluzia
Casarão antigo em Cádiz na Andaluzia
Casarão antigo em Cádiz na Andaluzia
Casarão antigo em Cádiz na Andaluzia
Os balcões de Cádiz são encantadores. Dei a maior sorte de não pisar em falso, de tanto que eu andava olhando para o alto 😊


Os mouros chegaram e conquistaram Cádiz no Século 8 d.C., mas não deram à cidade a mesma atenção dedicada a outros domínios na Andaluzia, como Sevilha, Córdoba e Granada

Mas não descuidaram da fortificação da cidade. Foram os mouros os responsáveis pelo reforço e ampliação de grande parte das famosas muralhas de Cádiz — hoje tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Muralhas de Cádiz
Muralhas de Cádiz
As muralhas de Cádiz convidam a lindos passeios

Mas a filha de Hércules, negligenciada pelos mouros, só voltaria a encontrar o esplendor após a Reconquista cristã, no Século 13. E mais ainda quando herdou de Sevilha o monopólio do comércio com as Américas, no Século 18.

Cádiz tornou-se, então, a nova capital da Carrera de Índias, como se chamava o vai e vem da frotas mercantes pelo Atlântico, trazendo as riquezas das colônias.

A partir daí, a Cádiz retomaria sua vocação original para o comércio, trazida pelos fenícios.

O que ver em Cádiz


Sítio Arqueológico Casa del Obispo em Cádiz

Afrescos romanos no Complexo Arqueológico Casa del Obispo. Acredita-se que este cômodo fosse a "sala das curas" de um templo de Esculápio


⭐ Casa del Obispo
Plaza Fray Félix s/n, Bairro do Pópulo
🕒Visitas diárias das 10h às 180h (no verão, de junho a setembro, fecha duas horas mais tarde). 
💲Entrada: €5, com audioguia incluído. Site > Casa del Obispo 

A Casa del Obispo é um sítio arqueológico imperdível, um mergulho no movimentado passado de Cádiz.

Como o nome já entrega, a Casa del Obispo é a antiga residência dos bispos de Cádiz, coladinha à Catedral Nova. Isso, na superfície.

Sítio Arqueológico Casa del Obispo em Cádiz
A entrada do sítio arqueológico fica numa lateral da Catedral Nova


Porque no subsolo, o edifício é uma viagem até o Século 8 antes de Cristo, de quando datam os vestígios mais antigos encontrados por arqueólogos em escavações. Os estudos apontam que o local vem sendo ocupado, continuamente, há quase 3 mil anos. 

No subsolo da Casa del Obispo foram encontrados os restos de uma necrópole (cemitério) fenícia, de uma muralha e de um templo cartaginês, e de um santuário romano dedicado a Esculápio, o deus da cura, e de um solar medieval.

Sítio Arqueológico Casa del Obispo em Cádiz
Sítio Arqueológico Casa del Obispo em Cádiz

Caminhando sobre plataformas de vidro, o visitante percorre diversas etapas da história de Cádiz na Casa del Obispo


O melhor é que a gente pode visitar todas essas construções, atravessando séculos de história. Caminhando sobre plataformas de vidro, é possível percorrer as diversas eras de Cádiz, numa viagem encantadora.

O ponto alto da visita à Casa del Obispo é a “Sala das Curas” do templo romano de Esculápio, com um afresco impressionantemente bem preservado.

Essas salas eram o local onde os pacientes dormiam o “sono da cura” (para saber mais sobre o processo religioso/terapêutico nos templos de Esculápio, veja o post sobre o Asclepeion de Epidauros, na Grécia).

⭐Teatro Romano de Cádiz
Calle Mesón nº 11-13, bairro do Pópulo

🕒Horário de verão 
(abril a setembro): segunda a sábado, das 11h às 17h. Domingos, das 10h às 14h. Horário de inverno (outubro a março): segunda a sábado, das 10h às 16:30h. Domingos, das 10h às 14h. Fechado nos feriados e na primeira segunda-feira do mês.

💲 Entrada gratuita.

Teatro Romano de Cádiz
Teatro Balbi, o mais antigo teatro romano da Península Ibérica


Também na vizinhança da catedral, o Theatrum Balbi, do Século 4 d.C., foi descoberto em 1980 e, desde então, foi apenas parcialmente escavado.

É apontado como o segundo maior teatro romano já encontrado em território espanhol — calcula-se que abrigasse até 10 mil espectadores — e o mais antigo de toda a Península Ibérica.

Sítio Arqueológico de Gadir em Cádiz

Sítio Arqueológico Gadir: estruturas do Século 9 a.C., traçado de ruas e vestígios de casas fenícias


⭐Sítio Arqueológico Gadir
Calle San Miguel nº 15, Mercado

🕒Visitas guiadas de terça a sábado, das 11h às 13h e das 16h às 19. Os roteiros duram cerca de 60 minutos. Domingos, apenas das 11h às 13h. 

💲Entrada gratuita.

Escavado no subsolo do Teatro de Marionetes La Tía Norica, o Sítio Arqueológico Gadir exibe os vestígios de um conjunto de residências fenícias apontadas como as mais antigas encontradas no Mediterrâneo ocidental.

São vestígios de diversas épocas — as estruturas mais antigas datam do Século 9 a.C. — onde se pode identificar ainda o traçado de ruas e os restos de oito casas feitas de barro, mesmo material usado na pavimentação das ruas.

Museus e sítios arqueológicos índice da Fragata

⭐ Roteiros históricos em Cádiz 
Um jeito muito bacana de conhecer a história de Cádiz é seguir os roteiros temáticos em trilhas demarcadas pelas áreas mais importantes de Cádiz.

Roteiro pelas muralhas de Cádiz
Roteiro pelas muralhas de Cádiz
Roteiro pelas muralhas de Cádiz

O Roteiro histórico pelas muralhas de Cádiz é uma viagem empolgante


Pegue os mapas distribuídos no escritório de turismo de Cádiz e depois é só seguir as linhas coloridas pintadas pelas ruas, demarcando os quatro itinerários históricos.

➡️ Os roteiros temáticos são quatro (fiz todos e amei): itinerário pelas muralhas de Cádizroteiro pela História da Constituição Gaditanaroteiro temático da Carrera de Índias e roteiro pela Cádiz Medieval (abaixo tem a descrição detalhada de cada um)

O escritório de turismo (Delegación Municipal de Turismo de Cadiz) fica no Paseo de Canalejas s/n (a melhor referência é a Avenida León de Carranza, esquina com Calle Cristobal Colón), em frente ao Porto Turístico. Veja as rotas temáticas completas aqui.

Mapa dos itinerários históricos de Cádiz, Andaluzia
Mapa dos roteiros temáticos de Cádiz

⭐Roteiro pelas muralhas de Cádiz
 
Essa é a chance de conhecer melhor as famosas fortificações que cercam completamente a cidade de Cádiz.

O conjunto de muralhas, fortes e bastiões tombado pela Unesco é realmente impressionante, está muito bem preservado e rende um passeio lindíssimo. No mapa, é o traçado em cor de laranja.

Eu fiz esse roteiro e contei tudinho: Passeio pelas muralhas de Cádiz

Casa das Cinco Torres em Cádiz na Andaluzia
Casa das Cinco Torres em Cádiz na Andaluzia
A Casa das Cinco Torres, na Plaza de España, na verdade é um conjunto de cinco residências de armadores de navios. A praça é o ponto de partida do roteiro temático sobre a Constituição Gaditana

Oratório de San Felipe Néri em Cádiz

O Oratório de San Felipe Néri foi a sede das reuniões da Constituinte de 1812


⭐ Roteiro pela História da Constituição Gaditana

Em 1812, a Espanha estava submetida ao domínio napoleônico, à exceção de Cádiz, a versão ibérica da irredutível aldeia gaulesa de Asterix.

Sob um sítio impiedoso, sofrendo um bombardeio inclemente, Cádiz foi o abrigo das Cortes Gerais Espanholas (o parlamento de então), empenhado em elaborar a primeira Constituição da Espanha.

Plaza de La Constitución e monumento a La Pepa (Constituição Gaditana), em Cádiz, Andaluzia
Plaza de La Constitución. Ao fundo, o monumento a La Pepa

Extremamente avançada para seu tempo, a Constituição Gaditana foi um símbolo da resistência espanhola à invasão napoleônica e é carinhosamente chamada de “La Pepa”, em alusão ao 19 de Março, Dia de São José, em que foi promulgada — Pepe é o apelido de José em espanhol, o equivalente ao nosso Zé.

O grande destaque do roteiro pela história de La Pepa é o Oratório de San Filipe Nery, uma igreja belíssima, que serviu de sede aos debates Constituintes. No mapa, a rota é o traçado em azul.

Bairro de San Carlos em Cádiz
Alameda Apodaca em Cádiz
Alameda Apodaca em Cádiz
O roteiro da Constituição Gaditana passa pelo bairro de San Carlos e pela Alameda Apodaca, área ajardinada que acompanha o traçado da muralha, construída no Século 17 e local preferido para o footing dos elegantes de antanho


⭐Roteiro da Carrera de Índias

Bairro de Santa Maria em Cádiz

O bairro de Santa Maria é o cenário principal no roteiro da Carreira das Índias


No Século 18, Cádiz herdou de Sevilha o monopólio do comércio com as colônias espanholas nas Américas, o que deu um grande impulso econômico à cidade.

Esse monopólio significava que todas as mercadorias que chegavam à Espanha procedentes do Novo Mundo precisavam desembarcar primeiro em Cádiz, antes de serem despachadas a outros rincões — imaginem a prosperidade que isso trouxe à cidade.

Bairro de Santa Maria em Cádiz

Essa antiga fábrica foi transformada em Centro de Convenções. Ao fundo, o Porto de Cádiz

Bairro de Santa Maria em Cádiz
O Bairro de Santa Maria é uma sucessão de belos casarões

Convento de Santo Domingo em Cádiz
Convento de Santo Domingo em Cádiz
Convento de Santo Domingo em Cádiz

O Convento de Santo Domingo tem um pátio muito bonito (no alto). O lugar agora funciona como hotel


As memórias desse período da vida de Cádiz estão principalmente no Bairro de Santa Maria, onde moravam os grandes armadores (donos das frotas de comércio), e no Centro da cidade, onde a riqueza do comércio marítimo plantou belos monumentos.

O percurso da Carrera de Índias (como se chamava então as rotas comerciais com as colônias) passa por lindos casarões dos armadores.

Hospital de Nuestra Señora del Carmén em Cádiz
O Hospital de Nuestra Señora del Carmén, a primeira maternidade gaditana, foi construído no Século 18 com o dinheiro da Carrera de Índias


Essas construções, geralmente com quatro ou cinco andares, integravam os armazéns (térreo), os escritórios (primeiro andar), a área residencial (terceiro e quarto) e as dependências dos criados (quarto ou quinto). Em geral, as casas de armadores tinham um terraço de observação, de onde eles controlavam a entrada das embarcações no Porto de Cádiz.

O roteiro da Carrera de Índias é identificado no mapa pela linha rosa.

Praça do Mentidero em Cádiz na Andaluzia
Praça do Mentidero em Cádiz na Andaluzia
Praça do Mentidero de Cádiz. Mentideros eram uma instituição tipicamente espanhola, uma espécie de Facebook do Século 17, local onde as pessoas se reuniam para saber das novidades, fazer networking - e contar uma vantagenzinha, que ninguém é de ferro. O nome vem daí


⭐Roteiro pela Cádiz Medieval 

Esta rota se concentra nos bairros que formam o núcleo original da povoação gaditana, o Pópulo, onde estão a Catedral Nova e a Igreja de Santa Cruz, e Santa Maria.

Além de visitar os monumentos, o caminhante é convidado a buscar as memórias do Flamenco, que é uma importante manifestação cultural em Cádiz. 

No mapa, esse roteiro corresponde à linha verde.

Terraço em Cádiz na Andaluzia

Cádiz não tem telhados, tem terraços


⭐ As torres de Cádiz 

Uma característica única das casas dos armadores de Cádiz são as torres de observação, tradição herdada dos fenícios. 

Do alto das torres, os donos das frotas mercantes controlavam a entrada e a saída de suas embarcações no porto, usando um sistema de sinalização por bandeiras semelhantes aos utilizados pelos navios. 

Cerca de 1.000 das torres de Cádiz ainda estão de pé e você pode descobri-las caminhando pelo Centro Histórico da cidade.

Torres de Cádiz

Torres de Cádiz e a cúpula do Oratório de San Filipe Nery vistos do terraço da Torre de Tavira


⭐ Torre de Tavira 

Esquina das ruas Marqués del Real Tesoro e Sacramentos, perto do Mercado Público de Cádiz. 
🕒 Diariamente, das 10h às 18h (de outubro a abril) e das 10h às 20h (de setembro a maio). 
💲A entrada custa € 6 e inclui o acesso à câmara escura, que tem sessões a cada meia hora. 
Site > Torre de Tavira

A mais famosa das torres de Cádiz, Tavira foi construída no Século 18 e se constitui no ponto mais alto da cidade — sim, Cádiz é muito plana.

O terraço da Torre de Tavira está a 45 metros acima do nível do mar.

Cádiz vista da Torre de Tavira
Cádiz vista da Torre de Tavira
Cádiz vista da Torre de Tavira
A Torre de Tavira é o ponto mais alto de Cádiz. Do terraço, dá pra ver a cidade inteira


A Torre de Tavira fazia parte do palácio dos marqueses de Recaño, mas, a partir de 1778, passou a ser a torre de vigia oficial do Porto de Cádiz.

Acho que nem preciso dizer que a vista lá do alto é um escândalo, né? Para desfrutar dela, porém, é preciso encarar 174 degraus de uma escadinha estreita, em ziguezague, com direito a paradinhas os salões inferiores para ver uma coleção de objetos náuticos e fotografias antigas da cidade e colocar o fôlego em dia.

Uma sala no penúltimo andar da Torre de Tavira abriga uma atração interessante, a Câmara Escura, que usa espelhos e lentes para projetar cenas da cidade (enquanto elas acontecem) em uma “panela” esférica que serve de tela.

A Câmara Escura da Torre de Tavira parece GoogleEarth, só que é ao vivo, um jeito bem divertido de explorar a Cádiz antes de percorrê-la pra valer.

Igreja de El Carmén em Cádiz na Andaluzia
Igreja de El Carmén em Cádiz na Andaluzia
Cádiz tem um bonito acervo de igrejas dos séculos 17 e 18. Esta é a Igreja de El Carmén, na Alameda Apodaca, em estilo Barroco

Cádiz não fica em uma ilha

No início deste texto eu chamei o terreno onde se assenta Cádiz de "ilhota", para encurtar a conversa. Mas essa informação não está geograficamente correta.

A rigor, Cádiz está sobre um tombolo, acidente geográfico que eu nem suspeitava que existisse, até visitar a cidade.

Igreja de Santo Antônio de Pàdua em Cádiz
Igreja de Santo Antônio de Pàdua em Cádiz
Igreja de Santo Antônio de Pàdua em Cádiz
A Igreja de Santo Antônio de Pádua, do Século 17, chama a atenção pelos entalhes de seus portais

Tombolos são ilhas ligadas ao continente por um istmo muito estreito, formado por sedimentos.

O estreitíssimo istmo que liga Cádiz à Península Ibérica, que mal ultrapassa os 200 metros de largura, na maior parte de sua extensão, era o trechinho final da Via Augusta Júlia, que começava nos Pirineus e integrava várias colônias romanas, como Tarraco (Tarragona).

Hoje, o istmo é parte da Carretera N-IV, que liga Cádiz a Jeréz de la Frontera.

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

6 comentários:

  1. Oi, Cyntia. Tudo bem? :D

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Meu marido adora falar que Cádiz é a cidade mais antiga da Europa! E olha só, além de ser uma baita de uma senhora, ainda tem uma ocupação continuada. Isto sim é vitalidade. Mais uma cidade espanhola entrando na lista. Sinto que minhas próximas viagens serão pela Espanha mesmo. País que não cansa de me surpreender.

    Beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cris, os gaditanos se reivindicam como o assentamento humano mais antigo da Europa, mas eles estão errados: Argos, no Peloponeso, ganha de goleada, com cerca de 6 mil anos de ocupação contínua. Quer dizer, a terra de Perseu ganha da filha de Hércules :)
      Argos é pequenininha, mas é bem interessante. Eu passava lá direto, quando fiquei em Nafplio (a 11 km).
      Agora, amiga, morar na Espanha é uma senhora vantagem, porque esse país é TODO espetacular. É daqueles lugares que deixam a gente com a maior vontade de ser imortal, pra explorá-lo de cabo a rabo :)
      Beijo

      Excluir
  3. Adorei encontrar um post sobre Cádiz pois estou querendo montar uma viagem Madri,Cádiz,Málaga e depois ir ao Marrocos.Já fui com meu marido a Sevilha,Granada ,Córdoba e Madri.Como fazemos nossas viagens por conta própria os blogs de viagem são nossos manuais.Vou ler com atenção para pegar as dicas e qualquer dúvida te escrevo.As fotos estão lindas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lilian, acho que vc vai gostar de Cádis. Se eu puder ajudar em alguma dúvida, estou por aqui :)

      Excluir